Sobre essa questão de aumentar a base instalada pensando no multiplayer, isso pode ser um tiro no pé. Por exemplo, se eu sou um jogador de PC num FPS, não vou querer um jogador de console no meu time pq o controle é muito mais lento que o teclado e mouse. O jogador de console vai virar tipo um "café com leite" nos times, aquele que ninguém quer pq só atrasa a vida dos outros. Eu não consigo enxergar esse crossplay com bons olhos para a maioria dos tipos de jogos. Talvez se a Microsoft liberar o uso de teclado e mouse no
Xbox One isso seja resolvido, mas isso iria totalmente de encontro ao que muitos pregam aqui, que preferem a praticidade do controle do console.
Outra coisa, a base instalada de dispositivos W10 não necessariamente quer dizer que eles são jogadores. Vamos lembrar que o W10 foi um update gratuito pra quem já tinha a partir do Windows 7. Até mesmo o meu notebook do trabalho que tinha Windows 7 Enterprise tá rodando o W10, e ele só conseguiria rodar Halo 1. Kkkk.
Eu entendi os seus pontos de vista, mas realmente só vamos conseguir ver o resultado de tudo isso daqui a algum tempo. O que me preocupa é que a Microsoft cometeu vários erros desde a concepção do
Xbox One, e se isso não vingar, a marca
Xbox pode não ter como reverter esse quadro. Não se esqueçam que, apesar do
Xbox One estar com mais unidades vendidas que o X360 no mesmo período de tempo, o PS4 está com praticamente o dobro de unidades vendidas. Isso quer dizer que, ao contrário do que muitos analistas estavam prevendo, o mercado de consoles está mais saudável e rentável do que nunca, e eu estou vendo que, ao invés de entrar nessa onda de cabeça, a Microsoft está tentando uma estratégia bem diferente e que não foi muito bem aceita por enquanto. Além disso, tem o fato da confiança na marca, como muitos já disseram aqui, e a MS está muito mal nesse quesito. Quem garante que eu não vá gastar uma grana forte num PC e no meio do ano ela vem e muda a estratégia toda de novo no meio do caminho? Complicado isso.
Pra ilustrar a questão do mercado de consoles e PC, achei essa matéria aqui sobre as vendas de The Witcher 3, jogo que historicamente é associado aos PCs. As vendas foram de 30% apenas nos PCs e 70% nos consoles, lembrando ainda que nos consoles não temos promoções tão agressivas quanto nos PCs, então mesmo se as vendas fossem na proporção 1:1, provavelmente o lucro nos consoles seria maior.
http://gamerant.com/the-witcher-3-sales-pc-consoles-125/