Momento pá de ouro.
Terminei o jogo e que jogo. Realmente não dá vontade de jogar outra coisa depois. Eu fico pesquisando sobre o final e tentando entender de fora da "minha caixa" todo o sentimento que esse jogo trás. Como alguns dizem ... é uma obra de arte.
Se TLoU fosse uma série de TV, e você pudesse apenas pegar a pipoca e assistir, teria menos impacto, mas você poderia ver um lado racional da coisa. Jogando não dá. Você se envolve, você vive aqueles momentos.
Gráfico é uma coisa que amo em jogos, e não vi defeitos criticos, uma ou outra vez, uma textura fora da normalidade de TLoU. Pq sim, TLoU 2 é um nível a mais que qualquer outro jogo já feito. Maravilhosamente bem feito.
Adorei os diversos cenários por onde passei e visitei, com Ellie ou Abby. Criei simpatia por Abby. Não queria que ela morresse, inclusive jogando não apertei para finaliza-la, e depois parei de apertar quadrado para afogar.
Achei facinante que o barco tanto inicial, quanto final, é o barco da Abby, não da Ellie. Só descobrimos isso no final.
Na MINHA OPINIÃO o jogo poderia dar um rumo sem vingança entre Ellie e Abby. Os dois poderiam buscar os Vagalumes por motivos diferentes: Abby para ter novamente um lar, e Ellie para se entregar para tentar uma cura. E ai as duas, juntas, ter uma baita aventura. Seria DEMAIS.
Infelizmente, eu fui pego por spoilers de caixista fdp egocentrico antes de jogar. Me falaram do Joel e Ellie morriam. Joguei acreditando nisso.
Outra coisa, foi a imagem de Owen com Abby transando, quando vi pensei ser um casal homosexual masculino, embora não lembrei do rosto, fiquei aguardando a cena, quando felizmente era diferente. Nunca lembrava que seria Abby.