Start-up brasileira planeja criar ‘Netflix dos videogames’

JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
2,402
2,282
Nuuvem.jpg

Thiago Diniz, ao fundo, com os sócios Paulo Schilling, Andrey Beserra e Fernando Campos - DIVULGAÇÃO/Simone Avellar

RIO — Criada em 2012, a Nuuvem é um exemplo de start-up brasileira de sucesso. Mesmo concorrendo com a gigante americana Steam, da Valve, o serviço de distribuição digital de jogos eletrônicos conquistou um público de mais de 500 mil usuários ativos, que fecham cerca de 45 mil compras todos os meses. Em 2015, o faturamento foi de R$ 20 milhões. Agora, a empresa planeja um salto que pode revolucionar o mercado. Está em estudo um modelo de negócio com assinatura mensal, algo como o “Netflix dos videogames”.
— Por um valor fixo, os jogadores terão acesso ao catálogo com milhares de jogos à disposição. Como o Netflix. Basta clicar e começar a jogar — explica Thiago do Nascimento Diniz, cofundador e diretor de Operações da Nuuvem. — Isso abre oportunidade para o gamer conhecer títulos que não conheceria com o modelo atual.

Ainda não existe data para o lançamento, nem detalhes dos planos. Diniz conta que o projeto está sendo desenvolvido desde o ano passado, mas ainda existem barreiras a serem superadas. A principal delas é de uma tecnologia que ofereça maior agilidade aos usuários. Como os arquivos dos jogos são grandes, o tempo de espera até a conclusão do download é longo. A empresa está testando um novo sistema, que mescla computação em nuvem com o processamento local e permite que o game seja iniciado mesmo antes de todo os arquivos serem baixados.

Para se diferenciar do concorrente, a Nuuvem conversa com desenvolvedores para oferecer conteúdo exclusivo. No início, a ideia é ter alguns títulos e conteúdos extras, conhecidos como DLCs, mas com o passar do tempo é possível que a empresa financie a produção de títulos próprios.

— Com “A Lenda do Herói” nós já montamos uma parceria interessante — conta Bernardo Barros, responsável pelo Marketing da start-up. — Não nos envolvemos na produção, mas trabalhamos juntos na divulgação do título, um dos maiores sucessos nacionais que entrou em pré-venda no ano passado.


IMPULSO À INDÚSTRIA NACIONAL DE GAMES

Diniz começou a ter contato com a indústria de videogames como gamer. “Viciado”, ele chegou a ser campeão mundial de “Battle of Middle Earth”, jogo baseado na trilogia “O Senhor dos Anéis”. O reconhecimento veio em forma de contato com desenvolvedores, e, olhando por dentro do mercado, enxergou oportunidades. Quando a Nuuvem foi lançada, os consumidores brasileiros não tinham uma opção de compra digital de jogos eletrônicos cotados em real, com assistência local e conteúdo em português.

A falta de opção foi a porta de entrada, mas a ambição do jovem empreendedor é dar um impulso à indústria nacional de games. Hoje, o setor sobrevive principalmente com os jogos publicitários, conhecidos como advergames, mas títulos recentes, como “Chroma Squad”, “Toren” e “A Lenda do Herói”, servem de exemplo para mostrar que é possível criar jogos de qualidade e bem-sucedidos no país.

— São projetos de alta qualidade e representam um grande passo para o amadurecimento do setor — avalia Diniz. — Nós trabalhamos próximos aos desenvolvedores nacionais, promovendo parcerias. O sucesso deles é o nosso sucesso.

Fonte: OGlobo
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Quando se lê "Netflix dos games" Já vem logo na cabeça: "Mas nós (em sua grande maioria) não temos conexão decente para aproveitar".

Então para simplificar, a idéia dos caras é fazer tipo o Vault do EA Access. Você assina mensalmente/anualmente ou seja lá como for e vai ter um catálogo de jogos a sua disposição, que podem ser baixados e deletados quantas vezes você quiser.

Sem streaming, assim todo mundo pode aproveitar.

Tomara que o plano dos caras dê certo.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)