Microsoft libera código digital para clientes com problemas em mídias fisicas

JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
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Nas últimas semanas, alguns consumidores entraram em contato com o IGN Brasil para relatar defeitos encontrados em discos de jogos de Xbox 360 e Xbox One, como Rise of the Tomb Raider, Dark Souls III e The Witcher 3. De acordo com os relatos (acompanhados de fotos), os problemas -- que vão de descascamentos a bolhas e manchas nas superfícies das mídias -- começam a se manifestar principalmente nas bordas dos discos.

O IGN Brasil transmitiu os relatos dos consumidores para a RiMO Entertainment, empresa responsável pela prensagem de discos de Xbox One e Xbox 360 no Brasil. Por meio de um representante, a empresa em princípio alegou que os defeitos apresentados nas mídias podem ser "resultado de mal uso por parte dos usuários" e que representam casos “isolados”.

Ao ser informada pela reportagem de que os usuários alegam seguir à risca as instruções básicas de armazenamento e utilização dos discos, a RiMO afirmou ter constatado "um problema recorrente” nas reclamações recebidas: a evidência de “marcas de batidas” nas bordas das mídias. "Essas batidas podem danificar a resina que protege a metalização do disco, expondo o material a agentes que podem causar danos”, a empresa explicou, em um comunicado enviado ao IGN Brasil.

Ainda de acordo com a RiMO, essas colisões podem acontecer no momento de inserir e retirar os discos do leitor óptico do Xbox One ou do Xbox 360. A empresa também levantou a possibilidade de o aquecimento do console ser uma das causas do descolamento da resina e do aparecimento de manchas nos discos.

"Destaco mais uma vez que em 12 milhões de mídias fabricadas nestes seis anos como fábrica homologada pela Microsoft, nosso índice de reclamações é de apenas 0,001%", complementou Ana Karolina Lino Galindo, advogada da RiMO.

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Procurada pela reportagem do IGN Brasil, a Microsoft afirmou estar ciente de reclamações de alguns usuários sobre mídias físicas danificadas e divulgou maneiras para consumidores entrarem em contato diretamente com a empresa no caso de defeitos como descascamento, bolhas e manchas em discos de Xbox One e Xbox 360:

"A Microsoft reforça seu compromisso com a qualidade dos discos de jogos Xbox e esclarece que, sempre que são constatados defeitos em mídias distribuídas pela empresa, o cliente recebe por e-mail um código para download do mesmo game sem qualquer custo extra. Nos últimos seis meses, apenas 0,01% dos atendimentos a clientes Xbox tinham como alvo problemas em mídias físicas. Incentivamos que todos os fãs de Xbox nos procurem imediatamente caso identifiquem qualquer tipo de defeito em discos distribuídos pela Microsoft. É com base nesses contatos que poderemos detectar eventuais falhas e oferecer uma experiência cada vez melhor os fãs de Xbox.Formas de contato Xbox:https://support.xbox.com/pt-br
0800 891 9835
@XboxSupport"



Se as reais causas dos defeitos nos discos permanece incerta, pelo menos o consumidor possui uma maneira oficial de encaminhar suas reclamações e, com sorte, resolver o problema da melhor maneira possível.

Matéria Completa: IGN Brasil
 
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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
Maravilha. @CaioNF @ronabs

Eu entrei em contato com o suporte da MS e meio que disseram para eu entrar em contato com a RiMO.

Nosso amigo aí passou um contato, mandei e-mail para este contato e nunca tive resposta.
Então entrei no contato geral, também nunca tive resposta da empresa.

Três jogos meus apresentaram defeito.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
o cliente recebe por e-mail um código para download do mesmo game sem qualquer custo extra.
Isso é verdade, mas acho que apenas para os jogos first party.
Pra Halo Master Chief Collection, me mandaram o valor do jogo na Live em créditos pra comprar a parada - o que dá na mesma que enviar um código pra baixar o jogo. Já Rise of the Tomb Raider, não quiseram nem papo (mas consegui resolver com a Rimo).
 
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JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
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Maravilha. @CaioNF @ronabs

Eu entrei em contato com o suporte da MS e meio que disseram para eu entrar em contato com a RiMO.

Nosso amigo aí passou um contato, mandei e-mail para este contato e nunca tive resposta.
Então entrei no contato geral, também nunca tive resposta da empresa.

Três jogos meus apresentaram defeito.
@HelderSR Quando não consigo resolver direto com o fabricante / loja abro uma reclamação aqui Reclame Aqui em 90% dos casos as empresas respondem e resolvem. Vale uma tentativa. Cita tudo que você já fez até aqui para resolver, o nome da Microsoft e da fabricante da mídia, comentar que é um problema recorrente e conhecido de vários clientes.
 
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CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
Outubro 19, 2011
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@HelderSR Foda que eu entrei no reclame aqui esses dias e me enviaram um email ontem dizendo que era problema meu, agora a Microsoft fala que restitui os jogos? Engraçado, vou copiar essa matéria e mandar pro fdp. Valeu por citar aqui!

Enviado do meu LG-K220 usando o app mobile do PXB!
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Ao ser informada pela reportagem de que os usuários alegam seguir à risca as instruções básicas de armazenamento e utilização dos discos, a RiMO afirmou ter constatado "um problema recorrente” nas reclamações recebidas: a evidência de “marcas de batidas” nas bordas das mídias. "Essas batidas podem danificar a resina que protege a metalização do disco, expondo o material a agentes que podem causar danos”, a empresa explicou, em um comunicado enviado ao IGN Brasil.
RiMO safada, colocando a culpa nos usuários? E as mídias de outros consoles, inclusive mais antigos, que foram manipuladas exatamente da mesma forma e não sofreram os mesmos problemas?

Pelo menos a atitude da Microsoft deve compensar isso, espero que vcs consigam. Eu continuo firme e forte com a minha biblioteca 100% digital, mesmo sabendo dos problemas e limitações.
 
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Tcheflash

Guerreiro
Janeiro 31, 2015
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Porto Alegre
Eu odeio esse tipo de situação em que as empresas tem dificuldade em reconhecer seus erros, tipo essa fabricante, usam produtos de baixa qualidade e o resultado é esse, ficam procurando desculpas pra responsabilizar o consumidor, por isso nem sempre compro o produto mais barato. Esse é o País do lucro acima de tudo, vergonha.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
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Uberaba
É, não é tão bom como parece. Entrei em contato com o suporte, tive sorte de cair com uma atendente que realmente entendia da situação, ela fui super clara em todos os pontos. Mas a coisa não é tão simples como se trata na matéria, omitiram informações ai (propositalmente ou não).

Para começar, a Microsoft só presta suporte a jogos que foram distribuídos por ela, ou seja, jogos third party não têm esse suporte. Segundo, a atendente me informou que a garantia para jogos é de apenas 2 meses, isso para qualquer fabricante. Entretanto, mesmo com meu Rise of the Tomb Raider que foi comprado há mais de um ano, ela me mandou um e-mail onde eu devo enviar a nota fiscal do jogo, assim como fotos frete e verso do disco. O prazo para uma resposta é de 3 a 5 dias. Não há garantia de que vão me ressarcir, mas ao menos existe a possibilidade. De toda forma, a situação está longe de ser o que consta na matéria.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
É, não é tão bom como parece. Entrei em contato com o suporte, tive sorte de cair com uma atendente que realmente entendia da situação, ela fui super clara em todos os pontos. Mas a coisa não é tão simples como se trata na matéria, omitiram informações ai (propositalmente ou não).

Para começar, a Microsoft só presta suporte a jogos que foram distribuídos por ela, ou seja, jogos third party não têm esse suporte. Segundo, a atendente me informou que a garantia para jogos é de apenas 2 meses, isso para qualquer fabricante. Entretanto, mesmo com meu Rise of the Tomb Raider que foi comprado há mais de um ano, ela me mandou um e-mail onde eu devo enviar a nota fiscal do jogo, assim como fotos frete e verso do disco. O prazo para uma resposta é de 3 a 5 dias. Não há garantia de que vão me ressarcir, mas ao menos existe a possibilidade. De toda forma, a situação está longe de ser o que consta na matéria.
Quem guarda a nota fiscal de um jogo por mais de um ano? Se eu não fiz a compra online, fato que essa nota foi embora em muito menos tempo que isso.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
Então não é o meu caso, pois meus jogos são desenvolvidos e publicados por outras empresas.

Pelo menos consegui instalar os jogos no HD, então ainda assim eles executam.
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
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Uberaba
Quem guarda a nota fiscal de um jogo por mais de um ano? Se eu não fiz a compra online, fato que essa nota foi embora em muito menos tempo que isso.
Bom, eu comprei pelo Submarino e tinha a nota fiscal no site, mas no meu caso eu guardo comprovante de todas as coisas de valor um pouco mais expressivo (R$50 pra cima), tenho nota fiscal de todos os meus jogos, console, TV, peças de computador, monitor, etc.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
Foi aprovado um projeto de lei na Câmara em 2015, prevendo a reparação (física ou digital) em caso de danos com a mídia dentro de 1 ano.

EDIT:
Substitutivo da lei:

Trecho:
Art. 2º Os programas de computador e os jogos eletrônicos comercializados em forma de mídia digital serão acompanhados de código de barras único que permita ao consumidor receber outro equivalente no caso de a mídia original que os armazenam danificar-se.

"Assim, no caso de danificação da mídia, o consumidor deve ter um meio de obter, sem ônus, uma nova cópia do software pelo qual já pagou e tem o seu direito de uso."

notícia: http://www2.camara.leg.br/camaranot...GRAMAS-DE-COMPUTADOR-E-JOGOS-ELETRONICOS.html
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Bom, eu comprei pelo Submarino e tinha a nota fiscal no site, mas no meu caso eu guardo comprovante de todas as coisas de valor um pouco mais expressivo (R$50 pra cima), tenho nota fiscal de todos os meus jogos, console, TV, peças de computador, monitor, etc.
Eu guardo as notas fiscais de todos os produtos mais relevantes, mas não guardaria de um jogo, até mesmo pq nunca acharia que daria problema. Acho que eu tenho que repensar isso.
 

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
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Porto Alegre / RS
Já tive problema com mídia vinda de fábrica... aloja tava sem estoque para troca e entrei em contato com o suporte da MS. .. o atendente disse que a MS não se responsabilizava pelas mídias e que até poderia faze o ressarci mentor para a compra digital do mesmo jogo se fosse um game da MS que não era meu caso... aí bati boca com o atendente, pois o game era o forza 6 e que era da MS... depois de uma meia hora ele passou pra outro atendente que me fez o ressarci mentor... e explicou que para games exclusivamente da MS esse procedimento poderia ser feito sem problema, mas que de outras produtoras era responsabilidade da produtora em questão é o máximo que poderiam fazer para ajudar era passar o contato da produtora em questão. ...

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wosi

Apreciador de discussões abaixo dos mil graus
PXB Gold
Março 29, 2017
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Cara to meio triste pq o meu Overwatch de FUCKING 186 temers está apresentando esse defeito na borda menos de 4 meses de uso!
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Realmente é muito frustrante pagar o preço das mídias físicas e ver as mesmas descascando em questão de meses.

Pelo menos com jogos distribuídos MS, se o cara tiver a DANFE e etc, pode ser que consiga resolver.

Já direto com essa empresa que prensa os jogos parece ser sorte... já vi gente que consegui, e outros que nem respondidos foram.

Por isso que sigo firme e forte na mídia digital desde 2014. Mídia física só no retrogaming mesmo.


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