[TVs 2020] HDMI 2.1 Suas tecnologias e as melhores TVs para a Xbox Series S|X/PS5

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Pessoal

A ideia desse post é dar uma explicada geral nas tecnologias que vieram com o HDMI 2.1 e/ou com os novos consoles e tentar atualizar o excelente post criado pelo @Marcus_007 (mas eu não tenho nem metade do conhecimento dele).
Com o tempo vou editando o post para incluir as TVs que possuem todos ou os principais recursos do HDMI 2.1.

HDMI 2.1
Nova especificação feita pela HDMI Alliance que traz os recursos abaixo.
Fica a curiosidade que o Xbox One X foi o primeiro dispositivo que atendia a especificação é foi o benchmark para os fabricantes de TV.

4K 120Hz
É a resolução e a frequência nativa do seu painel. Somente essas telas vão rodar os jogos a 4K/120FPS.
Algumas TVs mais antigas (HDMI 2.0) possuem painéis 120hz nativos, porém essa frequência só funciona a 1440p. Se você tem um Series S, não perderia nada, mas se você tem um Series X ou PS5 sua resolução de saída não será 4K.
Note que Automotion Plus, Super Motion ou nomes comerciais, não servem ok? Nesses casos a TV faz um interpolamento da imagem e inventa frames para dar a sensação de que a imagem está mais fluída.
Isso aumenta o input lag e você provavelmente não vai querer jogar assim. Em alguns casos o jogo fica até inviável.

HDR (High Dynamic Range)
De uma maneira muito simples o HDR é a diferença entre uma cor mais escura e mais clara que a tela da TV exibe e aí é feito um balanço automático. Na minha opinião esse é um recurso que faz muita diferença, as vezes até mais que o 4K.
Mas para uma TV ter HDR real ela precisa ter pelo menos 1000nits de luminância emitida pelo painel. Ok, as OLEDs geralmente não chegam a 1000nits, mas isso é outra discussão que não vou entrar aqui. Saiba que OLED geralmente é entregue em uma TV premium então você não vai precisar se preocupar com isso.
Mas, como nada nessa vida é simples, existem alguns padrões de HDR (novamente não entrarei em detalhes técnicos de cada padrão).
  • HDR 10: Padrão aberto criado pela Samsung e pela Sony. É o mais utilizado pelos jogos e suportado por praticamente todos os fabricantes.
  • HDR 10+: Uma evolução do HDR original criado para concorrer com o padrão criado pela Dolby.
  • Dolby Vision: Padrão proprietário criado pela Dolby que apresenta um efeito melhor do que o HDR 10. O fabricante precisa pagar uma licença para usar.

Algumas considerações sobre HDR:
  • Ao comprar uma TV verifique se o HDR é real. Geralmente o fabricante coloca um nome maravilhoso no HDR como HDR Super Blaster ou HDR Atômico. Quando você ver isso desconfie, existe a grande possibilidade de ser um HDR "falso", pós processado pela TV.
  • HDR só existe em painéis 4K. Se você ver uma TV 1080p com HDR, com certeza estará enquadrado no caso anterior.
  • O HDR 10+ ainda não pegou. Até onde eu sei só o Amazon Prime tem um ou outro conteúdo com esse recurso.
  • O Xbox vai ter esse recurso de HDR falso para jogos que não tiverem o recurso, mas ele tende a ser muito melhor que o HDR criado por TVs de entrada. Mesmo assim ele vai gerar HDR10, então a TV precisa ser compatível.
  • O Dolby Vision realmente é melhor que o HDR mas:
    • Só é suportado pelo Xbox
    • Nenhuma TV Samsung suporta Dolby Vision
    • São pouquíssimos os jogos com esse recurso.
    • Dolby Vision tem sido bem utilizado em filmes. Apple TV e Netflix abraçaram o recurso.
    • Como eu disse acima, o HDR (REAL) realmente faz diferença, seja ele qual for.

ALLM (Auto Low Latency Mode)
Sabe aquele modo Game que toda TV moderna tem? Então, com o ALLM você não precisa se preocupar em ligar esse modo. A TV faz isso sozinha.
Com isso o input lag cai bastante, mas em contrapartida todos os recursos de melhoria de imagem da TV são desabilitados.
É por isso que tanto HDR quanto os 120Hz precisam ser nativos. Faz sentido pra você agora?

VRR (Variable Refresh Rate)
A turma do PC Master Race já está acostumada com esse recurso. Os famosos Freesync (AMD) e GSync (Nvidia).
Esse recurso faz com que a TV acompanhe a taxa de frames que o jogo envia. Mas por que isso? Porque raros são os jogos que se mantem a Xfps sem oscilar.
Com o VRR você vai ter a impressão de um jogo mais fluido, sem aqueles "soquinhos" que as vezes você percebe.
O VRR na prática é a implementação do Freesync da AMD porque aqui temos a mesma história do HDR x Dolby Vision, já que o GSync também gera royalties para a Nvidia.
Até onde eu sei somente as TVs LG suportam Freesync e GSync.
Monitores GSync podem ser considerados VRR? NÃO.

QMS (Quick Frame Transport)
Sabe quando você troca uma fonte ou tipo de sinal e fica aquela tela preta por um microsegundos?
O QMS acaba com isso, simples assim.

AUDIO 3D
Isso não tem muito a ver com o HDMI 2.1 mas, para entender o próximo conceito precisamos falar de audio 3D.
Antes tínhamos o Surround, aquele 5.1 de cinema que de dava uma imersão completa (para a época dele). Hoje esse tipo de surround tende a obsolescência, já que o áudio 3D chegou.

Um áudio 3d, teoricamente, permite que o som saia por trás da tela exatamente da boca de uma pessoa. Na prática, é uma evolução do 5.1 que conhecemos desde sempre.
E aí entram o "novos" Dolby Atmos e DTS X que são os novos padrões de áudio 4k (não é assim que se chama, mas fica mais fácil para se entender e se comparar com a era do HD).

Os dois consoles possuem tecnologias proprietárias para áudio 3D, mas só o Xbox suporta Dolby Atmos.
Mas o que acontece se eu ligar meu console em um HT sem suporte a esses codecs? E o meu PS5 como vai mandar áudio 3D para meu HT que não suporta esse padrão proprietário?
É simples, os padrões antigos e tradicionais não morreram, vai tudo funcionar normal como sempre foi.

eARC (Enhanced ARC - Audio Return Channel)
A turma que tem Home Theater já conhece essa sigla.
Se você liga um HT em uma porta eArc a TV repassa o audio para esse equipamento sem compressão.
Mas o arc original tinha limitação de banda e não deixava passar o áudio 3d. Com o eArc essa limitação acaba.


FAQ HDMI 2.1

P:
Como eu faço para saber mais sobre o assunto.
R: Recomendo o site Rtings e os vídeos e lives do Detonando Gueek. Inclusive essas foram as minhas fontes para esse post.

P: É obrigatório trocar de TV para usar os novos consoles.
R: NÃO. Seu console funciona com qualquer TV que tenha entrada HDMI, mesmo as 720p antigas. O que vai acontecer é que você vai perder recurso ou qualidade, mas não vai deixar de jogar. Só troque de TV se você é entusiasta e faz questão de ter TODOS os recursos.

P: Quero todos os recursos da nova geração. O Dolby Vision e o Dolby Atmos fazem diferença na escolha da TV?
R: Na MINHA OPINIÃO não. Veja, o jogos não abraçaram esses recursos ainda e mesmo que abracem o HDR padrão não deve ser abandonado. Até porque hoje no Brasil creio não ter TV compatível com Dolby Vision e HDR 10+.

P: Preciso trocar meus cabos HDMI?
R: Se você vai trocar de TV provavelmente sim. Seu cabo precisa ser HDMI 2.1 com banda de 48Gbps. Os cabos atuais HDMI 2.0 não suportam 4k/120. Mas o cabo tem uma distancia máxima teórica de 3M, mas que isso provavelmente você terá problemas.

P: Eu só jogo em monitores. Tem monitores com HDMI 2.1?
R: No dia que estou fazendo esse post não.

TVs RECOMENDADAS PARA HDMI 2.1

Bom, agora começa a treta. Quais TVs são compatíveis com esses recursos maravilindos?
Essa pergunta responderei em breve, mas deixarei aqui um spoiler:
Ficarei somente entre LG e Samsung pelos seguintes motivos:
  • A Sony está abandonando o mercado nacional, então EU não investiria em uma TV que poderá ficar sem suporte em breve.
  • As demais marcas ainda são irrelevantes nesse segmento high end (sim amigos 2.1 ainda é high end)
  • Se quiser ajudar com modelos de outras marcas fique a vontade. O post é nosso ?
Para achar a TV com os recursos nem é tão complexo. Basta entrar na página do fabricante e procurar essa sopa de letrinhas nas especificações. O RTINGS também ajuda, mas as vezes os modelos de lá recebem numeração diferente aqui.

Primeiro uma breve explicação sobre as tecnologias das TVs.

OLED x QLED x Nanocell

  • OLED: É uma tecnologia de leds orgânicos. Eles geram luz própria e não precisam de uma lâmpada atrás para iluminá-los. É o supra sumo das TVs onde o preto é real e as cores mais fidedignas.
  • QLED: É um painel LCD retroiluminados com Leds, porém existe ali uma tecnologia de pontos quânticos que melhoram qualidade de imagem como um todo e tentam deixar a TV o mais próximo possível da qualidade de uma OLED.
  • Nanocell: É a mesma coisa do QLED com um nome comercial e tecnologias próprias da LG

E o burnin das OLED? Mito ou realidade?
Infelizmente é uma realidade. Os mais antigos vão se lembrar que quando víamos um arcade desligado, a tela (que era de tubo) ficava com as manchas do jogo (rally X e pacman eram ótimos exemplo disso). O burnin é basicamente isso. Se você deixa sua TV OLED ligada o dia inteiro na CNN por exemplo, ela pode ficar com a mancha vermelha marcada na tela.
A LG diz que suas TVs são providas de tecnologias que impedem o burnin e o próprio RTINGs tem feito testes e chegaram que em uso normal o burnin não acontece. Na prática não tem como saber se isso é verdade já que as OLED são relativamente recentes. Fato é que já temos relatos aqui no PXB de TV OLED com burnin.
Se você tem uma OLED recomendo não ficar assistindo CNN o dia inteiro e todos os dias e nem jogar o mesmo jogo por horas a fio. De uma desligada, ou uma mudada de conteúdo de vez em quando. Provavelmente seu corpo vai agradecer muito mais que a TV mas, sendo um investimento alto, creio que valha a pena ter um "cadinho" mais de cuidado.
Uma recomendação valiosa é: JAMAIS compre TV OLED de mostruário, mesmo que estejam uma pechincha. A probabilidade de você ser agraciado com um burnin é bem alto.
E uma observação importante: NENHUM fabricante da garantia contra burnin. Se a sua TV tiver, você precisa aprender a conviver com ele.

LOCAL DIMMING
As TVs LED precisam ser retro iluminadas para apresentar a imagem na tela a essa técnica de iluminação se dá o nome de local dimming. Então se a imagem precisa ser escura, o led diminui a sua intensidade ou simplesmente apaga para deixar a imagem preta.
Porem existem duas principais formas de se fazer essa iluminação:

  • EDGE LIT: Aqui existem faixas de led nas bordas da TV. Então a faixa de cima ilumina a metade de cima da TV e a faixa de baixo a outra metade. Nesse tipo de TV o preto sempre é meio cinza.
  • FULL ARRAY: Tem led espalhado por todo o painel então a zona iluminada fica mais precisa e o preto mais preto. Prefira TVs com FULL ARRAY LOCAL DIMMING. São mais caras mas a imagem é bem melhor.

TIPOS DE PAINÉIS VA x IPS:
É mais uma características das TVs LED. Dando uma explicação bem simples:
Pegue VA se você usa a TV em um ambiente mais escuro e não vai ter ninguém em ângulos muito abertos (vendo a TV de lado por exemplo). Painéis VA tendem a ter um tempo de resposta um pouco menor também. Para jogos o VA tende a ser uma opção melhor.
O IPS tem um ângulo de visão melhor, mas o contraste um pouco pior. Mas se você tem uma sala grande talvez seja uma opção melhor pra você. O tempo de resposta do IPS tende a ser maior que um VA, mas nada que comprometa seu jogo. Na prática não faz muita diferença.

Aqui não tem escolha certa ou errada, é questão de gosto mesmo. Tem puristas que odeiam e debocham do IPS tem gente que não liga (o meu caso). A recomendação é ir em alguma loja e comparar as duas TVs com a sua imagem de preferencia e não as que os fabricantes colocam como demonstração.



Então vamos as TVs:

LG
Nanocell - SN86
  • É a TV mais barata da LG que possui HDMI 2.1. Ela chegou na faixa dos R$5.000 mas em Novembro/2020 já é possível encontrá-la a R$3800.
  • Possui modelos de 55 e 65 polegadas
  • 4 entradas HDMI sendo 2 HDMI 2.1 e duas HDMI 2.0
  • Suporta Dolby Atmos
  • HDR: Somente HDR 10 e Dolby Vision
  • Local Dimming: Edge Lit
  • Tipo de Painel: IPS
  • Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/sm8600
Nanocell - SN90
  • É a TV topo de linha da Séria NanoCell (desconsiderando as 8K). Ela chegou na faixa dos R$12.000 mas em Novembro/2020 já é possível encontrá-la a R$10.000 (pelo valor desta TV eu já avaliaria uma OLED).
  • Possui modelos de 75 e 86 polegadas
  • 4 entradas HDMI sendo 2 HDMI 2.1 e duas HDMI 2.0
  • Suporta Dolby Atmos
  • HDR: Somente HDR 10 e Dolby Vision
  • Local Dimming: Full Array
  • Tipo de Painel: IPS
  • Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/nano90
OLED - CX
  • É a TV OLED que de "entrada" da LG. É outro sonho de consumo dos gamers. Foi lançada na faixa dos R$8.000 mas em Novembro/2020 já é possível encontrá-la a R$5.800.
  • Possui modelos de 55, 65 e 77 polegadas
  • 4 entradas HDMI e todas são 2.1
  • Suporta Dolby Atmos
  • HDR: Somente HDR 10 e Dolby Vision
  • Local Dimming: Não se aplica
  • Tipo de Painel: OLED
  • Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/cx-oled

SAMSUNG
QLED - Q80R
  • Está é uma TV premium da Samsung da Linha 2019. E recentemente foi atualizada para permitir jogos em 120FPS com o VRR
  • Sendo de 2019, vai ser difícil de encontra-la, mas se você achar ela pode até estar mais barata que todas as TVs compatíveis da linha 2020
  • 4 entradas HDMI, porém somente UMA é 2.1, as demais são 2.0. Isso é importante se você pretende ter mais de um console
  • HDR: Somente HDR 10 e HDR 10+
  • Local Dimming: Full array
  • Tipo de Painel: VA
  • Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/q70t-qled

QLED - Q70T
  • TV mais barata da Samsung compatível com ALGUNS recursos HDMI 2.1. Em novembro/2020 o valor oficial é de R$4.000
  • É uma TV de entrada mais básica que a SM86 e possui tamanhos de 55, 65, 75 e 85 polegadas
  • 4 entradas HDMI, porém somente UMA é 2.1, as demais são 2.0. Isso é importante se você pretende ter mais de um console
  • HDR: Somente HDR 10 e HDR 10+
  • Local Dimming: Nenhum
  • Tipo de Painel: VA
  • Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/q80-q80r-qled
  • 4k@120hz: Teoricamente a TV chega a essa resolução mas mesmo com update de firmware a RTINGs só conseguiu chegar a 1440p@120Hz
QLED - Q80T
  • TV intermediária da Samsung compatível com os recursos HDMI 2.1. A TV chegou a R$7.000, mas em novembro/2020 o valor oficial é de R$6.000
  • É uma TV que já vai te dar uma qualidade mais premium em tamanhos de 55, 65 e 75 polegadas
  • 4 entradas HDMI, porém somente UMA é 2.1, as demais são 2.0. Isso é importante se você pretende ter mais de um console
  • HDR: Somente HDR 10 e HDR 10+
  • Possui uma feature de Audio em Movimento mas isso não é Dolby Atmos. Trata-se de um recurso proprietário da Samsung e processado pela TV. Não sei se funciona com jogos.
  • Local Dimming: Full Array
  • Tipo de Painel: VA
  • Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/q80-q80t-qled
  • 4k@120hz: Teoricamente a TV chega a essa resolução mas a RTINGS só conseguiu chegar a 60Hz. Ficaram de fazer mais testes, mas não deram mais updates. Como essa é a TV que a maioria está mirando, deixem seus relatos quando os consoles novos chegarem.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

HGiG: É um consórcio de alguns fabricantes de games, display e consoles que se uniram para definir alguns padrões e melhores práticas para HDR de forma a melhorar essa tecnologia. Se a sua TV tiver esse recurso é interessante que você o deixe ligado. Quando você faz isso a TV entende que a fonte do sinal (que também deve ser compatível) está mandando informações corretas de HDR e portanto a TV não altera esses dados, exibindo uma imagem de forma mais fiel ao que foi pensado pelo desenvolvedor do jogo.



OBS: Achou algo errado ou discorda? Só falar que acerto ou debatemos o assunto.
 
Última edição:

LuccasMG

Don't Panic!
PXB Gold
Dezembro 28, 2008
1,103
1,770
São Paulo
Belo tópico. Minha sugestão é colocar também a Samsung Q80T e a LG CX, que são as mais desejadas atualmente para games.

Aproveitando o tópico, adquiri a Q80T e vi que o input lag (4K60) com Game Mode Off é cerca de 60ms, enquanto com Game Mode On fica nos 10ms, mas a qualidade de imagem dá uma caída boa, principalmente com HDR e em cenas escuras.

Pessoal que joga em TV 4K costuma usar o Game Mode ou joga no modo Filme/Padrão mesmo? Vale a pena essa redução na qualidade por menos 50ms?
 
  • Curtir
Reações: Kassal

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Belo tópico. Minha sugestão é colocar também a Samsung Q80T e a LG CX, que são as mais desejadas atualmente para games.

Aproveitando o tópico, adquiri a Q80T e vi que o input lag (4K60) com Game Mode Off é cerca de 60ms, enquanto com Game Mode On fica nos 10ms, mas a qualidade de imagem dá uma caída boa, principalmente com HDR e em cenas escuras.

Pessoal que joga em TV 4K costuma usar o Game Mode ou joga no modo Filme/Padrão mesmo? Vale a pena essa redução na qualidade por menos 50ms?
vou colocar sim, só não consegui parar pra completar o topico ainda. A ideia é ir atualizando também de acordo com os lançamentos futuros.
 

Bauer SSJ

Casual
Junho 2, 2008
74
11
A diferença de valor entre a q70t e a q80t é justificada pela qualidade de uma tv para a outra?
Estou pra pegar umas das duas, mas em dúvida de qual pegar.
Quem puder me ajudar, desde já agradeço.
 

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
A diferença de valor entre a q70t e a q80t é justificada pela qualidade de uma tv para a outra?
Estou pra pegar umas das duas, mas em dúvida de qual pegar.
Quem puder me ajudar, desde já agradeço.
A Q80T é bem melhor. So pelo Local Dimming já justifica a diferença de preço.
Se puder vá nela, mas ela tb só tem uma entrada HDMI 2.1
 

LuccasMG

Don't Panic!
PXB Gold
Dezembro 28, 2008
1,103
1,770
São Paulo
A diferença de valor entre a q70t e a q80t é justificada pela qualidade de uma tv para a outra?
Estou pra pegar umas das duas, mas em dúvida de qual pegar.
Quem puder me ajudar, desde já agradeço.

O @Kassal falou bem. Dá uma olhada nos comparativos do Rtings (Q70T vs Q80T). Eles comparam cada especificação e colocam até alguns videos, por exemplo do efeito blooming (vazamento de luz), em que na 70T toda a tela fica meio acinzentada quanto tem um ponto muito luminoso com fundo escuro. Já a 80T consegue lidar bem melhor com isso, graças ao local dimming.

Eu consegui pegar a Q80T em promoção semana passada por 4,5 mil. Fica de olho nesses dias pré black friday. Quem sabe a diferença entre as duas caia de novo. Se tiver condições, acho que vale a pena.
 

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
O local dimming faz MUITA diferença na qualidade final. O full array local dimming é mais próximo que se chega a uma OLED. Mas veja que próximo não quer dizer que seja igual.
 
  • Curtir
Reações: Rodrigo Rodfer

Bauer SSJ

Casual
Junho 2, 2008
74
11
Valeu pelas dicas pessoal. Acho que vou na q80t mesmo. Só estou aguardando se aparece alguma promoção boa na Black Friday. Queria gastar no máximo 4000 na tv. Vamos ver se aparece algo.
 
  • Curtir
Reações: LuccasMG

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Belo tópico. Minha sugestão é colocar também a Samsung Q80T e a LG CX, que são as mais desejadas atualmente para games.

Aproveitando o tópico, adquiri a Q80T e vi que o input lag (4K60) com Game Mode Off é cerca de 60ms, enquanto com Game Mode On fica nos 10ms, mas a qualidade de imagem dá uma caída boa, principalmente com HDR e em cenas escuras.

Pessoal que joga em TV 4K costuma usar o Game Mode ou joga no modo Filme/Padrão mesmo? Vale a pena essa redução na qualidade por menos 50ms?

Desculpa, faltou responder a segunda pergunta. Eu jogo sempre no Game Mode. E essa TV vai mudar para esse modo automaticamente (se o console estiver na HDMI 4)
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: LuccasMG

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
O que acham da TV da Samsung Crystal UHD TU8000 65" 4K?

É uma TV de entrada. Ela não tem HDMI 2.1 então o máximo que você vai ter é o 4K e o HDR.
Mas se vai ser a sua primeira TV 4K você já vai ver uma diferença brutal nos jogos.
 
  • Curtir
Reações: FarTwo

João Vitor Fraga

Guerreiro
Setembro 26, 2014
248
218
Galera, a gente consegue fazer uma tabela (Excel mesmo) com as principais funções da nova geração que a TV atende? Não sei se da pra gente fazer nativo aqui, mas daria pra usar uma planilha online. Seria legal, tipo, mostrar se aceita VRR, FreeSync, e tals.
 

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
1,263
926
Belo Horizonte

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
Infelizmente HDMI 2.1 ainda está em um segmento premium, não virou padrão.
Creio que no segundo semestre do ano que vem já deve estar bem melhor.
Estava dizendo ontem para o @ronabs , a chegada dos consoles de nova geração finalmente deu razão de existir para esse padrão. Até então, a pessoa ia fazer o quê com HDMI 2.1? Pra 98,7% dos compradores não mudaria nada.

A partir de agora não apenas passa a se justificar ofertar mais aparelhos nessa tecnologia, como haverá diferenciação de qualidade entre os recursos oferecidos.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)