Review The Artful Escape (ou Solos de Guitarra {não} Vão me Conquistar)

corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
4,395
8,851
Fortaleza
Avaliação
4.00 star(s)
the-artful-escape-review-1.jpgThe-Artful-Escape-5.jpg
O que é um jogo? Com uma pesquisa rápida no Google, encontrei a seguinte definição: O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.

Inicio essa resenha com essa definição para dizer que sim, The Artful Escape é um jogo. Como qualquer peça de arte (que para Kant é a experiência que causa efeitos no sujeito), é impossível qualificar e quantificar a experiência do outro. Para uns, vai ser algo marginal, para outros, genial. Sempre cairemos no campo da subjetividade. Temos aqui uma experiência interativa, muito comum nos video games, onde a experiência como um todo se sobrepõe a necessidade de um gameplay extremamente elaborado. Às vezes, a gente só precisa apreciar a jornada, tocar uma guitarrada e perceber a natureza ganhar vida com sua música.
The-Artful-Escape-Review-Main.jpgThe-Artful-Escape-Credit-Beethoven-Dinosaur-2@2000x1270.jpg

Sendo assim. The Artful Escape irá gerar naqueles que o experienciam, algum sentimento e esse sentimento é aquilo que todo artista deseja com sua obra.
Visualmente, The Artful Escape é soberbo. Com cenários estonteantes e de cores vibrantes, o jogo te transporta para além dos confins da galáxia e te presenteia com um delírio de cores e sons cheios de originalidade. O estúdio Dinosaur - Bethoven entregou um jogo de mecânicas extremamente simples, mas cheio de carisma e de personagens memoráveis. Em busca de se encontrar consigo mesmo (coisa que nunca conseguiu, pois viveu a vida toda a sombra de seu tio famoso), Francis Vendetti é transportado pelo Pulmão Cósmico a conhecer criaturas musicadas, onde a cada Jam, ele dá um passo na jornada de autodescoberta pelo indivíduo único que é.

Tecnicamente o jogo pecou em alguns pontos. Quedas de frames constantes pode ser notado ao jogar no Series X (versão 1.3.0.0 do jogo). Em alguns momentos, as vozes dos personagens sumiam, em outros, as legendas não foram devidamente traduzidas. Erros pequenos e que podem (e devem) ser corrigidos no futuro.
The Artful Escape é uma experiência sensorial, onde a beleza, as cores, a música, tudo se encontra e explode na tela, trazendo ao sujeito que está segurando o controle, tudo menos indiferença. A cada solo de guitarra, a jornada de Francis pareceu me conquistar um pouco mais.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
É uma experiência áudio visual bacana.
Jogo GENIUS onde erro tudo, como sou péssimo . Como não tem penalidade, então algum momento eu consigo acertar os botões.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Mas tem umas combinações que achei ruim de apertar simultâneo, tem hora que seguro o controle todo esquisito. :laughing:

Eu erro tudo , o tal do Y + RB e Y + LB , não dá.

Tales of Vesperia tem algo assim bizarro, como apontar para baixo o R3 e apertar o A ao mesmo tempo, os dedos não deixa.
Tales of Arise que tem uma ação especial que é A + X + Y ao mesmo tempo, pelo amor de Deus.
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,606
5,583
Vinhedo
Pronome neutro não faz parte da nossa gramática. Então a tradução está toda errada.
Pode influenciar a molecada a pronunciar e escrever as palavras de maneira errada. Ponto negativo.
Só deixa eu me explicar melhor aqui, antes que me taxem de preconceituoso.
Zero preconceito de minha parte. Minha filha é casada com uma mulher e foi a melhor coisa que aconteceu na vida dela. ?
Minha esposa é professora de inglês e português, e ela é obrigada a tirar nota quando alguém escreve com pronome neutro. O motivo do meu comentário foi esse.
 

felipecoral360

16 anos de Xbox, 16 anos de PXB
PXB Gold
Abril 21, 2007
830
1,155
Olinda, PE
Cara, estou jogando por esses dias e estou curtindo muito!
Jogo sem dificuldade, bom pra relaxar, com uma arte linda e muito psicodélico!!
Belo achado! Coisas que só o GamePass faz por você!
 

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,044
5,645
Testei 1 horinha do jogo e acho que tirei bem umas 8 capturas, o visual tá vislumbraste. Ainda não notei isso na tradução.
Mas parece ser um baita jogão, aguardando um tempo livre pra retomar.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Pensei em baixar esse jogo no domingo, mas acabei desistindo por não entender sobre o q seria.
É tipo um guitar hero?
 

DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
6,956
13,477
Indaiatuba
sempre me dá tela azul quando alguém fala de pronome neutro
eu não sei qual é a minha opinião sobre isso, mesmo
quanto ao jogo, gostaria muito de prometer que vou joga-lo, mas vou começar a dar uma de @HSR na minha vida e focar num jogo até terminar ele, hehe
 
  • Curtir
Reações: HSR

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Pensei em baixar esse jogo no domingo, mas acabei desistindo por não entender sobre o q seria.
É tipo um guitar hero?

É uma historinha interativa na maior parte do tempo, você escolhe algumas coisas, mas é mais sobre admirar a viagem da coisa e menos sobre habilidade. Tem alguns pontos que você repete os botões na tela, estilo "Genius" como disse o Helder. É um lance bem relax. Curti pra intercalar com outras coisas.
 
  • Curtir
Reações: Morts

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
É uma historinha interativa na maior parte do tempo, você escolhe algumas coisas, mas é mais sobre admirar a viagem da coisa e menos sobre habilidade. Tem alguns pontos que você repete os botões na tela, estilo "Genius" como disse o Helder. É um lance bem relax. Curti pra intercalar com outras coisas.
Fica para uma proxima então.
Estou no Ocopath Traveller e como esse jogo é gostoso de se jogar!
 

João Saleme

Novato
PXB Gold
Junho 18, 2013
274
314
Wellington
Jogo distribuido pela Anapurna eu pelo menos dou uma chance. O jogo tem varios defeitos, gostaria de um gameplay um pouco mais refinado e principalmente com mais feedback. Cada botao poderia ser uma nota ou pelo menos um tom, e nao apenas o X. Mas mesmo assim o jogo me conquistou, gostei muito. E acho que tirei quase uma centena de screeshots.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,561
75,509
Rio Grande do Sul




594.jpg
 
  • Haha
Reações: Saci

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)