[WIRED] O que esperar da próxima geração do PlayStation (retrocompatibilidade, SSD, ray tracing e+)

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Em tempos de mídia digital, a Sony falou pra base dela hoje: "galera, relaxem, vocês não vão perder sua biblioteca quando comprarem o PS5".

Esse anúncio de hoje tranquilizou e consequentemente segurou uma parte considerável da base atual do PS4

Exatamente. Por várias vezes comentei aqui que sem retro, PS5 pra mim só lá pelo terceiro ou quarto ano da geração. Com retro a coisa muda bastante, já que posso comprar o PS5 e já ter uma boa base de jogos.
 
  • Curtir
Reações: User 1422

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Parece bom, retrocompatibilidade confirmada no lançamento ajuda os early adopters.
Fiquei curioso pra ver o design do bixão.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Acredito que será como o Xbox One S é compatível com 4K.
Sem dúvida. Mesmo o jeito q foi colocada a informação parece ser isso.

Também acredito que o Anaconda não vá ficar atrás, pois a brincadeira de "console mais poderoso do mundo" corre um sério risco de ser "o console mais caro do mundo" também.

:) #VemE3
A MS irá lançar 2 modelos justamente pra deixar impossivel não ter o mais poderoso da geração. É algo conceitual que pretendem manter, custe o que custar.
Inclusive insiders que já trocam figurinhas parecem já formar consenso em torno disso.


Minha duvida quanto a Sony se resume a que tipo de serviço estão modelando, se essa "retro" será incluso em assinatura ou "nativa" e o quanto estarão dispostos a investir mais no VR, incorporando parte do hard no PS5 ou deixando tudo a parte
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Minha duvida quanto a Sony se resume a que tipo de serviço estão modelando, se essa "retro" será incluso em assinatura ou "nativa" e o quanto estarão dispostos a investir mais no VR, incorporando parte do hard no PS5 ou deixando tudo a parte

Já foi dito que é retro nativamente com o PS4.

Há rumores de que o controle novo já teria uma câmera ou sensor adequado a VR, mas muito além disso acho difícil de ver integrado no console.

Acredito que o PSVR2 não vai usar câmera externa como o atual, mas sensores do tipo inside out que a MS ajudou a popularizar com o Windows Mixed Reality. Um sensor no controle serviria apenas para ajudar no tracking feito pelos óculos.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Esse rumor do GTA6 me lembra o Ninja Gaiden4 exclusivo PS.
Mas enfim, depois que a Sony comprou a Rockstar, tudo é possível.

De qq maneira acho que pagar pra tirar conteudo multi da concorrente seria baixo até pro nível da Sony...
 
  • Curtir
Reações: brenicio
Janeiro 6, 2013
887
647
Rio de Janeiro - NI
Galera lembrando quê na entrevista, ele fala quê o Play 5 vai ser compatível com resolução 8k pra multimídia. Ou seja igual o Xbox One S faz hoje em dia. Outro ponto que os jornalistas estão falando e eu acho errado, é quê o console vai ter retro compatibilidade sendo que o Play4/Play5 são de mesma arquitetura, então não é retro, é o sistema nativo mesmo. Estranho seria se a Sony dissesse que os jogos do Play 4 não rodassem no 5.
 
  • Curtir
Reações: LLIMA83 e Maxximu

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Recomendo assistirem o video do Detonando Geek, ele manda recado pra quem tá chamando de "retrocompatibilidade" quando na verdade é "natividade", já que os consoles (PS4 e "PS5") têm a mesma arquitetura, diferente do PS3.

Se tiver retro com o PS3, ai sím o nome estaria certo.

Vi vários videos sobre o "PS5" e o que mais me incomoda é notícia pela metade.
Falam muito sobre a "inovação do Audio 3D", mas esquecem de citar que o Xbox One já tem isso. Hello Dolby Atmos.

Estou ansioso para ver as quantidades dos componentes do "PS5".
 
  • Curtir
Reações: brenicio e LLIMA83

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,533
75,398
Rio Grande do Sul
Falam muito sobre a "inovação do Audio 3D", mas esquecem de citar que o Xbox One já tem isso. Hello Dolby Atmos.
Não cheguei a ver as matérias que saíram sobre em outros sites, se estão tratando como uma novidade geral ou não - porque, como tu falou, Dolby Atmos tá aí no Xbox há tempos -, mas é importante frisar que, quando o Cerny falou sobre a parte de áudio, ele se referiu especificamente à pouca evolução do sistema de som entre o PS3 e o PS4, dentro da família PlayStation.

“As a gamer, it's been a little bit of a frustration that audio did not change too much between PlayStation 3 and PlayStation 4. With the next console the dream is to show how dramatically different the audio experience can be when we apply significant amounts of hardware horsepower to it.”
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Não cheguei a ver as matérias que saíram sobre em outros sites, se estão tratando como uma novidade geral ou não - porque, como tu falou, Dolby Atmos tá aí no Xbox há tempos -, mas é importante frisar que, quando o Cerny falou sobre a parte de áudio, ele se referiu especificamente à pouca evolução do sistema de som entre o PS3 e o PS4, dentro da família PlayStation.

“As a gamer, it's been a little bit of a frustration that audio did not change too much between PlayStation 3 and PlayStation 4. With the next console the dream is to show how dramatically different the audio experience can be when we apply significant amounts of hardware horsepower to it.”
Sim, basta ver os maiores "influenciadores gamers" do Brasil. Citam a falta de evolução, mas a frase é "Imagina como vai ser o Audio 3D em um game?"
A vontade de responder "Usa Dolby Atmos no Xbox X pra ver!" é grande.
 

LucianoSousa

Guerreiro
Novembro 3, 2015
1,050
1,343
Rio de Janeiro
Lembrem que avaliaram um devkit.
Eles têm mais RAM (o do Xbox X tem 24 Gb), mais armazenamento (aí entra um SSD top fácil).
Li que um SSD top atual custa pelo menos 700 trumps. Mais todo o resto do equipamento, levaria o projeto para um patamar de preço surreal. A Sony tem na sua divisão PlayStation a sua salvação, ela não venderá console com prejuízo.
A Microsoft vai lançar dois consoles da mesma família, um mais simples e mais em conta. O outro vai ser o modelo “o céu é o limite”.
Acho que a futura realidade será Xbox 2 < PS5 < Xbox X2.
E ainda tem o rumor que o Klobrille falou que esta especificação do PS5 não chega ao que o Anaconda promete.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Sony fala sobre o preço do PS5 e promete valor atraente pelo que o console entrega

https://adrenaline.uol.com.br/2019/...te-valor-atraente-pelo-que-o-console-entrega/

Já ouvimos essa conversa no PS3 e todo mundo sabe no que deu.

Eu diria que hoje o ponto ideal pra um console novo seria no máximo 500 USD. 600 já é forçar um pouco. Acima de 600 é impensável para o que se viu na história dessa indústria.

A MS certamente vai ter consoles em mais faixas de preço e até aqui a Sony não deu indicação de que vai seguir essa estratégia. O PS4 Pro ser mantido como console de entrada até pode dar certo nos primeiros dois anos, mas depois disso a defasagem dele ficará bem mais evidente.
 
  • Curtir
Reações: brenicio

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Já ouvimos essa conversa no PS3 e todo mundo sabe no que deu.
Já ouvimos isso também no PS4 e sabemos que a Sony aprendeu.

Meu palpite consciente é 500 dol, no máximo 550.

A gente sempre pensa que componente X ou Y vai encarecer o console, mas a gente esquece que o PS5 tá sendo feito a 4 anos e só vai ser lançado daqui 2.
Tecnologia será aprimorada nesse meio tempo, peças vão cair de preço, Sony vai fechar um valor de produção em massa, eu tenho certeza que PS5 chega num preço acessível (lá fora).
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Rumor é exclusivo temporário, e ainda fala em um mês só.

Nada fora do normal
Exato. Não é pagar pra ter conteudo/acesso antecipado... é pagar pra atrasar lançamento na concorrência. Normal pra Sony. Espero que MS não entre nessa pilha, huehuehue

...pra quem tá chamando de "retrocompatibilidade" quando na verdade é "natividade", já que os consoles (PS4 e "PS5") têm a mesma arquitetura, diferente do PS3.
Mas então é por isso q chamam de retro "nativa"? Emula nativamente o sistema PS4 dentro do PS5. Sem hardware próprio pra isso.

Gera duvida aí. E abre pra interpretação que poderia ser até um serviço



Mas enfim, é o Marquinho Cerny o rei da conta mágica dobradora de poder, a função dele é bomba de fumaça em forma de marketing

Sony fala sobre o preço do PS5 e promete valor atraente pelo que o console entrega

"Valor atraente pro que entrega". Essa frase já indica valor minimo de 500 doletas tranquilo.
A estratégia de 2 modelos base já me parece agora acertada da MS
 
  • Curtir
Reações: brenicio e Maxximu

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Mas então é por isso q chamam de retro "nativa"? Emula nativamente o sistema PS4 dentro do PS5. Sem hardware próprio pra isso.

Gera duvida aí. E abre pra interpretação que poderia ser até um serviço
Tô vendo um barulho na web por conta dos termos retrocompatibilidade e natividade.

Mano que discussão vazia, tudo é retrocompatível e ponto.

A diferença é que um o hardware vem preparado pra receber os discos e os jogos nativamente, ou seja, sem precisar de um software pra emular, outro precisa da emulação.

A retro do Xbox é por emulação, se não me engano quando você coloca o disco do 360 ele busca o jogo na loja e baixa pro console, não roda nativamente

Mas retro é retro independente da forma que ela roda os jogos antigos.


Normal pra Sony. Espero que MS não entre nessa pilha, huehuehue
Sony aderiu isso depois do Tomb Raider exclusivo no One né. Mas aparentemente a MS parou com isso enquanto a Sony continua até hoje.
 
  • Curtir
Reações: LLIMA83

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Não emula nada. Reproduz o disco/jogo exatamente como faz o PS4. Com o mesmo hardware e zero linhas de código a mais.

:blush:
That's it.

PS2, PS3 e Wii eram assim... Esses são os que eu lembro que tinham retro nativa.

Acho essa forma muito melhor.
Lembro que quando a MS anunciou retro com poucos jogos, o maior impecilho era exatamente não ser nativo e ter que liberar os jogos tudo de novo pra rodar no One.

Tenho certeza que o(s) próximo(s) Xbox vem com retro nativa.
É muito mais fácil.
 
  • Curtir
Reações: Maxximu

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Mas retro é retro independente da forma que ela roda os jogos antigos.
Acho que não.

Retrocompatibilidade é a ação de executar as mesmas funções equivalentes de uma arquitetura anterior em uma nova arquitetura. (Daí o termo "retro" = anterior).
Como o Xbox One e o "Xbox Two", PS4 e o "PS5" serão as mesmas arquiteturas e mesmos sistemas, só que mais potentes, portanto não configura retrocompatibilidade.

Mas deixemos o povão falar assim, é mais fácil.

A retro do Xbox é por emulação, se não me engano quando você coloca o disco do 360 ele busca o jogo na loja e baixa pro console, não roda nativamente
Não é assim. Li um artigo faz bastante tempo que diz que uma camada extra é colocada na frente do código original e pronto.

Como uma "prova" disso, é que o console baixa um pequeniníssimo arquivo de 100-200KB e chama o app do 360. O jogo é totalmente executado pelo disco ou arquivo original 360 (baixado da nuvem).

;)
 
  • Curtir
Reações: MASSA

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)