Então, o ideal é que não exista essa comparação direta, porque ela é falha.Sinceramente eu não consigo entender essas metricas de notas para jogos, exitem tantos tipos de jogos diferentes com tamanhos e valores de produções de todos os tipos, e todos entram no mesmo balaio de notas, não me entendam mal , mas acho que quanto maior o projeto e mais ambicioso, mais dificil é chegar na perfeição, como se compara um jogo tipo starfield com por exemplo Vampire Survivor? Veja bem, não estou aqui dizendo que porque um é mais "simplorio" ele não mereça notas altas ou não seja divertido, não é essa a questão. E sim como voce pega 2 jogos com diferenças tão gigantescas de produção e julgam "igualmente" o que é levando em consideração? apenas a diversão ou que atigiu o que foi proposto? tambem não sei qual seria a melhor forma de se medir isso, eu por exemplo não levo notas em consideração, ja gostei muito de jogos considerados notas 6, e detestei outros notas 9 por exemplo, gosto é algo muito pessoal, eu por exemplo ficaria muito feliz se Starfiel fosse um jogo 95 +, mesmo sabendo que talvez eu não vá gostar muito, por não ser muito minha vibe esse estilo de jogo, mas ficaria feliz pela comunidade xbox que esparava muito por isso.
A nota no final de um review é, resumidamente, uma simplificação entre 1) o que o jogo se propõe a fazer e 2) o quão bem ele executa essa visão - coisas que, geralmente, estão descritas nos textos/vídeos de reviews, mas a maioria nem se importa porque ler é complicado e leva tempo, é melhor pular direto para um número que pode ser comparado com outro número.
Os jogos que tu comentou, Starfield e Vampire Survivors, estão praticamente empatados no Metacritic, mas ninguém vai contestar que possuem escopos incomparáveis um com o outro. Como, então, os dois jogos estão juntinhos no 86-87? Pela maneira como executam o que eles querem entregar. A comparação tem que ser sempre consigo mesmo, nunca com os outros.
Se não, notas (números) seriam inúteis como métrica de avaliação já que a própria evolução do meio faz com que jogos melhores sejam lançados ano após ano. O teto hoje não seria 100, mas 120, 130 (causando uma assimetria e tornando injusta uma comparação com jogos do passado).