Segundo o portal Axios, a sequência cancelada de Immortals Fenyx Rising teria bastante inspiração em dois jogos bastante elogiados: Elden Ring e Zelda: Wind Waker. Com ambientação em uma versão do arquipélago da Polinésia, a ideia era ser um vasto jogo com múltiplas ilhas e visuais mais realistas, mas sem aquele tradicional mundo aberto da Ubisoft, cheio de itens e checklists pra marcar. A ideia seria ter uma exploração mais próxima de Elden Ring, mais orgânica na questão de descobertas.
Isso fez o jogo criar uma imagem de ser diferente de outros títulos da publisher francesa. Além disso, enquanto o primeiro jogo foi criado de forma relativamente rápida (pouco mais de um ano), Immortals 2 (codinome Oxygen) estava demorando mais por conta de seu escopo expandido, revisões na engine de Assassin's Creed utilizada aqui também, e ainda um time de desenvolvimento pequeno já que a maior parte da galera está trabalhando em AC Red.
O personagem poderia ganhar poderes elementais, se transformar em outras criaturas e ganhar tatuagens baseados nas escolhas da história, fazendo favores para deuses da Polinésia. Outra coisa interessante era na exploração, onde o mapa teria menos ícones e mais opções para o jogador encontrar as coisas baseado em outros métodos, como olhar para o céu e se orientar pelas estrelas. O foco em puzzles também seria mais reduzido, com uma história mais baseada na ação e combate. O narrador também seria deixado de lado e os visuais seriam mais realistas, se afastando do estilo cartunesco do primeiro.