[TVs 2017] Melhores modelos com telas 4k e HDR

zeca22

Jogador
Novembro 27, 2016
6
3
RIO DE JANEIRO
Você não me entendeu errado não e o problema não é ser LED ou OLED. Resoluções de 480 e 720p ficam melhores numa tela HD do que numa 4k. Mas entenda, estou falando aqui de claridade de imagem. Essas resoluções quando mostradas numa tela 4k perdem um pouco de definição e ganham uma aparência levemente borrada. Ênfase no "leve". A imagem não fica borrada, e se não tiver uma tela HD ao lado você nunca iria notar essa perda de claridade e limpeza de imagem. Boas TVs 4k fazem um trabalho espetacular de upscale, melhor inclusive do que os videogames atuais, mas como algumas dessas resoluções estão sendo aumentadas 19 vezes para caber na tela, alguma perda de qualidade, ainda que pequena, é inevitável. Já com imagens full hd (1080p e 1080i) a diferença entre uma tela 4k e uma HD é literalmente desprezível.

Assistir TV digital em HD em qualquer uma dessas TVs acima produz uma imagem limpa e bem definida. Net, Claro, ou mesmo Globo HD vindo pelo conversor ou antena externa são retratados de maneira fiel e com qualidade. Já a globo "pé de boi" basicona analógica não vai ter uma boa aparência, mas ela não tem uma boa aparência em qualquer TV, mesmo nas telas HD a imagem desse canal já é meio borrada, nas 4k esse borrado aumenta um pouco.

Quanto a KS no escuro, nenhuma comparação com OLED no breu total trás um resultado benéfico para uma LED, não importa marca, preço, modelo, nada. No absoluto melhor dos casos, e em TVs caríssimas, se consegue algo como 512 áreas de iluminação individual. As OLEDs tem mais de 8 milhões dessas áreas. Então a diferença é vasta demais. Falando especificamente sobre a KS, ela não é a melhor LED que eu já tive para ambientes escuros. Ela não é ruim, mas não é a melhor também. A coroa vai para a Sony W9A que conseguia segurar bem mais os tons pretos, reproduzindo menos blooming. TVs topo de linha da Sony e Panasonic, em geral, se saem melhor que TVs topo de linha da Samsung e LG nesta área. Mas note que eu falei "topo de linha". Não adianta pegar uma TV de entrada da Sony como a W7000D e esperar a mesma performance que uma X935D que você não vai encontrar. Então estamos falando de briga de gigantes aqui. Pelo preço que ela foi ofertada nesta Black Friday, a KS7000 de 55" por 4,6-4,8k e a de 49" por 3,6-3,8k, estas TVs possuem a melhor imagem em telas até 6 mil reais, não importando marca, nem modelo. Ponto final!

Se você for cinéfilo, ou como disse, preferir mais filmes, eu indicaria a Panasonic DX700B de 58". Ela quase nunca está abaixo dos 5,8-6,2k, mas nesta black friday esteve por 4980 em 1x na Fast Shop http://www.fastshop.com.br/thiagoro...&utm_content=partnerid&partner=parceiro-zanox
Esta Panasonic perde em HDR de cenas claras/diurnas para a KS7000 mas ela impressiona mais em HDR e SDR de cenas escuras/noturnas. Então se sua preocupação for que talvez a KS produza muito blooming e cenas lavadas no breu total, a DX700 vai te entregar uma performance melhor. Como eu tive a KS por 2 semanas e assisti vários videos nela (filmes, jogos, seriados etc) eu posso dizer que em jogos, mesmo os escuros, blooming não foi um problema. Já nos filmes e seriados foi mais um lance de caso a caso. Talvez em 15-20% dos filmes e seriados que assisti nela no escuro eu cheguei a notar blooming e me tirou da experiência. Mas eu reitero que isso só ocorreu porque eu vim de uma TV com um controle bem agressivo do preto. Chances são que a maioria das pessoas já estão vindo de TVs com péssimo controle de tons escuros e a KS vai ser uma melhora significativa. Quem estiver vindo de LEDs de entrada/medianas, de telas IPS terão uma melhora significativa nesta área. Mas quem estiver vindo de uma Plasma pode ser melhor pular direto para OLED.

Para quem é cinéfilo e assiste filmes e séries com legendas, principalmente em HDR, a superioridade das OLEDs é enorme, pois as legendas produzem muito blooming, tornando - principalmente cenas escuras - a imagem lavada. E, pelo que li, isso ocorre até mesmo na DX900, embora em menor grau. Em séries HDR como Marco Polo isso ainda incomoda mais na minha KS7000, pois o local dimming tabajara não consegue segurar os 1000 nits.

Obs: Abraço e obrigado pela resposta anterior. Gostei muito deste Fórum e dos seus esclarecimentos e decidi me cadastrar. Para quem é amante de games e de boas TVs, aconselho bastante este tópico.
 
  • Curtir
Reações: Marcus_007

zeca22

Jogador
Novembro 27, 2016
6
3
RIO DE JANEIRO
Rapaz, é o Zeca22 do HT Forum. Ilustre colega e um dos primeiros membros do fórum a ter uma KS7000 :D

Eu zerei Gears 4 em HDR na KS e joguei umas 7 fases dele na B6. Em ambas a performance foi similar. Nem mesmo o lag "andarilho" da B6 se apresentou como um problema. Por não ter um PS4 Pro ainda não tive como comparar a performance de uma com outra nessa área, mas em Gears 4 a imagem era limpa, sem judder, nem outros problemas, em ambas as telas. Só tenho elogios para os modelos. Falando especificamente da B6, eu testei Witcher 3, BF1, Mirror's Edge Catalyst, Fallout 4, Dragon Age Inquisition, Gears 4, Rise of the Tomb Raider e Murdered Soul Suspect, e em todas elas teve performance excelente, mas teve também pontos altos e baixos. Em Witcher e Tomb Raider, quando o sol dá as suas caras...Deus do céu...a imagem é em SDR mas é como se fosse em HDR numa OLED. Nenhuma LED conseguiria reproduzir tanto brilho num único ponto sem lavar a imagem por completo. O sol nas OLEDs é vivo, saturado e super SUPER brilhante. Até mesmo em clips como Days Gone, quando mostra o sol no horizonte ele é BEM mais vivo na B6 do que na KS. Mas tem o outro lado da moeda também, em Mirror's Edge, aquele branco por todos os lados não é amigo da B6. As cenas noturnas são muito vivas e saturadas, mas as diurnas, com aquele tanto de branco, a TV sofre para reproduzir, e fica com uma imagem claramente mais apagada quando comparada com a KS com seu branco BEM mais vibrante e impactante.

Marcus_007, passado este período inicial, o que você tem achado sobre os jogos na B6? Principalmente no que diz respeito à movimentação, judder, blur e etc? E o judder em filmes baixados no HD externo? Na NETFLIX? Você habilita o trumotion? O fato de os reviews indicaram 300 linhas de resolução dinâmica sem os recursos de interpolação e 600 com estes, isto interfere muito em jogos de ação e games?

Agradeço, desde já, as informações. Estou pensando seriamente em, como você, passar a minha KS7000 e comprar a B6. Tenho uma plasma F8500 e, quando comparo o conteúdo 1080p nela e na KS7000, a LED continua levando uma surra. Por isso, tenho certeza que a troca por uma OLED é um passo inescapável. Minha única dúvida reside justamente no único fator em que a OLED perde para a plasma que é naquilo que os gringos chamam de "motion handling". Abraço!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Marcus_007, passado este período inicial, o que você tem achado sobre os jogos na B6? Principalmente no que diz respeito à movimentação, judder, blur e etc? E o judder em filmes baixados no HD externo? Na NETFLIX? Você habilita o trumotion? O fato de os reviews indicaram 300 linhas de resolução dinâmica sem os recursos de interpolação e 600 com estes, isto interfere muito em jogos de ação e games?

Agradeço, desde já, as informações. Estou pensando seriamente em, como você, passar a minha KS7000 e comprar a B6. Tenho uma plasma F8500 e, quando comparo o conteúdo 1080p nela e na KS7000, a LED continua levando uma surra. Por isso, tenho certeza que a troca por uma OLED é um passo inescapável. Minha única dúvida reside justamente no único fator em que a OLED perde para a plasma que é naquilo que os gringos chamam de "motion handling". Abraço!
Jogos na B6 são excelentes, mas eu percebi que às vezes tenho que ajustar as configurações de jogo para jogo, algo que nunca fiz em LED. Por exemplo, eu nunca mexi no brilho da B6. Ele é o mesmo que veio de fábrica - 50 - e é excelente para a maioria dos jogos, filmes, seriados etc. Também deixo o gamma em médio para produzir aquele preto "blacker than black" característico das OLEDs. Mas fui jogar Uncharted 1 e achei muuuuuito escuro nas cenas em subterrâneos, catacumbas etc. Fui obrigado a mudar o gamma e aumentar 6 pts no brilho. O engraçado é que em Uncharted 3, Gears 4 e Rise of the TR, minha calibração original não foi um problema, e estes são jogos com MUITAS cenas escuras. Então pode ser algo restrito a certos jogos mais antigos.

Não percebi qualquer problema de judder, blur, ghosting e overdrive trail em jogos. Jogando Uncharted 1 remaster na TV, o jogo correu em 60fps, suave igual manteiga. Judder em filmes/seriados com o PC conectado à TV é equiparado ao da KS7000, ou seja, não tem sido um problema na maioria do conteúdo que eu assisti nela. Em um ou outro seriado eu percebi um judder um pouco maior, mas nada exagerado e que comprometesse a experiência. Esse mesmo judder se encontra ao assistir Netflix pela TV, mas reitero, não é nada além do que a KS proporciona. Quando fiz o teste das duas TVs coloquei o mesmo seriado no Netflix rodando ao mesmo tempo em ambas, e elas deram pequenos judders praticamente nas mesmas cenas. O Rtings pode falar o que quiser sobre o assunto, de que a KS é mais suave e etc, mas isso definitivamente não foi o que encontrei, nem em testes, nem em uso diário. Mas me parece que a LG fez melhoras significativas em seus apps recentemente (1 mês ou menos), então pode ser por isso. Eu não uso o Trumotion em absolutamente nada. Eu deixo na configuração "usuário", colocando De-blur 10 e De-judder 0. Isso já combate a maior parte dos problemas de judder sem acionar o efeito novela.

A B6 e a KS são bem equivalentes em termos de imagens em movimentos, mas a B6 tem notadamente menos blur. Não existe ganho (ou perda) nessa área, se você trocar uma pela outra. Mas você sempre reclamou de judder em jogos na sua KS, algo que eu pessoalmente nunca experimentei na minha. Eu sugeriria, se for possível claro, que você levasse o VG numa loja que tem a B6 em exposição e ligasse nela para fazer testes, ver se o judder da KS sumiu nesses jogos que você sabe que tem problemas. Já fiz isso algumas vezes, pedindo permissão antecipada na loja, e foi bom para ter esse insight mais afinado antes de comprar o aparelho. Só tem que lembrar que na loja ela estará no modo loja e com Trumotion automático. Lembre de colocar a TV no modo jogo, e checar se o Trumotion está desabilitado.
 
  • Curtir
Reações: zeca22

zeca22

Jogador
Novembro 27, 2016
6
3
RIO DE JANEIRO
Muito obrigado. Vou seguir seu conselho. Mas estou pensando seriamente em trocar a KS7000 pela B6. Ainda que eu seja um pouco sensível ao judder, acredito que tenha a mesma impressão que você, equiparando o efeito nas duas TVs. Por outro lado, não só quanto ao tratamento das imagens em movimento, sinto muita falta do preto e do contraste da minha plasma F8500 nestes conteúdos UHD. E com a OLED terei isso em todo o esplendor. Eu acho tudo na plasma mais profundo, natural, mais vivo. Por isso, assim como você, acho que depois de ter uma OLED, não volto mais para LCD.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Muito obrigado. Vou seguir seu conselho. Mas estou pensando seriamente em trocar a KS7000 pela B6. Ainda que eu seja um pouco sensível ao judder, acredito que tenha a mesma impressão que você, equiparando o efeito nas duas TVs. Por outro lado, não só quanto ao tratamento das imagens em movimento, sinto muita falta do preto e do contraste da minha plasma F8500 nestes conteúdos UHD. E com a OLED terei isso em todo o esplendor. Eu acho tudo na plasma mais profundo, natural, mais vivo. Por isso, assim como você, acho que depois de ter uma OLED, não volto mais para LCD.
Quem vem de Plasma e tenta voltar para LED, a adaptação é difícil. Muitos não conseguem. O ideal seriam painéis FALD a preços mais acessíveis que 10-12k. Se alguém vai gastar tanto dinheiro assim numa TV, melhor pegar uma OLED de cara e acabar logo com isso...rs.
 
  • Curtir
Reações: zeca22

Bruno4Dreanor

Jogador
Setembro 29, 2014
50
18
Boa tarde amigos, depois de ler esse tópico de cabo a rabo comprei a KS7500 na BF (queria a 7000 mas tinha acabado). Chegou em casa essa semana, instalei e td funcionando ok.
Do dia pra noite, a Claro TV ficou muda em todos os canais. Sem som, tanto nos SD qto nos HDs.

Liguei lá, fizeram vários testes, atualizaram a firm do receptor mas nada. Comprei inclusive um cabo hdmi 2.0 novo sem sucesso. Mandaram a equipe de suporte lá em casa mas tb nada de resolver. O técnico deu a desculpa q algumas tvs fazem isso (?!) e deu a solução esdrúxula de conectar via A/V, perdendo o sinal HD.

O curioso é q qd ligo o decoder no XBOX1 e conecto o hdmi, o som fica normal (logo imagino q o problema não seja da Claro)

Será que há algum problema/incompatibilidade no encoder de áudio da TV? Nas opções de áudio aparece fluxo de dados ou pcm. Em ambas não tenho áudio...

Se alguém souber ou puder ajudar agradeço.
 

duartisson

Novato
Dezembro 12, 2016
2
1
@Marcus_007 Primeiramente, parabéns pelo excelente tópico! Estou aprendendo muito com ele.

Infelizmente a verba está curta, e acho que terei que comprar não uma tv 4k, mas full hd mesmo. Estava pensando num modelo de 49 polegadas. Alguma recomendação? Ou acha que realmente não vale mais a penas comprar uma full hd de 49 como disse no início do tópico? Abraço.

Obrigado!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
@Marcus_007 Primeiramente, parabéns pelo excelente tópico! Estou aprendendo muito com ele.

Infelizmente a verba está curta, e acho que terei que comprar não uma tv 4k, mas full hd mesmo. Estava pensando num modelo de 49 polegadas. Alguma recomendação? Ou acha que realmente não vale mais a penas comprar uma full hd de 49 como disse no início do tópico? Abraço.

Obrigado!
Sim, eu honestamente acho que não vale mais a pena comprar telas HD, a não ser que seja uma TV "quebra-galho" destinada ao quarto das crianças, uma TV de sítio, praia, escritório etc, ou caso a pessoa tenha que pegar uma tela de tamanho pequeno (43" ou menor). As melhores telas HD dos últimos anos nem estão mais à venda. Telas como a fenomenal Sony W800C por exemplo. Linha 2016 de telas HD, não importando a marca, é lixo. É tela de refugo e é assim que vai ser agora em diante. Por isso que eu disse lá na primeira página que é irrelevante a discussão de se vale a pena ou não já pular para 4k, se vai conseguir ou não ver o benefício da tela em x distância com x polegadas. Comprar TV full HD linha 2016 em diante é comprar a pior tela que os fabricantes produziram naquele ano. A questão não é resolução, é qualidade de imagem, nível de preto, contraste, uniformidade de tela, brilho, gama de cores, taxa de atualização.

Sua única opção é procurar TVs antigas que ainda estão à venda, telas como a Samsung J5500. Ela é uma tela okay, é competente para assistir filmes e seriados e o lag são aceitáveis 40ms no modo jogo. De ponto positivo ela tem excelente contraste, uniformidade e nível de preto, de ponto negativo ela tem muito blur (borrões por movimento). Não é das melhores qualidades de imagem da geração dela, mas ainda sim está acima da média, e tem um ótimo custo/benefício pelo preço que ela é ofertada. Você pega o modelo de 48" por 2380 à vista. Mas veja que ela subiu bastante, eu comprei essa mesma TV para o meu cunhado e meus sogros a 1 ano atrás por 1950 reais. O motivo é que não se faz mais dela, então quando acabarem os estoques nas lojas só vai sobrar o refugo da linha 2016.

http://www.submarino.com.br/produto...13532362e30303737363537343030303636302e4e4557

O problema em pegar a J5500 é que a KU6300 de 49" está saindo por 2780 à vista, apenas 400 reais a mais, e ela já esteve VÁRIAS vezes por 2500 nos últimos 2 meses, ou seja, por meros 120 reais você pega uma tela 4k com melhor contraste, brilho, preto, uniformidade, menos blur, menor lag, melhor processador smart, e ainda leva um HDR de lambuja...um HDR completamente falso, verdade, mas ainda sim vai te dar a oportunidade de molhar o bico. Mas eu reitero, a J5500 é uma das poucas escolhas aceitáveis de telas full HD hoje em dia e se você não quiser, ou não puder, esperar por uma queda de preço da KU6300, vai com a J5500 que ela atenderá suas necessidades.

http://www.submarino.com.br/produto..._term=COMPARADORESSUB&sellerId=00776574000660
 
Última edição:

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Mudando de assunto completamente, é exclusividade da KS ou o controle de qualidade da Samsung é bem meia boca?

O que tenho visto de reclamações de acabamento dessa TV mundo afora não ta brincadeira. Não é só Brasil não. É nos foruns americanos e europeus também.

Vou comprar a TV em janeiro. Garantia estendida virou obrigação.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Mudando de assunto completamente, é exclusividade da KS ou o controle de qualidade da Samsung é bem meia boca?

O que tenho visto de reclamações de acabamento dessa TV mundo afora não ta brincadeira. Não é só Brasil não. É nos foruns americanos e europeus também.

Vou comprar a TV em janeiro. Garantia estendida virou obrigação.
Existem vários relatos do painel traseiro das KS virem meio "descolados", ou com algum tipo de fresta entre ele e a tela. A minha veio sem qualquer defeito problema desse tipo.
 
  • Curtir
Reações: Kassal

duartisson

Novato
Dezembro 12, 2016
2
1
Pois é, @Marcus_007. Ontem a noite fiz uma comparação de preços, e a KU6300 ficou parecendo a melhor opção mesmo.

Infelizmente eles deram uma subidinha no preço dela hoje, agora ela tá por mais de R$4000 (no submarino). Mas vou ficar de olho nela, na espera de uma nova baixa.

Obrigado mais uma vez pela ajuda! :D

[Editado em 13/12/2016 as 19:44]

O preço acabou de cair pra R$ 2640,00 à vista no submarino. Comprada! :DDDD

Sim, eu honestamente acho que não vale mais a pena comprar telas HD, a não ser que seja uma TV "quebra-galho" destinada ao quarto das crianças, uma TV de sítio, praia, escritório etc, ou caso a pessoa tenha que pegar uma tela de tamanho pequeno (43" ou menor). As melhores telas HD dos últimos anos nem estão mais à venda. Telas como a fenomenal Sony W800C por exemplo. Linha 2016 de telas HD, não importando a marca, é lixo. É tela de refugo e é assim que vai ser agora em diante. Por isso que eu disse lá na primeira página que é irrelevante a discussão de se vale a pena ou não já pular para 4k, se vai conseguir ou não ver o benefício da tela em x distância com x polegadas. Comprar TV full HD linha 2016 em diante é comprar a pior tela que os fabricantes produziram naquele ano. A questão não é resolução, é qualidade de imagem, nível de preto, contraste, uniformidade de tela, brilho, gama de cores, taxa de atualização.

Sua única opção é procurar TVs antigas que ainda estão à venda, telas como a Samsung J5500. Ela é uma tela okay, é competente para assistir filmes e seriados e o lag são aceitáveis 40ms no modo jogo. De ponto positivo ela tem excelente contraste, uniformidade e nível de preto, de ponto negativo ela tem muito blur (borrões por movimento). Não é das melhores qualidades de imagem da geração dela, mas ainda sim está acima da média, e tem um ótimo custo/benefício pelo preço que ela é ofertada. Você pega o modelo de 48" por 2380 à vista. Mas veja que ela subiu bastante, eu comprei essa mesma TV para o meu cunhado e meus sogros a 1 ano atrás por 1950 reais. O motivo é que não se faz mais dela, então quando acabarem os estoques nas lojas só vai sobrar o refugo da linha 2016.

http://www.submarino.com.br/produto...13532362e30303737363537343030303636302e4e4557

O problema em pegar a J5500 é que a KU6300 de 49" está saindo por 2780 à vista, apenas 400 reais a mais, e ela já esteve VÁRIAS vezes por 2500 nos últimos 2 meses, ou seja, por meros 120 reais você pega uma tela 4k com melhor contraste, brilho, preto, uniformidade, menos blur, menor lag, melhor processador smart, e ainda leva um HDR de lambuja...um HDR completamente falso, verdade, mas ainda sim vai te dar a oportunidade de molhar o bico. Mas eu reitero, a J5500 é uma das poucas escolhas aceitáveis de telas full HD hoje em dia e se você não quiser, ou não puder, esperar por uma queda de preço da KU6300, vai com a J5500 que ela atenderá suas necessidades.

http://www.submarino.com.br/produto..._term=COMPARADORESSUB&sellerId=00776574000660
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Marcus_007

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
O decoder não dá opção de desativar Dolby. Já tentei o resto.

Vou no HT então. Valeu [emoji1303]

Estranho. Se no xbox funciona parece ser problema de codec ou saida de audio na tv para essa situação específica.
Olha as configurações avançadas de audio. E vai mudando as opções pra ver se algo acontece.

Liga o dolby do xbox e ve se o audio para.
 
  • Curtir
Reações: Bruno4Dreanor

pachecoanselmo

Jogador
Dezembro 13, 2016
5
0
Como eu prometi na seção do PS4 resolvi fazer um apanhado dos melhores modelos disponíveis de TV este ano. Entretanto esta não será uma lista extensa e exaustiva enumerando e qualificando todas as TVs atualmente, pelo contrário, as TVs aqui citadas obrigatoriamente devem ter sido lançadas em 2016, ter tela de 4K e HDR satisfatório. Ou seja, são todas TVs focadas para extrair o máximo possível dos novos PS Neo, Xbox One S e Xbox Scorpio. O texto é meio longo mas essa é a ideia, criar um FAQ para solucionar dúvidas dos usuários, então não faz sentido postar algo reduzido e simplificado.

O que é HDR?
HDR ou (Grande Alcance Dinâmico) é um recurso desenvolvido para que dispositivos eletrônicos gerem ou reproduzam imagens que apresentem cores bem mais vivas, com melhores níveis de contraste, brilho mais intenso e os mais densos tons de preto já apresentados numa TV. Em suma, é uma técnica que produz imagem com cores, sombras e brilhos bem mais vivos e vibrantes. Enquanto TVs "normais", ditas SDR (Alcance Dinâmico Padrão), são limitadas por 16 milhões de cores, as com HDR possuem mais de 1 bilhão. Mas antes de entrar em mais detalhes sobre HDR é preciso dizer que não basta a TV ser 4K para ela ter HDR, e além disso, não basta a TV ter HDR para ela mostrar bom conteúdo HDR. Existem exigências mínimas a serem atendidas pelo aparelho para que o recurso possa brilhar de verdade. Se a TV for LED ela deve ter brilho acima de 1000 nits e tons pretos abaixo de 0,05 nits, se for OLED deve ter brilho acima de 500 nits e tons pretos abaixo de 0,0005 nits. Quanto mais distante dessas exigências, pior é o HDR da TV.

Se você comprou uma TV 4K modelo 2015 é praticamente certo que sua TV não suporta HDR, ou se suportar, ela tem altas chances de não atender aos requisitos mínimos necessários para uma boa experiência. Em geral, só os modelos mais caros da LG e Samsung em 2015 tiveram esse recurso implementado (o HDR de 1º geração), e apesar de não possuírem os padrões exigidos para HDR Premium, ainda produzem uma imagem superior ao SDR, apesar de inferior aos modelos 2016 nesse quesito: LG OLED EF9500, LG OLED EG9600, Samsung JS9500 e Samsung JS9000. Todos os demais modelos de telas 4K até podem ter HDR mas não conseguem reproduzir o efeito de forma tal que o diferencie de conteúdo SDR.

Quais são os benefícios reais do HDR?
Como falei anteriormente, o HDR permite visualizar uma gama bem maior de cores com destaques a brilhos intensos e pretos bem mais profundos, preservando detalhes em todos os tons médios mesmo com os três elementos presentes na mesma cena. Isto permite uma apresentação mais "verdadeira" da imagem, que mais se aproxima às variações de cor, pequenos detalhes e níveis de sombra que o olho humano é capaz de enxergar. Além disso, filmes em particular, ganham uma maior preservação das cores do material original em comparação com as TVs comuns, onde a compressão de cor reduz enormemente a quantidade de tons diferentes exibidos na tela.

A utilização de gamas de cores mais elevadas desempenha um papel fundamental no HDR, com o processamento de cor de 10 e 12 bits usado para melhorar a imagem e dar bem mais detalhes. Por exemplo, cores de 10 bits fornece 1024 tonalidades para cada cor primária em comparação com apenas 256 tons para Blu-rays padrão HD, que são criados em cores de 8 bits. Como resultado, a precisão de cores ampliada permite que detalhes mais intrincados sejam mostrado na tela - e não apenas em cenas com alto contraste entre as áreas claras e escuras.

A este respeito, 4K não se trata de apenas aumentar a densidade de pixels na tela, mas a criação de melhores pixels que replicam de forma mais precisa o material de origem, sejam filmes, shows ou jogos, aproximando-se de forma mais real como vemos o mundo com os nossos próprios olhos. Mesmo o Xbox One S não rodando jogos nativamente em 4K, o uso de HDR e as gamas de cores mais amplas devem fornecer qualidade visual extra para todos os títulos de 1080p que possuam suporte prévio para HDR, e que depois sofrerão upscale para a resolução UHD. Há o potencial para perceber detalhes extras em luzes fortes, efeitos de lens flare, god rays, bloom e em áreas escuras perceber mais detalhes sem que o preto ofusque tudo ao redor. Não se engane, a revolução que o pulo do SD para o Full HD fez com resolução e qualidade geral da imagem, o pulo de SDR para HDR fará pelas cores, brilho, sombras e detalhes. É a inovação mais significativa, aguardada e excitante da última década.

imagem-em-hdr.jpg

suhd-hdr-na-tv.jpg

phpsvnvsm.png

hdr_example_1.jpg


Existe mais de um tipo de HDR?
Sim. Neste momento, existem vários padrões de implementação de HDR no mercado competindo para se tornar o padrão definitivo - é a boa e velha guerra de formatos, igual ocorreu com Blu-Ray versus HD-DVD, DVD versus VHS etc. O HDR-10 e o Dolby Vision são os dois principais correntes, com a diferença entre eles sendo a profundidade de cor e brilho máximo. A versão da Dolby é a mais avançada dos dois, mas também requer hardware adicional de processamento integrado à TV. Essencialmente a performance de ambos é muito próxima, com uma pequena vantagem da Dolby Vision nos modelos de TV mais caros (Samsung Série 9000, 8000, 7000, Sony Série 900, 800 etc), entretanto o Dolby Vision produz um resultado bem melhor em modelos de TVs medianos e mais baratos. Toda TV com Dolby Vision automaticamente suporta HDR-10 por padrão, mesmo que a TV não especifique. Entretanto o contrário não ocorre. Se uma TV mencionar que possui HDR e mais nada, é certeza que ela suporta apenas o HDR-10 mas não o Dolby Vision. Já está confirmado que o Xbox One S virá com suporte padrão para HDR-10 mas não para Dolby Vision. E é praticamente garantido que PS Neo e Scorpio utilizem HDR-10, mas Dolby Vision é uma incógnita.

Então, para garantir o máximo de compatibilidade no futuro faz sentido ir atrás de TVs que apoiem o maior número de formatos possível. Entretanto, no Brasil em 2016, apenas as LG topo de linha (em particular as OLED) possuem suporte a Dolby Vision. Há que se falar também que Samsung, Sony e a maior parte dos estúdios de cinema preferem o HDR-10 por ser um formato aberto, ao contrário do Dolby Vision que exige compra de chips da Dolby e pagamento de royalties. Outro ponto é que a vasta maioria de conteúdo HDR hoje em dia está disponível apenas em HDR-10 (incluindo Blu-rays UHD) e não Dolby Vision. TVs Samsung e Sony em 2016 só apoiam HDR-10. Por causa da força por trás dele, as chances do HDR-10 ganhar a guerra de formato são grandes. Mas não desconsidere o Dolby Vision ainda. A Dolby é extremamente influente no meio cinematográfico e já convenceu a Sony Pictures, MGM, Warner Bros. e Universal a lançarem filmes compatíveis com Dolby Vision, o que já deve ocorrer no fim desse ano. E apesar deste ano apenas a LG suportar o formato, existe uma boa aposta que Sony e Samsung acabem cedendo e ano que vem lancem aparelhos com Dolby Vision também. Netflix, Hulu e Amazon também confirmaram suporte ao Dolby Vision, além do HDR-10.

Já existe conteúdo disponível (jogos, filmes, séries)?
Atualmente, a principal fonte de HDR são Blu-rays UHD (4k). A maioria dos filmes mais recentes lançados no novo formato 4k suportam este recurso. Serviços de streaming também estão recebendo conteúdo, embora o catálogo de opções que suporta tanto 4K e HDR ainda é pequeno. Até o fim do ano mais de 150 horas de conteúdo 4k HDR estará disponível no Netflix, com Bloodline, Daredevil, Jessica Jones e tantos outros. Marco Polo já está disponível no formato mas a implementação não ficou muito boa e tem recebido críticas. O Netflix promete melhores resultados nas conversões futuras de suas séries. Mas note que isso não se aplica aos Blu-Rays UHD, com vastos elogios à versão HDR de filmes como The Revenant, The Martian, Life of Pi e Mad Max Fury Road. Em suma, estamos nos estágios iniciais aqui. Conteúdo HDR está começando a ser lançado agora, mas o apoio ainda é irregular para dizer o mínimo e pode variar muito de um conteúdo para outro.

Jogos com HDR é onde as coisas começam a ficar realmente interessantes, e o Xbox One S será a primeira plataforma a rodar títulos com HDR - apesar da nova geração de placas de video (GTX 1000 e RX 400) garantir suporte ao PC nos próximos meses. Forza Horizon 3, Gears 4, Rise of the Tomb Raider e Deus Ex Mankind Divided já tem suporte a HDR garantidos, sendo que Tomb Raider receberá um patch com as devidas modificações para rodar o recurso no futuro. Mais jogos entrarão na lista e vários estúdios (Naughty Dog, CD Projekt, Rockstar, EA, Square Enix e outras...) já demonstraram intenção de implementar HDR em seus futuros jogos. Não pense que HDR em jogos será algo como 3D ou VR, com um ou outro game apresentando esse recurso. HDR será a regra! Pois sua implementação é relativamente fácil e praticamente todas as Engines modernas já conseguem criar jogos com essa gama de cores extra. Em 2016 já serão ao redor de 10-15 jogos com o recurso, em 2017 mais de 1/3 de todos os jogos lançados terão HDR, e de 2018 para a frente não devem mais ser feitos jogos sem ele. Isso não é crença minha, é declaração de desenvolvedores na última GDC e na E3 desse ano.

Vale a pena já trocar minha TV por um modelo 2016 com 4k e HDR?
Talvez. Se você possuir um painel LCD comum, de 2012 ou antes, ao invés de modelo com tela LED, você tem MUITO a ganhar em termos de cores e imagem se adquirir um modelo 2016 com 4k e HDR. Mas se você tem algum dos modelos mais caros de 2013 para cá (Sony W900, W800, X900, X800, Samsung 9000, 8000, LG OLED) eu aconselharia esperar pelos modelos 2017 ou 2018. Não que os modelos novos não sejam melhores que sua Sony W900 ou Samsung JS9500, alguns deles são, mas não numa proporção que justifique um gasto de 5-6 mil reais. A não ser que você seja um tech geek que precisa sempre ter a última novidade, se já tiver uma boa TV topo de linha, pode esperar mais alguns anos sem problemas, pois o HDR das TVs está começando de verdade agora e ainda está meio que num estágio "quebra-galho", e só vai melhorar, ficando cada vez mais impressionante.

Ainda vale a pena comprar TVs de 1080p (Full HD)?
A não ser que você esteja comprando um modelo abaixo de 49", NÃO! E em 2017 eu diria que não vale à pena comprar nenhuma TV Full HD, independente do tamanho e independente de você achar que vê diferença na imagem ou não. Explico. Nós já passamos o limiar da mudança de resolução (de 1080p para 4k) e ela será concretizada nos próximos 20 meses. Em 2015, 1/3 de todos os modelos de TV vieram com telas UHD, e em 2016, quase 70% da oferta total está disponível apenas em 4k, e isso inclui todos os modelos de topo e medianos...TODOS! Soma-se a isso o fato das empresas estarem abandonando cada vez mais as telas de menor polegadas que, não por coincidência, não apresentam tantos benefícios em 4k. Quem tenta achar telas de 30", 32", 39", 40", 42", 43" e até mesmo 46" sabe que elas já não são mais ofertadas nos modelos melhores e mais caros de LG, Sony, Samsung, Panasonic, Philips etc. Hoje em dia é reservado à estes tamanhos apenas os painéis de TV mais fracos e mais baratos de cada marca. 49", 50" e 55" são o novo mínimo para os melhores modelos, e é justamente ai que o 4k faz sentido.

Por isso, se você for comprar uma nova TV hoje, ou no segundo semestre, ou ano que vem, pense seriamente em comprar uma TV 4k, e se seu orçamento permitir, uma com bom HDR. O abandono do formato Full HD não ocorrerá num futuro hipotético distante, pelo contrário, ele já está acontecendo hoje! Nem se trata mais de resolução apenas, mas sim de recursos e tecnologias novas que telas Full HD não vão receber já em 2016. Nenhuma tela de 1080p tem ou terá HDR, e a LG não lançará nenhuma tela OLED Full HD em 2016, fora isso, alguns modelos 1080p da marca nem receberão a atualização do sistema smart deles, o WebOS 3.0. Em menos de 2 anos, telas Full HD, terão a mesma disponibilidade de modelos que telas de 720p (HDTV Ready) tem hoje em dia, ou seja, 1-2 modelos de alguns poucos fabricantes e apenas com telas de refugo, as piores e mais baratas.

Então se você me pedir uma sugestão de uma boa TV Full HD modelo 2016 para comprar, eu não posso te recomendar nenhuma. Todos os modelos 2016 desse tipo de painel são significativamente piores que suas contrapartes de 2015, 2014 e até mesmo 2013. A era das TVs Full HD acabou! Quem já tem uma, continue aproveitando a sua até sentir necessidade de trocar, mas para quem vai comprar um aparelho novinho e está pensando em gastar entre 3 e 5 mil por uma boa tela, é besteira investir em TV 1080p; a não ser que seja uma segunda tela, ou uma TV para o quarto das crianças, ou para colocar na fazenda, ou uma TV quebra-galho num escritório ou coisa do tipo. Mas como sua TV principal, àquela que você assiste seus filmes, novelas, seriados e jogos, tire Full HD da sua mente e considere apenas 4k.

Ainda que você busque comprar boas telas Full HD de 2014 e 2015, como a Sony W600B ou W835C de 49" ao redor de 3~3,5 mil, pelo mesmo valor você pega uma Samsung JU6500 4k de 55". Se quiser gastar menos ainda, entre de 2~2,5 mil, a Samsung H6400 48" pode parecer uma boa pedida, mas a versão 48" da JU6500 custa o mesmo. E a tela da JU6500 é equivalente à dessas 1080p que citei (ou até melhor em alguns aspectos, como brilho, cores e input lag), com o benefício de maior resolução e pelo mesmo preço.

Durante 2015 eu defendi várias vezes que ainda não era hora de de pular para telas 4k, mas as realidades do mercado de TVs de 2016 me obrigaram a rever minha posição. Eu tinha imaginado que as duas resoluções seguiriam calmamente até 2017-18, mas esse não é o caso. As grandes marcas decidiram descartar de vez as telas Full HD, e esse caminho não tem volta. Abaixo um quadro indicando quais os tamanhos de tela ajustados a distância que você assiste te permite desfrutar ao máximo a resolução UHD:
captura_de_tela_2016-04-19_as_17.12.35.png

***
[ATUALIZAÇÃO 16/AGO/2016]
Uma matéria recente da Eurogamer e da HDTVTest.UK confirmam que quase a totalidade das TVs de 2016 não suportam HDR ativado no "Modo Game". Ou seja, para usar HDR tem que deixar no modo específico, seja "Modo HDR", "Modo Cinema", "Modo Dinâmico" etc, onde o lag é bem maior que o Modo Jogo e perceptível para a vasta maioria dos jogadores, principalmente em jogos MP como corrida, esporte, tiro e luta. Este ano apenas as Panasonic Vieras DX900 e DX700 foram lançadas com a capacidade de implementar o recurso independente do modo de imagem. A Samsung KS7000 lançou sem essa capacidade mas a empresa se pronunciou no twitter falando que vai implementar por update de firmware. Sony e LG ainda não se pronunciaram.

Essa restrição inclui favoritas como LG OLED E6 (HDR ativado com lag de 51ms), LG OLED B6 (HDR ativado com lag de 62ms) e Sony X935D (HDR ativado com lag de 51ms). Estas TVs não são ruins, muito pelo contrário, estão entre as melhores TVs disponíveis atualmente, o ponto é que gamers que busquem justamente o HDR em jogos, neste momento, terão que aceitar lags mais altos (51-62ms) se quiserem ficar com esses modelos específicos. Isso certamente pode mudar no futuro através de algum update de firmware da TV, já que no passado alguns modelos receberam redução de até 15-20ms no input lag, mas de maneira alguma é uma certeza.

Até o momento, as únicas opções este ano de 4k+HDR em jogos, são a LG OLED E6, a B6, a Panasonic DX900, a Panasonic DX700 e a LG UH8500. E mesmo assim cada uma tem pontos negativos consideráveis.

http://www.hdtvtest.co.uk/news/tx65dx902b-201608144320.htm
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-the-best-4k-screens-for-hdr-gaming

[ATUALIZAÇÃO 19/SET/2016]
A Samsung atualizou o firmware dos modelos KS nos EUA e deve chegar aqui ainda este mês. Então a KS7000 passa a integrar as TVs que ativam HDR em jogos.

Análises recentes em alguns sites como CNET e Rtings apontam que o lag na LG OLED B6 pode ter caído nos últimos updates de firmware. O CNET fala em 37ms, mas eles admitem que a TV deles pode ser um modelo pré-lançamento e não utilizar exatamente os mesmo componentes do modelo vendido. Já usuários do AVForum mencionam 44-45ms, mas ninguém lá deu provas fotográficas desse fato no medidor de lag Leo Bodnar. E agora o Rtings menciona que, apesar da LG não ter se pronunciado sobre esse fato, as OLEDs reconhecem sim HDR no modo jogo, desde que estejam recebendo o sinal apropriado. Eles retestaram a TV e descobriram que ao ligar um bluray UHD com filme HDR e colocar no modo jogo, a B6 marca 38ms de lag, o que é excelente. Mas eles fizeram uma ressalva curiosa. Se o sinal recebido não tiver metadata HDR, se mantem os mesmos 54ms de sempre no modo jogo, mas se for um jogo com HDR o lag cai para 38ms e vai aumentando gradualmente até 54ms, quando ele cai para 38ms novamente e reinicia o processo. Então a B6 está meio que uma incógnita neste momento.

***

Melhores modelos de 2016, com telas 4k e HDR para jogos

1) LG OLED E6 65" (preço lançamento - a partir de R$ 28 mil)
e6-design-medium.jpg

Curva
: Não
Painel: 120Hz
Tipo: OLED
3D: Passivo
HDR: HDR-10 e Dolby Vision
Pico de brilho: 640 nits
Input Lag: 34ms (modo "Game" e mudando o ícone do input para "Game Console") - Bom
Input Lag com HDR: 51ms (modo HDR) - Mediano (era 64ms, mas a LG reduziu 13ms através de um update de firmware recente)
Motion Blur: 0.1ms - Excelente!

Pontos Fortes:
+É a melhor imagem já reproduzida independente de tipo de painel, marca ou data, ponto final! É a nova TV-Referência
+Melhor experiência HDR da atualidade
+3D excelente
+Suporta ambos os formatos de HDR
+Excelente para games e programas de esporte
+Nenhuma TV LED chega perto de seus tons pretos e sombreados
+WebOS 3.0 é rápido e prático
+Som acima da média para uma TV. Inclui subwoofer
Pontos Fracos:
-Não ativa HDR no modo jogo, mas o lag fora do modo jogo é aceitável (51ms)
-Preço alto
-Pico de brilho abaixo de alguns outros modelos de OLED como a LG OLED B6
-Tela causa um pouco de retenção de imagem após imagens estáticas prolongadas. Então "Burn In" é teoricamente possível
-Pode ocorrer "judder" (micro-pausas) em alguns conteúdos, principalmente em filmes/seriados rodando em PCs e pendrives conectados à TV
O preço caríssimo da tela é um dos seus maiores empecilhos. E como o modelo de 55" não será vendido no Brasil, esta TV, mesmo em promoção, dificilmente cairá abaixo dos 17-18 mil. Mesmo tendo um Modo Jogo com lag aceitável de 34ms, só tem HDR se jogar em outros modos, o que eleva o lag para 51ms, ou seja, não é o preferível mas também não é o fim do mundo. A boa notícia é que os demais modos da TV tinham lag acima de 64ms até início de agosto mas um update de firmware recente da LG reduziu esses valores em 13ms (segundo o Rtings). 51ms é um pouco alto para MP competitivo, principalmente de luta e FPS "twitch", mas a vasta maioria dos jogadores não se incomodarão muito, especialmente em jogos SP. A esperança é justamente a LG conseguir reduzir ainda mais o lag nos demais modos. Mas nada garante quando, ou se, esse update realmente ocorrerá.


2) LG OLED B6 55" (preço lançamento - a partir de R$ 13 mil)
b6-design-medium.jpg

Curva
: Não
Painel: 120Hz
Tipo: OLED
3D: Não
HDR: HDR-10 e Dolby Vision
Pico de brilho: 750 nits
Input Lag: 54ms (modo "Game" e mudando o ícone do input para "Game Console") - Mediano
>>>Existe um ponto conflitante aqui. Alguns sites como o CNET encontraram 37ms (valor próximo da LG E6), mas o Rtings.com testou duas vezes o lag, inclusive após um update de firmware recente, e encontrou 54ms. Entretanto eles afirmaram que se a TV estiver recebendo sinal HDR o lag cai realmente para 37-38ms, mas vai aumentando lentamente até 54ms, quando cai novamente e reinicia o processo.
Input Lag com HDR: 63ms (modo HDR) - Ruim
Motion Blur: 0.1ms - Excelente!

Pontos Fortes:
+A imagem é essencialmente a da LG E6, mas sem 3D e com input lag maior
+Melhor experiência HDR da atualidade
+Suporta ambos os formatos de HDR
+Maior pico de brilho dentre as novas OLEDs, o que é excelente para HDR
+Excelente para programas de esporte
+Nenhuma TV LED chega perto de seus tons pretos e sombreados
+WebOS 3.0 é rápido e prático
+Som acima da média para uma TV, mas sem subwoofer
Pontos Fracos:
-Preço alto
-Não ativa HDR no modo jogo, e o lag em outros modos tem indesejáveis 62-63ms.
-Lag no modo jogo mais alto do que a maioria dos gamers gostariam. Ainda é perfeitamente jogável para a maior parte dos gamers, mas MP de luta e FPS "twitch" podem sofrer
-Tela causa um pouco de retenção de imagem após imagens estáticas prolongadas. Então "Burn In" é teoricamente possível
-Pode ocorrer "judder" (micro-pausas) em alguns conteúdos, principalmente em filmes/seriados rodando em PCs e pendrives conectados à TV
-Processador é um pouco mais lento que o da E6 então apps demoram um pouco mais para abrir
Análises recentes em alguns sites como CNET e Rtings apontam que o lag na LG OLED B6 pode ter caído nos últimos updates de firmware. O CNET fala em 37ms, mas eles admitem que a TV deles pode ser um modelo pré-lançamento e não utilizar exatamente os mesmo componentes do modelo vendido. Já usuários do AVForum mencionam 44-45ms, mas ninguém lá deu provas fotográficas desse fato no medidor de lag Leo Bodnar. E agora o Rtings menciona que, apesar da LG não ter se pronunciado sobre esse fato, as OLEDs reconhecem sim HDR no modo jogo, desde que estejam recebendo o sinal apropriado. Eles retestaram a TV e descobriram que ao ligar um bluray UHD com filme HDR e colocar no modo jogo, a B6 marca 38ms de lag, o que é excelente. Mas eles fizeram uma ressalva curiosa. Se o sinal recebido não tiver metadata HDR, se mantem os mesmos 54ms de sempre no modo jogo, mas se for um jogo com HDR o lag cai para 38ms e vai aumentando gradualmente até 54ms, quando ele cai para 38ms novamente e reinicia o processo. Então a B6 está meio que uma incógnita neste momento.


3) Panasonic DX900 65" (preço lançamento - a partir de R$ 13 mil)

UHDP_65DX900_room-970-80.jpg

Curva: Não
Painel: 120Hz
Tipo: LED VA com Full Array Local Dimming (512 áreas distintas)
3D: Ativo
HDR: HDR-10
Pico de brilho: 1190 nits
Input Lag: 39ms (modo "Game") - Bom
Input Lag com HDR: 39ms (modo "Game") - Bom
Obs.(Controle de Backhlight Adaptativo deve estar desligado, caso contrário, lag de 51ms - Mediano)
Motion Blur: 18ms - Mediano

Pontos Fortes:
+É a TV LED com melhor imagem HDR em 2016!
+Por causa do painel Full Array Local Dimming, tem os melhores tons pretos e sombreados já vistos em telas LED
+Excelentes cores, bem vivas, das melhores já reproduzidas em telas LED graças ao novo chip HCX
+3D ativo de boa performance
+HDR no modo jogo ativado com lag bom
+Processamento de imagem e upscaling de material Full HD referência no mercado
Pontos Fracos:
-Preço alto. Pelo mesmo valor se compra a LG OLED B6, que produz imagens bem melhor que TVs LED
-Suporta apenas HDR-10, mas é o tipo de HDR mais aceito até o momento
-Motion Blur não é dos melhores, mas a vasta maioria dos usuários não vai perceber muito borrão na imagem
-Ângulo de visão pequeno, típico de TVs LED. Quem está nas laterais perde definição, cores etc.
A Sony Z9D, X940D e Samsung KS9800 estão essencialmente no mesmo patamar que a DX900 e dividem o título de melhor tela LED 2016, entretanto, estes modelos não estão programados para serem lançados no Brasil. Então em terras canarinhas a melhor LED será a Panasonic DX900.

Sem opção de tamanhos menores que 65" deixam essa TV MUITO cara, meio osso pagar por uma LED preço que daria para levar uma OLED, como a LG acima. Se houvessem as opções de 58" ou 50" como tem lá fora ela se tornava a vencedora disparada, mas apenas com 65" por 13-14 mil? Tenso :/ E mesmo assim o sujeito tem que fazer concessões, porque apesar do modo jogo com HDR ativado ter aceitáveis 39ms, deve-se desligar a opção "Controle de Backhlight Adaptativo" (que impede que tons negros fiquem "lavados" em cenas HDR que misturam fontes de luz em locais escuros), caso contrário o lag sobe para indesejáveis 51ms, entretanto, sendo bem honesto, ainda é perfeitamente aceitável pela maioria.


4) Sony X935D 65" (preço lançamento - a partir de R$ 13 mil)
x930d-design-medium.jpg

Curva: Não
Painel: 120Hz
Tipo: LED VA com Edge-lit Local Dimming
3D: Ativo
HDR: HDR-10
Pico de brilho: 1050 nits
Input Lag: 36ms (modo "Game") - Bom
Input Lag com HDR: 51ms (modo HDR) - Mediano
Motion Blur: 11ms - Bom

Pontos Fortes:
+Excelente imagem, cores bem vivas e efeitos HDR bem acima da média. Nas TVs LED só perde para a Panasonic DX900
+Mesmo sendo apenas Edge-lit ao invés de Full Array, a X935D consegue tons pretos e sombreados bem melhores que TVs similares, como a KS7000
+3D ativo de boa performance
+Excelente para programas de esporte
+100% judder-free
+Processamento de imagem e upscaling de material Full HD referência no mercado
Pontos Fracos:
-Preço alto. Pelo mesmo valor se compra a LG OLED B6, que produz imagens bem melhor que TVs LED
-Não ativa HDR no modo jogo, mas o lag fora do modo jogo é aceitável (51ms)
-Suporta apenas HDR-10, mas é o tipo de HDR mais aceito até o momento
-Ângulo de visão pequeno, típico de TVs LED. Quem está nas laterais perde definição, cores etc.
-Clouding (em algumas partes da tela o preto é mais esbranquiçado)


5) Samsung KS7000 49" 55" (preço lançamento - a partir de R$ 4,2 mil)
ks8000-design-medium.jpg

Curva: Não
Painel: 120Hz
Tipo: LED VA com Edge-lit Local Dimming
3D: Não
HDR: HDR-10
Pico de brilho: 1400 nits
Input Lag: 21ms (modo "Game") - Excelente
Input Lag com HDR: 22ms (modo HDR) - Excelente
Motion Blur: 18ms - Mediano

Pontos Fortes:
+Excelente imagem, cores bem vivas e efeitos HDR bem acima da média. Nas TVs LED só perde para a Panasonic DX900 e Sony X935D
+Baixo Input Lag, até mesmo para os gamers mais exigentes, excelente para jogos MP
+Excelente para programas de esporte
+100% clouding-free
+Função HDR+ (que cria artificialmente o efeito em qualquer vídeo) é o único elogiado dentre todos os fabricantes
Pontos Fracos:
-Ao contrário da Sony X935D, DX900 e DX700, a Samsung KS7000 tem mais dificuldade em controlar brilho em cenas mais escuras/noturnas então o HDR dela nessa área sofre
-Imagens escuras são mais "lavadas" que as das competidoras aqui (exceto a UH8500), podendo produzir halos e blooming
-Possui judder leve em filmes/seriados
-Flicker (piscadas extremamente rápidas de luz) no modo jogo, deve-se elevar a Backlight para 10-12 e abaixar o Led Inteligente para Low
-Suporta apenas HDR-10, mas é o tipo de HDR mais aceito até o momento
-Motion Blur não é dos melhores, mas a vasta maioria dos usuários não vai perceber muito borrão na imagem
-Ângulo de visão pequeno, típico de TVs LED. Quem está nas laterais perde definição, cores etc.


6) Panasonic DX700 58" (preço lançamento - a partir de R$ 5,7 mil)
36e74_phpcc5fqz.jpg

Curva: Não
Painel: 120Hz
Tipo: VA com Edge-lit Local Dimming
3D: Não
HDR: Não suporta HDR oficialmente, mas conteúdos em HDR-10 serão reproduzidos
Pico de brilho: 600 nits
Input Lag: 44ms (modo "Game") - Mediano
Input Lag com HDR: 44ms (modo "Game") - Mediano
Obs.(Controle de Backhlight Adaptativo deve estar desligado, caso contrário, lag de 57-60ms - Mediano)
Motion Blur: 18ms - Mediano

Pontos Fortes:
+Boa imagem, cores e efeitos HDR perceptíveis, principalmente em cenas escuras/noturnas, mas esta TV é o limite aceitável do recurso. Ela perde para quase todas as demais TVs da lista em termos de HDR de qualidade (exceto a LG UH8000, que é inferior)
+Possui pouco judder e apenas em alguns programas
+Chip HCX 2016 da linha Viera é absolutamente fenomenal. Padrão de cores bem mais abrangente que TVs da mesma categoria, ou até mais caras
+Tons de preto e contraste bem mais profundos que TVs da mesma categoria
+HDR no modo jogo ativado com lag mediano, mas ainda aceitável para a maioria dos gamers
+Processamento de imagem e upscaling de material Full HD referência no mercado
Pontos Fracos:
-Brilho abaixo do exigido para bom conteúdo HDR, mas ainda consegue impressionar bastante e reproduzir efeitos bem melhores que TVs SDR
-Suporta apenas HDR-10, mas é o tipo de HDR mais aceito até o momento
-Motion Blur não é dos melhores, mas a vasta maioria dos usuários não vai perceber muito borrão na imagem
-Ângulo de visão pequeno, típico de TVs LED. Quem está nas laterais perde definição, cores etc.
Esta TV não suporta oficialmente HDR, por não possuir o tipo de painel necessário (10bits real) e conseguir alcançar o pico de brilho exigido (1000nits), entretanto características particulares do painel, como padrões de cores mais abrangente, excelentes tons pretos e contraste maior por causa do novo chip HCX da Panasonic, fazem com que ela, mesmo não reproduzindo HDR "oficialmente", consiga exibir imagens com cores bem mais intensas que outros modelos de TV SDR e HDR. Seria algo como um "meio HDR" - bem melhor que TVs sem o recurso mas abaixo do que uma DX900 consegue fazer. O HDR dela em cenas escuras/noturnas consegue bater até mesmo a KS7000 que possui o dobro do brilho. Já o HDR em cenas claras/diurnas não chega perto do da KS7000. Mas note que isso não é característica de qualquer TV com HDR "falso", a Panasonic DX700 é exceção da exceção, e seus pares mais baratos (como LG UH7500, KU6400 ou Panasonic DX650) não conseguem atingir a mesma façanha. A DX700 é uma TV melhor que a LG UH8000.


7) LG UH8000 55" 65" (preço lançamento - a partir de R$ 6 mil)
uh8500-design-medium.jpg

Curva: Não
Painel: 120Hz
Tipo: IPS com Edge-lit Local Dimming
3D: Passivo
HDR: Não suporta HDR oficialmente, mas conteúdos em HDR-10 e Dolby Vision serão reproduzidos
Pico de brilho: 600 nits
Input Lag: 31ms (modo "Game") - Bom
Input Lag com HDR: 48ms (modo HDR) - Mediano
Motion Blur: 11ms - Bom

Pontos Fortes:
+Boa imagem, cores e efeitos HDR perceptíveis, mas esta TV é o limite aceitável do recurso. Ela perde para todas as demais TVs da lista em termos de HDR de qualidade
+3D um pouco abaixo da qualidade dos modelos OLED, mas ainda muito bom
+Suporta ambos os formatos de HDR
+Excelente para games e programas de esporte
+WebOS 3.0 é rápido e prático
+Painel IPS, então ângulo de visão é maior do que usualmente se encontra em TVs LED e as cores são bem vivas
Pontos Fracos:
-Das TVs LED desta lista, a LG UH8500 tem o pior Edge-lit e fica atrás das demais em controlar brilho em cenas mais escuras
-Não ativa HDR no modo jogo
-Brilho abaixo do exigido para bom conteúdo HDR, mas ainda consegue produzir efeitos melhores que TVs SDR
-Painel IPS, então tons pretos são ruins e contraste é baixo
-Clouding (em algumas partes da tela o preto é mais esbranquiçado)
-Pode ocorrer "judder" (micro-pausas) em alguns conteúdos, principalmente em filmes/seriados rodando em PCs conectados à TV
Esta TV não suporta oficialmente HDR, por não possuir o tipo de painel necessário (10bits real) e não conseguir alcançar o pico de brilho exigido (1000nits), entretanto características particulares do painel, como padrões de cores mais vivos, fazem com que ela, mesmo não reproduzindo HDR "oficialmente", consiga exibir imagens mais intensas e impressionantes que outros modelos SDR. Seria algo como um "meio HDR" - bem melhor que TVs sem o recurso mas abaixo do que uma KS7000 consegue fazer, por exemplo. Mas note que isso não é característica de qualquer TV com HDR "falso", tanto a LG UH8000 quanto a Panasonic DX700 são exceções das exceções, e seus pares mais baratos (como LG UH7500 ou Panasonic DX650) não conseguem atingir a mesma façanha.


***

Melhor escolha para TV 4k c/ HDR para jogos em SET/2016

Samsung KS7000 49" 55"
Representa o melhor custo benefício nesse momento. Ela não tem a melhor imagem dentre as LEDs topo de linha como Panasonic DX900, Sony X935D e Samsung KS9500, mas ela chega bem próximo (90%) e tem brilho altíssimo (garantindo excelentes efeitos HDR). O excesso de brilho é em parte o culpado por seus tons de preto mais "lavados" frente as outras TVs da lista (com exceção da LG UH8500 que é inferior), mas não se engane, a imagem desta TV é melhor que 95% das TVs já lançadas até hoje. Se comparadas aos modelos 2015 ela perde apenas para a Samsung JS9500 e telas OLED da LG. Seu input lag é baixíssimo, e sua tela não tem clouding, mas pode ter um judder leve. A Samsung recentemente implementou HDR no modo jogo, transformando esse modelo na TV HDR com menor lag dentre todas as opções em 2016. Mas infelizmente, nesse momento, não é o caso. Muitas pessoas já estão conseguindo comprar o modelo de 49" por 3,8 mil, em menos de 1 mês de lançamento. Não me admiraria se na Black Friday ela já esteja sendo ofertada perto dos 3 mil reais.


Panasonic DX700 58"
Mesmo ela tendo vários pontos fracos ainda é uma das duas melhores opções em termos de custo x benefício de jogos em 4k e HDR de 2016. O pior defeito dela é não ter HDR de verdade por falta do painel de 10bits e brilho de apenas 500-600nits. Ainda sim todas as reviews apontam que o tal do chip HCX faz milagres nesse modelo específico conseguindo reproduzir algo como um "meio-HDR". O outro ponto negativo é o lag da TV. Apesar de 44-45ms no modo jogo ainda ser perfeitamente aceitável, pessoas que são muito sensíveis à lag já começam a sentir a lentidão extra. Uma outra concessão que o comprador deve fazer é que para manter o lag nos 44ms deve-se desligar a opção "Controle de Backhlight Adaptativo" (que impede que tons negros fiquem "lavados" em cenas HDR que misturam fontes de luz em locais escuros) nas opções de imagem, caso contrário o lag sobe para indesejáveis 58ms. Muitas pessoas já estão conseguindo comprar o modelo de 58" por 5,8 mil, e na Black Friday ela já deve sair abaixo dos 4 mil reais.


Samsung KS7000 versus Panasonic DX700
Comparando as duas TVs, em termos de imagens, tons pretos, sombras etc, as duas são basicamente a mesma TV, com uma leve vantagem para a DX700 no processamento de imagens full HD e cores. Mas sendo bem honesto, a diferença é bem sutil. O processamento produz uma imagem levemente mais clara e limpa nas fontes sub-4k, e as cores são um pouco mais intensas, mas como disse, não é muito e apenas percebido se você colocar uma do lado da outra e ficar comparando. HDR em cenas claras é consideravelmente melhor na KS7000 por causa de seu brilho extremo, nesse caso a falta de brilho da Panasonic se torna óbvia, mas em contrapartida a DX700 produz um efeito um pouco melhor em cenas escuras com HDR, em parte porque seu brilho é bem menor que a Samsung. É mais fácil a tela segurar 500-600nits de brilho do que 1300-1500.

Em análises da DX700 e KS7000 onde foram usados Blurays UHD e HDR, apesar de muitas críticas contra o tipo de painel escolhido para os dois modelos (edge lit), os sites cedem que ficaram impressionados com o que esses modelos conseguiram fazer. A verdade é que nenhuma TV edge lit lida bem com HDR em cenas escuras, e quanto maior o brilho, mais ela produz halo, blooming e aparência "lavada" nas cores. O brilho extra da KS7000, nesse tipo de cena, é um empecilho e não uma vantagem. Mas a Samsung permite que se escolha o brilho máximo na versão HDR da imagem, então uma calibrada para assegurar uma cena escura melhor é possível. Por fim, a KS tem bem mais recursos "abarcados" dentro da TV. Além do menor lag no mercado (21ms contra 44ms da DX), tem 4 entradas HDMI 2.0 (enquanto a DX tem apenas 2), o OS Tizen é mais rápido que o OS Firefox da DX, tem suporte ao V9P Profile 2 que permite assistir vídeos HDR pelo youtube (o que a DX não tem) dentre outros pormenores.



***

Considerações Finais
1) Existirão outras TVs em 2016 com HDR? Sim! Tem mais uns 20 modelos que eu não citei aqui como Samsung KU7000, KU6000, KU5000, Sony X85D, X83D, X75D, S85D, LG UH77, UH75, UH66, UH65, UH63, Panasonic DX650 dentre vários outros. Alguns destes inclusive tem painéis e imagens lindíssimas, mas o HDR deles é 100% porcaria. A LG UH8000 e Panasonic DX700 já não conseguem mostrar HDR direito, mas suas telas ainda conseguem reproduzir um ganho de cores acima do que se encontra em telas SDR, mas em TVs de modelos abaixo delas, não espere perceber ganhos significativos. Por isso, se você pegar uma Samsung KU6000 baratinha por 1,5~1,6k, vai estar escrito na caixa dela 4k e HDR, mas esteja consciente que ela não exibe HDR de verdade.

2) Como sempre, não se deve esquecer que gamers tem que ficar de olho no Input Lag. TVs com lag até 20ms são excelentes, entre 21 e 41ms são boas, entre 42 e 62ms são medianas, e acima de 63ms são ruins. Se você for um jogador casual, compre a que mais se ajusta ao seu bolso, e com a imagem que você achar melhor. Mas se MP for coisa séria p/ você, ou se você for mais sensível a lag alto, considere TVs abaixo de 40ms. Dito isso, alguns fabricantes no passado já reduziram lags em TVs através de updates de firmware, mas isto foi restrito aos modelos mais caros de cada marca e não ocorreu de forma imediata. Algo entre 5 e 10ms é praxe, mas há relatos de até 15-20ms sendo retirados de alguns modelos. Então algo assim é certamente uma possibilidade, mas de forma alguma uma certeza.

3) As OLEDs sempre tem preço alto, mas não se desespere, ao longo de 1 ano esses preços costumam variar bastante e nunca foi tão "barato" comprar uma. Mesma coisa com as demais TVs LED. A LG OLED 55EG9100 Full HD de 2015, por exemplo, lançou em julho do ano passado por R$ 10 mil e em dezembro já era possível comprá-la por 6,5 mil, valor que ela repetiu várias vezes no primeiro semestre de 2016. Então, se alguma OLED 2016 fisgou seu olhar e você tem 6-7 mil para gastar numa nova TV fique alerta entre o final desse ano e início do próximo. A LG OLED B6 55" (2° do ranking) é particularmente interessante, e uma queda dela para a casa dos 6 mil nos próximos 6-7 meses é inevitável ;)
 

pachecoanselmo

Jogador
Dezembro 13, 2016
5
0
Boa noite,
Estou querendo comprar um televisor 4k com HDR, acabei de ler que essa samsung KU60000 nao vale a pena.
Entao o que voce me diz sobre o modelo com HDR premium Smart TV LED 55" UHD Premium 4K Samsung 55KU6400, eu comprei o XBOX-S e ele exige uma TV com HDR.
um forte abraço e parabens pela materia!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Boa noite,
Estou querendo comprar um televisor 4k com HDR, acabei de ler que essa samsung KU60000 nao vale a pena.
Entao o que voce me diz sobre o modelo com HDR premium Smart TV LED 55" UHD Premium 4K Samsung 55KU6400, eu comprei o XBOX-S e ele exige uma TV com HDR.
um forte abraço e parabens pela materia!
Não existe diferença significativa no quesito HDR entre os modelos KU6xxx, mas a KU6300 tem uma pequena vantagem entre o restante da linha no quesito brilho, cor e contraste. Apesar da linha KU afirmar que exibe HDR, chamar ele de Premium e etc, mas aquilo ali não é HDR "de verdade", mas sim uma versão bem diluída do recurso e distante do que a KS7000 consegue entregar, por exemplo. O motivo principal é a falta de brilho. Somente telas com o certificado "UHD Premium" exibem o recurso da maneira que ele foi idealizado. Você ainda terá algum benefício, já que a imagem mostrada será algo acima de uma imagem SDR de TVs convencionais, mas ela será um "meio HDR", um HDR "falso". Vai te dar a oportunidade de começar a perceber a diferença que HDR pode te entregar, mas ela vai estar distante do impacto que uma TV UHD Premium consegue proporcionar. Vamos chamar isso de "HDR de entrada". O seu ganho maior com uma KU vai ser a variedade das cores no HDR, mas aqueles efeitos de brilho extremo, como o Sol ou a Lua, não chegarão perto do impacto que uma KS7000 te daria. De qualquer forma, seu XB1 S reconhecerá a capacidade da sua TV de reproduzir HDR. Apenas atente-se que somente 2 entradas HDMI podem ser usadas para receber sinal HDR (HDMI 1 e 2 se não me engano), e lembre-se de ativar UHD Color na entrada que seu VG estiver ligado ou o HDR não é reconhecido ;)
 
  • Curtir
Reações: Vinicius

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Então a imagem da OLED é melhor pra jogar que uma com HDR, considerando o recurso ativado pra jogar?

Enviado do meu ASUS_Z00AD usando o app mobile do PXB!
A qualidade de imagens SDR (normais) de uma OLED bate a qualidade de imagens HDR da vasta maioria das TVs LED do mercado. Se você comparar OLED HDR com LED HDR aí que a diferença se alarga mais. Como eu respondi algumas páginas atrás, se você tiver uma LED topo de linha (como a KS7000), e ela estiver com o conteúdo correto, no ambiente correto, vista do ângulo correto, ela consegue te entregar algo próximo de 80% da qualidade de imagem de uma OLED. Em termos de custo/benefício NADA bate a KS7000, mas em força bruta, nenhuma LED tem a menor chance contra uma OLED. Elas são o próximo estágio de evolução de TVs. E claro que no final o problema é sempre o mesmo: preço. Se ambas estivessem na mesma faixa, absolutamente ninguém escolheria LED acima de OLED. Isso deve mudar nos próximos anos já que a LG decidiu revender suas telas a outros fabricantes. A Philips já anunciou que terá uma linha OLED em 2017 feita com telas da LG, então ano que vem ao invés de 3 opções de OLED talvez tenhamos 6 ou mais. E isso é bom, quanto mais fabricantes adotarem essa prática mais barato os painéis ficam. OLEDs já cairam bastante de preço desde que foram lançadas em 2012. As primeiras custavam inacreditáveis 50 mil reais, mas em 2016 a EG9100 (TV OLED 1080p e s/ HDR de 2015) já esteve várias vezes por 5,4k (o mais barato que uma TV OLED já esteve no Brasil) e a nova B6 (TV OLED 4k c/ HDR de 2016) foi vendida por quase 20 dias por 8k em 8x s/ juros. Não é um valor barato, mas tendo em mente que o preço de lançamento dela é de 14 mil reais à vista e ela tem apenas uns 3-4 meses de lançamento, é uma queda e tanto. Ano que vem a B6 deve começar a aparecer em promoções relâmpago por 6k e pouco.
 

dubbom

Novato
Dezembro 14, 2016
1
0
Olá pessoal, como todos sabem eu pedi a devolução da minha KS7000 pois quando limpei a tela, ela ficou mais esbranquiçada naquele ponto. Tentei a limpeza em 3 pontos diferentes e vi o esmo efeito. É possivel notar essa perda de pigmentação com a tv desligada. Em outro forum vi uma pessoa falar que esta tv tem uma pelicula muito presa a tela, procede?
Como as americanas cagou a minha devolução e esta mandando outra tv eu terei que rejeitar a entrega mas ainda tenho esperança de algum comentário que me faça mudar de ideia (Já estou de olho na KU6000 que custa 2000reais a menos).
Amigo você conseguiu resolver o problema da mancha branca na ks7000? tenho exatamente o mesmo problema que o seu. Você substituiu a TV? Por qual? Ja iniciei o processo de devolução. Onde você comprou?Teve problemas na devolução? Estou muito chateado com o acontecido. Inimaginável pagar 5 mil numa tv e acontecer isso.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)