Esse argumento eu não entendo muito bem. Todos os jogos não são assim? Nem sempre você consegue passar de primeira, mas sabe que se continuar tentando vai conseguir. Celeste, Ori, e muitos outros tem partes difíceis mas que tem checkpoints próximos e você tenta 50 vezes sem se aborrecer tanto. O que me desmotiva no DS é que pra você tentar 50 vezes o chefe, você tem que passar o mapa inteiro 50 vezes.
Sim, em geral os jogos são assim e você vai melhorando com o tempo até passar, mas eu vejo uma diferença importante:
Em Ori, por exemplo, se você morre, não há nada a fazer a não ser tentar novamente fazer a coisa certa, acertar os pulos, golpes, etc.
Em Demon's Souls, existe uma infinidade de coisas que você pode tentar fazer pra passar. Existem muito mais opções. Você pode chamar um outro jogador pra ajudar, pode tentar outra arma, pode tentar flechas de longe, pode tentar magia, pode voltar mais tarde quando estiver mais forte, etc. Tem inimigos que são mais sensíveis a fogo outros a ataques com armas que perfuram e por aí vai. O sistema é bem mais complexo, mas também mais diversificado.
Não sei o quanto você chegou a avançar no jogo, mas você percebeu que existem sim checkpoints? Em todos os níveis e demônios tem uma ponte, porta ou algo assim que você libera e te permite chegar no boss sem ter que passar por todo o nível novamente. Ainda é preciso passar por alguns (as vezes vários) inimigos, mas não tudo novamente. E eu acho que isso traz algumas coisas interessantes pro jogo. Quando você é obrigado a passar pelos inimigos novamente, acaba ganhando mais almas e juntando com as que você recupera da sua morte, sempre acaba ficando com um número bom que te faz pensar: e agora? Volto e uso as almas pra me fortalecer ou encaro novamente o chefe e me arrisco a morrer e perder tudo? O jogo te coloca constantemente nesses momentos de decisão, que tornam a experiência mais intensa, interessante, e sim, as vezes muito frustrante.
E, assim, eu entendo completamente quem não gosta desse esquema do Demon's Souls. Eu também comecei meio com o pé atrás mas fui curtindo com o tempo ao perceber a profundidade do sistema criado ali. A ambientação e o combate para mim foram as partes que me fizeram continuar voltando e tentando, até chegar ao ponto de gostar.