Xbox Live Creators Program vai facilitar a publicação dos jogos no Xbox/PC

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,557
35,620
São Paulo
tpina_160731_1175_0065.0.jpg

No início do mês passado, a Microsoft realizou um evento para os desenvolvedores a respeito da atualização Creators que deverá chegar no próximo mês para os dispositivos com Windows 10 e Xbox One. Na ocasião, a Microsoft disse que iria permitir que jogos UWP dos PCs chegassem ao Xbox One. Bem, temos agora a confirmação detalhada de como isso vai funcionar.

Neste momento está ocorrendo a GDC 2017, um evento para os desenvolvedores de games, e a Microsoft acaba de anunciar o programa Xbox Live Creators. Mas o que isso significa? Chris Charla da Microsoft explica:

Qualquer um pode ir em uma loja, comprar um Xbox One e desenvolver um jogo para ele. Com o programa Xbox Live Creators, qualquer um pode integrar o login Xbox Live em seus jogos UWP e, em seguida, publicar o seu jogo na loja do Xbox One e Windows 10.

Isso significa que seu jogo pode ser capaz de chegar a todos os proprietários da família Xbox. A família de dispositivos, incluindo Project Scorpio neste Natal, bem como centenas de milhões de dispositivos Windows 10 PC, e milhões de pessoas usando o aplicativo Xbox em plataformas móveis.
Mas como isso difere do ID@Xbox? Bem, basicamente um jogo criado através deste programa não terá acesso total ao Xbox Live. Por exemplo, você não pode adicionar conquistas, leaderboards, ou acessar o matchmaking via Xbox Live. Antes disso, Chris Charla novamente respondeu:

Os desenvolvedores que desejam usar a “potência máxima” do Xbox One e Project Scorpio precisam de um SDK baseado em hardware, o que significa que você tem que estar no programa ID@Xbox ou trabalhar diretamente com um editora terceira.
Na prática

Em suma, segundo a Microsoft, a nova de publicação de jogos é “de forma totalmente aberta“. Agora, qualquer um pode publicar jogos no Xbox One, caso ele seja UWP. Sim, os jogos de PCs estão chegando ao console, e o contrário também. Os desenvolvedores criarão apenas um jogo que funcionará no PC e no Xbox One, e muitos possivelmente com o “Xbox Play Anywhere”.

A Microsoft uniu o PC ao Xbox One e eliminou as barreiras burocráticas entre as plataformas. O programa Xbox Live Creators já está disponível para alguns devs em fase beta.

http://www.windowsclub.com.br/xbox-live-creators/

https://developer.microsoft.com/en-us/games/xbox/xboxlive/creator


Microsoft mexendo seus pauzinhos...
 

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
4,745
3,488
brasil
Mas se estou entendendo bem isso só será possível em games mais simples, eu acho

Enviado do meu XT1635-02 usando o app mobile do PXB!
Por hora sim mas a questão é que isso pode atrair desenvolvedores. Embora eu ache que sem conquista desmotiva um pouco o pessoal a testar o jogo, já que uma feature que auxilia na venda de jogos menores é o fato de todo jogo do One ter 1000G.

Enviado do meu SM-G316M usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: Linho e Aelurio

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
1,081
776
BRAZIL
Também achei meio errado essa ideia de ser lançado sem conquistas, isso tira o interesse de parte do público.

PSN: aelurio1980 LIVE: aelurio80 Steam: Aelurio
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Achei interessante, é uma opção pra quem não pode pagar um SDK, só acho que nesse momento ninguém vai ter interesse em desenvolver para UWP. Acho que a Microsoft tem que tornar o UWP mais atrativo antes de qualquer coisa, tanto para os devs quanto para os usuários.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,558
5,536
A maioria dos jogos indies são meia boca, vendem por causa das conquistas. Sem isso, o atrativo vai ser bem menor.
 

Dungeonbitbr

Guerreiro
Junho 10, 2015
766
420
maua
Mas será que apenas eu estou vendo a plataforma se fechar, mais e mais. E a Microsoft tranformar tudo em uwp? Penso daqui uns 3-5 anos quando isso for digerido. Onde estará a steam, nuuvem e seus preços para jogos de pc?
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Mas será que apenas eu estou vendo a plataforma se fechar, mais e mais. E a Microsoft tranformar tudo em uwp? Penso daqui uns 3-5 anos quando isso for digerido. Onde estará a steam, nuuvem e seus preços para jogos de pc?
Pode ficar tranquilo, entre você oferecer o UWP e todo mundo aceitar de braços abertos o UWP existe um abismo muito grande.

Se o serviço não consegui se mostrar competente, apresentar vantagens para seu uso e etc, vai fracassar lindamente, por mais que ela tente continuar empurrando ele goela abaixo... como aconteceu com o Games for Windows Live, por exemplo.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Shivan e Edu Barros

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Mas será que apenas eu estou vendo a plataforma se fechar, mais e mais. E a Microsoft tranformar tudo em uwp? Penso daqui uns 3-5 anos quando isso for digerido. Onde estará a steam, nuuvem e seus preços para jogos de pc?
O mercado se regula automaticamente, se o UWP não for interessante, ele será eliminado pela própria Microsoft. E o Gabe tem rixa com a Microsoft até hj, tanto que ele investe bastante no Linux e na distro Steam OS. Sempre teremos opções.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)