Então, justamente esse é o ponto que o
@Brunolampard falou e o próprio Todd Howard já reconheceu também, falei sobre em um dos
resumos de dezembro:
- Trabalhar em apenas uma plataforma (Series X|S) nos consoles ajuda a focar o desenvolvimento, com menos variáveis pra levar em consideração. O jogo nem vai ser lançado no One, então, eles conseguem dedicar um tempo que seria destinado ao desenvolvimento e controle de qualidade de outras plataformas para apenas três (Series X, S e PC);
- Engenheiros de software e hardware do Xbox estão colaborando com o desenvolvimento de Starfield, o que mostra um nível de envolvimento extra do lado do Xbox também;
- Eles (Bethesda) sabem a responsabilidade que carregam agora enquanto system seller de toda uma plataforma de jogos.
Ainda podem ocorrer bugs? Com certeza, é algo que até a comunidade espera pelo histórico do estúdio. Mas, depois dessa entrevista dele, eu pelo menos fiquei com uma outra expectativa, de ser um jogo bem mais otimizado e com menos bugs do que os lançamentos anteriores deles. Até porque eles têm consciência que se Starfield vier bugado, não vai ser o "jogo bugado da Bethesda" e sim o "jogo bugado do
Xbox".
Não seria tão categórico em dizer que mentiram, porque isso implicaria em falar algo sabendo não ser verdade e, neste ponto, acredito na boa intenção dos 12 meses. O desenvolvimento de jogos é muito complicado e coisas mudam durante o caminho, é do jogo. Até não lembro se na transmissão eles chegaram a falar, mas nos releases pós-evento, sempre se referiam a
“targeted to launch in the next 12 months”, ou seja, uma previsão. E já tem um tempo que previsões de lançamento não significam muita coisa.