Visão de Nadella sobre " Netflix dos jogos"

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
Pelo que eu entendi do roadmap, o serviço de streaming que começa esse ano a ser testado em público utiliza "blades" de Xbox One S nos servidores, e ainda não há previsão de criar servidores de nova geração.
Só um pequeno adendo, como foi inclusive relatado pelo Brad do Thurrot: essas lâminas do servidores que estarão no Xcloud deverão no período ocioso trabalhar como parte da Azure então estamos falando aí de memórias ECC, AVX, virtualização de hardware e outras firulas aê que um Jaguar da vida dá reset só de pensar nessa trabalheira toda aê, é processador parrudo pra aguentar essa tranqueira.
Agora chute meu: toda a estrutura já deve estar sendo pensada com os olhos na nova geração, o que me faz pensar que um hardware mais parrudo de um futuro "anaconda" poderá emular o Xbox One nessa lâminas. Se fizer sucesso é GG, bota o "anaconda" pra rodar algum tempo depois dos novos consoles, se tudo der errado é mais uma "farm" comum do Azure e bola pra frente, seria um win-win para todo mundo.
 
Última edição:

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Nintendo mal faz sua rede direito.
pra isso tem parceria, se for pra depender das próprias pernas só as gigantes estarão no streaming.
Não tem por quê ela não querer.
Ganha em um lado e perde no outro, GP no PS mataria o Xbox, sim hardware ta longe de dar lucro, mas aí tem a Gold e a loja da MS e o próprio sistema. Fora que poderia ter outros serviços concorrentes e ela não teria o minimo controle sobre isso. Não vejo a MS botando nenhum serviço em console concorrente.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,245
19,006
Manaus
Pelo que eu tenho entendido da MS, a comparação com o Netflix é em boa parte retórica, para fazer as pessoas assimilarem rapidamente o caminho que querem trilhar com os serviços. Tecnicamente falando, há algumas peculiaridades envolvendo jogos e consoles que não permitem uma aplicação literal do 'conceito Netflix', mas obviamente adaptado para a realidade dos videogames.
Quando ele fala em jogar em qualquer dispositivo, entendo ser em qualquer tipo de dispositivo, fica embutido no contexto.

O que eu vejo é uma reinvenção daquilo que chamamos de conteúdo exclusivo, que é algo que eu costumo bater na tecla, pois envolve também semântica. No futuro, você pode ter Gears of War 6 no Xbox Console, Pc Windows 10 e mobile, mas vinculado à assinatura do Gamepass, que por sua vez é vinculada a uma conta Xbox Live. Não deixa de ser exclusivo de algo, mas dentro de novos parâmetros, atualizados.

A Microsoft já está se preparando para uma futura nova configuração de mercado, que não sabemos exatamente qual é, simplesmente porque ela ainda não chegou, é futuro afinal. Mas as empresas do ramo trabalham também com antecipação de cenários, porque se constrói hoje para colher os resultados amanhã.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Creio que o streaming pode se popularizar e ser mais viável no futuro, mas daí se tornar padrão nesse mercado tem um longo caminho e ainda não existe tecnologia pra isso em determinadas situações como o VR que exige latência mínima para funcionar. Hoje é inviável pensar em um jogo VR via streaming.

Em um primeiro momento ainda vai ser mais comum ver pessoas preferindo comprar o próprio console ou PC pra rodar tudo nativamente e só os mais casuais e que não querem gastar muito, vão se contentar com as limitações do streaming.
 
  • Curtir
Reações: User 1422 e Saci

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
pra isso tem parceria, se for pra depender das próprias pernas só as gigantes estarão no streaming.

Ganha em um lado e perde no outro, GP no PS mataria o Xbox, sim hardware ta longe de dar lucro, mas aí tem a Gold e a loja da MS e o próprio sistema. Fora que poderia ter outros serviços concorrentes e ela não teria o minimo controle sobre isso. Não vejo a MS botando nenhum serviço em console concorrente.

Não é a opção mais óbvia, mas se você tiver no mercado o console mais barato e outro mais poderoso, ainda poderia ter motivos pra algumas pessoas possuírem um console seu. Parece que quem perde mais é a MS, porém como se daria a monetização do serviço? Se eu pago Game Pass, eu pago uma vez só para jogar em todas as plataformas. Como eu daria uma parte da assinatura pra Sony? Não daria. E o que a Sony ganha fornecendo acesso ao Game Pass? "Ah, ela vai vender mais consoles pois o sistema dela vai ser mais atrativo, já que terá a biblioteca mais completa."
Eu tenho visto pela internet comentários interessantes de quem tinha PS4 e pegou um One pra desfrutar, por exemplo, de um Forza 4 e do Game Pass. Desses, muitos alegam que tem usado mais o Xbox recentemente, devido ao constante fluxo de novos jogos no GP. Se tivesse GP no PS, se as pessoas começam a frear o consumo de coisas que a Sony vende porque estão desfrutando de uma assinatura de jogos em que a Sony não leva nada...This is bad business.

Mas eu acho que a MS vai colocar o GP no Playstation? Não. Estava só fazendo um exercício de especulação para avaliar o sentido das coisas, e principalmente para demonstrar porque isso não é bom pra nenhuma das empresas.
Nadella falou em todos os dispositivos? Falou. Mas tem outra coisa que foi dita: que o investimento nos estúdios é para produzir conteúdo exclusivo.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,245
19,006
Manaus
Vejo a Nintendo mais próxima do mobile e até de tornar-se third party do que de ter um serviço de streaming próprio.
https://www.theenemy.com.br/nintend...-mercado-de-consoles-no-futuro-diz-presidente

O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que a companhia japonesa pode, a longo prazo, se afastar do mercado que a tornou uma gigante global: o de fabricação de consoles.

Em uma entrevista ao jornal japonês Nikkei (via NintendoEverything), Furukawa levantou a possibilidade ao ser questionado sobre os dilemas de inovação que a Nintendo já teve em sua história.

"Não estamos fixados em nossos consoles. No momento, oferecemos o Nintendo Switch e seu software, que é desenvolvido de forma ímpar. É nele que nos baseamos em como entregar a 'experiência Nintendo'. Dito isto, a tecnologia muda. Precisamos continuar a pensar de forma flexível sobre como entregar essa mesma experiência com o passar do tempo", disse o executivo.
 
  • Curtir
Reações: User 1422

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,115
3,842
a
Sobre colocar os serviços em consoles concorrentes, acho um tiro no pé, a não ser que a Xbox abandone mesmo os hardwares e fique apenas nessa.
Um exemplo é a Nintendo, se ela abandonar mesmo o serviço de Hardware e migrar pro Streaming(exemplo), e fizer alguns acordos pra ter seus jogos num XCloud ou GamePass(claro que jogos portados pro Xbox) eu assinaria e conheço muito gente que faria isso.
Agora, ela mantendo o Hardware e fazendo isso, com um console similar ao do Xbox por exemplo, não teria o porque a pessoa comprar o console da Nintendo, é só assinar os serviços do Xbox e jogar os jogos de Xbox e da Nintendo e não apenas de um.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)