[Análise] Mirror's Edge Catalyst

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
76,161
Rio Grande do Sul
dNAaDb7.jpg
Buenas.

Mirror's Edge Catalyst (2016) é um reboot de Mirror's Edge (2008), desenvolvido pela DICE e publicado pela EA. Como o jogo original vendeu bem-mas-não-tão-bem-quanto-o-esperado, decidiram que era melhor dar um reboot na franquia do que criar um Mirror's Edge 2.
Antes da análise, vamos pra um pouco do contexto de Catalyst.

A cidade é Glass. Ela é controlada por um Conglomerado de 13 famílias, que mandam e desmandam em tudo. O povo (funcionários) trabalha para estas corporações e são conectados ao Grid, um sistema que integra a cidade. Nós assumimos o papel de Faith Connors, uma Corredora, que faz parte do grupo de pessoas que não são conectadas ao Grid e são constantemente caçadas pelas forças de segurança. Vários anos antes dos eventos de Catalyst, aconteceu uma revolta popular conhecida como Protestos de Novembro, que ocasionou a morte dos pais de Faith e o desaparecimento da irmã, Kate. Para sobreviver, Faith passa a fazer trabalhos para Dogen, um chefão do crime, que em troca oferece a ela uma pintura da mãe - a futura tatuagem no braço direito. Tem uma série em quadrinhos, Mirror's Edge: Exordium, com seis volumes que contam o que aconteceu depois dessa revolta e antes de Catalyst. Quem se interessar, pode ler os volumes 1, 2, 3, 4, 5 e 6, em português, só clicar nos números.

No site do jogo, tem um resumo mais detalhado do que falei aqui.
O site, inclusive, é bem completo, apresentando a história dos personagens, dicas de movimentação e conquistas, trilha sonora.

Dito isso, bora ver se o negócio é bom.
Se preferirem, dêem play nesta música pra entrar no clima.

HISTÓRIA
Procura o storytelling da série Uncharted? Não vai encontrar aqui. A profundidade de Witcher 3? Também não. A história é básica e serve mais como pano de fundo pro jogo. Se fosse pra resumir, seria algo tipo "ó, tu tá em dívida com esse cara e, agora que saiu da prisão, vai ter que fazer uns serviços pra ele", e a coisa se desenrola mesclando lembranças do passado da Faith, como ela vai conseguir a tatuagem, lutar contra a opressão do Conglomerado e perseguir Gabriel Kruger, diretor da KrugerSec (K-Sec, empresa de segurança da cidade) e vilão do jogo.

U1qge4g.jpg

Nathan Drake Noah, um dos amigos da Faith.

Existem as missões principais (as que tem cutscenes), missões secundárias (que não tem cutscenes mas tem cenas in-game mesmo), e paralelas, que não possuem. Estas paralelas incluem realizar entregas - basicamente, sair correndo feito louco de ponto A até ponto B em um limite de tempo -, desativar torres de controle da KSEC - e fugir feito louco dos reforços atirando em ti -, e desabilitar grandes hubs, que permitem o desbloqueio do fast travel. Estes hubs contam com elementos de puzzle, onde tu precisa descobrir como alcançar o mecanismo pra desligá-lo.

DfaEdYp.jpg

PuS5XhP.jpg

A dificuldade das missões é variável. As principais tem uma grande variação de tempo, tem missão de 10 minutos e tem missão de 30, mas no geral não chegam a ser difíceis. Já as secundárias, principalmente com limite de tempo, são desafiadoras - várias delas, eu terminei com menos de 1 segundo para acabar, depois de várias tentativas.

Fazendo todas as missões principais, 70% das secundárias e catando somente os colecionáveis que estavam pelo caminho, encerrei o jogo com pouco mais de 15h. Não fui atrás de tantos colecionáveis - maioria só serve para ganhar experiência e desbloquear habilidades/equipamentos) nem corri atrás dos time trials - que é a parte divertida de Mirror's Edge. =D

GRÁFICOS
Vou separar aqui entre gráficos e direção de arte. Graficamente, não chega a impressionar, porque outros jogos já fizeram coisa melhor. As cutscenes são bem legais e destacam bastante as características físicas e feições dos personagens. Durante a jogatina, algumas texturas são meio borradas, os reflexos não são bem trabalhados em todos os ambientes, mas no geral é satisfatório e dá pra entender que meter reflexo em tudo exigiria demais. Como o jogo foi feito pra estar sempre correndo, tu não chega a perceber tanto as falhas técnicas que o jogo possui.

NScrbSo.jpg


McCmBAn.jpg

Notem como a explosão é refletida pela metade. Quando eu me aproximava, ela aumentava. Quando afastava, o chão ficava em uma cor chapada.

BJMb7tD.jpg

Por outro lado, a direção de arte merece elogios. Glass é uma cidade futurista muito bem feita. Apesar de parecer tudo meio que a mesma coisa, quando tu consegue acesso pra setores diferentes da cidade, dá pra perceber nitidamente a diferença na arquitetura e cores: algumas partes têm predominância de tons brancos/claros e terraços com pedras, outras possuem acabamentos em vidro, com tons azuis/roxos. Anúncios, quadros, mobília, arquitetura, a ambientação é realmente fantástica.

djvC7Io.jpg


k8rZnq7.jpg


XLNFKqM.jpg

SOM
Outro ponto de destaque do jogo. O cuidado com o som é muito importante pra manter a imersão. Se tá correndo em pedra, o barulho de pedra tem que ser crível. Se tá em vidro, idem. Se tá em algo meio plástico/sintético, tem que parecer com isso - imagine um jogo de basquete, aquele barulho característico dos jogadores na quadra. Jogo com o som da TV mesmo, mas jogar com um bom headset ou home teather deve ser ainda melhor.

No refúgio onde pegamos missões com o Noah, tem uma jukebox com a trilha do jogo. Apenas ouçam.

JOGABILIDADE
Aqui a coisa brilha - e é ofuscada ao mesmo tempo. Mas vamos falar de coisa boa. Vamos falar de TekPix.

Correr pela cidade, pular obstáculos, saltar de prédios, se jogar com uma corda, tudo está bem fluido, rodando a 60 fps, o que deixa a sensação de velocidade ainda maior. As habilidades da Faith são desbloqueáveis após completarmos as missões, e algumas delas são bem importantes e recomendadas para quem quiser manter o flow por onde a gente passa é show: rolar ao cair, levantar as pernas ao pular obstáculos e escalar canos mais rápido são fundamentais, principalmente para conseguir bons tempos nas corridas, entregas e outras atividades que tenham tempo. E, por falar em cair: quando tu erra um pulo e despenca dos prédios, dá um susto legal.

sBx6yNN.jpg

Falando em tempo, tu vai estar contra ele constantemente ao longo de Catalyst. Algumas missões secundárias têm limite de tempo, missões de entrega são sempre contra o relógio, missões de distração exigem manter o nível de alerta por um certo tempo, além, claro, das corridas criadas por usuários. Elas são o que os time trials eram para o primeiro Mirror's Edge: tu versus o mundo, lutando para melhorar alguns décimos e subir tua posição no ranking. Obviamente, já tem a galera com sangue no olho fazendo tempos absurdos, mas com um pouco de treino, é possível conquistar três estrelas e ir subindo de divisão. Todo mundo pode criar o seu próprio percurso: é só apertar dois botões e sair colocando as marcações do circuito.

Todo jogo tem uma curva de aprendizado, e em poucos ela é tão recompensadora quanto aqui. Com o decorrer do progresso, tu vai pegando o jeito e as manhas, passa a superar obstáculos com facilidade e percebe a evolução e controle que tu tem sob o personagem. Seja fazendo um pulo perfeito, caindo e dando um dash por baixo de um cano, saltando e se agarrando com o gancho, os movimentos estão ali para que tu encontre a maneira mais eficiente de chegar no objetivo.

UIfcugV.jpg

Quando se deparar com este sinal, tem colecionável por perto.
Outra coisa sobre a jogabilidade: visão de corredor. Ela te ajuda direcionando pra onde tu deve ir, como correr, onde pular, etc., mas nem sempre indica o caminho mais rápido. Ou seja, dá pra ir por aqui, mas existem outras formas de chegar até lá. Existem três variações da visão de corredor:
- a visão completa facilita boa parte do desafio do jogo, que é descobrir por onde ir;
- a visão clássica é a do primeiro Mirror's Edge, onde os objetos que podem ser utilizados na corrida são destacados em vermelho mas não tem flechinha nem sombra nem nada mostrando pra onde ir quando vira uma curva;
- a não visão, um modo sem nenhum indicativo, mais roots, que incentiva descobrir onde e como ir.

Agora a parte ruim: combate. Não totalmente ruim, mas poderia ser melhor. Já era meio ruim no ME original, continua capenga aqui. A ideia toda do jogo é a fluidez, correr, pular e o escambau. Em alguns momentos, é possível combinar isso com o combate, e é bem legal dar combos, pular na parede pra pegar impulso pra dar um soco, pular de cima e ver um movimento de finalização. Mas tem vezes que o espaço não permite que tu consiga impulso/velocidade pra realizar esses combos, e aí o combate vira basicamente botão de ataque + desvia + pega impulso e ataca mas não tira tanta vida + desvia + botão de ataque + ........, até acabar com a barra do inimigo. Estes momentos vão na contramão de tudo que o jogo prega.

0xsjCfq.jpg

Apesar de algumas críticas ao combate, os movimentos de finalização são muito maneiros.
Antes de terminar sobre jogabilidade, recomendação que dou é tirar tanto a retícula de mira quanto a visão de corredor total. Tirando a retícula, tu não tem aquele ponto central incomodando e quebrando a imersão, e retirando a visão completa, tu acrescenta um pouco de desafio e puzzle, já que não tem uma sombra te guiando a todo momento.

MULTIPLAYER
O multiplayer de Mirror's Edge consistia em time trials, fases criadas pela DICE que colocavam os jogadores em circuitos em busca do melhor tempo. Em Catalyst, o mundo é aberto, então existem os time trials criados pela DICE, mas os jogadores também podem criar suas próprias corridas para compartilhar e desafiar os amigos.

voNbhWL.jpg

Olha esse @Final
Não é uma feature que vai agradar a todos - mas pra quem curte, é divertido pra caramba. Tem lá a corrida "X", aí tu vai lá e consegue três estrelas. Olha o ranking, percebe que o primeiro fez o trajeto com 15 segundos a menos e começa a se perguntar "por onde esse cara foi pra chegar tão rápido?", iniciando a diversão. Lembra quando falei que a rota indicada nem sempre é a melhor? Vou reescrever então: o caminho indicado nunca é o mais rápido. Vai de ti descobrir por onde ir para subir no ranking - que é separado por divisões (Plástico, Vidro, Prata, Preto e Vermelho), classificadas de 1-5 e que levam em consideração o teu comparativo geral com o restante do povo.

1cxnVnQ.jpg

Sua marca na cidade.
Pará os familiarizados com a franquia, coil jump não funciona mais. O coil jump era uma maneira de correr mais rápido, pulando e encolhendo as pernas, repetidamente. Tinha a ver com pular, atingir a velocidade máxima e cair com ainda mais velocidade. Aqui, cortaram isso, então nada de ver fantasmas pulando feito louco.

BUGS
Encontrei poucos erros ao longo do jogo. Algumas texturas demoram um pouco pra carregar, mas é bem de vez em quando. De erros mesmo, encontrei dois: um que deixava a tela toda preta, somente com o HUD, quando estava em um dos refúgios, e outro das imagens abaixo. Do nada, tudo começou a ficar borrado/pixelizado, tive que fechar o jogo e entrar novamente pra voltar ao normal.

hooxVNh.jpg

tMG60Wm.jpg

CONCLUSÃO
evQ0Pun.jpg
Mirror's Edge Catalyst evolui boa parte dos aspectos bons do primeiro jogo, especialmente a jogabilidade: mais fluida, mais rápida, com 60 fps, a sensação de movimento melhorou exponencialmente. Mas algumas falhas notáveis em relação ao primeiro jogo permanecem, especialmente o combate que, colocado lado a lado com o que melhorou, parece ainda pior quando não acompanha o flow do jogo.
O mundo aberto oferece mais atividades e possibilidades do que uma estrutura fechada em fases, e o mapa é gigante, então tem área pra caramba pra explorar, encontrar segredos e easter eggs e correr contra outros corredores ao redor do mundo.

A história possui bons e maus momentos, mas o final empolga. A última missão é FODA.

+ Ambientação
+ Elementos de puzzle
+ Free running/parkour
- Combate
- História que oscila bons e maus momentos
 
Última edição:

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
76,161
Rio Grande do Sul
Pronto, post atualizado, outras imagens inseridas, errinhos corrigidos.

Não falei sobre motion sicnkness porque eu não tenho com esse jogo, mas algumas pessoas sim.
Mirror's Edge divide opiniões - e, por mais babaca que possa soar, não é um jogo pra todo mundo.
Tem um nicho pequeno que gosta, mas não faz a praia da ampla maioria da galera.

Senti falta de um modo de foto no jogo, renderia imagens fantásticas principalmente das cutscenes, eita jogo do cão pra conseguir tirar um screenshot que preste, tu apertava o botão e tinha um delay aí já pulava pra outro momento da cena que não o bacanudo.

Pra quem sabe o que esperar do jogo, vale o preço.
Pra quem tem EA Access e não tem certeza, experimenta.
Pra quem não tem EA Access e não tem certeza, mas é Gold, experimenta também, porque o EA Access vai estar liberado de 12-22 de junho para todos os assinantes.

Agora é fazer as outras atividades/missões secundárias que ficaram pelo caminho e partir para os time trials. :cool:
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: User 1422 e dlm1982

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
1,492
772
acho que eh importante destacar que esse problema das texturas com baixa resolucao e demorando pra carregar so acontece nos consoles, onde esse eh um problema comum de varios jogos de console. Ja no PC como sempre, as texturas sempre sao carregadas instantaneamente e com resolucao maxima, os reflexos sao completos e de alta resolucao ao inves de so refletir metade das coisas e ainda borrado, e por ai vai

entao antes de alguem culpar o jogo, esses problemas graficos nao sao do jogo e sim da plataforma. Muita gente fica revoltado e nao aceita a verdade, mas que a verdade seja dita: a versao de xone teve downgrade de grafico + downgrade de resolucao (900p), ja a versao de PS4 teve so downgrade grafico menor e manteve os 1080p, e na versao de PC o ceu eh o limite, com grafico full chegando nos 4k/60fps

pra quem quiser comparar melhor:
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
76,161
Rio Grande do Sul
@Coruja
Pois é, como joguei no One e por ser mundo aberto, não chega a ser feio, e a gente tem que ter a consciência pra dar o desconto necessário.
Não é ruim, mas nem se compara aos vídeos que vi da versão PC.
Lá, o bagulho tá lindaço.
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
1,492
772
apesar de nao ter jogado eu achei o jogo bem bonito. Mas ser bonito nao significa tudo, tbm precisa levar em conta a jogabilidade e nisso o mirror's edge eh fraco

nao sei nesse jogo novo, mas no mirror's edge antigo nao ttinha arma, nao tinha puzzle no cenario, nao precisava ser bom de mira, nem nada do tipo. O jogo inteiro se baseia em ficar horas correndo e pulando, onde o caminho pra ser seguido eh sempre obvio e a unica interatividade da personagem eh pular, abrir porta e dar soco/chute. Como esse jogo novo eh um reboot do primeiro, nao deve ter ficado muito diferente disso

entao nao compensa pagar preço de jogo AAA por um jogo que se disfarça de AAA mas nao eh tudo isso (ainda mais por esse preço absurdo de R$230). Daqui uns 2 ou 3 anos talvez eu jogue quando aparecer uma promocao por R$10 ou sair gratis no GwG, igual acontece no mirror's edge antigo que direto aparece em promocao por R$4 no origin :D

EDIT: alias acabei adivinhando sem querer, eu tinha falado que o mirror's edge sempre aparece em promocao, e acabei de abrir o site do origin e o mirror's edge (2009) ta la de R$9,90 por R$4,95. Tbm tem varios outros jogos bons, tipo BF4 e Hardline de R$40 por R$10, Need for Speed de R$130 por R$65, Star Wars Battlefront de R$60 por R$40, Unravel de R$40 por R$23, etc
https://www.origin.com/pt-br/store/deals/sale/infinite-gaming
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
76,161
Rio Grande do Sul
nao sei nesse jogo novo, mas no mirror's edge antigo nao ttinha arma, nao tinha puzzle no cenario, nao precisava ser bom de mira, nem nada do tipo. O jogo inteiro se baseia em ficar horas correndo e pulando, onde o caminho pra ser seguido eh sempre obvio e a unica interatividade da personagem eh pular, abrir porta e dar soco/chute. Como esse jogo novo eh um reboot do primeiro, nao deve ter ficado muito diferente disso
O primeiro Mirror's Edge tinha armas, dava pra pegar do chão após derrubar os inimigos.
Inclusive tinha conquista de terminar a campanha sem atirar em ninguém.
No Catalyst, não tem arma, todo o combate é focado em ataques corpo a corpo ou combos utilizando saltos, parede, pulo, deslizamento, etc.

Uma crítica ao primeiro jogo era justamente ser linear, o que não é mais o caso.
Ainda existe lá o destaque dos itens em vermelho e até uma sombra mostrando pra onde ir, mas cada um pode desabilitar se preferir.
E, por ser mundo aberto, existem diferentes formas de chegar ao objetivo.
Como falei, nunca o traçado do jogo é o melhor/mais rápido.

Pra dar um exemplo, teve um time trial (Consumer Mayhem) que seguindo o traçado, meu tempo era de 00:51:47. Ontem à noite, fiquei procurando outro jeito e consegui baixar o tempo pra 00:38:26. E, mesmo assim, não consegui três estrelas, ou seja, tem margem pra melhorar ou pra encontrar até outro caminho ainda melhor.

O preço depende do que tu espera do jogo.
Era um dos que eu mais aguardava na geração, junto com os novos Deus Ex e Mass Effect que estão pra sair.
E eu me divirto com Mirror's Edge, é tipo a série Trials, que tem que ir treinando e pegando o jeito pra passar cada obstáculo e ganhar 00:00:30 no tempo final.
Mas pra quem não gosta, com certeza não vale a pena o preço cheio.

Talvez até o final do ano apareça uma promoção de respeito, ou até mesmo incluam no EA Access.
Bobeando, Catalyst é o jogo com o público-alvo mais reduzido no atual portfólio da EA, não tem tanto apelo de vendas.
 
Última edição:

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,081
2,591
Demorei pra finalizar o game original porque não me prendia. Tinha momentos que eu nem lembrava o por quê de estar indo a tal lugar.

Pelo que li não conseguiram fazer o game brilhar nesse reboot. Uma cidade grande e mal aproveitada. Pensei que finalmente dariam um fico melhor na historia e ate reescreveriam partes dela pra tornar as coisas mais interessantes, mas não. Parece que não foi esse o foco.

Mirro's Edge tem uma boa proposta, mas mal executada. De novo. Por esse motivo gosto de ler analises de usuários.

Esperarei pra jogar essa versão quando liberarem no vault.

Enviado do meu Zenfone 2
 

paulobpf

Guerreiro
Agosto 9, 2016
1,684
1,449
Manaus/AM - Brasil
Eu joguei o primeiro ME por horas e horas, só vou esperar uma promo pra pegar esse, joguei algumas horas no EA Access e curti pra caramba.

Ótima análise.
tb joguei muito no X360. Foi numa época que meu X360 estava apresentando as 3 lights ring of death, eu fiz uma gambiarra e praticamente jogava como doido os games para aproveitar o máximo possível, incrivelmente e apesar desse problema, me lembro com carinho desses momentos de sufoco. Falando nisso, joguei essa pérola de jogo, juntamente com Dead Space. Só n pego para X1 ou PS4 pq tenho quase certeza que em algum momento o game sairá para o EA Access e como o game é Single, dá para esperar um pouco. Mas imagino que seja tão bom qnto o original mesmo.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)