Tópico Oficial Somerville - Guerra de Outros Mundos [Game Pass]

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,037
5,628
Ainda tava acordado, resolvi vê se tinha liberado. Devo ter jogado uns 20-30min, tô em uma parte bem inicial, mas já instigado.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,533
75,398
Rio Grande do Sul
Sobre o jogo, assim, primeira coisa pra tirar o elefante branco da sala: não é a mamãe. Somerville se inspira bastante nos jogos anteriores da Playdead, até por ter um dos ex-fundadores na equipe (Dino Patti). Mas pelo que o povo comenta, esse cara atuava na parte de negócios, como produtor executivo de Limbo e Inside, sem tanto envolvimento na parte criativa deles. Aqui, é a mesma coisa.

Somerville tem vários elementos que fizeram a fama do antigo estúdio e que serviram de inspiração para a sua criação. A ambientação é muito boa mesmo, as influências de War of the Worlds e Another World são incríveis e conseguem retratar muito bem a sensação de não entender o que está acontecendo. O jogo não ter diálogos também contribui para isso, já que as interações são feitas através de alguns sons e, principalmente, gestos e expressões. Mesmo assim, a Jumpship consegue contar uma história interessante, na maior parte do tempo. E digo "na maior parte do tempo" porque, nas últimas partes do jogo, ela fica um pouco confusa.

Misturando adventure e alguns puzzles bem simples, ele explora mais os ambientes 3D, mas infelizmente alguns problemas técnicos (colisões, paredes invisíveis, bugs de travar o personagem onde não se deve, controles por vezes não tão responsivos) podem atrapalhar um pouco a experiência. Essa é a parte em que o "não é a mamãe" mais salta aos olhos, o polimento que se esperava de um dos criadores de Limbo/Inside não se faz presente aqui. Em alguns momentos, o jogo também não deixa minimamente claro o que espera do jogador, que cai naquela de tentativa e erro pra ver por onde seguir.

Não é um jogo ruim, longe disso. Gostei dele, conseguiu me divertir nas suas 4h e causar alguns questionamentos em relação aos finais (tem mais de um). As conquistas são bem fáceis e, se você for de explorar bem o cenário, dá pra pegar boa parte já na primeira jogada. Algo legal que Somerville implementa e deveria virar padrão é uma seleção de checkpoints dentro da seleção de capítulos. Então, se você precisa coletar algo ou só quer jogar de novo mesmo, algo que está na parte final do capítulo 5, pode selecionar o checkpoint mais próximo sem precisar repetir o capítulo inteiro. Falta uma conquista para os 1000G e não faço a menor ideia do que precisa fazer pra liberar.

Li bastante gente relatando problemas de desempenho no Series S e até no PC. No Series X, confesso que não tive problemas assim, tirando os citados acima que independem de plataforma. Mas é uma experiência curta e interessante pra jogar algo diferente.

Pelo que vi, são quatro:
  • Aceitar que tudo está perdido e só esperar pelo fim;
  • Jogar a humanidade para o alto, deixar os aliens tocarem o terror, mas ganhar como recompensa o direito de voltar pra casa pra ficar com a família (provavelmente, apenas uma ilusão);
  • Acabar com a ameaça causando uma explosão (não sabemos a extensão), matando os alienígenas e as pessoas próximas mas, talvez, salvando todo o restante do planeta;
  • Um que ainda não sei como fazer, provavelmente ligado a essa conquista que falta.
Como são finais que exigem ações nossas, eles são bem fechados em si. Dá pra pensar sobre eles, conversar sobre, mas eles são diretos, não são ambíguos ou reflexivos em termos do quê eles representam.

Pra fechcar, apenas um parênteses mesmo: como o @Creis92 falou lá no tópico das aquisições, a Thunderful Games chegou a um acordo para comprar a Jumpship.
 
Última edição:

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,307
3,369
Eu devo ter mto azar o jogo já travou 2x comigo em 30min, na 1ª foi logo no início com aqueles bichinhos que ajudam a limpar o caminho sumindo, demorei um tempão pra ver que era bug e reiniciar o checkpoint. Muita queda de fps aqui tambem (Séries S).
 
Última edição:

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,037
5,628
Terminei, já no aguardo daqueles vídeos de explicando a história.
Gostei bastante, mas nada memorável como um Limbo ou Inside. Mas entretém, bastante cinematográfico.
Os únicos defeitos para mim são alguns puzzles em que o jogo não deixa claro o que quer, ou locais que não está claro onde fica o comando.
Aproveitar e rever o Guerra dos Mundos de 2005.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,307
3,369
Tô na metade do jogo já da pra ter uma opinião boa.
Se por um lado o jogo te deixa intrigado pra saber o que tá rolando, por outro ele tenta de qualquer jeito te fazer parar de jogo. Eu vi um comentário em um vídeo que definiu pra mim “Sinto como se eu estivesse batalhando contra os controles a todo momento” e isso pra mim define a experiência até aqui.
Como é curto vou continuar pra ver o que vai rolar mas sinceramente não é das melhores experiências que tive em jogos do gênero.
 

xandizitxu

O fim do passeio do dog Series X
PXB Gold
Novembro 20, 2008
854
904
Curti de mais o game tanto quanto limbo e inside, deu pra ver que faltou polimento, a história é contada da mesma forma, esperava um mistério maior, o final confuso, mas assim a diversão foi top pela pegada que a playdead já trouxe e agora com a jumpship, recomendo! Da pra zerar rapido, e o jogo é bem louco.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,307
3,369
Finalizei agora, sobre o jogo sem meias palavras:

É tecnicamente RUIM, não tem palavra amena para descrever ou dizer que é falta de polimento, não é nem mesmo medíocre. Ao longo das 5h de gameplay me deparei com diversos problemas técnicos como: Glitchs gráficos, controles não responsivos, problemas com cenários, bugs em que foi necessário reiniciar o checkpoint, travamentos, quedas muitas quedas de fps que chegaram q congelar a tela por 1s em cenas de movimento rápido ou não.

O jogo tem claro seus pontos positivos se não eu não teria terminado. A temática muito me interessa então já começa por aí mas sou muito suspeito pra falar, a ambientação é muito boa. A história não fez nenhum sentido pra mim a não ser algumas teorias malucas envolvendo espaço tempo, muito doido msm mas mesmo assim a situação te prende e faz querer terminar o jogo pra saber o que vai acontecer/está acontecendo com ele, com a família e com a terra né, apesar dos problemas técnicos, o que é muito relevante para esse tipo de adventure.
Outro ponto positivo pra mim foi o trabalho de arte do jogo que é muito bonito e mesmo de longe foi possível repassar as sensações de um jogo que não tem diálogo e se comunica apenas por expressões.

Em resumo não recomendo para quem não gosta muito da temática de ficção científica, porque é a única coisa que prende o jogador e compensa de certa forma a falta de qualidade técnica. Ainda bem que é curto.
 
Última edição:

GustavoApSilva

Guerreiro
Setembro 14, 2015
764
1,443
Araraquara
Finalizei agora, sobre o jogo sem meias palavras:

É tecnicamente RUIM, não tem palavra amena para descrever ou dizer que é falta de polimento, não é nem mesmo medíocre. Ao longo das 5h de gameplay me deparei com diversos problemas técnicos como: Glitchs gráficos, controles não responsivos, problemas com cenários, bugs em que foi necessário reiniciar o checkpoint, travamentos, quedas muitas quedas de fps que chegaram q congelar a tela por 1s em cenas de movimento rápido ou não.

O jogo tem claro seus pontos positivos se não eu não teria terminado. A temática muito me interessa então já começa por aí mas sou muito suspeito pra falar, a ambientação é muito boa. A história não fez nenhum sentido pra mim a não ser algumas teorias malucas envolvendo espaço tempo, muito doido msm mas mesmo assim a situação te prende e faz querer terminar o jogo pra saber o que vai acontecer/está acontecendo com ele, com a família e com a terra né, apesar dos problemas técnicos, o que é muito relevante para esse tipo de adventure.
Outro ponto positivo pra mim foi o trabalho de arte do jogo que é muito bonito e mesmo de longe foi possível repassar as sensações de um jogo que não tem diálogo e se comunica apenas por expressões.

Em resumo não recomendo para quem não gosta muito da temática de ficção científica, porque é a única coisa que prende o jogador e compensa de certa forma a falta de qualidade técnica. Ainda bem que é curto.
Zerei e faço sua as minhas palavras.

A sensação que tive com o gameplay é que internamente os desenvolvedores tiveram uma conversa parecida com isso:
-QA: Gente, jogo tá bom mas estamos terminando o jogo todo em uma hora.
-Gerente: Chama os programadores aqui
-Programadores: vamos colocar mais conteúdo no jogo?
-Gerente: Não. Diminuam a velocidade do boneco e retirem o botão de correr.
-Programadores: Mas, mas...
-Gerente: ....
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,533
75,398
Rio Grande do Sul
Zerei e faço sua as minhas palavras.

A sensação que tive com o gameplay é que internamente os desenvolvedores tiveram uma conversa parecida com isso:
-QA: Gente, jogo tá bom mas estamos terminando o jogo todo em uma hora.
-Gerente: Chama os programadores aqui
-Programadores: vamos colocar mais conteúdo no jogo?
-Gerente: Não. Diminuam a velocidade do boneco e retirem o botão de correr.
-Programadores: Mas, mas...
-Gerente: ....
Fez falta um botão pra correr ou andar mais rápido mesmo.
 
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Reações: The Herdy

corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
4,383
8,809
Fortaleza
Quase terminando.
Posso dizer que to gostando? Então... To gostando.
advmgray-tulla.gif
 

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,037
5,628
Zerei e faço sua as minhas palavras.

A sensação que tive com o gameplay é que internamente os desenvolvedores tiveram uma conversa parecida com isso:
-QA: Gente, jogo tá bom mas estamos terminando o jogo todo em uma hora.
-Gerente: Chama os programadores aqui
-Programadores: vamos colocar mais conteúdo no jogo?
-Gerente: Não. Diminuam a velocidade do boneco e retirem o botão de correr.
-Programadores: Mas, mas...
-Gerente: ....
Também senti falta do botão de correr, mas entendo que foi uma escolha para cadenciar o jogo.
 

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