Fonte: https://news.xbox.com/en-us/2021/04/06/samurai-warriors-5-interview-producer-hisashi-koinuma/
Há 18 anos, o produtor de videogames Hisashi Koinuma começou a trabalhar no primeiro jogo da série Samurai Warriors. Mal sabia ele na época que seu jogo se tornaria um dos pilares do catálogo da Koei Tecmo, e em 2021, ele não só ainda estaria trabalhando na franquia, mas estaria desenvolvendo o jogo enquanto trabalhava em seu papel duplo como produtor e presidente da empresa. Conversamos com Koinuma-san para saber mais sobre seu próximo título, seu personagem favorito, e o que a nova experiência reimaginada trará quando o jogo chegar a Xbox One e Xbox Series X|S (via RetroCompatibilidade) nos EUA em 27 de julho de 2021.
Koei Tecmo: É o aniversário de 17 anos da franquia Samurai Warriors. Por que você acha que este é o momento certo para trazer a série de volta?
Hisashi Koinuma: Samurai Warriors sempre foi um projeto de paixão para mim. Comecei a trabalhar no primeiro jogo há 18 anos, e aqui estou eu, ainda nisso. Os fãs da franquia ficavam me perguntando: Quando você vai fazer um novo Samurai Warriors? E é difícil manter coisas assim em segredo. Quero contar a todos no que estou trabalhando, mas obviamente, era um segredo [risos]. Criar um novo jogo é sobre o tempo. Quando você pode combinar uma grande história com arte e ação convincentes para acompanhar essa história, você sabe que o momento é certo para lançar um novo jogo. Finalmente chegou a hora de todos esses elementos se unirem.
Koei Tecmo: Qual é o enredo do novo jogo?
Hisashi Koinuma: Desta vez, Samurai Warriors 5 será uma reimaginação do primeiro título dos Samurai Warriors, incluindo elementos do início do Período Sengoku (1467), começando logo após o fim da guerra de Ōnin, que não fomos capazes de incluir totalmente originalmente. A história de Samurai Warriors 5 conta a história de dois dos mais preeminentes comandantes militares deste período - Nobunaga Oda e Mitsuhide Akechi. Pensamos que explorar os anos mais jovens de Nobunaga, quando ele era conhecido como "Grande Tolo de Owari's", é fascinante em termos de ação e histórias enquanto conduzimos os fãs através de um período de turbulência e revolta, levando ao infame Incidente Honnō-ji.
Koei Tecmo: O que torna o período Sengoku interessante em termos de transporte de jogadores para este período de tempo?
Hisashi Koinuma: Como desenvolvedores, quando falamos de Samurai Warriors, nosso conceito de alto nível desde o início, nosso conceito de 18 anos atrás permanece o mesmo hoje: estamos procurando entregar a história japonesa com personagens emocionantes que são retratados de uma maneira legal e única. Para mim, o período Sengoku, com toda a sua história, é exatamente o lugar certo para Samurai Warriors e o tipo de ação emocionante que os fãs da série anseiam.
Koei Tecmo: Há um novo estilo de arte de tinta para o jogo. Por que o visual reimaginado?
Hisashi Koinuma: Estamos realmente tentando reimaginar tudo sobre o que estamos entregando com a franquia, e para fazer isso, é fundamental que desde a primeira vez que você vê o jogo, você sabe desde as primeiras imagens, o primeiro vídeo que você está vendo algo único, algo que se destaca. Queríamos trazer um estilo de arte mais japonês para o jogo, queríamos refrescar o visual de cada golpe de espada e ataque musou. Este olhar de tinta japonesa ajuda a capturar os personagens como você nunca viu em um jogo dos Samurai Warriors antes.
Koei Tecmo: Conte-nos sobre a nova personagem apresentada no jogo, Mitsuki, que é uma Ninja Kōga.
Hisashi Koinuma: Esta é uma jovem ninja com uma história interessante. Ela cresceu acreditando que Nobunaga Oda é seu pai, e ela o idolatra. Como a história dela vai acontecer no final? Você só vai ter que jogar e ver se a lealdade dela resiste ao teste do tempo.
Koei Tecmo: Quem é o seu personagem favorito para interpretar a série ao longo dos anos? por que? Eles têm uma citação que você segue até hoje?
Hisashi Koinuma: A principal ideia por trás de nossos jogos musou sempre foi esta ação 1 vs. 1.000 emocionante. Então, é fundamental que o 1 no 1 vs. 1.000 seja alguém com quem você realmente sente uma conexão, alguém que você realmente quer jogar como. Um personagem que sempre se destaca para mim é Nō. Eu gosto da versão em inglês da citação de Nō de Warriors Orochi 2: "Não há muito que você não possa fazer quando você coloca sua mente nisso." Boa citação sobre a vida, e desenvolvimento de videogames.
Koei Tecmo: Você não é apenas o produtor do jogo, mas você é o presidente da empresa. Como é fazer malabarismo com esses dois papéis? Qual é o papel que você mais gosta? por que?
Hisashi Koinuma: Eu sou um jogador, eu sempre fui um jogador e eu sempre vou amar videogames. Então, naturalmente, criar jogos e trabalhar como produtor em títulos como Samurai Warriors é o que continua a me inspirar. Ao mesmo tempo, tomar decisões de negócios, trazer novos parceiros e ajudar nosso negócio a crescer permite que eu e outros como eu continuemos a criar os jogos que amamos, então acho que é tudo sobre atingir o equilíbrio certo.
Koei Tecmo: Este é o primeiro jogo dos Samurai Warriors a atingir o Xbox desde Samurai Warriors 2. Por que o retorno ao Xbox depois de um hiato tão longo?
Hisashi Koinuma: Nosso plano como empresa é lançar nossos títulos em várias plataformas, e originalmente queríamos lançar títulos passados no Xbox também, mas não conseguimos por várias razões. O conceito para este título é começar uma série reimaginando Samurai Warriors, por isso gostaríamos também de nos desafiar a trazer este título para plataformas Xbox também. Esperamos que todos os fãs de Xbox gostem de Samurai Warriors 5.
Koei Tecmo: O que os fãs podem esperar quando finalmente colocarem as mãos no Samurai Warriors 5?
Hisashi Koinuma: Um enredo profundo na história japonesa, mas com uma reviravolta divertida. Nós nos esforçamos para pegar esses eventos históricos autênticos e ampliá-los para jogadores com mais armas e inimigos, dando aos fãs o tipo de ação e estratégia que os atraiu para a franquia Samurai Warriors em primeiro lugar. Acho que esse olhar reimaginado para Samurais Warriors é exatamente o que os fãs estavam esperando. Mal posso esperar para eles jogarem!
Há 18 anos, o produtor de videogames Hisashi Koinuma começou a trabalhar no primeiro jogo da série Samurai Warriors. Mal sabia ele na época que seu jogo se tornaria um dos pilares do catálogo da Koei Tecmo, e em 2021, ele não só ainda estaria trabalhando na franquia, mas estaria desenvolvendo o jogo enquanto trabalhava em seu papel duplo como produtor e presidente da empresa. Conversamos com Koinuma-san para saber mais sobre seu próximo título, seu personagem favorito, e o que a nova experiência reimaginada trará quando o jogo chegar a Xbox One e Xbox Series X|S (via RetroCompatibilidade) nos EUA em 27 de julho de 2021.
Koei Tecmo: É o aniversário de 17 anos da franquia Samurai Warriors. Por que você acha que este é o momento certo para trazer a série de volta?
Hisashi Koinuma: Samurai Warriors sempre foi um projeto de paixão para mim. Comecei a trabalhar no primeiro jogo há 18 anos, e aqui estou eu, ainda nisso. Os fãs da franquia ficavam me perguntando: Quando você vai fazer um novo Samurai Warriors? E é difícil manter coisas assim em segredo. Quero contar a todos no que estou trabalhando, mas obviamente, era um segredo [risos]. Criar um novo jogo é sobre o tempo. Quando você pode combinar uma grande história com arte e ação convincentes para acompanhar essa história, você sabe que o momento é certo para lançar um novo jogo. Finalmente chegou a hora de todos esses elementos se unirem.
Koei Tecmo: Qual é o enredo do novo jogo?
Hisashi Koinuma: Desta vez, Samurai Warriors 5 será uma reimaginação do primeiro título dos Samurai Warriors, incluindo elementos do início do Período Sengoku (1467), começando logo após o fim da guerra de Ōnin, que não fomos capazes de incluir totalmente originalmente. A história de Samurai Warriors 5 conta a história de dois dos mais preeminentes comandantes militares deste período - Nobunaga Oda e Mitsuhide Akechi. Pensamos que explorar os anos mais jovens de Nobunaga, quando ele era conhecido como "Grande Tolo de Owari's", é fascinante em termos de ação e histórias enquanto conduzimos os fãs através de um período de turbulência e revolta, levando ao infame Incidente Honnō-ji.
Koei Tecmo: O que torna o período Sengoku interessante em termos de transporte de jogadores para este período de tempo?
Hisashi Koinuma: Como desenvolvedores, quando falamos de Samurai Warriors, nosso conceito de alto nível desde o início, nosso conceito de 18 anos atrás permanece o mesmo hoje: estamos procurando entregar a história japonesa com personagens emocionantes que são retratados de uma maneira legal e única. Para mim, o período Sengoku, com toda a sua história, é exatamente o lugar certo para Samurai Warriors e o tipo de ação emocionante que os fãs da série anseiam.
Koei Tecmo: Há um novo estilo de arte de tinta para o jogo. Por que o visual reimaginado?
Hisashi Koinuma: Estamos realmente tentando reimaginar tudo sobre o que estamos entregando com a franquia, e para fazer isso, é fundamental que desde a primeira vez que você vê o jogo, você sabe desde as primeiras imagens, o primeiro vídeo que você está vendo algo único, algo que se destaca. Queríamos trazer um estilo de arte mais japonês para o jogo, queríamos refrescar o visual de cada golpe de espada e ataque musou. Este olhar de tinta japonesa ajuda a capturar os personagens como você nunca viu em um jogo dos Samurai Warriors antes.
Koei Tecmo: Conte-nos sobre a nova personagem apresentada no jogo, Mitsuki, que é uma Ninja Kōga.
Hisashi Koinuma: Esta é uma jovem ninja com uma história interessante. Ela cresceu acreditando que Nobunaga Oda é seu pai, e ela o idolatra. Como a história dela vai acontecer no final? Você só vai ter que jogar e ver se a lealdade dela resiste ao teste do tempo.
Koei Tecmo: Quem é o seu personagem favorito para interpretar a série ao longo dos anos? por que? Eles têm uma citação que você segue até hoje?
Hisashi Koinuma: A principal ideia por trás de nossos jogos musou sempre foi esta ação 1 vs. 1.000 emocionante. Então, é fundamental que o 1 no 1 vs. 1.000 seja alguém com quem você realmente sente uma conexão, alguém que você realmente quer jogar como. Um personagem que sempre se destaca para mim é Nō. Eu gosto da versão em inglês da citação de Nō de Warriors Orochi 2: "Não há muito que você não possa fazer quando você coloca sua mente nisso." Boa citação sobre a vida, e desenvolvimento de videogames.
Koei Tecmo: Você não é apenas o produtor do jogo, mas você é o presidente da empresa. Como é fazer malabarismo com esses dois papéis? Qual é o papel que você mais gosta? por que?
Hisashi Koinuma: Eu sou um jogador, eu sempre fui um jogador e eu sempre vou amar videogames. Então, naturalmente, criar jogos e trabalhar como produtor em títulos como Samurai Warriors é o que continua a me inspirar. Ao mesmo tempo, tomar decisões de negócios, trazer novos parceiros e ajudar nosso negócio a crescer permite que eu e outros como eu continuemos a criar os jogos que amamos, então acho que é tudo sobre atingir o equilíbrio certo.
Koei Tecmo: Este é o primeiro jogo dos Samurai Warriors a atingir o Xbox desde Samurai Warriors 2. Por que o retorno ao Xbox depois de um hiato tão longo?
Hisashi Koinuma: Nosso plano como empresa é lançar nossos títulos em várias plataformas, e originalmente queríamos lançar títulos passados no Xbox também, mas não conseguimos por várias razões. O conceito para este título é começar uma série reimaginando Samurai Warriors, por isso gostaríamos também de nos desafiar a trazer este título para plataformas Xbox também. Esperamos que todos os fãs de Xbox gostem de Samurai Warriors 5.
Koei Tecmo: O que os fãs podem esperar quando finalmente colocarem as mãos no Samurai Warriors 5?
Hisashi Koinuma: Um enredo profundo na história japonesa, mas com uma reviravolta divertida. Nós nos esforçamos para pegar esses eventos históricos autênticos e ampliá-los para jogadores com mais armas e inimigos, dando aos fãs o tipo de ação e estratégia que os atraiu para a franquia Samurai Warriors em primeiro lugar. Acho que esse olhar reimaginado para Samurais Warriors é exatamente o que os fãs estavam esperando. Mal posso esperar para eles jogarem!