Na verdade todas as versões do jogo estão usando checkerboard, atingindo o "4k" travado no modo resolução em ambas as plataformas, e "resolução" maior no modo FPS no PS5 (1944p do PS5 vs 1800p do
Xbox). 4K real realmente não ta presente em versão nenhuma.
O que parece é que o checkerboard do PS5 é mais agressivo e mais prejudicado por efeitos visuais (chromatic aberration e etc), não sei se isso pode ser corrigido ou se vão sequer dar atenção já que não é visível durante um gameplay normal, só em vídeos de comparação com zoom. Provavelmente a resolução INTERNA (antes do checkerboard) do
Series X mantém uma média maior.
Frame rate do PS5 é maior em todos os modos sem exceção, e acredito que isso se deve ao fato citado acima da resolução interna menor do console (e aí fica subjetivo se isso é uma coisa positiva ou negativa, depende do que você prefere ou se você tem VRR ou não).
Sobre o Ray Tracing, as diferenças entre consoles ficaram na demo, no jogo final ta funcionando exatamente igual. Aparentemente é a única coisa que mudou. Todos os vídeos que eu vi recomendam desativar, inclusive. Faz uma diferença mínima em troca de muitos frames, com UMA área bonita (lago).
"These problems knocked off the lustre of what was otherwise a compelling demo, but as of launch day, only one of these issues has been corrected: RT on PS5. This now behaves like the Xbox version, but all of the other major issues we noted remain. That means choosing between a softer-looking game on PS5 with aliasing and shimmering or a frustratingly worse-controlling game on Xbox Series X/S... plus frame-rate inconsistency and visual bugs on all current-gen versions to a certain extent."
Fontes: