MELHOROU:
Advent: Não existiam, mas dá pra comparar com o Exalt. São mais variados na aparência e têm suas especializações mais características (Os Exalt eram iguais aos nossos soldados, e com visual igualzinho)
Sectoids: Melhorou bastante. Pra mim é a imagem clássica do alien invasor. Ficou com um visual mais ameaçador, embora seja um inimigo difícil apenas bem no começo do jogo.
Archon: Melhorou tanto no design quanto nas habilidades. É um inimigo que sempre priorizo. Floaters eram bem bobinhos.
PIOROU:
Mutons: Perderam a graça. Nâo tive nenhum problema com mutons dessa vez. Inimigos simples de lidar. Valeu pela surpresa de quando tentei dar uma espadada num deles, big mistake
Cyberdiscs: Achei que desdobraram em MECs e Gatekeeper (pelo visual). Os MECs são inimigos legais e dão a possibilidade de serem hackeados. Gatekeeper é o novo Ethereal. Mas nunca vi um dar um Mind Control.
FICOU NA MESMA:
Viper: Embora o visual seja muito mais legal, se mantiveram na mesma que o Thin Men: um inimigo que não parece nada demais, mas com um pouco de sorte pro lado deles e um pouco menos pro seu, acabam com a sua raça.
Chryssalids: Não notei muita diferença fora o fato do modo como aparecem. Mas como sou traumatizado com eles, sempre mato logo.
Beserker: Cabou a brincadeira de pega-pega
Sectopod: A barra de HP me assustou da primeira vez que vi um, mas é tranquilo, está até mais fácil de manejar com as habilidades do especialista hacker.
NOVOS:
Codex: Bicho miserável. Foi responsável pela primeira baixa que tive e foram logo 2 de vez. Quase falhei a missão.
Andromedon: Inimigo chato também, dava sempre muita prioridade. Agora toda vez que aparece um eu viro ele pro meu lado.
Faceless: Depois que você cai na armadilha do faceless pela primeira vez, deixa rapidinho de ser um problema.
Avatar: Só enfrentei um, o que aparece quando você dá o skulljack num Codex. Não achei difícil, mas a situação foi favorável.