Tópico Oficial Starfield - Agora é EXCLUSIVAMENTE no espaço e com 60FPS!

Depois de jogar, qual a sua nota para Starfield?


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    96

HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
1,151
1,282
Acre
Sério que não tem como fazer as missões da frota sem roubar? Já na primeira tenho que roubar um item ?

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HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
1,151
1,282
Acre
Não sei se você chegou a prestar atenção sobre do que se trata a Frota Escarlate.
Uma coisa não tem muita ligação com outra, há inúmeras possibilidades de quest para apoiar a facção sem que precisasse ter que "roubar" algo, quero fazer todas as quests do jogo sem ter um registro de roubo no meu personagem e agora não posso. Mas tudo bem, é uma mecânica importante do jogo, fui tolo de achar que conseguiria chegar ao final de um jogo tão grande tendo a ficha limpa.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Uma coisa não tem muita ligação com outra, há inúmeras possibilidades de quest para apoiar a facção sem que precisasse ter que "roubar" algo, quero fazer todas as quests do jogo sem ter um registro de roubo no meu personagem e agora não posso. Mas tudo bem, é uma mecânica importante do jogo, fui tolo de achar que conseguiria chegar ao final de um jogo tão grande tendo a ficha limpa.
É que se você pensar que o jogo acomoda vários tipos de gameplay, inclusive do mal, não daria pra fazer tudo sem fazer maldade, por exemplo.
Eu abri mão de algumas quests porque não faziam sentido para o meu personagem atual. Numa outra jogada eu experimento.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,719
76,158
Rio Grande do Sul
Li esse post no Reddit ontem e achei interessantíssimo.

É uma grande especulação de como Starfield mudou durante o desenvolvimento (exemplo: uso de combustível, algo que existia antes - e poderia deixar o jogador preso em algum lugar remoto - mas que foi removido), mas manteve alguns sistemas residuais ali no meio, que teriam mais uso nessa versão alternativa. E faz sentido quando paramos pra pensar que, por exemplo:
  • Hoje, saltar entre sistemas é uma mecânica trivial. Nossa nave pode saltar X anos-luz, digamos que seja 20. Mas se quisermos ir pra algo bem mais afastado, não tem problema: um sistema a 100 AL pode ser alcançado fazendo 5 saltos de 20, sem consequência nenhuma;
  • Na versão inicial, iríamos consumir combustível para fazer as dobras e saltar entre sistemas. Na parte esquerda do mapa, até nem seria complicado já que além de serem sistemas mais próximos, tem um monte de vendedor pra comprar combustível. De Neon pra direita, porém, é tudo mais afastado e remoto, o que geraria a obrigação de interagir mais com um sistem que muita gente passa batidaço: os outposts. Pra chegar mais longe, seria necessário criar outposts pelo caminho, para coletar recursos (combustível, especialmente), reabastecer e poder chegar mais longe.
Isso tem dois pontos. Por um lado, tornaria a sensação de desbravar sistemas distantes mais recompensadora, afinal, seria necessário interagir mais com as mecânicas do jogo e realmente desbravar o espaço. Por outro, criaria uma barreira que muita gente poderia considerar chata (até eu acharia isso), tornando o jogo em si menos interessante de jogar pois talvez nem todos fossem ter o interesse de trabalhar essa mecânica pra poder chegar nesses locais afastados.

Outro ponto levantado é o sistema de riscos ambientais, que atualmente nem oferecem tanto risco assim, e nos comentários, também surgiram questões legais, como algumas skills serem mais uma conveniência do que algo realmente necessário. No caso, seriam convenientes na versão atual do jogo, mas poderiam ter sido muito mais necessárias em uma versão diferente de Starfield, um jogo bem mais lento em seu ritmo e com muito mais elementos de sobrevivência e crafting.



Como o início do tópico do Reddit diz, não é um julgamento do quanto as supostas mudanças foram boas ou ruins. Só uma questão de visualizar como talvez exista um Starfield bem diferente em algum universo paralelo dentro da cabeça do Todd Howard, e também como jogos podem mudar durante o desenvolvimento, cortando mecânicas que talvez até sejam interessantes e condizentes com o tema central do jogo - mas que, no fim das contas, podem deixar tudo menos divertido para os jogadores. E que, se a Bethesda quiser, até podem ser inseridas em um futuro modo Hardcore/Survival.
 
Última edição:

HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
1,151
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Acre
Li esse post no Reddit ontem e achei interessantíssimo.

É uma grande especulação de como Starfield mudou durante o desenvolvimento (exemplo: uso de combustível, algo que existia antes - e poderia deixar o jogador preso em algum lugar remoto - mas que foi removido), mas manteve alguns sistemas residuais ali no meio, que teriam mais uso nessa versão alternativa. E faz sentido quando paramos pra pensar que, por exemplo:
  • Hoje, saltar entre sistemas é uma mecânica trivial. Nossa nave pode saltar X anos-luz, digamos que seja 20. Mas se quisermos ir pra algo bem mais afastado, não tem problema: um sistema a 100 AL pode ser alcançado fazendo 5 saltos de 20, sem consequência nenhuma;
  • Na versão inicial, iríamos consumir combustível para fazer as dobras e saltar entre sistemas. Na parte esquerda do mapa, até nem seria complicado já que além de serem sistemas mais próximos, tem um monte de vendedor pra comprar combustível. De Neon pra direita, porém, é tudo mais afastado e remoto, o que geraria a obrigação de interagir mais com um sistem que muita gente passa batidaço: os outposts. Pra chegar mais longe, seria necessário criar outposts pelo caminho, para coletar recursos (combustível, especialmente), reabastecer e poder chegar mais longe.
Isso tem dois pontos. Por um lado, tornaria a sensação de desbravar sistemas distantes mais recompensadora, afinal, seria necessário interagir mais com as mecânicas do jogo e realmente desbravar o espaço. Por outro, criaria uma barreira que muita gente poderia considerar chata (até eu acharia isso), tornando o jogo em si menos interessante de jogar pois talvez nem todos fossem ter o interesse de trabalhar essa mecânica pra poder chegar nesses locais afastados.

Outro ponto levantado é o sistema de riscos ambientais, que atualmente nem oferecem tanto risco assim, e nos comentários, também surgiram questões legais, como algumas skills serem mais uma conveniência do que algo realmente necessário. No caso, seriam convenientes na versão atual do jogo, mas poderiam ter sido muito mais necessárias em uma versão diferente de Starfield, um jogo bem mais lento em seu ritmo e com muito mais elementos de sobrevivência e crafting.



Como o início do tópico do Reddit diz, não é um julgamento do quanto as supostas mudanças foram boas ou ruins. Só uma questão de visualizar como talvez exista um Starfield bem diferente em algum universo paralelo dentro da cabeça do Todd Howard, e também como jogos podem mudar durante o desenvolvimento, cortando mecânicas que talvez até sejam interessantes e condizentes com o tema central do jogo - mas que, no fim das contas, podem deixar tudo menos divertido para os jogadores. E que, se a Bethesda quiser, até podem ser inseridas em um futuro modo Survival.

Eu até estava pensando sobre essa questão do combustível, que não tem tanta relevância, interessante ver como seria implementado, mas entendo porque removeram. Um exemplo bom é RDR2, onde as vezes esquece um pouco que é um jogo para ser realista demais, o que acabou desagradando alguns, mas de fato implementar essas mudanças em um modo mais hardcore seria bem vindo, afinal é escolha jogador ativar ou não.
 

Lucas Freire

You shall not pass!!!!
Março 27, 2016
2,029
2,971
Bom Jesus da Lapa
Li esse post no Reddit ontem e achei interessantíssimo.

É uma grande especulação de como Starfield mudou durante o desenvolvimento (exemplo: uso de combustível, algo que existia antes - e poderia deixar o jogador preso em algum lugar remoto - mas que foi removido), mas manteve alguns sistemas residuais ali no meio, que teriam mais uso nessa versão alternativa. E faz sentido quando paramos pra pensar que, por exemplo:
  • Hoje, saltar entre sistemas é uma mecânica trivial. Nossa nave pode saltar X anos-luz, digamos que seja 20. Mas se quisermos ir pra algo bem mais afastado, não tem problema: um sistema a 100 AL pode ser alcançado fazendo 5 saltos de 20, sem consequência nenhuma;
  • Na versão inicial, iríamos consumir combustível para fazer as dobras e saltar entre sistemas. Na parte esquerda do mapa, até nem seria complicado já que além de serem sistemas mais próximos, tem um monte de vendedor pra comprar combustível. De Neon pra direita, porém, é tudo mais afastado e remoto, o que geraria a obrigação de interagir mais com um sistem que muita gente passa batidaço: os outposts. Pra chegar mais longe, seria necessário criar outposts pelo caminho, para coletar recursos (combustível, especialmente), reabastecer e poder chegar mais longe.
Isso tem dois pontos. Por um lado, tornaria a sensação de desbravar sistemas distantes mais recompensadora, afinal, seria necessário interagir mais com as mecânicas do jogo e realmente desbravar o espaço. Por outro, criaria uma barreira que muita gente poderia considerar chata (até eu acharia isso), tornando o jogo em si menos interessante de jogar pois talvez nem todos fossem ter o interesse de trabalhar essa mecânica pra poder chegar nesses locais afastados.

Outro ponto levantado é o sistema de riscos ambientais, que atualmente nem oferecem tanto risco assim, e nos comentários, também surgiram questões legais, como algumas skills serem mais uma conveniência do que algo realmente necessário. No caso, seriam convenientes na versão atual do jogo, mas poderiam ter sido muito mais necessárias em uma versão diferente de Starfield, um jogo bem mais lento em seu ritmo e com muito mais elementos de sobrevivência e crafting.



Como o início do tópico do Reddit diz, não é um julgamento do quanto as supostas mudanças foram boas ou ruins. Só uma questão de visualizar como talvez exista um Starfield bem diferente em algum universo paralelo dentro da cabeça do Todd Howard, e também como jogos podem mudar durante o desenvolvimento, cortando mecânicas que talvez até sejam interessantes e condizentes com o tema central do jogo - mas que, no fim das contas, podem deixar tudo menos divertido para os jogadores. E que, se a Bethesda quiser, até podem ser inseridas em um futuro modo Hardcore/Survival.

Tinha que ter um modo survival pra ter todas essas opções. No Elite Dangerous vc abastece a nave ao entrar em um sistema e ficar circulando a estrela do sistema. Mas a peça que capta a energia da estrela é um opcional da nave, vc pode instalar ou não, vai do seu objetivo nas viagens. Se for só viajar em sistemas que tem estações, aí é tranquilo pq vc abastece nas estações. Se for viajar pra sistemas distantes aí vc vai precisar dessa peça. Mas enquanto vc tá abastecendo, ainda se corre o risco do calor da estrela sobrecarregar a temperatura da sua nave e explodir. Tudo é risco.

Mas acredito que se for implantar esses sistemas mais "simulação", afastaria muita gente.
 
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Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,627
5,643
Vinhedo
O sisteminha de combustível de Mass Effect era simples e eficiente.
Outro assunto, ainda no Mass Effect, a esquiva na hora do combate era muito legal.
 

Corujero

Guerreiro
Dezembro 11, 2019
1,046
752
Caxias do Sul
No começo tava achando a nota meio injusta, mas agora acho justa demais, jogo muito bugado, tive vários q não influenciaram em muita coisa, mas agora a Sarah sumiu, daí quando vou falar com ela inicia um diálogo e fica travado nela
 

Thi Zeek

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 21, 2018
921
1,159
Indaiatuba
No começo tava achando a nota meio injusta, mas agora acho justa demais, jogo muito bugado, tive vários q não influenciaram em muita coisa, mas agora a Sarah sumiu, daí quando vou falar com ela inicia um diálogo e fica travado nela
Bem vindo aos meus Gameplays, larguei Starfield por hora e vou esperar os patchs. Não tenho problema algum de só rejoga-lo daqui uns anos, esse aí é o cyberpunk 2077 o retorno.
 
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RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,648
36,010
São Paulo
Senti que a dificuldade do jogo aumentou de “uma hora pra outra”. Tava fazendo tudo bem tranquilo até então, mas hoje penei em várias missões. Os upgrades de arma deram uma equilibrada, mas tá pesado ainda.
 
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Reações: Corujero

Corujero

Guerreiro
Dezembro 11, 2019
1,046
752
Caxias do Sul
No começo tava achando a nota meio injusta, mas agora acho justa demais, jogo muito bugado, tive vários q não influenciaram em muita coisa, mas agora a Sarah sumiu, daí quando vou falar com ela inicia um diálogo e fica travado nela
Consegui resolver, tirei ela da tripulação, voltei na guarida, esse diálogo precisava ser junto com o Walter, mas ele estava iniciando na nave ao chegar perto dela, na guarida iniciou no lugar certo, daí voltou ao normal
 

Corujero

Guerreiro
Dezembro 11, 2019
1,046
752
Caxias do Sul
Miletado, gostei demais apesar dos bugs principalmente na parte final, só 1 atividade e 1 sub missão q não deu de fazer devido a bugs, resto q encontrei fiz tudo, bethesda sabe fazer quests boas, o ng por agora não irei jogar pq tenho outros jogos q quero finalizar
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Estou com 53 horas e ainda há uma infinidade de coisas pra fazer, que jogão.
Vou abrir uma discussão aqui. Pra mim o jogo é melhor que Fallout 4.
Claro, vou ter certeza depois de algumas centenas de horas, mas ate agora eu estou achando melhor.
Pra mim é melhor com certeza, a média de qualidade das quests é mais alta em Starfield, e o gameplay de modo geral é melhor.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,714
4,765
Farroupilha
Acredito que essa semana eu finalize o game. Estou jogando com calma desde que lançou.

Fiz muitas missões secundárias e agora estou focando nas de facções. Terminei da UC e da Freestelar. São muito boas.
Estou no final da Indústrias Ryujin, é boa também, mas tem uma pegada completamente diferente das demais e envolve muito sobre espionagem empresaria. Ai fica faltando da Frota Scarlate.

Depois vou partir para camapanha principal, joguei até uma parte que deixou ela muito interessante, mal vejo a hora de continuar.

Não vou mentir, o jogo tem alguns problemas que encomodam, mas é o jogo da Bethesda que mais gostei de jogar. E foi um dos melhores games que joguei esse ano.
 

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,529
7,698
Jaraguá do Sul - SC
Estou jogando o game no NG+, fazendo a campanha, fazendo todas as secundárias possíveis e fazendo um pouco de farm de XP também.

Apesar de fazer diversas secundárias, a impressão é que o jogo é praticamente infinito. Visitei um planeta bem remoto das cidades do jogo, e um entreposto de mineração que não daria nada, tinha duas quest's para fazer lá. Levando em conta que quase todo sistema tem uns 3 a 4 entrepostos, as possibilidades de missões nesses locais são imensas. Fora que nas grandes cidades tem missões em todo canto. Fora que to num ritmo estilo Skyrim: Saio para fazer uma secundária, e no caminho já encontra umas 3 missões novas.

Essas missões por um lado são boas, principalmente as que pega em painel, pois elas te levam para sistemas bem remotos que provavelmente eu não iria por conta própria. Achei planetas muito bonitos, e como estou focando bastante nas habilidades de ciência, principalmente na parte de pesquisa e craft, visitar planetas onde ter recursos raros/exóticos é essencial. Tem alguns recursos bem chatos de encontrar, como o Cesio.

Obs: Primeira vez que encontro um planeta cheio de vida, floresta, rios/lagos e recursos, principalmente Mercurio. Só não me peçam o nome do planeta e sistema, que isso não gravo.

WhatsApp Image 2023-09-25 at 10.12.40.jpeg

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Corujero

Guerreiro
Dezembro 11, 2019
1,046
752
Caxias do Sul
Estou jogando o game no NG+, fazendo a campanha, fazendo todas as secundárias possíveis e fazendo um pouco de farm de XP também.

Apesar de fazer diversas secundárias, a impressão é que o jogo é praticamente infinito. Visitei um planeta bem remoto das cidades do jogo, e um entreposto de mineração que não daria nada, tinha duas quest's para fazer lá. Levando em conta que quase todo sistema tem uns 3 a 4 entrepostos, as possibilidades de missões nesses locais são imensas. Fora que nas grandes cidades tem missões em todo canto. Fora que to num ritmo estilo Skyrim: Saio para fazer uma secundária, e no caminho já encontra umas 3 missões novas.

Essas missões por um lado são boas, principalmente as que pega em painel, pois elas te levam para sistemas bem remotos que provavelmente eu não iria por conta própria. Achei planetas muito bonitos, e como estou focando bastante nas habilidades de ciência, principalmente na parte de pesquisa e craft, visitar planetas onde ter recursos raros/exóticos é essencial. Tem alguns recursos bem chatos de encontrar, como o Cesio.

Obs: Primeira vez que encontro um planeta cheio de vida, floresta, rios/lagos e recursos, principalmente Mercurio. Só não me peçam o nome do planeta e sistema, que isso não gravo.

Ver anexo 10803

Ver anexo 10804
Nessas viagens a planetas, encontrei missão q eu peguei item em corpo e iniciou a missão
 

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