Eu acho que a MS vai seguir as linhas gerais a serem utilizadas pela Sony nos documentos que vazaram em março. Jogos no PS NEO devem ter a resolução mínima de 1080p mas devem, obrigatoriamente, ter o framerate igual ou superior ao da versão vanilla. Porque você sabe como são os estúdios, eles não vão ver esses novos consoles e falar "oba, finalmente vou rodar nosso jogos à 1080 e 60fps". Pelo contrário, eles vão é querer tunar, e MUITO, toda a parte que "não é resolução e framerate", como texturas, modelagem, antialiasing, iluminação, ambient occlusion, justamente para fazer o jogo mais belo possível. E isso vai pesar e trazer tanto a resolução quanto os frames para baixo. Eu não acho que 30fps vai sumir nos novos consoles não, mas acho que ela será "reservada" aos jogos mais incríveis dessas plataforma. Eu consigo ver perfeitamente um Last of Us 2, um Quantum Break 2 ou um Cyberpunk 2077 trocando 60fps por 30 nesses consoles em prol de mais efeitos, melhores texturas, iluminação mais complexa etc.Então como é que vai ser? Vão colocar um jogo no Scorpio rodando numa resolução superior, mas numa taxa de quadros que acompanhe o console mais capado? Ou os jogos do One terão preferência em sacrificar a resolução pra manter 60fps?
No caso dos jogos MP sempre vai ter um controle maior e equalizador no lado dos consoles. Nada ficará à escolha do usuário, independente do console, e a Activision já nos deu a resposta do que esperar. COD Advanced Warfare lançou nos consoles novos e antigos, e em ambos o MP corre a estáveis 60fps. A diferença está no jogo em si. No XB1/PS4 tudo é melhor, texturas, efeitos, sombras. Cheio de lens flare dando aquele ar futurista à cada mapa do cenário. Já nos consoles antigos não tem nada disso, até a renderização é diferente, chegando ao ponto de nem colocarem os racks de servidores de computador em alguns cenários porque eles tem fog, reflexos, luzes e sombras que os consoles antigos não conseguem reproduzir. A solução? Substituíram os racks por caixas e armários hahahahaha, mas roda à 60fps igual o seu vizinho, só não tem o mesmo visual. É claro que os estúdios sempre tentarão implementar o máximo de fidelidade e recursos em todas as suas versões de jogo, mas se no final isso apresentar uma barreira ao "padrão mágico de 60fps" no MP, texturas, resolução e demais efeitos terão que pagar o preço.Outra coisa, como nós já vimos dezenas de benchmarks em 4K de GTX 1080 E 1070 , essas placas hoje são proporcionalmente, ao que a GTX 970 é em jogos recentes, ou seja, consegue rodar numa boa os jogos no Ultra em 1080p, mas com frames que variam entre 60 e 40. GTX 1080 e 1070 são a perfeição pra se rodar TUDO no Ultra em 1080p à 60fps travados! Ou como mostraram com Doom, 1080p à 200fps...
Enquanto eu escrevia os parágrafos anteriores, pensei aqui: hoje isso já acontece no PC. Tem gente jogando online em 1080p/60fps contra pessoas jogando em resolução maior com fps destravado e por aí vai...
Só que nesse caso, quem joga no PS3, joga contra outros do PS3. Quem ta no 360, joga contra outros no X360...No caso dos jogos MP sempre vai ter um controle maior e equalizador no lado dos consoles. Nada ficará à escolha do usuário, independente do console, e a Activision já nos deu a resposta do que esperar. COD Advanced Warfare lançou nos consoles novos e antigos, e em ambos o MP corre a estáveis 60fps. A diferença está no jogo em si. No XB1/PS4 tudo é melhor, texturas, efeitos, sombras. Cheio de lens flare dando aquele ar futurista à cada mapa do cenário. Já nos consoles antigos não tem nada disso, até a renderização é diferente, chegando ao ponto de nem colocarem os racks de servidores de computador em alguns cenários porque eles tem fog, reflexos, luzes e sombras que os consoles antigos não conseguem reproduzir. A solução? Substituíram os racks por caixas e armários hahahahaha, mas roda à 60fps igual o seu vizinho, só não tem o mesmo visual. É claro que os estúdios sempre tentarão implementar o máximo de fidelidade e recursos em todas as suas versões de jogo, mas se no final isso apresentar uma barreira ao "padrão mágico de 60fps" no MP, texturas, resolução e demais efeitos terão que pagar o preço.
Se os caras estão me vendendo algo que em teoria roda resolução 4k e taxa de quadros maior e estável, eu não vou comprar esse aparelho pra jogar em 30fps... Como disseram, seria a mesma coisa de eu assinar um serviço em HD pra ver filme em SD.Eu consigo ver perfeitamente um Last of Us 2, um Quantum Break 2 ou um Cyberpunk 2077 trocando 60fps por 30 nesses consoles em prol de mais efeitos, melhores texturas, iluminação mais complexa etc.
VGs funcionarão mais como PCs. Assim como N configurações rodam sem problemas num MP de Battlefield no PC será também no ambiente PS4/NEO, XB1/Scorpio. Isso já é mais problema de back end, do lado do código em si, dos servidores, e não da forma como cada versão vai renderizar o jogo, resolução, texturas etc. Tanto é assim que jogadores de FF14 no PS3 e PS4 jogam de boa com gamers no PC e suas infinitas configurações de hardware, todos no mesmo mundo interagindo com usuários das outras plataformas.Só que nesse caso, quem joga no PS3, joga contra outros do PS3. Quem ta no 360, joga contra outros no X360...
Mas e pra quem joga em console diferentes? Talvez então a meta para os jogos do One sejam os 60fps ao invés de 1080p...Em Halo 5 preferiram os FPS, em Gears Ultimate também e acho que o mesmo vale pro Killer Instinct. Então só se for isso.
Eu acho que você reconsiderará sua postura seriamente quando sair o primeiro trailer the Last of Us 2...rs. Primeiro que todos os jogos nessas máquinas terão upscale para 4k, se sua TV suportar essa resolução. Segundo que os estúdios que optarem por esse caminho não o farão por motivos banais, farão para te apresentar um jogo claramente superior aos demais da plataforma à que pertencem. 60fps vai se tornar o padrão para todos os jogos MP, Independente do console, mas jogos SP continuarão variando entre 30 e 60. É o caso Uncharted 4. Veja os remasters de Uncharted e Last of Us no PS4. Todos eles são lindões, vamos concordar. TLoU então, chega a doer ver o jogo com texturas full HD em 1080 e 60fps. Mas nenhum desses 4 jogos chega aos pés de Uncharted 4, que é literalmente uma obra prima. É o mais belo jogo já feito em um VG....ponto final. Em nenhum momento eu me senti traído, ou chateado, porque o jogo estava rodando à 30fps, pelo contrário, eu devo ter gasto fácil fácil umas 3-4h só admirando o cenário, vendo os pequenos detalhes. As "obras primas" desses novos consoles provavelmente correrão à 30fps, mas serão isso, obras primas, contudo a vasta maioria vai mesmo buscar o binômio 1080p 60fps.Se os caras estão me vendendo algo que em teoria roda resolução 4k e taxa de quadros maior e estável, eu não vou comprar esse aparelho pra jogar em 30fps... Como disseram, seria a mesma coisa de eu assinar um serviço em HD pra ver filme em SD.
Sim cara, eu entendo. Mas se for assim, a "beleza" então está depositada mais na resolução? Então vão colocar consoles melhores pra acontecer o que já acontece hoje?Eu acho que você reconsiderará sua postura seriamente quando sair o primeiro trailer the Last of Us 2...rs. Primeiro que todos os jogos nessas máquinas terão upscale para 4k, se sua TV suportar essa resolução. Segundo que os estúdios que optarem por esse caminho não o farão por motivos banais, farão para te apresentar um jogo claramente superior aos demais da plataforma à que pertencem. É o caso Uncharted 4. Veja os remasters de Uncharted e Last of Us no PS4. Todos eles são lindões, vamos concordar. TLoU então, chega a doer ver o jogo com texturas full HD em 1080 e 60fps. Mas nenhum desses 4 jogos chega aos pés de Uncharted 4, que é literalmente uma obra prima. É o mais belo jogo já feito em um VG....ponto final. Em nenhum momento eu me senti traído, ou chateado, porque o jogo estava rodando à 30fps, pelo contrário, eu devo ter gasto fácil fácil umas 3-4h só admirando o cenário, vendo os pequenos detalhes. As "obras primas" desses novos consoles provavelmente correrão à 30fps, mas serão isso, obras primas, mas a vasta maioria vai mesmo buscar o binômio 1080p 60fps.
Eu acho que a beleza nunca esteve depositada apenas em resolução, mas sim no conjunto da obra, na imagem full HD, nas texturas melhores, iluminação mais complexa, efeitos mais fartos, sombras e ambient occlusion mais realistas...aquele lance mesmo que os americanos chamam de "uncanny valley". O primeiro jogo à quebrar essa barreira de "realismo extremo", aquele jogo que você vai olhar e por um instante não saberá se é uma foto real ou uma imagem gerada por computador, ele não vai estar rodando à 60fps, isso eu te garanto, vai estar rodando à 30fps. E vários estúdios ambicionam isso. Os suspeitos de sempre você já sabe: Naughty Dog, CD Projekt, Quantic Dream, Remedy etc. Esse pessoal busca o fotorealismo, e mesmo a próxima tecnologia não entregará algo assim E correr à 60fps. Alguma coisa tem que ceder, para algumas empresas vai ser o fps, para outras o aspecto geral da imagem e todas as suas nuances (texturas, iluminação, AA, Occlusion etc).Sim cara, eu entendo. Mas se for assim, a "beleza" então está depositada mais na resolução? Então vão colocar consoles melhores pra acontecer o que já acontece hoje?
Vamos pegar o PC novamente. 1080P/60fps fazem sim a diferença e a gente sabe que faz. Pega o Star Wars Battlefront no PC em 1080p/60fps e coloca do lado da versão do One... a diferença é enorme. O que eu quero dizer é o seguinte, hoje com uma GTX 970 por exemplo, você roda o jogo no ultra, com partículas melhoras e em maior número e em alguns casos (como é o de Batman Arkham Knight), mesmo no Ultra dá pra habilitar PhysX. Sem contar melhorias de serrilhado, efeitos de iluminação, God Rays e sombras em alta resolução e etc...
Se os caras estão falando em resolução 4K sem "comprometer" a performance, então eu quero isso, e não um jogo com 30fps só porque a resolução é maior.
Então, mas eu estou seguindo o marketing da MS. Eu sei disso tudo que você ta falando aí haja vista os jogos incríveis que essa geração trouxe (The Order, Unchaterd 4, Ryse, Quantum Break), e a gente também sabe que apesar do hardware ser defasado, à medida que ele fica mais velho, os jogos ficam melhores. Só pegar o primeiro Gears que foi um marco gráfico em 2006 e pegar o GTA V de X360. Se gráficos não são resolução ( e realmente não são), pra que lançar um console TÃO bom assim?Eu acho que a beleza nunca esteve depositada apenas em resolução, mas sim no conjunto da obra, na imagem full HD, nas texturas melhores, iluminação mais complexa, efeitos mais fartos, sombras e ambient occlusion mais realistas...aquele lance mesmo que os americanos chamam de "uncanny valley". O primeiro jogo à quebrar essa barreira de "realismo extremo", aquele jogo que você vai olhar e por um instante não saberá se é uma foto real ou uma imagem gerada por computador, ele não vai estar rodando à 60fps, isso eu te garanto, vai estar rodando à 30fps. E vários estúdios ambicionam isso. Os suspeitos de sempre você já sabe: Naughty Dog, CD Projekt, Quantic Dream, Remedy etc. Esse pessoal busca o fotorealismo, e mesmo a próxima tecnologia não entregará algo assim E correr à 60fps. Alguma coisa tem que ceder, para algumas empresas vai ser o fps, para outras o aspecto geral da imagem e todas as suas nuances (texturas, iluminação, AA, Occlusion etc).
Na apresentação os Devs estavam falando que é um console MONSTRO. O Phill falou que é o próximo passo, um salto de qualidade.
Anunciam um processamento de 6tflops que é o triplo do One
Tudo muito ensaiado como discurso de next-gen...
Ai vem a crítica e questionam se eles mataram o One e o One S e ele me vem com a safadeza de que é só para rodar jogs em 4k..somente para quem tem TV 4k e que todos podem ficar tranquilo com o One??
Sério, tem gente que acredita nesse discurso esquizofrênico da MS?
Pra mim ela tá perdida. Tentou dar o pulo do gato e anunciar a nova geração precocemente (sabendo do NEO da Sony) e deu um belo tiro no pé.
No final das contas a repercussão foi mais positiva para jogos sem datas da Sony do que o anuncio de um novo console mais potente (next-gen) desagradando aqueles que mal aproveitaram o One.
Se a intenção fosse de fato ter um console apena 4k e não next-gen, por qual motivo não anunciaram nenhum mísero jogo novo para 2017?
Pra mim cheira à alocação de recursos para desenvolver para a nova geraçao que eles pensaram que iria arrasar na E3
Concordo com você. Não acho que a Sony está certa também.Mas se o PSneo rodar mesmo com as especificacoes especuladas pelos dev kits, de 4teraflops, porque vcs acreditam que ele não seria nova geração e o Scorpio com 6teraflops seria?
Os dois tem saltos grandes em termos de potência e vão rodar os mesmos jogos e ter mesma dash, mesma interação multiplayer com os respectivos "originais".
Por isso digo, nenhum dos dois é nova geração. Ou os dois são nova geração.
Não tem essa de um é e outro não porque sim
A sony confimou que o ps4 vai funcionar com seu VR normal, o neo é para o 4k.Concordo com você. Não acho que a Sony está certa também.
Mas quando eles deram a entrevista no Financial Times eles foram mais claros que a MS quanto aos limites dos desenvolvedores e mais claros do que pretendem com o Neo e o PS4. E ao menos a Sony já anunciou o seu VR, o que, em tese, justificaria um console pouco mais potente para rodar os jogos VR de maneira adequada.