[SPOILERS] Discussão sobre The Last of Us Part II

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,565
75,512
Rio Grande do Sul
Depois de terminar o jogo, eu acho que consigo entender o porquê de uma parte da galera ter ficado pistola por conta da direção que a história tomou. Mas The Last of Us Part II me pareceu aquele caso onde um diretor faz um filme, a galera entende tudo errado e precisa fazer uma segunda parte, mais escancarada, pra que talvez percebam o que, de fato está acontecendo. The Last of Us não é uma história com final feliz e, apesar de sermos induzidos a acreditar nisso, pois é bastante comum em videogames, nós não somos o herói da história. Joel não é um herói, mas um cara que cansou de sofrer e que foi até as últimas consequências pra diminuir o seu sofrimento. No primeiro jogo, em questão de minutos, ele perde a Sarah; em horas, a Tess. Pra não perder mais ninguém, ele fez o que fez, deixando um rastro de destruição e mortes pelo caminho. Tanto que no final do primeiro, acontece o catalisador de tudo o que se desenrolou na sequência: quando ele pega a Ellie no hospital, não precisava matar o médico, podia atirar na perna, sei lá, mas o jogo obrigatoriamente exigia que pegássemos o bisturi e enfiássemos no pescoço dele. Os outros dois ajudantes podiam sair vivos, se assim a gente quisesse.

O que acontece na parte II é resultado de tudo isso aí. Se o Joel não tivesse matado o pai da Abby, talvez esse jogo não precisasse existir. Mas ele matou e derrubou o primeiro dominó de uma série de eventos, e a Naughty Dog fez um trabalho muito bom ao mostrar que os "vilões" da história eram, na real, pessoas - algumas, muito legais, que só queriam viver a sua vida também. Pessoas, talvez, até melhores do que Joel e Ellie, mas ao mesmo tempo, muito parecidas. A cena do Joel e Ellie no museu, um dos pontos altos do jogo, inclusive, tem seu paralelo com Abby e Jerrie naquele parque, onde eles salvam a zebra (o jogo inteiro, aliás, tem muitos paralelos entre Joel/Ellie e Jerrie/Abby). A Abby matou o Joel, sim, pesado, mas justificável pela dor que ele causou pra ela, só que o sentimento de vingança dela acabava ali, ela poderia ter dado um fim a Ellie e ao Tommy, mas permitiu que os dois saíssem livres de tudo isso, porque o Tommy nem estava junto no hospital e a Ellie era uma criança que não decidiu nada, só assistiu.

E a morte do Joel representa um baque muito forte pra Ellie, porque ela ficou anos e anos remoendo aquele momento em que ela acorda no banco de trás da camionete, ou aquela conversa final do primeiro jogo. Nós passamos por vários questionamentos dela nos flashbacks, inclusive. Anos e anos tentando superar uma dor e, quando eles conseguiram encontrar a frequência certa novamente, a mesma sintonia naquela última conversa (cada um do seu jeito), o passado vem cobrar seu preço e tira Joel da Ellie. A única pessoa que não a abandonou não estava mais ali - e isso se mostra verdade quando vemos, no final do jogo, que até a Dina, que passou por poucas e boas ao lado da Ellie, que aguentou horrores pra ficarem juntas, também foi embora. Como ela mesma disse naquela última cena das duas na casa, não é que não fosse difícil, mas pela Ellie e pelo gurizinho, ela aguentava.

Na outra ponta, vem o trabalho magistral dos roteiristas de fazerem a gente se importar com a Abby. Ela perdeu muito mais do que a Ellie. Se tinha alguém nessa história com motivos pra estar com raiva e arregaçar tudo pra sair matando geral, era a Abby: perdeu o pai, perdeu amigos próximos, perdeu o cachorro, tudo pelas mãos de Joel (pai) e Ellie (o resto). Perdeu até os companheiros de WLF também. E parte dela, não da Ellie, uma proposta de trégua na praia. A Abby só decide brigar quando a Ellie ameaça o Lev - e, aqui, salta aos olhos o quão parecidas são as relações das duas duplas durante os jogos. Dois desconhecidos unidos pelo acaso e que, ao longo do tempo, foram virando amigos e criando uma relação tão forte, capaz de tudo pra proteger quem amam. A Abby carregando o Lev para o barco é exatamente a mesma coisa do Joel carregando a Ellie do hospital.

A diferença abismal entre Abby e Ellie é que a primeira quer recomeçar, enquanto a segunda não consegue recomeçar. Ela quer vingança, ela precisa de vingança, pois foi a única coisa que restou pra ela. E, no final, nem isso ela teve. Terminou sem o Joel, morto; sem a Dina, seu grande amor; sem amigos que fez pelo caminho, seja porque eles morreram, seja porque se afastaram; sem uma comunidade da qual fazia parte; terminou, até, sem dois dedos - e pode parecer bobo, mas a perda dos dedos representa, também, a perda final do Joel, o corte no último fiozinho da relação que eles tinham. Quando a Ellie volta pro rancho e vê a casa vazia, ela encontra o violão e começa a tocar a música que o Joel toca pra ela, mas, sem dois dedos, ela não consegue fazer todos os acordes direito. Ela não consegue mais se conectar a ele, não é mais melodia, tem um ruído grande, uma marca que não pode mais ser corrigida. Ali, ela vira "o último de nós", o último elemento de uma relação que não era somente entre eles dois. E, pra sempre, vai ter que conviver com a culpa de ter deixado tudo isso escalonar pra esse nível.

Da parte técnica, é o trabalho mais impressionante que eu já vi. Mesmo rodando em um PS4 base, aquilo ali funcionar sem travamentos é um feito enorme. Vi um monte de gente compartilhando gifs e vídeos de bugs, personagens caindo pelo cenário, cavalo rodopiando e tal, mas felizmente, aqui não aconteceu nada. Qualidade gráfica, direção de arte, trilha sonora, animações, enquadramentos, simbolismos. Não tem ponto sem nó aqui.

Quando The Last of Us terminou, eu pensei que uma sequência não fosse necessária. Jogando The Last of Us Part II, percebi que ainda existiam coisas que precisavam ser contadas. E ficam os ensinamentos, sem ordem de importância, mas igualmente importantes:
  • Tudo o que vai, volta;
  • Do outro lado, existe uma história também;
  • Uma obsessão pode nos fazer perder tudo aquilo que mais amamos;
  • É preciso muita, mas muita coragem pra seguir em frente e deixar o passado para trás.

Que jogo espetacular.
 
Última edição:

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
É isso mesmo. Ele é interpretado pelo ator Ian Alexandre. Ele é trans. Fui pesquisar aqui pra tirar a dúvida.

images

Ele participou da série The OA, que também interpretou um personagem que estava passando por essa transição e pré conceito dos pais. Quando cheguei nesta parte do jogo, e vi esse personagem, eu logo identifiquei ele com esse ator, e desconfiei que ele poderia ser um trans e por isso ele estava sendo expulso dos cicatrizes. Como eu queria uma DLC mostrando um pouco mais da história dele com a Abby e o que aconteceu depois do final.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,220
14,437
Pernambuco
Ele patrícios da série The OA, e também interpretou um personagem que estava passando por essa transição e pré conceito dos pais. Quando cheguei nesta parte do jogo, e vi esse personagem, eu logo identifiquei ele com esse ator, e desconfiei que ele poderia ser um trans e por isso ele estava sendo expulso dos cicatrizes. Como eu queria uma DLC mostrando um pouco mais da história dele com a Abby e o que aconteceu depois do final.
Acredito que, se for ter um 3 ou algum Spin-off, eles vão explorar o desfecho da Abby e do Lev. O Druckman disse ter interesse em TLOU 3, mas voltar pra Ellie seria uma decisão errada, em minha opinião. A história dela já acabou.

Outra história que poderia ser explorada em um spin-off é a do Tommy. O que aconteceu com ele após a morte da Sara.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
terminou, até, sem dois dedos - e pode parecer bobo, mas a perda dos dedos representa, também, a perda final do Joel, o corte no último fiozinho da relação que eles tinham. Quando a Ellie volta pro rancho e vê a casa vazia, ela encontra o violão e começa a tocar a música que o Joel toca pra ela, mas, sem dois dedos, ela não consegue fazer todos os acordes direito. Ela não consegue mais se conectar a ele, não é mais melodia, tem um ruído grande, uma marca que não pode mais ser corrigida.

Esse detalhe do final, tem um simbologia gigantesca com todo o contexto da história do jogo. Eu fiquei arrasado quando ela pega o violão e não consegue tocar os acordes. Parabéns por esse olhar @ronabs , você conseguiu expressar o que eu senti com o desfecho.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Acredito que, se for ter um 3 ou algum Spin-off, eles vão explorar o desfecho da Abby e do Lev. O Druckman disse ter interesse em TLOU 3, mas voltar pra Ellie seria uma decisão errada, em minha opinião. A história dela já acabou.

Outra história que poderia ser explorada em um spin-off é a do Tommy. O que aconteceu com ele após a morte da Sara.

Concordo, colocar a Ellie como elemento principal de um possível próximo jogo, não seria interessante. Acredito que a Abby e o Lev teriam um background muito melhor para um roteiro novo. Maaaas, acredito que tocaria o coração da dos fãs se em certo momento eles conseguissem trazer um pouco de como foi a vida da Ellie nesta jornada mais solitária. Eu ficaria feliz em saber o que aconteceu com ela.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,565
75,512
Rio Grande do Sul
Esse detalhe do final, tem um simbologia gigantesca com todo o contexto da história do jogo. Eu fiquei arrasado quando ela pega o violão e não consegue tocar os acordes. Parabéns por esse olhar @ronabs , você conseguiu expressar o que eu senti com o desfecho.
Sim. Esse peso vem quando a gente percebe que eles poderiam ter feito isso através de uma cutscene, a gente passivo só assistindo. Mas não teria funcionado da mesma forma, sem colocar a gente no controle com uma mecânica do jogo (bem legal essa mecânica do violão, inclusive, tem gente fazendo coisas incríveis no YouTube). É pra jogar toda essa carga nas nossas costas, "olha só o que o teu desejo de vingança causou, nem uma simples música que te lembra do Joel tu consegue tocar mais".
 
  • Curtir
Reações: Nerd Guapo e Max

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,974
12,466
Barbacena
Com certeza o fato de ter mulheres fortes (e não sexualizadas) como protagonistas e um personagem trans intensificou o hate pelo jogo. Duvido que aquele monte de nota zero que os usuários deram foi simplesmente pela morte do Joel.

Acho é muito bom terem tratado, mesmo que superficialmente, desse tema. Que mais desenvolvedoras se inspirem na Naughty Dog.

Se todas conseguirem entregar um jogo bom como o que a ND fez, aí tbm tem meu apoio.
parte técnica, é o trabalho mais impressionante que eu já vi. Mesmo rorando em um PS4 base, aquilo ali funcionar sem travamentos é um feito enorme. Vi um monte de gente compartilhando gifs e vídeos de bugs, personagens caindo pelo cenário, cavalo rodopiando e tal, mas felizmente, aqui não aconteceu nada. Qualidade gráfica, direção de arte, trilha sonora, animações, enquadramentos, simbolismos. Não tem ponto sem nó aqui. Quando The Last of Us terminou, eu pensei que uma sequência não fosse necessária. Jogando The Last of Us Part II, percebi que ainda existiam coisas que precisavam ser contadas. E ficam os ensinamentos, sem ordem de importância, mas igualmente importantes:
Cara, pra criticar The Last of Us na parte técnica, tem de ser fanático. O mundo te engole nesse jogo, nos cenários finais vc vê o quão insignificante vc é perante esse mundo brutal. O cenário cresce e vc só vai diminuindo. A parte da Ponte do Serafitas mostra isso perfeitamente.

Parabéns pelo excelente texto, concordo com cada palavra.
 

LuccasSiguel

Hold The Door.
Fevereiro 5, 2015
1,517
1,123
Curitiba-PR
Concordo, colocar a Ellie como elemento principal de um possível próximo jogo, não seria interessante. Acredito que a Abby e o Lev teriam um background muito melhor para um roteiro novo. Maaaas, acredito que tocaria o coração da dos fãs se em certo momento eles conseguissem trazer um pouco de como foi a vida da Ellie nesta jornada mais solitária. Eu ficaria feliz em saber o que aconteceu com ela.



Eu adoraria uma DLC pós Part II contando os rumos da Abby + Lev e da Ellie. Mas aí eu acho que estaria longe da proposta do jogo, acho que prefiro ficar com essa "continuação" na minha cabeça. Que é:
Abby + Lev encontraram os Vagalumes
Ellie voltou pra Jackson com a Dina

Fez uma semana que eu terminei esse jogo e ainda me pego lembrando de certas partes, ainda conversando com meus amigo a respeito. É um jogo que mexeu demais comigo, um final que destrói até os de coração de pedra.
 
  • Curtir
Reações: IronLexPM e Max

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Eu adoraria uma DLC pós Part II contando os rumos da Abby + Lev e da Ellie. Mas aí eu acho que estaria longe da proposta do jogo, acho que prefiro ficar com essa "continuação" na minha cabeça. Que é:
Abby + Lev encontraram os Vagalumes
Ellie voltou pra Jackson com a Dina

Fez uma semana que eu terminei esse jogo e ainda me pego lembrando de certas partes, ainda conversando com meus amigo a respeito. É um jogo que mexeu demais comigo, um final que destrói até os de coração de pedra.
Acho que um DLC com a trajetória do Tommy na história poderia ser interessante.
 
  • Curtir
Reações: IronLexPM

Léo Machado

LeoMdeM-
PXB Gold
Junho 18, 2016
687
677
Porto Alegre - RS
Eu entendi a morte do Joel, acho que ele tinha que morrer mesmo.

Mas vcs não acharam ela violenta de maneira desproporcional?

Fiquei meio decepcionado pelo motivo que a Abby mata ele.

O Joel matou o pai dela, ok. Mas foi com um tiro e o pai dela foi mais um só, o Joel não foi pra matar o pai dela.

A Abby torturou o Joel em troca na frente da Ellie. Achei total desproporcional pra chocar.

Sei lá, não curti isso.

Achei q era algo surreal, que o Joel tinha estuprado ela, sei lá, pra matar ele torturando, mas foi isso. Achei meio pobre.
 
  • Curtir
Reações: Max

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Eu entendi a morte do Joel, acho que ele tinha que morrer mesmo.

Mas vcs não acharam ela violenta de maneira desproporcional?

Fiquei meio decepcionado pelo motivo que a Abby mata ele.

O Joel matou o pai dela, ok. Mas foi com um tiro e o pai dela foi mais um só, o Joel não foi pra matar o pai dela.

A Abby torturou o Joel em troca na frente da Ellie. Achei total desproporcional pra chocar.

Sei lá, não curti isso.

Achei q era algo surreal, que o Joel tinha estuprado ela, sei lá, pra matar ele torturando, mas foi isso. Achei meio pobre.


Na verdade não era pra ser na frente da Ellie, ela apareceu depois, então o objetivo da Abby não foi fazer isso na frente dela. Inclusive ela poupa a vida dela e do irmão do Joel.

Eu não sei o que pensar sobre o ato da Abby com o Joel, só estando na pele dela para saber o que eu faria de verdade. Mas eu não acho que o troco foi em uma proporção maior. É o pai dela né, ela sentiu esse ódio do Joel por tanto tempo, guardou isso ao longo da vida dela. É difícil compreender tudo que se passa na cabeça de alguém que vive isso.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,974
12,466
Barbacena
O jogo mostra a obsessão da Abby em matar o Joel. Ela abriu mão do seu amor, amigos, de tudo pra treinar e estar a altura do desafio. A parte do Tomy de sniper na ponte, o rastro de sangue que a Ellie deixa, mostram claramente que eles não eram qqr desafio e que ela estava certa em treinar tanto.

Acho que fizeram dessa forma meio grotesca pra impressionar o jogador e justificar tudo que a Ellie fez. No fim, fiquei com a sensação que deviam ter respeitado mais o Joel, mas consigo entender a brutalidade que as coisas aconteceram.
 

Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,209
13,476
Belo Horizonte
Eu entendi a morte do Joel, acho que ele tinha que morrer mesmo.

Mas vcs não acharam ela violenta de maneira desproporcional?

Fiquei meio decepcionado pelo motivo que a Abby mata ele.

O Joel matou o pai dela, ok. Mas foi com um tiro e o pai dela foi mais um só, o Joel não foi pra matar o pai dela.

A Abby torturou o Joel em troca na frente da Ellie. Achei total desproporcional pra chocar.

Sei lá, não curti isso.

Achei q era algo surreal, que o Joel tinha estuprado ela, sei lá, pra matar ele torturando, mas foi isso. Achei meio pobre.
Achei muito bem executada, apesar do Joel/Tommy terem virado noobies pós pandemia pra cair daquele jeito. Me fez ter sangue nos olhos da Ellie, nojo de jogar com a Abby e decepção de não ter executado a mesma na cena final ( pelo Joel e pela segurança futura do JJ ). O prazer de enfiar a faca na Abby debaixo da água devagarinho não sentia deste matar Locusts depois da morte do DOM em Gears 3. Pena que fizeram o finalzinho agridoce, mas não estragou minha experiência no geral.
 
  • Curtir
Reações: Léo Machado

Léo Machado

LeoMdeM-
PXB Gold
Junho 18, 2016
687
677
Porto Alegre - RS
Achei muito bem executada, apesar do Joel/Tommy terem virado noobies pós pandemia pra cair daquele jeito. Me fez ter sangue nos olhos da Ellie, nojo de jogar com a Abby e decepção de não ter executado a mesma na cena final ( pelo Joel e pela segurança futura do JJ ). O prazer de enfiar a faca na Abby debaixo da água devagarinho não sentia deste matar Locusts depois da morte do DOM em Gears 3. Pena que fizeram o finalzinho agridoce, mas não estragou minha experiência no geral.

O final é polêmico mesmo. Eu gostei, a Ellie e a Abby se deram mal, muito mal. Tudo pelo sentimento de vingança. Pelo menos a Abby ficou com o gurizinho, mas a Ellie nem tocar violão consegue mais. Achei poético hahaha, mas confesso que agora que você falou, a morte da Abby no final talvez fechasse melhor o ciclo de vingança.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
O final é polêmico mesmo. Eu gostei, a Ellie e a Abby se deram mal, muito mal. Tudo pelo sentimento de vingança. Pelo menos a Abby ficou com o gurizinho, mas a Ellie nem tocar violão consegue mais. Achei poético hahaha, mas confesso que agora que você falou, a morte da Abby no final talvez fechasse melhor o ciclo de vingança.

Eu também pensava assim, mas se for analisar o roteiro e algumas decisões iniciais, ele se encaminhava para uma desfecho com uma redenção, e não uma vingança. Tivemos então, a redenção da Abby, em se abrir para um novo personagem e se colocar no lugar dele, que fez ela desistir de matar a Ellie por tudo que ela fez com os amigos da Abby.

Já a Ellie, não teve essa redenção. Ela foi consumida pelo desejo de vingança, e com essa busca ela teve traumas que despertou novamente esse desejo. No final, ela sentiu que isso não traria Joel de volta, mas mesmo assim sua redenção não chegou: perdeu a sua nova família e a única conexão que ela ainda tinha com o Joel, que era poder tocar violão.

Eu aposto que esta redenção da Ellie vai vir na terceira parte da franquia, ela tentando concertar de alguma maneira tudo que ela perdeu no último capitulo da história.
 

Léo Machado

LeoMdeM-
PXB Gold
Junho 18, 2016
687
677
Porto Alegre - RS
Eu também pensava assim, mas se for analisar o roteiro e algumas decisões iniciais, ele se encaminhava para uma desfecho com uma redenção, e não uma vingança. Tivemos então, a redenção da Abby, em se abrir para um novo personagem e se colocar no lugar dele, que fez ela desistir de matar a Ellie por tudo que ela fez com os amigos da Abby.

Já a Ellie, não teve essa redenção. Ela foi consumida pelo desejo de vingança, e com essa busca ela teve traumas que despertou novamente esse desejo. No final, ela sentiu que isso não traria Joel de volta, mas mesmo assim sua redenção não chegou: perdeu a sua nova família e a única conexão que ela ainda tinha com o Joel, que era poder tocar violão.

Eu aposto que esta redenção da Ellie vai vir na terceira parte da franquia, ela tentando concertar de alguma maneira tudo que ela perdeu no último capitulo da história.
Aí que tá, acho q essa história fechou. Acredito que vem nova franquia da Naughty Dog e vai ser quando eu vou comprar o PS5... lá pelo meio da geração que vem hahaha
 
  • Curtir
Reações: Max

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Aí que tá, acho q essa história fechou. Acredito que vem nova franquia da Naughty Dog e vai ser quando eu vou comprar o PS5... lá pelo meio da geração que vem hahaha

Acho difícil eles deixarem de lado a franquia e não apostar em um novo título na próxima geração. É uma franquia que vendeu super bem, é um system seller e com muitos fãs. Eu apostaria fácil em uma terceira parte no PS5. Mas estou com você, eu quero coisas novas da ND na próxima geração.
 
  • Curtir
Reações: Léo Machado

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)