As pré-vendas só geram dinheiro pra empresa quando o lançamento é realizado, ou poucos dias antes dele. Até lá a empresa estava com dinheiro emprestado pra tocar o projeto. A notícia que as pré-vendas digitais tinham bancado o desenvolvimento do jogo e marketing mostram um cenário extremamente tentador para os gestores, que certamente já tinham bastante pressão de seus financiadores. Pressão para que cumprissem o que foi acordado. O jogo ali, "quase" pronto, rodando em bons PCs, o suficiente para ganhar boas avaliações, e a grana de 8 milhões de pré-vendas ali, só esperando, e a data do próximo pagamento da equipe chegando (incluindo as horas extras). Mesmo gestores que não são "demônios", quando se veem numa situação financeira muito complicada e cujas alternativas razoáveis já foram esgotadas, acabam tomando decisões que não são as melhores para o momento (ou ao menos não parecem as melhores depois, olhando em retrospectiva).
É possível que a situação seja um pouco (ou muito) mais complexa para a CDPR em termos de que caminhos seguir pra entregar o jogo no final, porém a situação a qual chegaram foram fruto de decisões de alguns anos atrás. Pode ser que a única forma da CDPR atingir a visão que tinha para esse jogo fosse percorrendo esse caminho, pode ser que uma forma sustentável para um estúdio como o deles trabalhar não permitisse ter uma ambição tão grande. Só que, ao forçar um limite que eles não tinham condições de ultrapassar, coisas foram destruídas no processo. A maior delas, a confiança.
Dificilmente eles vão conseguir entregar outro AAA sem chegar perto do final da geração do
Series X. E aí, quem vai querer comprar
antecipadamente um jogo deles para console, sabendo que os PCs que eles vão trabalhar já estarão muito a frente dos consoles de hoje? O melhor caminho seria que as pessoas realmente não fizessem a compra antecipada e somente se o jogo estivesse em bom estado, aí sim poderiam comprar no Day One. Não mostrou minha plataforma nos reviews? Aguardo alguém analisar. Já fazemos isso para muitos estúdios, a CDPR simplesmente provou que não é digna de ser tratada de forma diferente (compra às cegas).
Chegamos num ponto da indústria que, infelizmente, não é razoável esperar que um jogo (grande) no seu lançamento não tenha nenhum tipo de bug. Os estúdios não conseguiam atingir esse objetivo 10 anos atrás, e com o crescimento do escopo dos projetos isso só piorou. Porém, mesmo que seja uma linha meio borrada no chão, precisa haver limites. E quando eu digo que não é razoável esperar um jogo grande sem bugs, eu
não estou falando de conformismo, eu estou falando que você não devia dar seu dinheiro antecipadamente, pois estatisticamente é provável que existirão problemas em maior ou menor gravidade. A recompensa antecipada (dinheiro na frente) não ajuda a diminuir essa situação.