Sinopse:
PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS é um jogo de tiro estilo sobrevivência (last man standing). Começando do zero, os jogadores devem batalhar para localizar armas e suprimentos em uma guerra para se tornar o único sobrevivente. Este jogo realista de alta tensão se passa em uma enorme ilha de 8 x 8 km com um nível de detalhes que expõe as funcionalidades do Unreal Engine 4.
Gameplay:
Battlegrounds é um jogo de ação em que até 100 jogadores lutam em uma batalha royale, um tipo de last man standing em mata-mata, onde os jogadores lutam para ser o último vivo. Os jogadores podem escolher entrar na partida solo, ou com uma pequena equipe de até quatro pessoas. Em ambos os casos, a última pessoa ou equipe deixada viva, ganha a partida.
Cada partida começa com os jogadores de paraquedas caindo de um avião para uma área do mapa de aproximadamente 8 por 8 quilômetros de tamanho, o caminho de voo do avião no mapa varia de cada rodada, exigindo que os jogadores determinem rapidamente o tempo exato para abrir o paraquedas e cair em um local.
Os jogadores começam sem equipamento ou roupas e o objetivo no começo é procurar armas, veículos, armaduras, roupas e outros equipamentos em edifícios e outros locais do mapa.
Os jogadores assassinados podem ser saqueados para adquirir seus equipamentos também.
No jogo podemos optar por jogar na perspectiva em primeira pessoa ou em terceira pessoa, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens em cada situação, embora as configurações específicas de um servidor possam ser usadas para forçar todos os jogadores a uma só perspectiva para evitar algumas vantagens durante a gameplay.
A cada minuto que se passa, a área jogável do mapa começa a encolher para um local aleatório, qualquer jogador que estiver fora da área segura, tomará dano ao longo do tempo e eventualmente pode ser eliminado se o jogador não entrar na zona segura.
No jogo, é visto o limite como um círculo azul cintilante que se contrai ao longo do tempo. Isso força os jogadores para uma área mais confinada, aumentando as chances de se encontrar com outros jogadores. Durante o jogo, algumas regiões aleatórias do mapa que são destacadas em vermelho estão sendo bombardeadas, representando uma ameaça para os jogadores que permanecem nessa área reduzindo as chances de campers no jogo. Em ambos os casos, os jogadores são avisados alguns minutos antes desses eventos, dando-lhes tempo para se mudar de lugar para ficar seguro.
Ocasionalmente um avião voará sobre várias partes do mapa que está jogável e soltará um pacote de pilhagem, contendo itens que normalmente não são obtidos durante o jogo normal. Esses pacotes emitem fumaça vermelha altamente visível, atraindo jogadores interessados perto dele e criando novos confrontos.
Em média, uma rodada completa leva mais de 30 minutos. Na conclusão de cada rodada, os jogadores ganham moeda no jogo com base em quanto tempo eles sobreviveram, no quanto outros jogadores haviam matado e quanto dano causaram a outros jogadores. A moeda é usada para comprar caixas que contêm itens cosméticos para personalização de personagens.
Desenvolvimento:
O designer líder Brendan Greene criou anteriormente o MOD de ARMA 2 DayZ: Battle Royale, uma ramificação do popular DayZ e inspirado no filme Battle Royale de 2000. Na época, ele criou o DayZ: Battle Royale em 2013, Greene, nascido na Irlanda, vivia no Brasil durante alguns anos como fotógrafo, designer gráfico e web designer e jogou alguns jogos como Delta Force: Black Hawk Down e America's Army que serviu como inspiração para a criação do Battlegrounds.
O Mod de DayZ atraiu seu interesse, tanto como uma simulação militar e realista e sua jogabilidade aberta, e começou a brincar com um servidor personalizado, aprendendo programação. Greene tinha se inspirado para criar o modelo Battle Royale, ao descobrir que na maioria dos jogos de tiro multijogadores em primeira pessoa, havia muita repetição, já que os mapas eram pequenos e fáceis de memorizar. Ele queria criar algo com mais aspectos aleatórios para que os jogadores não saibam o que esperar, criando um alto grau de replay.
O desenvolvimento começou no início de 2016, com planos de ter o jogo pronto dentro de um ano. O jogo foi anunciado publicamente em junho de 2016. Além de Bluehole, Greene também acredita que a Bohemia Interactive, os desenvolvedores da ARMA e do DayZ, possa ajudar com animações de captura e movimento.
Também foi confirmado que o jogo terá um modo de zumbis que chegará após o seu lançamento através de atualizações.
Em relação a um modo campanha do jogo, Brendan Greene disse que "não há planos", em uma declaração o criador do jogo indagou - "Não temos recursos. Não temos tempo. Não temos planos para adicionar algo assim no game. Não, o single-player não virá ao Battlegrounds."
O jogo vai usar a tecnologia de nuvem "Azure" da Microsoft, para trazer melhor desempenho no multiplayer.
Design:
Battlegrounds representa algo definitivo do que Greene acredita ser o conceito Battle Royale, incorporando os elementos que ele criou em projetos anteriores.
O desenvolvimento ficou mais rápido graças ao motor Unreal Engine 4, diferente de ARMA e H1Z1, que foram construídos com motores próprios. Greene reconheceu que implementar o tamanho dos mapas em Battlegrounds foi um dos maiores desafios com o Unreal, que não foi projetado com tais mapas em mente. O jogo foi projetado como uma mistura entre a simulação realista de ARMA 3 e o foco de ação tipo arcade do H1Z1.
Recepção:
Por se tratar um título de acesso antecipado, a maioria dos sites de videogames optou por não dar uma revisão detalhada, embora tenha sido altamente elogiado, inclusive listando para possivelmente ser o jogo do ano. PlayerUnknown's Battlegrounds foi listado para um dos jogos do ano no evento The Game Awards competindo com Persona 5, The Legend of Zelda Breath of Wild, Horizon Zero Dawn e Super Mario Odyssey.
Battlegrounds já fez 11 milhões nos primeiros três dias após sua liberação de acesso antecipado. Atualmente a marca já registrou mais de 16 milhões de cópias vendidas, isso só na sua versão Early Access para PC.
Enquanto na versão do Xbox One, o sucesso continua batendo recordes, superando 3 milhões de jogadores em menos de um mês do seu lançamento no Xbox Game Preview.
O jogo já irá encontrar na sua versão final para a versão do PC e suas análises estão bem positivas:
Essa nota pode ser alterada.
Lançamento:
Bluehole usou períodos alpha e beta fechados com cerca de 80.000 jogadores, incluindo populares streamers, para avaliar a impressão inicial à jogabilidade e ajustar o equilíbrio antes do lançamento. A fase de acesso antecipado no Steam começou em março de 2017 para a versão do Windows.
Este período de acesso foi planejado para durar aproximadamente seis meses, com o objetivo de um lançamento para setembro de 2017. Em julho de 2017, Greene anunciou que eles precisariam estender o período de acesso antecipado por alguns meses, continuando a divulgar atualizações regularmente.
Greene foi parte da conferência de imprensa da Microsoft durante a Electronic Entertainment Expo 2017 para anunciar que o Battlegrounds chegaria ao Xbox One como um exclusivo de lançamento para o console até o final de 2017.
Inicialmente, Greene disse que a Microsoft não estava diretamente envolvida no jogo, apenas fornecendo assistência para se certificar de que o port será bom. No entanto, durante a Gamescom 2017, Bluehole afirmou que a Microsoft Studios irá publicar a versão do Xbox One, ajudando na criação até o final de 2017.
O jogo já está disponível para Xbox One no programa Xbox Game Preview por R$129,99, e tem o suporte para o 4k, Enhanced, HDR no Xbox One X. Enquanto a sua versão completa, só será lançada em 2018 acompanhado de uma versão física para o Xbox One.
Battlegrounds no Xbox One vem recebendo atualizações constante para melhor o seu desempenho.
Pra quem se interessar ele também está sendo vendido nas grandes varejistas do Brasil como Submarino e Americanas, por R$ 129,99 em código digital.
Última edição: