Nesse aspecto não deveria nem existir debate. Lê na caixinha do jogo que você comprou: "Cópia não autorizada, engenharia reversa, TRANSMISSÃO, EXECUÇÃO PÚBLICA, aluguel, pagar para jogar ou burlar a proteção contra cópia são estritamente proibidos".
A real é que existem muitos aí ganhando milhões em stream com um jogo que ele nem sequer pagou os 60 dólares. Os caras confundem uma cópia enviada para análise ou divulgação/marketing como direito pra fazer sua fortuna por aí, muitas vezes enquanto os verdadeiros criadores do conteúdo sequer ganham um bônus pelo crunch no trabalho desenvolvido.
Eu acho que tem uma diferença CRUCIAL na questão de jogos, e não é por nada que o pessoal do Google veio a público discordar do cidadão.
Consumir um filme é assistir ao filme; consumir a música é ouvir a música. Então se eu forneço uma forma para o cidadão consumir esses itens, existe uma lógica para que se pense em remuneração por direitos, etc.
Mas o que é consumir um jogo? Jogar. Por favor, não me venham com a exceção da exceção (jogo "filminho" e não sei mais o quê), estamos falando de regra. Quando eu assisto a alguém jogar, eu não estou consumindo o jogo, e sim uma propaganda do jogo. Tanto é verdade que as empresas mandam jogos para os streamers famosos, pois isso os ajuda em vendas (desde que o jogo tenha um mínimo de qualidade também). Por que a ideia de ver alguém jogando é que a pessoa tenha vontade de jogar também.
Se eu ouço uma música numa plataforma de streaming (Spotify, Youtube), e eu posso tocar essa música a hora que eu quiser nessa plataforma, eu não tenho necessidade nenhuma de adquirir essa música por meio de um CD ou mesmo comprar um MP3 dela; eu já tenho acesso direto ao consumo dela, é praticamente a mesma coisa que eu ter a música, salvo as garantias de longo prazo. Numa rádio tradicional, eu posso consumir a música, mas estou sujeito à programação da rádio, não tenho controle sobre a execução; logo a rádio pode me estimular a comprar a música (ou podia, no passado
), mas de qualquer forma, a rádio está me dando uma forma de consumir o conteúdo, já que pra isso basta ouvir a música.
Edit: acho que faltou acrescentar algo relativo a usar esses conteúdos no seu conteúdo, ou seja, misturar músicas e filmes ao seu conteúdo. A trilha sonora é um componente fundamental em obras audiovisuais, e isso é um trabalho remunerado. Ou você paga para usar um serviço pronto. A indústria da música se estabeleceu utilizando esse nicho de mercado, então isso dá emprego a muitas pessoas da música, o que é importante para esse pessoal. Já no caso dos jogos, o desenvolvedor não precisa que o streamer pague direitos de uso, ele precisa que o streamer faça propaganda para as pessoas comprarem o jogo. O negócio se desenvolveu desta forma, e é senso comum que os lados são beneficiados desta forma (estúdios/streamers/público).