Jogando Papo nº 42 - Distribuição Digital de Games

  • Thread starter Darth Randy BR
  • Data de Início
  • Respostas 19
  • Visitas 2K
D

Darth Randy BR

Visitante







Nesta edição, os jogadores Fábio Porto, Darth Randy BR, Alisson, Caddelin, Programad e Xandao13BR discutem a distribuição digital de jogos, começando com o histórico de como eram distribuídos os jogos desde a década de 1970 até os dias de hoje, e qual a tendência para o futuro. Também falam sobre as vantagens e desvantagens da distribuição digital em comparação com a mídia física para jogos.


A opinião de vocês é muito importante para que façamos um podcast cada vez melhor. Por isso, pedimos que comentem aqui mesmo neste tópico, em nosso site http://www.jogandopapo.com.br, ou, se preferirem, pelo Twitter, facebook,ou através do nosso email: [email protected].


Assine também o nosso Feed.


Ou assine diretamente na Itunes Store. Quem é assinante na Itunes Store, por favor, avalie o podcast por lá, dando estrelas de 1 a 5.


Além do @jogandopapo, acompanhem o Twitter dos participantes desta edição:

 
Editado por um moderador:
  • Curtir
Reações: Thyago Rezier

Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
1,721
1,360
Baixei na sexta-feira e ouvi até a metade, amanhã eu termino e dou meus pitacos sobre o podcast.

Agora fica uma dica para o pessoal que usa Android, quando sair do iOS sentir muita falta do iTunes para gerenciar os podcats, testei inúmeros apps até que resolvi comprar o Pocket Casts, foi menos de 9 reais e finalmente achei algo tão bom ou melhor que o iTunes, então quem não sabe o que usar para podcasts pode comprar sem medo.
 

Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
1,721
1,360
Bom, voltando agora para comentar o podcast...

Primeiramente devo dizer que sou totalmente adepto a distribuição digital, primeiro que sou meio impaciente para esperar os correios fazer a entrega e segundo que tenho preguiça de ficar trocando a mídia cada vez que vou jogar algo diferente (ok, podem me condenar).

Acho que a solução perfeita seria tu comprar uma mídia física pela internet e na confirmação do pagamento receber um código para download, seria o melhor dos 2 mundos, já que na hora poderia baixar o jogo e quem não quisesse fazer isso, era somente esperar a mídia ser entregue.

Por outro lado, a distribuição digital ainda tem muito que melhorar e aprender com a Blizzard. Vou usar como exemplo um dos jogos da empresa, o World of Warcraft.

O jogo tem aproximadamente uns 20Gb de download, mas com 10% tu já pode jogar 100% do jogo. Para quem não conhece, o "WoW" é um MMO que tem um mapa imenso, quando se faz o download parcial e entra no jogo pela primeira vez, o seu primeiro loading vai ser um pouco mais demorado, isso porque ele vai fazer rapidamente o download dos elementos daquela região onde o seu personagem se encontra no momento.

Conforme você vai jogando, o download é feito com uma prioridade na sua "partida", se a sua conexão for razoavelmente boa, nem se percebe que ele está baixando os elementos "ao vivo" enquanto se joga, mas dá para perceber as texturas sendo carregadas/melhoradas se for bem atento. E isso se aplica a outros jogos da empresa como o Diablo e Starcraft.

A mesma ideia poderia ser aplicada em qualquer tipo de jogo, fazendo um download mais "inteligente" do conteúdo parcial, mesmo que isso afete um pouco a jogabilidade como texturas sendo carregadas ao entrar num novo cenário ou loading mais demorados, mas que pelo melhor deixe a opção para os mais afoitos jogarem sem parar.

Enfim, parabéns para toda a galera, mais uma vez um excelente podcast.
 

Alina

Casual
Outubro 11, 2007
454
212
SP
Como não faço questão de ter essas caixas ocas que as empresas de jogos andam distribuindo, decidi que nesta geração comprarei 100% digital.
Tenho 10Mb de conexão, que até o momento atendeu a minha necessidade. Baixei o Ryse em aproximadamente 10 horas. Por melhor que um serviço de entrega possa ser, jamais alcançará esse tempo, ainda mais que moro no interior rs
Outra vantagem do jogo digital é o compartilhamento. Como aqui em casa temos 2 One, estamos economizando muito comprando apenas uma cópia do jogo. E discordo do Burga em dizer que isto é gambiarra, pois é um recurso legal incluso no sistema, basta acessar o site oficial do xbox e conferir, enfim.
E claro que, assim como o Thyago, adoro poder trocar de jogo sem nem precisar levantar do sofá.
 
  • Curtir
Reações: Thyago Rezier

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Como não faço questão de ter essas caixas ocas que as empresas de jogos andam distribuindo, decidi que nesta geração comprarei 100% digital.
Tenho 10Mb de conexão, que até o momento atendeu a minha necessidade. Baixei o Ryse em aproximadamente 10 horas. Por melhor que um serviço de entrega possa ser, jamais alcançará esse tempo, ainda mais que moro no interior rs
Outra vantagem do jogo digital é o compartilhamento. Como aqui em casa temos 2 One, estamos economizando muito comprando apenas uma cópia do jogo. E discordo do Burga em dizer que isto é gambiarra, pois é um recurso legal incluso no sistema, basta acessar o site oficial do xbox e conferir, enfim.
E claro que, assim como o Thyago, adoro poder trocar de jogo sem nem precisar levantar do sofá.

Dentro de casa, sem problemas. Como o pessoal efetivamente utiliza essa possibilidade do sistema, aí sim é uma gambiarra.,
Imagina eu, comprar um jogo para a namorada, e depois ela não poder jogar na Gamertag dela pois a minha gamertag está registrada como principal em outro console... Além disso, repassar a sua senha para outra pessoa... Isso tem cara e cheiro de gambiarra.
Por enquanto, fico na torcida para a Microsoft habilitar um Family Sharing de verdade. Topo até o modelo do Steam.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Blackbelt6006

Jogador
Abril 2, 2008
941
434
São José do Rio Preto
Olá pessoal, parabéns pelo excelente trabalho no Podcast! Venho acompanhando vocês desde o Jogando papo 38 e sempre fico aguardando qual será a nova discussão dentro do mundo dos games que tanto gostamos! Sobre a distribuição digital, também sou um forte adepto apesar de ter comprado as edições limitadas físicas do Halo na geração passada (as quais, diga-se de passagem, já acabei vendendo e tenho hoje ainda as versões Games On Demand!).
Todos os meus jogos do Xbox One são em versão digital, e aqui em casa passo pela mesma situação da Alina, tenho 2 Xbox One (o meu e o do meu enteado), portanto deixo um dos consoles como o principal e comprando o jogo apenas 1 vez podemos jogar nos 2 consoles. Isto para mim já representa um ponto forte do modelo de distribuição digital da Microsoft para que eu deixe de comprar mídias físicas, mas sei que não vale para todos.
Além disso, tenho a conveniência de não ter que ficar levantando toda hora para trocar o disco da bandeja (eita preguiça!!), parece besta mas muitas vezes jogo um pouquinho de cada dos jogos que eu tenho e é uma baita comodidade!
Tenho internet de 20 Megas portanto fazer o download dos jogos no lançamento não é nenhum parto, e com certeza mesmo que demorasse alguns dias já seria muito mais rápido do que esperar chegar dos Correios/transportadora ou em alguma loja da minha cidade (moro no interior de São Paulo). O preload na minha opinião seria muito bem vindo (assim como ocorre nos PCs), e não acho que seja um atestado de incompetência das produtoras. É até uma maneira de diluir a demanda de tráfego para que a rede não sobrecarregue à meia-noite de um grande lançamento, e permite que todos joguem o jogo no momento em que lançar. Se a sua internet não é tão rápida é só começar o preload antes, assim no momento do lançamento você também poderá jogar com todos os demais colegas, parece justo para mim..
Quanto à demanda de espaço de armazenamento, concordo que o crescente tamanho dos jogos é um fruto de nossa própria exigência enquanto jogadores de ter jogos com cada vez melhores gráficos e resolução. Para jogadores mais hardcore vale muito a pena pensar em armazenamento externo, e o lado bom do Xbox One é que a Microsoft deixou liberado para colocar HDDs de qualquer tamanho (não sei se há limite máximo). Eu mesmo comprei um HDD de 2TB que fica dedicado ao console (já havia lotado o HD interno de 500 GB).

A distribuição digital a meu ver só tem 2 desvantagens:

1) Impossibilidade de vender seu jogo usado, uma vez que você não está adquirindo o jogo mas apenas uma licença de uso. Já vendi e comprei muitos usados do Xbox 360 aqui no PXB quando era Portal Xbox e era bem mais difícil conseguir jogos a preços mais acessíveis, mas hoje não compro mais jogos pensando em revenda, e sim para colecionar. Gosto de ter hoje toda a minha biblioteca digital de jogos, e costumo comprar na Live americana que o Xbox One permite, portanto o jogo sai o preço praticado nos EUA com a conversão do dólar. Portando para mim esta desvantagem não tem grande peso.

2) Necessidade de conexão com a internet. Para mim e acredito que para a maioria dos usuários deste fórum isto não faz diferença, mas creio que para muita gente que mora em locais sem acesso a internet de qualidade razoável o mesmo em locais com nenhuma internet, fica inviável a distribuição digital. Entendo quando vocês falaram que um meio-termo seria você ir na loja comprar a caixinha do jogo e dentro dela vir um código para download, mas acho que isso não funciona. Primeiro porque quem não tem internet ficaria impossibilitado de jogar, o que não ocorre com mídias físicas; e segundo porque penso que quem coleciona jogos físicos o faz porque gosta dos encartes e manuais trabalhados e do disco em si. Imagine só falar para um adepto do vinil que a partir de agora ele iria comprar embalagens de discos da sua banda favorita e dentro dela viesse um código para baixar a música no Xbox Music ou no iTunes! O cara ia ter um enfarto!! rsrs

Para fechar, apesar de os jogos em mídia física hoje não virem mais com manual impresso (somente um encarte bem vagabundo), a maioria tem manual eletrônico que pode ser acessado do próprio menu do jogo. Sendo assim o manual não é inexistente, apenas foi substituído o meio.

É isso, desculpem a mensagem longa mas gostaria de deixar minhas impressões pela primeira vez!
Abraços a todos e estou aí para quem quiser jogar!
 

Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
1,721
1,360
Curti muito a retrospectiva histórica.
[véio detected]
Também curti isso @Saci , já rodei muito jogo em fita k7 no meu falecido TK90x. A metade da minha infância foi estudando Basic no manual que vinha no TK, passava dias programando para depois aquela fita perder todos os meus dados :(
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Olá pessoal, parabéns pelo excelente trabalho no Podcast! Venho acompanhando vocês desde o Jogando papo 38 e sempre fico aguardando qual será a nova discussão dentro do mundo dos games que tanto gostamos! Sobre a distribuição digital, também sou um forte adepto apesar de ter comprado as edições limitadas físicas do Halo na geração passada (as quais, diga-se de passagem, já acabei vendendo e tenho hoje ainda as versões Games On Demand!).
Todos os meus jogos do Xbox One são em versão digital, e aqui em casa passo pela mesma situação da Alina, tenho 2 Xbox One (o meu e o do meu enteado), portanto deixo um dos consoles como o principal e comprando o jogo apenas 1 vez podemos jogar nos 2 consoles. Isto para mim já representa um ponto forte do modelo de distribuição digital da Microsoft para que eu deixe de comprar mídias físicas, mas sei que não vale para todos.
Além disso, tenho a conveniência de não ter que ficar levantando toda hora para trocar o disco da bandeja (eita preguiça!!), parece besta mas muitas vezes jogo um pouquinho de cada dos jogos que eu tenho e é uma baita comodidade!
Tenho internet de 20 Megas portanto fazer o download dos jogos no lançamento não é nenhum parto, e com certeza mesmo que demorasse alguns dias já seria muito mais rápido do que esperar chegar dos Correios/transportadora ou em alguma loja da minha cidade (moro no interior de São Paulo). O preload na minha opinião seria muito bem vindo (assim como ocorre nos PCs), e não acho que seja um atestado de incompetência das produtoras. É até uma maneira de diluir a demanda de tráfego para que a rede não sobrecarregue à meia-noite de um grande lançamento, e permite que todos joguem o jogo no momento em que lançar. Se a sua internet não é tão rápida é só começar o preload antes, assim no momento do lançamento você também poderá jogar com todos os demais colegas, parece justo para mim..
Quanto à demanda de espaço de armazenamento, concordo que o crescente tamanho dos jogos é um fruto de nossa própria exigência enquanto jogadores de ter jogos com cada vez melhores gráficos e resolução. Para jogadores mais hardcore vale muito a pena pensar em armazenamento externo, e o lado bom do Xbox One é que a Microsoft deixou liberado para colocar HDDs de qualquer tamanho (não sei se há limite máximo). Eu mesmo comprei um HDD de 2TB que fica dedicado ao console (já havia lotado o HD interno de 500 GB).

A distribuição digital a meu ver só tem 2 desvantagens:

1) Impossibilidade de vender seu jogo usado, uma vez que você não está adquirindo o jogo mas apenas uma licença de uso. Já vendi e comprei muitos usados do Xbox 360 aqui no PXB quando era Portal Xbox e era bem mais difícil conseguir jogos a preços mais acessíveis, mas hoje não compro mais jogos pensando em revenda, e sim para colecionar. Gosto de ter hoje toda a minha biblioteca digital de jogos, e costumo comprar na Live americana que o Xbox One permite, portanto o jogo sai o preço praticado nos EUA com a conversão do dólar. Portando para mim esta desvantagem não tem grande peso.

2) Necessidade de conexão com a internet. Para mim e acredito que para a maioria dos usuários deste fórum isto não faz diferença, mas creio que para muita gente que mora em locais sem acesso a internet de qualidade razoável o mesmo em locais com nenhuma internet, fica inviável a distribuição digital. Entendo quando vocês falaram que um meio-termo seria você ir na loja comprar a caixinha do jogo e dentro dela vir um código para download, mas acho que isso não funciona. Primeiro porque quem não tem internet ficaria impossibilitado de jogar, o que não ocorre com mídias físicas; e segundo porque penso que quem coleciona jogos físicos o faz porque gosta dos encartes e manuais trabalhados e do disco em si. Imagine só falar para um adepto do vinil que a partir de agora ele iria comprar embalagens de discos da sua banda favorita e dentro dela viesse um código para baixar a música no Xbox Music ou no iTunes! O cara ia ter um enfarto!! rsrs

Para fechar, apesar de os jogos em mídia física hoje não virem mais com manual impresso (somente um encarte bem vagabundo), a maioria tem manual eletrônico que pode ser acessado do próprio menu do jogo. Sendo assim o manual não é inexistente, apenas foi substituído o meio.

É isso, desculpem a mensagem longa mas gostaria de deixar minhas impressões pela primeira vez!
Abraços a todos e estou aí para quem quiser jogar!

Penso que a perda da possibilidade de revenda é uma das maiores desvantagens mesmo. Se não a maior. O fato de ser possível revender os jogos físicos tornava o hobby de videogames (um pouco) mais econômico. As outras perdas são mais estéticas e para colecionadores mesmo. Eu quero acreditar que no futuro próximo haverá alguma possibilidade de revenda da licença, mesmo que seja restrito ao mercado online mesmo. Ou, pelo menos, algum benefício adicional aos compradores, como descontos nas sequencias ou outros lançamentos da produtora do jogo comprado.

A conexão com a internet ainda é um problema, é claro, não podemos ignorar isso. A internet no Brasil é péssima ainda, e mesmo em cidades grandes há regiões que não são atendidas. Imagine em cidadres menores no interior, ou até em países inteiros menos desenvolvidos. O problema é que quantitativamente esse público nunca foi muito relevante para as empresas, e não sei até que ponto (infelizmente) eles vão sentir o impacto de perder esse mercado, temporariamente.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Junte-se a nós neste ode à velhice!

Ode à velhice?
giphy.gif
 
  • Curtir
Reações: Burga

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Eu não sou um cara desleixado com minhas mídias físicas, mas como citado, tem os acidentes com crianças, e tive caso de drive "mastigador" também, troquei um 360 na garantia que estava arranhando alguns discos.
Hoje mesmo eu gostaria de ter a versão digital do Halo 4, pois é um jogo que tenho problemas pra fazer o disco funcionar. E é só no meu console que dá problema. Mas o material que eu tenho da edição limitada que comprei acho muito bacana, por outro lado.

Essa sugestão de vender um "kit físico" com um código de download eu achei bem interessante. Possivelmente compraria em alguns casos.

Até por uma matéria que o @Matusko mostrou esses tempos sobre a demanda de mídias físicas pra jogos, acredito na coexistência "pacífica" dos modelos físicos e digitais por bons anos ainda, mais de 6 seguramente.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Achei ótima a colocação do @Darth Randy BR sobre a questão licença/produto de acordo com a conveniência. E eu não sabia que já havia casos (fora daqui) de trocarem a mídia mediante uma taxa, isso é bem interessante, mesmo que fosse por 2 ou 3 anos apenas após o lançamento. Não consigo ver isso acontecendo aqui, onde há a cultura do videogame=brinquedo. Teria que levar o produto mais à sério.

Comprei Age of Empires III no lançamento, eram 3 CD's. Pois o primeiro CD fazia o drive do meu PC assobiar como uma turbina de avião, cagou o disco todo. Que frustração! Consegui instalar na base da tentativa e erro (mais de 80 tentativas). Não foi um caso onde ficasse clara a culpa de quem fez o disco, mas se tivesse como providenciar apenas uma mídia do disco 1, seria ótimo na época. Acabei comprando um drive novo e nunca mais tive esse problema no PC.
 

screamfa

Jogador
Abril 11, 2007
519
221
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Excelente podcast, ¨Curti muito a retrospectiva histórica¨ uma verdadeira viagem no tempo, tenho 28 anos e passei por vários problemas de jogar no pc, nunca tive a coragem de baixar nenhum jogo na conexão discada, tá louco, mais era horrível rodar um game naqueles pcs do show do milhão aff. No momento tenho somente o PS4 e aderir 100% aos jogos digitais, com a internet de 35 MB não é uma eternidade pro jogo chegar, quando lançou o GTA V, comprei a versão digital, baixei 18GB em 1 hora e 10 minutos, nunca foi tão rápido. Nunca gostei de revender meus jogos, pois sempre bate aquela saudade de joga-lo novamente, trocar de jogo sem se levantar nunca foi tão rápido, estou gostando dos jogos digitais, tentei aderir ao formato de jogos compartilhados, mais quando descobri que nenhuma outra tag do meu console poderia rodar o game a ser eu, que o jogo só rodaria com o console on-line, desisti na hora desse compartilhamento de jogos. O que mais sinto falta, é de olhar pra prateleira e ver os jogos empilhados.

Como citei acima, comprei a versão digital do PS3 do GTA V e também a versão em disco do Xbox 360, pura pressa pra jogar hehe, a versão em disco do jogo arranhou, pois lembram que a Rockstar pediu pra não instalar o jogo pois estava com problema de desempenho hehe, tive que arrumar o jogo emprestado pra conseguir rodar ele no Xbox 360, com a versão digital, não sofro mais desses problemas, é o futuro dos games.

Estou muito ansioso pra testar o pre-load do PS4, esse lance de poder baixar o jogo todo e rodar ele no dia do lançamento é demais, o primeiro jogo que irei testar essa função será o Plants vs Zombies Garden Warfare, que vai lançar dia 19.08.14 e terá o Pre-load liberado dia 14.08.14.

Um forte abraços à todos participantes do podcast, foi fod# demais.
 
Fevereiro 19, 2014
8
0
Primeiramente obrigado ! Já fazia algum tempo que eu queria ouvir um podcast de games, em que os participantes não fossem somente sonysta, não tenho nada contra quem é, mas não precisa ficar sempre falando mal do meu amado Xone. Então valeu por vcs serem imparciais em relação a isso.

Gostei muito do cast, só acho que nossa realidade de internet brasileira ainda não permite que possamos depender de mídia digital 100%, e outra coisa, particularmente eu ainda prefiro comprar mídia física, só para ter as capinhas, e ficaria muito triste se isso acabasse. abraço a todos !
 

FreeNefus

Cedo demais O'Conner...
Fevereiro 25, 2014
1,603
915
Area 51
Gostei muito do podcast, todos estão de parabéns. Já participei de alguns podcasts que não eram de games e afins.
Gostaria muito de participar de um podcast com vocês, não sei do que precisa mas, se um dia abrir possibilidade ficaria muito feliz :)
 

ElCidBr68

Jogador
Abril 4, 2011
1,638
20
Sobre a pergunta do amigo de games que se passem em Nova York. Em Nova York não lembro de nenhum, mas me lembrei do Driver, um excelente jogo que se passa em São Francisco principalmente, e que promove uma excelente experiencia. Desde do Driver 2, o Paralel Lines, o Driv3r e o San Francisco, todos excelentes.
 

Erto

Guerreiro
Julho 21, 2014
195
64
Vila Velha - ES
Também curti isso @Saci , já rodei muito jogo em fita k7 no meu falecido TK90x. A metade da minha infância foi estudando Basic no manual que vinha no TK, passava dias programando para depois aquela fita perder todos os meus dados :(
Eu tinha o TK85.
Vixi, como você desenterra essas lembranças?
... não sou velho não... rsrsrsrsr
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Thyago Rezier

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)