Starbreeze diz que os jogos single-player já não são rentáveis

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jairopicanco

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Manaus
A Starbreeze, produtora responsável por jogos como Payday 2, comentou que os jogos a solo já não são economicamente rentáveis para as companhias, salvo em raras excepções.

Almir Listo deu o exemplo de Brothers: A Tale of Two Sons, jogo que foi bem recebido pela critica mas que as receitas não foram suficientes para cobrir as despesas da companhia.

Em conversa com o GamesIndustry, Listo explicou que os produtores devem conseguir que os seus jogos façam com que os jogadores voltem a jogá-los mais do que uma vez. "tens que encontrar uma forma para algo ser rejogável," referiu ele.

"Um dos problemas de Brothers: A Tale of Two Sons é que não era rejogável. Tem uma história muito bonita, mas no final termina. Enquanto que Payday, é rejogável como nenhum outro, o que nos permite continuar a lançar conteúdos para o jogo e continuar a monetizá-lo".


Fonte:
Eurogamer.pt
GamesIndustry
 
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Péssima notícia pra mim especialmente, porque raramente compro jogos só multiplayer devido a minha internet instável, mas é ruim pra todos porque já podemos esperar menos capricho no enredo e mais microtransações. Apesar que sinto que esse prejuízo só se aplica a empresas pequenas/indies, não acredito que se um GTA VI saísse só single-player acabaria com qualquer chance dele até mesmo quebrar recordes de venda, sem falar que RPGs estão aí com tudo vencendo prêmios GOTY sem multiplayer... é só fazer bem feito.
 

kaizen

Suspenso
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Uberaba
Isso ai depende, se tratando de jogos curtos e lineares, se não tiver multiplayer ou algum fator replay pode acabar afastando o público mesmo, pois dificilmente alguém vai pagar caro por uma experiencia de poucas horas. Agora se for um single player com campanha grande e alto fator replay, ai é diferente. Mas que jogos multiplayer geram muito mais lucro, é fato.
 

felipevasco31

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Rio de janeiro
Acho bem capenga esse tipo de afirmação; existe diversos games single player que vendem bem, e claro, sempre haverá aqueles que venderão mal. Particularmente eu só jogo a campanha uma única vez, e minha única exigência é que o conteúdo e a qualidade sejam correspondente ao valor que eu paguei. Que a desenvolvedora até capitalize da forma que quiser, mas que seja justo com o bolso do consumidor - e que também não atrapalhe a experiência de jogo. O jogo em questão é até legalzinho, mas extremamente curto.

Esse tipo de opinião claramente é reflexo do que atualmente vem ocorrendo na indústria: alguns games de baixo orçamento( MOBAs, Mobile) lucrando horrores, e uma galera de fora querendo pegar carona. Se todo mundo for por esse viés, com certeza esse mercado ficará saturado em pouco tempo.

Cada um na sua... a CD PROJEKT RED uma DEV até pouco tempo pequena, fez um trabalho single magnífico e lucrou satisfatoriamente bem.
 

Finalx5

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É engraçado como eles veem payday, afinal a comunidade odeia seus desenvolvedores. Parece que pra eles tanto faz, me odeiem mas paguem.
 

Edu Barros

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Eu entendi a afirmação dele, mas não dá pra julgar um modelo de negócio só por um exemplo. Psychonauts é outro exemplo de jogo aclamado pela crítica, mas que não rendeu o suficiente. Mesmo assim, existem vários jogos indie que são sucesso de vendas mesmo sem conteúdo multiplayer. Não acho que o problema é o jogo ser single player only, mas sim a abrangência do público que ele atinge.
 

felipevasco31

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O Cliff Bleszinski também falando sobre a questão do desenvolvimento de jogos, mas em se tratando especificamente dos AAA.
Segundo ele, é um modelo "quase insustentável" por várias razões.

http://wccftech.com/bleszinski-aaa-games-weird-spot/
Ele pode até ter um pouco de razão, o desenvolvimento de games AAA estão ficando cada vez mais caro. Mas a questão é pegar experiência de outros modelos, sacrificar a campanha em prol do MP - algumas vezes até meia boca que quase ninguém vai jogar.
Quem tem bala na agulha e capacidade pra fazer os 2, vide GTA 5, que o faça.

Eu acho que também é um pouco aquela história de gastar menos e lucrar mais. Entregar uma campanha mediana com MP e investimento em marketing, em muitos casos, realmente tem boa saída. Mas não é por isso que dá pra afirmar que o mercado single player está acabado; eles podem ater gerar menos lucro que outros modelos, Mas ainda são rentáveis sim.
 
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Genaro

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O cara pega um jogo indie de nicho e compara com um título multiplayer only con orçamento medio/alto. Ta muito bem fundamentada a comparação dele.


Soma o tempo médio de jogo por pessoa dos dois Payday e compara com o tempo médio de jogo de um Skyrim, Witcher, Fallout, Zelda, etc.
Acho que o Sr. Almir vai chorar um pouquinho.
 
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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
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E teve gente alardeando que a Remedy "saiu" da microsoft pelo "fracasso" de QB...

Esse Cliff é muito alarmista.
Se ele não consegue emplacar um bom single player, problema dele. Tem gente que consegue.

O que fica dificil realmente é emplacar jogo single com orçamentos astronômicos até pra padrões AAA.

Não cito o exemplo de Witcher3 pq acho que eles tem subsidio do governo polones, por exemplo, o que permitiu eles "ousarem" mais...

Enviado do meu SM-A9000 usando o app mobile do PXB!
 
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