Comecei a jogar hoje. Não tinha jogado o FM6, sendo o FM5 o último que joguei da série Motorsports. Fiz as corridas iniciais e já coloquei o ajuste de dificuldade em Professional, que é o que eu tenho usado nos demais jogos.
Minhas primeiras impressões:
- Test Drive: logo de cara gostei da possibilidade de testar o carro na pista e, principalmente, poder ajustar ele antes da corrida. Algo meio básico para um simulador, mas não tinha no FM5. Era preciso entrar num modo diferente de jogo para poder ajustar o carro. Nem carregar uma tunagem pronta antes da corrida você conseguia. Nesse modo de teste, que fica acessível antes de qualquer corrida, é possível, em tempo real, fazer modificações no setup do carro e ver os efeitos na pista. Excelente.
- Multiplayer: entrei em "Bem Vindo ao Multiplayer" e todos estavam com o mesmo carro. Quando começa a corrida é batida pra todo lado. Mas depois que consegui deixar o carro reto e andar sem ninguém bater em mim, percebi que o setup do carro está totalmente inadequado para Iniciantes. Um setup que é quase impossível segurar o carro numa curva sem rodar. Isso é meio que básico e algo que a Turn10 ainda não acertou. Colocar setups estáveis por padrão em cada carro, setups mais lentos, mas estáveis. É horrível a sensação de pegar um carro novo e não consegui dar uma volta com ele. Como ter uma corrida multiplayer legal com setups instáveis na mão de iniciantes?
- Gráficos: embora o jogo tenha um histórico impecável, e esteja bonito como sempre, eu senti o FPS meio instável em vários momentos durante as corridas. Não sei se é uma impressão minha, mas senti algo estranho em alguns momentos. Também me incomodou o excesso de serrilhado. Não lembro de ser assim no FM5. Será que eles deram uma baixada na qualidade gráfica para comportar os recursos novos? Impressão que o One X teve uma influência aqui.
- Apresentação: gostei da apresentação, com o piloto a amostra e as telas de seleção, esquema de progressão, por enquanto estou gostando dessa parte.