Spencer: "VR não é foco do Scarlett"

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Segundo matéria do site Stevivor, a divisão Xbox não está ativamente buscando integrar a Realidade Virtual (VR na sigla em inglês) no próximo console da MS, atualmente denominado Project Scarlett.

Em 2016, Spencer chegou a comentar que jogos de realidade virtual chegariam no então "Project Scorpio" (Xbox One X) quando a experiência não parecesse apenas como se fossem "testes ou demonstrações" da tecnologia.
"Pois é", disse Spencer com cara feia, "eu não amo a forma como eu disse isso no passado, porque eu não quero passar a ideia que menosprezo o trabalho que tem sido feito em VR".
"Eu tenho algumas questões com VR". "É algo que te isola, e eu penso em jogos como algo que une as pessoas, com experiências que podem ser compartilhadas". Mesmo um jogo single player permite que um amigo ou familiar sente ao seu lado no sofá e vocês possam experimentar juntos a experiência, enquanto o VR é muito sobre o que apenas você está experimentando.
"Nós buscamos responder ao que nossos clientes estão pedindo e... ninguém está pedindo por VR". "A imensa maioria de nossa base sabe que se ele quiser experimentar VR, há lugares onde ele pode obter isso. A gente vê o quanto de pessoas buscam isso no PC e em outras opções".

S7DYozBVvyTp8xmhE7h6w3-480-80.jpg

Spencer admite que é uma decisão muito baseada nos números de vendas desses dispositivos. "Não vemos o pessoal vendendo milhões e milhões disso".

"Eu creio que o suporte a tecnologia pode acontecer, em algum momento. Mas, é, não estamos focados nisso agora".
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Pro meu gosto pessoal? Graças a Deus.

Neste momento é uma decisão mais segura e a que faz mais sentido para o Xbox.
Imagina você projetar seu console em cima de uma tecnologia específica (digamos o Oculus) e 4 anos depois ela é totalmente descartada pois uma outra tecnologia entrou e tomou conta do mercado. Quando é uma coisa que pede apenas uma porta USB, tudo bem, como o drive externo de HD-DVD do 360 (crianças, essa era a tecnologia que competiu com o blu-ray e perdeu). Mas se começa a pedir mais do que isso, já fica arriscado.
E, o pior de tudo, o suporte demanda muito trabalho, a Sony realmente apostou alto com o PSVR, e mesmo que seja considerado "um sucesso" dentro desse mercado, o volume desse sucesso não está encantando o mercado em geral.
O Xbox já teve sua cota de audácia com periféricos, com sucesso e com fracasso, agora é momento de resgatar o núcleo de jogadores e, quem sabe ali na frente, integrar uma tecnologia que já esteja madura e estabelecida no mercado.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Outra coisa, muitas pessoas acham que integrar uma tecnologia dessa no console é algo tipo "prepara o código até os dispositivos se conectarem e pronto, a partir de agora esse óculos de realidade virtual funciona no console e basta trazer os jogos". Nã-nã-não. Isso é um casamento! No pior sentido da palavra.
Não é um controle novo para ser pareado. É toda uma plataforma, cujo software evolui ao longo do tempo, que terá atualizações, e em algum momento pode "quebrar" o funcionamento do console e demandar um esforço conjunto de ambas as plataformas pra solucionar o caso. Você precisa ter uma estrutura pronta pra atender qualquer problema que aconteça, bem como manter a evolução dessa plataforma para que o console acompanhe o que está acontecendo fora dele também. Mistura gente interna e externa do Xbox trabalhando pra coisa funcionar.
A Sony tem isso, só que não tem ninguém de fora, todo mundo é de casa pois o PSVR é uma plataforma da própria Sony. Imagina você integrar a solução de outra empresa, que sempre trabalhou de forma independente, com seu próprio ritmo, preocupada apenas com o pessoal do PC... Vai saber como a coisa vai se comportar caso os volumes aumentem muito. Daí a coisa não fica legal, a MS fica insatisfeita com o suporte de tal empresa para o console, e resolve que "não quer brincar mais". Como fica quem investiu no hardware contando com o console? Vai ficar bravo com quem??? Pois é.
Entendem porque não tem motivação hoje pra entrar nesse barco? Teria que ter MUITA grana rolando pra justificar a incomodação. E hoje, não é essa a realidade do segmento.
 
  • Curtir
Reações: jcNogueira

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,564
75,510
Rio Grande do Sul
Eu entendo o que o Phil quer dizer, e acredito que é muito mais uma questão de mensagem do que qualquer outra coisa. Em duas oportunidades, tanto no sucesso do Kinect no Xbox 360 quanto no fracasso do Kinect no Xbox One, a Microsoft entendeu que a sua base de consumidores (aquela galera que acompanha a marca, que investe muito do seu tempo e dinheiro com ela) está mais interessada em jogos tradicionais, algo que o mercado como um todo também segue. Garantir a simpatia dessa galera é fundamental, pra não correr o risco de repetir o que aconteceu no início da geração, quando a mensagem inicial veio atravessada e gerou consequências por anos.

Não dar foco ao VR é seguir fazendo o que já tem sido feito até agora. Quando anunciaram o Scorpio em 2016, havia a expectativa de ter suporte ao VR - e a Microsoft até vendia isso como um diferencial do projeto, tendo ao lado do "true 4K gaming" um "hi-fidelity VR" - mas, ainda em 2017, antes de lançar, removeu essa menção, e na E3 do ano passado, descartou completamente os planos de ter suporte a VR no Xbox One X. O VR é realidade, tem um mercado estabelecido, mas não tem ninguém que esteja comprometido 100% com isso. Estamos muito no campo das experiências. Até a Sony, que vendeu 4.2 milhões de unidades segundo os últimos dados divulgados, leva o VR como uma experiência complementar pra quem quiser algo a mais. Talvez a Valve consiga algo mais expressivo apostando na força de Half-Life: Alyx pra chamar gente pra tecnologia.

Mas é bom o Spencer pensar em oferecer algum tipo de suporte, pensando a longo prazo, porque se formos pensar em uma geração que dure a mesma que essa, 7 anos, teremos novos consoles só em 2027, e vai saber, talvez o mercado de VR cumpra as expectativas e alcance uma base instalada de mais de 160 milhões de aparelhos - estimativa (bem otimista) projetada pra 2023.
 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Mas é bom o Spencer pensar em oferecer algum tipo de suporte, porque se formos pensar em uma geração que dure a mesma que essa, 7 anos, teremos novos consoles só em 2027, e vai saber, talvez o mercado de VR cumpra as expectativas e alcance uma base instalada de mais de 160 milhões de aparelhos - estimativa (bem otimista) projetada pra 2023.
Pois é, daí entra aquilo que eu falei. Não acho que essa expectativa de equipamentos será atendida, mas digamos que seja. E digamos que 130 milhões seja de uma única plataforma, digamos a alternativa da HTC Vive/Valve. E você fez a parceria com outra que ficou nos 4 milhões. FU.
Pra chegar nesse volume estimado, pelo menos uma ou duas plataformas vão decolar. E, quando isso acontecer, fica muito mais fácil e justificável embarcar numa parceria. A não ser que um dos motivos de uma dessas tecnologias fazer muito sucesso é algum tipo de inovação tecnológica que não permita a compatibilidade com o console Xbox, mas nesse caso, teria sido em vão qualquer tentativa de parceria nessa altura do campeonato, de qualquer forma.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Eu espero que se a MS disponibilizar o VR, seja tudo de terceiros, dando só o suporte no console, sem perder tempo e nem equipes focando nisso.
O que o @Saci disse faz sentido, nunca havia parado pra pensar, mas creio que de pra fazer parceria com um ou outro sem a necessidade da MS precisar desenvolver seu próprio periférico.
Em geral é uma boa notícia, não vejo a comunidade do Xbox querendo vr, melhor focar no GP mesmo e com jogos para todos.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
A MS não investir num hardware que tem um retorno de minoria é saber jogar com as cartas. Pra mim, uma sábia decisão.
Xbox não vai vender menos que Playstation por causa do VR. Pode ter outros motivos, mas esse não.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Vou responder pq eu li faz alguns meses.

Mudou de foco. Hololens é qq coisa menos periférico gamer.
É instrutor de montagem de máquinas, assistente de professor, auxiliar de PCD, etc.


Isso.
Hololens ameaçou ter um lado gamer, mas apenas o uso para aplicações profissionais foi desenvolvido. Medicina, engenharia, aviação...
 
  • Curtir
Reações: Maxximu

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Vou responder pq eu li faz alguns meses.

Mudou de foco. Hololens é qq coisa menos periférico gamer.
É instrutor de montagem de máquinas, assistente de professor, auxiliar de PCD, etc.


Olha, que foda!

Eu lembro alguém falando quando ele foi apresentado que cairia bem melhor pra profissionais do que pra gamers.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Maxximu

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,652
3,397
No fundo todo mundo quer inovações nos games, no modo de jogar, mas no final, todos voltam para o bom e velho controle.

Essas coisas é bacana para jogar uma hora ou outra, para mostrar aos amigos ou em eventos, mas focar 100% do seu tempo de jogatina, não vejo ninguém em busca disso.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,244
5,058
Rio Grande do Sul
O problema é o custo de tudo isso, o proprio PS VR custa mais que o próprio console, é meio que um valor surreal.

Mesmo se Hololens fosse para games, seria um fracasso nesse setor, ja que o valor dele seria algo assustador.

E eu também não entendo como o Kinect conseguiu ser tão barato para a época. Lembro também quando saiu aquele video do 'ilumiroom', onde o pessoal ficou louco.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)