Sua pilha da vergonha é um lanterna para o seu futuro, e um presente para a indústria
Nós chamamos ela de nomes diferentes. A reserva. A pilha da vergonha. Talvez você não tenha um nome para ela, e você simplesmente a olha crescer enquanto se sente culpado sobre seus hábitos de compra.
Muitos de nós já passaram pela estranha sensação de ver nosso tempo ficar mais escasso do que nossa habilidade de comprar novos jogos.
Um infográfico recente embasa esta sensação com dados: 1,4 mil jogadores foram perguntados sobre seus hábitos de consumo, e 40% de suas compras de jogos no último ano ainda não foram jogados. O consumidor médio compra apenas 20% dos jogos em preço cheio. Este hobby é cheio de pessoas que gostam de uma barganha, e nós embarcamos nela mesmo que não tenhamos a quantidade necessária de tempo.
Então, devemos ficar envergonhados? Será que nós precisamos de melhores estratégias para lidar com nosso backlog? Seria hora de controlar nossos gastos e tentar jogar os jogos que já temos? É claro que não. O sistema funciona perfeitamente, obrigado, e é melhor parar de fingir que não.
O poder de uma promoção
Algumas mudanças em tecnologias fizeram com que engordar o backlog fosse mais prático, e essas mudanças também fizeram o backlog menos visível. Pense no espaçoso HDD do seu computador como um segundo freezer que você mantém no porão ou na garagem. Aqueles de vocês que vêm de famílias com muitas crianças ou pais com um gosto por barganhas talvez saibam do que eu estou falando.
Nós não temos que ver caixas de jogos empilhadas em um canto quando falamos de jogos de PC ou Steam sales. Comprar dez jogos que você ainda não jogou é o equivalente em games de comprar bastante carne quando o preço está baixo. O excesso vai para o freezer, e fica lá seguro até quando for necessário. Ou talvez vá ficar lá por anos. Isso faz bastante sentido, quando o armazenamento é uma commodity, de dobrar as coisas que você quer quando os preços estão baixos.
Então, nós compramos jogos quando eles estão pela metade, ou menos. Nós estocamos para um longo inverno que talvez nunca venha, ou o sonhado final de semana onde a única coisa que iremos fazer é jogar. Ou, talvez, um dia de folga no trabalho por causa de alguma doença, uma desculpa abençoada para mergulhar em seu backlog pra escapar sua mente da situação frágil do seu corpo.
Nós sabemos que, em algum momento do futuro, haverá momentos em que teremos mais tempo livre que o normal, e nós compramos quando as promoções são boas e o estoque é grande. Estamos sendo atores racionais, tomando vantagem de mudanças no cenário de jogos. Não há nada errado nisso.
Mas é claro que o futuro é negro, e temos sempre menos oportunidades do que assumíamos ter. Então, talvez nem encostemos nesses jogos por um bom tempo. Se isto está correto, talvez metade dos jogos que compramos não seja jogado no próximo ano. A resposta é simples: pare de se importar quando você irá jogar um jogo.
Lanterna para o futuro, suporte para o presente
Nós respeitamos pessoas com grandes bibliotecas de livros, mas tendemos a ver com descrédito quem tem prateleiras e prateleiras de jogos. Mas pegar The Novelist em promoção não é um ato de alguém viciado, ou um jogador com mais senso de controle. Nós não devemos abanar para pessoas que compram Divekick sem ao menos jogar.
Comprar jogos em promoção é como mandar uma mensagem em uma garrafa para suas possíveis versões do futuro.
Estas compras são, também, um voto de confiança no conteúdo. Quando um jogo pequeno, com marketing limitado, está em promoção, as pessoas perguntam sobre ele. Este jogo vira uma compra impulsiva.
A promoção da Steam de PixelJunk Eden rendeu à Q Games o mesmo montante de dinheiro que o jogo tinha rendido desde o lançamento. Há uma razão para os produtores participarem das promoções: em alguns casos, eles podem garantir um bom retorno financeiro.
Uma vez, eu questionei uma pessoa conhecida por trás de um jogo sobre o que ele achava da teoria de que promoções depreciavam jogos indies, e ele começou a rir bastante que cuspiu sua bebida.
Este é o tipo de desvalorização que a maioria dos desenvolvedores espera. A única coisa pior do que pagar pouco por um jogo em promoção é não pagar nada por ele, e mesmo que você não o jogue o que você compra, você se conforta ao saber que está ajudando a criação do próximo jogo daquela companhia. Steam sales geram receitas, e esta receita é quase sempre considerável.
Lembre-se que as pessoas que comprariam o jogo em preço cheio já o fizeram. Nào sinta-se culpado em comprar jogos em promoção que você talvez vá jogar. O dinheiro que você investe no jogo é muito importante para quem trabalhou nele, além de gerar o boca a boca de indicação para amigos.
Mas vamos deixar pra lá todas as coisas boas que as vendas de games fazem para a indústria, e nos focar em o que ela faz por nós. Muitos leitores vão a lugares com preços baixos de livros para estocar vários conteúdos de leitura, de livros escrachados a literatura intelectual. De fato, lojas de livros usados fazem com que seja simples e barato sair com pilhas de livros para ler, e muitas vezes estes livros vão direto para a prateleira ao invés da cabeceira. Leitores estão muito familiarizados com a pilha da vergonha.
Existe um velho ditado, que diz algo assim: quando o pupilo estiver pronto, o mestre irá aparecer. Eu descobri que isto vale para livros – e também para jogos. Quando eu compro algo que eu sei que não irei ler ou jogar nos próximos dias (ou até no próximo ano), parece que eu estou pegando uma lanterna e iluminando o meu próprio futuro. É fácil imaginar um entardecer, e pode ser que leve anos, quando eu irei redescobrir que comprei um livro, ou neste caso, um jogo, e passarei horas perdido nele.
Talvez você não esteja preparado para jogar Gone Home hoje, mas você nunca pode dizer quando um jogo irá satisfazer um desejo que você talvez não possua. Comprar jogos em promoções nos permitem fazer nossas próprias seleções, ser surpreendido por algo esquecido e ver que, finalmente, estamos preparados para este jogo.
Eu nem lembro quando eu peguei In Cold Blood, de Truman Capote, mas eu finalmente o li no capricho mês passado, e me apaixonei. Isto não acontece necessariamente com a jogos aclamados, ou livros: eu peguei algumas coleções da Mad Magazine em uma viagem, em uma loja de livros usados, e meu filho recentemente me abandonou por elas.
Comprar um jogo em promoção pode parecer mandar uma mensagem na garrafa para você do futuro, mas descobrir e abrir estas garrafas, e fazer com que elas lhe enriqueçam, é sem igual. É um investimento em seu próprio futuro, e ajuda a indústria hoje.
Não há nada de errado com seu backlog, desde que você não entre em dívidas por comprar jogos que não irá jogar. Você não deve sentir vergonha da pilha de jogos que parecem interessantes mas, mesmo assim, continuam encostados. Eles não irão estragar. Eles estarão lá quando você precisar deles. E as pessoas que fizeram estes jogos? Eles estão muito felizes pelo seu dinheiro e pelo seu interesse.
Seu backlog não é uma fonte de vergonha, mas uma questão de honra; é uma livraria selecionada que estará sempre lhe esperando com conforto e um cobertor bem quente esperando em uma noite gelada.