NOTINHA DO STARFIELD - Metacritic [PC - 87] e [XSX - 83]

Qual será a média de nota de Starfield no Metacritic?

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,687
Rio Grande do Sul
Sinceramente eu não consigo entender essas metricas de notas para jogos, exitem tantos tipos de jogos diferentes com tamanhos e valores de produções de todos os tipos, e todos entram no mesmo balaio de notas, não me entendam mal , mas acho que quanto maior o projeto e mais ambicioso, mais dificil é chegar na perfeição, como se compara um jogo tipo starfield com por exemplo Vampire Survivor? Veja bem, não estou aqui dizendo que porque um é mais "simplorio" ele não mereça notas altas ou não seja divertido, não é essa a questão. E sim como voce pega 2 jogos com diferenças tão gigantescas de produção e julgam "igualmente" o que é levando em consideração? apenas a diversão ou que atigiu o que foi proposto? tambem não sei qual seria a melhor forma de se medir isso, eu por exemplo não levo notas em consideração, ja gostei muito de jogos considerados notas 6, e detestei outros notas 9 por exemplo, gosto é algo muito pessoal, eu por exemplo ficaria muito feliz se Starfiel fosse um jogo 95 +, mesmo sabendo que talvez eu não vá gostar muito, por não ser muito minha vibe esse estilo de jogo, mas ficaria feliz pela comunidade xbox que esparava muito por isso.
Então, o ideal é que não exista essa comparação direta, porque ela é falha.

A nota no final de um review é, resumidamente, uma simplificação entre 1) o que o jogo se propõe a fazer e 2) o quão bem ele executa essa visão - coisas que, geralmente, estão descritas nos textos/vídeos de reviews, mas a maioria nem se importa porque ler é complicado e leva tempo, é melhor pular direto para um número que pode ser comparado com outro número.

Os jogos que tu comentou, Starfield e Vampire Survivors, estão praticamente empatados no Metacritic, mas ninguém vai contestar que possuem escopos incomparáveis um com o outro. Como, então, os dois jogos estão juntinhos no 86-87? Pela maneira como executam o que eles querem entregar. A comparação tem que ser sempre consigo mesmo, nunca com os outros.

Se não, notas (números) seriam inúteis como métrica de avaliação já que a própria evolução do meio faz com que jogos melhores sejam lançados ano após ano. O teto hoje não seria 100, mas 120, 130 (causando uma assimetria e tornando injusta uma comparação com jogos do passado).
 
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Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,213
13,489
Belo Horizonte
Uma coisa que tenho visto cada vez mais em alguns fãs de Xbox (não digo nem aqui mas fora do PXB, em outros fóruns de marca ou multiplataforma ou ainda em redes sociais), e que está sendo nítido no caso de Starfield, é como muitos estão se aproximando a passos largos de um comportamento que criticavam tanto em fãs de PlayStation/Nintendo ao longo dos anos: o fato de que você não pode não adorar um jogo grande e exclusivo.

Gostou de [INSIRA QUALQUER JOGO EXCLUSIVO COM GRANDE EXPECTATIVA AQUI] mas não achou perfeito? Deu só 8 ou 9 de 10? Com certeza não é tão fã assim.
Pior: acha que é só um jogo bom e segue a vida (no campo do 7-8)? Obviamente é um infiltrado para sabotar a marca.

Isso vindo de uma comunidade que, por muitos e muitos anos, teve como diferencial aceitar que opiniões contrárias existem, que nem todo jogo é pra todo mundo e tá tudo certo, no fim do dia o importante é (ou era) jogar e se divertir com os amigos, seja em sessões multiplayer ou compartilhando as experiências com os outros. Parece que o sentimento de querer ser percebido como ter os melhores jogos tomou conta e ai de alguém que tente levantar qualquer crítica. Acompanhar notícias de Starfield tá um inferno porque a maioria das coisas que ganha repercussão consiste em 1) gente falando mal de Starfield e 2) gente reclamando de quem tá falando mal de Starfield (essas duas volta e meia se alternam, a ponto de que, por vezes, o maior papo entre fãs da marca é falar mal de quem tá falando mal do jogo). Em terceiro, vem gente falando de Starfield de boas, compartilhando coisas legais e experiências que estão encontrando.

Esses dias, estava lendo a história do dia em que o Jeff Gerstmann (ainda na Gamespot) resolveu dar 8,8 para Zelda Twilight Princess e como isso enfureceu uma parcela dos fãs da Nintendo. Detalhe, com takes (em 2006) iguais aos que vemos hoje, do tipo "a Sony pagou pra baixar a nota", ou coisas absurdas como "Jeff G está em uma missão solitária para acabar com o Wii". Ou seja, o discurso é sempre o mesmo: se não gosta tanto, não vale, não pode, tem que ter algo excuso por trás. Está acontecendo a mesma coisa com Starfield e provavelmente acontecerá com mais e mais jogos, à medida que o Xbox for lançando jogos tratados como eventos na indústria. Infelizmente, é um ônus de quem cresce demais.



Sei que muita gente não vai gostar de ler esse comentário, por jogar uma luz negativa em algo partindo do lado de cá. Mas é uma oportunidade de pegar e olhar se nós, enquanto comunidade, não estamos replicando o mesmo tipo de comportamento que criticamos em outros grupos.

Ronabs, pode fazer o textão q for q nunca vai me explicar um veículo profissional dar nota 7 pra starfield e na mesma janela de lançamento dar nota 8 pra immortals. Não é possível, tem q ter um mínimo de métrica senão vira opinião de bar igual a nossa. Concordo com a essência q vc disse e na média geral tá tudo ok com as notas porém q há uma boa vontade ( as vezes nem velada é ) maior com Sony e principalmente nintendo tem. Exemplo, olha esse review de zelda.

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,687
Rio Grande do Sul
Ronabs, pode fazer o textão q for q nunca vai me explicar um veículo profissional dar nota 7 pra starfield e na mesma janela de lançamento dar nota 8 pra immortals. Não é possível, tem q ter um mínimo de métrica senão vira opinião de bar igual a nossa. Concordo com a essência q vc disse e na média geral tá tudo ok com as notas porém q há uma boa vontade ( as vezes nem velada é ) maior com Sony e principalmente nintendo tem. Exemplo, olha esse review de zelda.
Sobre a parte da IGN ter dado 7 para Starfield e 8 para Immortals of Aveum, foram pessoas diferentes que fizeram as análises, aí não tem como traçar uma comparação porque a base de cada um é diferente. Pra resolver isso, só se a mesma pessoa fizesse review de todos os jogos (o que, em um veículo/site, é praticamente impossível já que a maioria não faz apenas análises). Esse é mais um aspecto que torna os reviews mais falhos, por gerar comparações desse tipo vindas do "mesmo" lugar.

Pra acompanhar reviews, o melhor é filtrar quem são as pessoas (sejam elas jornalistas, youtubers ou quem quer que seja) que tenham gostos e opiniões similares com a nossa. Alguns sites até conseguem seguir uma linha editorial parecida mesmo em pessoas diferentes, em outros acaba sendo um contraste enorme. No YouTube, é até bem fácil porque muita gente costuma fazer tudo sozinho mesmo, então a gente tem mais garantias (mas não 100%) que o review do canal do Zezinho vai ser feito pelo próprio Zezinho.

Em um veículo, dependendo dos critérios que cada um escolhe pra definir quem vai fazer review do que (alguns é rodízio/sorteio mesmo), pode dar o azar de cair em alguém que vai ser crítico demais (a ponto de estrapolar problemas) ou leve demais (a ponto de ignorar os problemas e mandar um "roda mal mas confia que vai melhorar", como nesse print aí).
 
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Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,615
5,613
Vinhedo
Ronabs, pode fazer o textão q for q nunca vai me explicar um veículo profissional dar nota 7 pra starfield e na mesma janela de lançamento dar nota 8 pra immortals. Não é possível, tem q ter um mínimo de métrica senão vira opinião de bar igual a nossa. Concordo com a essência q vc disse e na média geral tá tudo ok com as notas porém q há uma boa vontade ( as vezes nem velada é ) maior com Sony e principalmente nintendo tem. Exemplo, olha esse review de zelda.

Ver anexo 10627

Ver anexo 10628
Penso exatamente igual.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,130
3,875
a
Ronabs, pode fazer o textão q for q nunca vai me explicar um veículo profissional dar nota 7 pra starfield e na mesma janela de lançamento dar nota 8 pra immortals. Não é possível, tem q ter um mínimo de métrica senão vira opinião de bar igual a nossa. Concordo com a essência q vc disse e na média geral tá tudo ok com as notas porém q há uma boa vontade ( as vezes nem velada é ) maior com Sony e principalmente nintendo tem. Exemplo, olha esse review de zelda.

Ver anexo 10627

Ver anexo 10628
Uma vergonha Shivan...
 
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Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,395
4,020
Brasilia DF
No final acho que acabou dando bom , principalmente pela proposta do jogo , que abraçou muitas coisas.
Sobre a nota da IGN US , a princípio parecia parcial também , mas olhando as outras notas do Xbox acaba não fazendo muito sentido. Tem também a questão da pessoa não gostar por N motivos. Inclusive nós mesmos , costumamos dropar algum jogo em algum momento , e depois mais tarde com calma ou em outra ocasião , a perspectiva sobre o game costuma mudar bastante.
Vocês estão se utilizando da métrica errada. não é a nota em si , e sim , quem a plataforma IGN colocou pra avaliar. Será que essa pessoa é acostumada com jogos bem menos lineares? que tipo de conhecimento e familiaridade essa pessoa tem com jogos do estilo RPG Bethesda? qual o nivel de gameplay dela? ela gosta de RPG? que boa vontade essa pessoa tem pra se avaliar o jogo dentro da plataforma xbox? ( já que o mesmo estava criticando a MS pelo Starfield exclusivo ) ( teve gente pedindo chave do PS5 ) (Temos somente 53 avaliações de Xbox SX, no qual eu acho que são poucas) . Não existe um profissionalismo em analise de jogos eletrónicos, é tudo feito de forma amadora e as cegas. Continuando assim, eu sempre vou ignorar. o Próprio Metacritic deveria disponibilizar uma plataforma no qual vinculava os dados de quem se analisou também, igual é na steam e nem isso eles querem fazer. podeira ter uma ferramenta gravando para mostrar o gameplay no canal oficial, ela completa e etc... entre outras coisas. Você esta colocando em maos de pessoas amadoras uma obra que se tem muito gasto e muito tempo para se desenvolver. As próprias produtaras também não fazem questão de cobrarem essas coisas. vai ser sempre assim.
 
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,835
18,346
Juiz de fora
Vocês estão se utilizando da metrica errada. não é a nota em si , e sim , quem da plataforma IGN colocou pra avaliar. Será que essa pessoa é acostumada com jogos bem menos lineares? que tipo de conhecimento e familiaridade essa pessoa tem com jogos do estilo RPG Bethesda? qual o nivel de gameplay dela? ela gosta de RPG? que boa vontade essa pessoa tem pra se avaliar o jogo dentro da plataforma xbox? ( já que o mesmo estava criticando a MS pelo Starfield exclusivo ) e teve gente pedindo chave do PS5 ) (Temos somente 53 avaliações de Xbox SX, no qual eu acho que são poucas . Não existe um profissionalismo em analise de jogos eletronicos, é tudo feito de forma amadora e as cegas. Continuando assim, eu sempre vou ignorar. o Proprio Metacritic deveria disponibilizar uma plataforma no qual vinculava os dados de quem se analisou também, igual é na steam e nem isso eles querem fazer.

Sim , MC não deve ser levado muito a sério. Eu vejo como um termômetro geral , tem sempre alguém jogando muito pra cima ou pra baixo , todos nós temos algumas preferências e tem de ser muito real com si mesmo , pra postar a verdade crua , talvez nem nós consigamos saber o que deveria ser real mesmo pois nossos julgamentos estão ligados com o que pensamos e nossas emoções.
 
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Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,395
4,020
Brasilia DF
Sim , MC não deve ser levado muito a sério. Eu vejo como um termômetro geral , tem sempre alguém jogando muito pra cima ou pra baixo , todos nós temos algumas preferências e tem de ser muito real com si mesmo , pra postar a verdade crua , talvez nem nós consigamos saber o que deveria ser real mesmo pois nossos julgamentos estão ligados com o que pensamos e nossas emoções.
O próprio MC deveria se cobrar para entregar uma transparência maior. oferecer na sua plataforma de analise, um cadastro de quem se avalia, tendo ali informações de preferencias, jogos analisados, filosofia de avaliação, gravação da campanha disponibilizada pelo próprio MC e etc... tem como fazer, mas eles não tem um pingo de vontade de profissionalizar o negocio. o próprio MC poderia estabelecer métricas para que a pessoa ali , regularizado na plataforma , pudesse fazer analises sem precisar ter algum vinculo com site X ou Y por ex. tem analises que chegam doer as vistas. teorias sempre vão existir, mas você ao menos iria ter outros olhos para as analises
 

andersonflira

Guerreiro
Março 14, 2018
460
572
São Paulo
Então, o ideal é que não exista essa comparação direta, porque ela é falha.

A nota no final de um review é, resumidamente, uma simplificação entre 1) o que o jogo se propõe a fazer e 2) o quão bem ele executa essa visão - coisas que, geralmente, estão descritas nos textos/vídeos de reviews, mas a maioria nem se importa porque ler é complicado e leva tempo, é melhor pular direto para um número que pode ser comparado com outro número.

Os jogos que tu comentou, Starfield e Vampire Survivors, estão praticamente empatados no Metacritic, mas ninguém vai contestar que possuem escopos incomparáveis um com o outro. Como, então, os dois jogos estão juntinhos no 86-87? Pela maneira como executam o que eles querem entregar. A comparação tem que ser sempre consigo mesmo, nunca com os outros.

Se não, notas (números) seriam inúteis como métrica de avaliação já que a própria evolução do meio faz com que jogos melhores sejam lançados ano após ano. O teto hoje não seria 100, mas 120, 130 (causando uma assimetria e tornando injusta uma comparação com jogos do passado).
Sim, para mim eu realmente não dou importancia para notas, principalmente agora com GamePass eu simplesmente jogo e vejo se gosto ou não, mas vejo que as notas de um jogo elas mexem muito com o mercado de games, e são consideradas um termometro da qualidade do jogo, do estudio, e se aquele console tem bons exclusivos de peso. Por mais que eu não me importe com notas, eu me importo com notas porque sei que ela influencia toda uma industria que eu amo. Por isso penso que deveria ter metricas bem estabelecidas para poder se avaliar cada tipo de jogo. Como um jogo pode ter problemas com jogabilidade e levar 10 e esse mesmo criterio tirar pontos de outros jogos? Isso eu falo sobre o meio jornalista de games, não estou avaliando aqui opnião de youtubers, pois nesse caso é muito mais emocional , e vejo que ate mesmo eles não conseguem entender quando talvez aquele jogo não seja para ele, e acabam decepcionados por entrarem no hype e não terem suas expectativas atendidas, parece que jogam um jogo da Bethesda e esperam um jogo da Rockstar. Eu tenho um exemplo do jogo Prey, varios influenciadores que eu gosto adoram esse jogo, falam maravilhas dele, então eu comprei e me forcei a gostar, e não gostei de jeito nenhum. Enfim , acho que essa já seria outra discução.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,687
Rio Grande do Sul
O próprio MC deveria se cobrar para entregar uma transparência maior. oferecer na sua plataforma de analise, um cadastro de quem se avalia, tendo ali informações de preferencias, jogos analisados, filosofia de avaliação, gravação da campanha disponibilizada pelo próprio MC e etc... tem como fazer, mas eles não tem um pingo de profissionalizar o negocio. o próprio MC poderia estabelecer métricas para que a pessoa ali , regularizado na plataforma pudesse fazer analises sem precisar ter algum vinculo com site X ou Y por ex. tem analises que chegam doer as vistas.
Mais um ponto a favor do OpenCritic aqui: o site mostra não só quem fez o review do veículo, como também mantém uma página com todos os reviews publicados da pessoa, a média/mediana dos jogos avaliados e o percentual de jogos recomendados. Esse é o que fez o review da IGN americana.

O site facilita bastante pra quem quer acompanhar as pessoas em si.

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Por mais que eu não me importe com notas, eu me importo com notas porque sei que ela influencia toda uma industria que eu amo. Por isso penso que deveria ter metricas bem estabelecidas para poder se avaliar cada tipo de jogo. Como um jogo pode ter problemas com jogabilidade e levar 10 e esse mesmo criterio tirar pontos de outros jogos?
Entra bastante a questão do peso que cada pessoa vai dar para cada elemento, do quanto algum problema impacta na jogabilidade em relação aos demais. O XboxAddict (que deu 100) disse que encontrou em Starfield alguns bugs "não tão graves, nada que fechar e abrir o jogo de novo não resolvesse" - como se isso fosse algo corriqueiro. O GeneraciónXbox citou problemas de otimização e "bugs marca da casa" - e deu 99. O GameRant citou como ponto negativo uma certa repetitividade das missões principais (e deu 100 também).

Vai variar de pessoa pra pessoa, não é uma ciência exata que pode ser analisada apenas de forma objetiva, fez isso é mais tanto, fez aquilo é menos tanto. E é por isso que reviews são tão polêmicos pra muita gente, porque cada um vai dar pesos diferentes para as mesmas situações, outros terão até mesmo experiências diferentes com o mesmo jogo (eu tive que voltar em um save anterior em quatro vezes em Starfield por problemas que impediam avançar ou pelo jogo fechar do nada, enquanto outras pessoas não precisaram fazer isso nenhuma vez). Quando aconteceu, achei que iria impactar bastante minha avaliação final. À medida que estou jogando mais e me envolvendo com mais sistemas do jogo, esses problemas estão tendo um peso cada vez menor na minha percepção em razão do quanto estou gostando dessas outras coisas que estou descobrindo agora.
 
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UterFavelado

Guerreiro
Janeiro 20, 2015
313
504
Sao paulo
Review depende da experiencia de cada um, da forma como aborda jogos, etc ,etc,etc Mas que se tiver um selo avisando que eh exclusivo plastation eh avaliado com outro rigor isso eh.

Se Starfield fosse da sony tava cheio de avaliador lixo dizendo que era goty, que era revolucionario, que era a melhor experiencia.da vida, isso estava.

Soh nao ve quem nao quer.

E mais uma coisa. Eu.nao sou , nunca fui e nunca vou ser imparcial. Tenho xbox e estou em um forum de xbox. Mas eu nao me proponho a fazer review de game.
Empresas serias deveriam minimamente tentar ser imparcial ao avaliar games. Aprende-se na primeira aula de jornalismo essa lição.
 
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TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,368
1,255
Camaçari, BA
Review depende da experiencia de cada um, da forma como aborda jogos, etc ,etc,etc Mas que se tiver um selo avisando que eh exclusivo plastation eh avaliado com outro rigor isso eh.

Se Starfield fosse da sony tava cheio de avaliador lixo dizendo que era goty, que era revolucionario, que era a melhor experiencia.da vida, isso estava.

Soh nao ve quem nao quer.

E mais uma coisa. Eu.nao sou , nunca fui e nunca vou ser imparcial. Tenho xbox e estou em um forum de xbox. Mas eu nao me proponho a fazer review de game.
Empresas serias deveriam minimamente tentar ser imparcial ao avaliar games. Aprende-se na primeira aula de jornalismo essa lição.
Isso é complicado mesmo.
Imagine se as avaliações nas escolas e faculdades fossem feitas de mesma forma como ocorre nas reviews. O aluno X é meu chegado, então vou dar nota 10 para ele. Mesmo se ele errar a prova inteira.
Já o aluno Y eu vou inventar erros para dar nota 0.
 
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andersonflira

Guerreiro
Março 14, 2018
460
572
São Paulo
Review depende da experiencia de cada um, da forma como aborda jogos, etc ,etc,etc Mas que se tiver um selo avisando que eh exclusivo plastation eh avaliado com outro rigor isso eh.

Se Starfield fosse da sony tava cheio de avaliador lixo dizendo que era goty, que era revolucionario, que era a melhor experiencia.da vida, isso estava.

Soh nao ve quem nao quer.

E mais uma coisa. Eu.nao sou , nunca fui e nunca vou ser imparcial. Tenho xbox e estou em um forum de xbox. Mas eu nao me proponho a fazer review de game.
Empresas serias deveriam minimamente tentar ser imparcial ao avaliar games. Aprende-se na primeira aula de jornalismo essa lição.
Concordo com voce, não tem como fazer um review 100 por cento parcial, se esse jogo fosse da Sony estariam mesmo falando o que voce disse, e ao mesmo tempo, o pessoal do lado verde estaria arrumando defeitos, então isso daria um certo equibilibrio nas notas, mas como os fãs da Sony são maioria então o equilibrio não ocorre, so ver a nota de sea of stars, no PS ela esta com 90 e no xbox 87, porque essa diferença em um mesmo jogo? porque a avaliação na plataforma azul é maior, sempre que vejo um review de um multiplataforma ele é jogado ou no PC ou PS, raros são os que são testados no XBOX. e isso vale para a nintendo, os jogos dela ja sai com uma nota de arrancada sempre alta, porque a maioria das pessoas que analisam jogos, se tornaram gamers por conta da nintendo, impossivel tirar isso na hora da avaliação o fator nostalgia bate muito.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,687
Rio Grande do Sul
Review depende da experiencia de cada um, da forma como aborda jogos, etc ,etc,etc Mas que se tiver um selo avisando que eh exclusivo plastation eh avaliado com outro rigor isso eh.

Se Starfield fosse da sony tava cheio de avaliador lixo dizendo que era goty, que era revolucionario, que era a melhor experiencia.da vida, isso estava.

Soh nao ve quem nao quer.
Engraçado que todo mundo fala isso, mas os números mostram o contrário.

Nos últimos 13 anos, o Metacritic faz um levantamento sobre as melhores publishers de cada ano, compilando as médias dos lançamentos de cada ano e tal. Sabe qual o placar entre Microsoft e Sony? 8 a 5 pra Microsoft (isso que a Bethesda é contada de forma separada). Em 13 anos, a Microsoft teve médias superiores a dos jogos lançados pela Sony em oito. Tópico do ano passado falando sobre o assunto e mostrando o ranking de 2021, no ranking do ano passado a Sony ficou na frente, a Microsoft nem apareceu por lançar menos jogos do que o necessário.

Outra coisa: nesta geração, pegando os 10 maiores lançamentos de cada plataforma (desconsiderando coletâneas ou versões definitivas), a média não é lá tão diferente assim, só um ponto a mais, pouco para justificar uma suposta superioridade clara e larga. O top 5 dos jogos abaixo tem 2 jogos de PS e 3 de Xbox.

Média first party PlayStation: 87,4
94 - God of War Rangarok
92 - Demon's Souls
88 - Horizon Forbidden West, Ratchet & Clank: Rift Apart, The Last of Us Part I
87 - Gran Turismo 7
86 - Returnal
85 - Marvel’s Spider Man: Miles Morales
83 - Astro’s Playroom, Sackboy: A Big Adventure

Média first party Xbox: Média: 86,2
92 - Forza Horizon 5
90 - Microsoft Flight Simulator
89 - Hi-Fi Rush
87 - Halo Infinite, Psychonauts 2
86 - Pentiment, Starfield
82 - Gears Tactics, Grounded
81 - Age of Empires IV

Eu falo repetidas vezes essas coisas pra destruir o argumento de que a mídia odeia o Xbox? Não, essa é uma luta perdida e eu reconheço que não tem o que fazer, o discurso está enraizado e acredito que muita gente até prefere/deseja que siga sendo assim. Sabe a história da torcida que não quer/não gosta de ver o time ganhar jogando bonito, tem que ser sofrido e roubado, com um 1x0 de escanteio na chuva aos 53' do segundo tempo, com o juiz amigo jogando contra, pênalti mal anulado, dois expulsos e tal? É tipo isso.

Mas falo pra ver se, aos poucos, mais e mais pessoas parem de olhar para as narrativas construídas pela turma do flame (que fazem isso seguir fomentando e proporcionando a sua própria existência) e passem a se atentar ao que realmente acontece. Passem a valorizar a plataforma que possuem e defendem, ao invés de só falar que se fosse de outra, seria melhor - isso sendo dito repetidas vezes também ajuda a construir a imagem percebida de que o lado de lá tem jogos melhores. Passar a mostrar esses números na cara dos "sonystas" pode ser inclusive muito mais efetivo no dia a dia, pra quem gosta de se envolver nesse tipo de assunto.
 
Última edição:

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,615
5,613
Vinhedo
Hoje em dia o que impera é a NARRATIVA.

Narrativa constrói e destrói. Depende de quem fala, depende de quem é o alvo.

@ronabs foi certeiro nos números, mas os números/dados/informações corretas hoje parece que já não valem muito mais. A narrativa forma uma percepção geral diferente de cada coisa, muitas vezes diferente da própria realidade, e daí já era.

A narrativa está presente em tudo: guerra, games, política, ideologias etc.

O mundo é dos tretadores.
 

gamcai

Jogador
Abril 13, 2022
283
190
Brasil
Isso é complicado mesmo.
Imagine se as avaliações nas escolas e faculdades fossem feitas de mesma forma como ocorre nas reviews. O aluno X é meu chegado, então vou dar nota 10 para ele. Mesmo se ele errar a prova inteira.
Já o aluno Y eu vou inventar erros para dar nota 0.
Mas tem escola/faculdade que faz assim.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,130
3,875
a
E mais uma coisa. Eu.nao sou , nunca fui e nunca vou ser imparcial. Tenho xbox e estou em um forum de xbox. Mas eu nao me proponho a fazer review de game.
Empresas serias deveriam minimamente tentar ser imparcial ao avaliar games. Aprende-se na primeira aula de jornalismo essa lição.
Aqui você pegou num ponto bom, a maioria dos caras que fazem review (falando com base nos sites BR que vemos os exemplos) não gostam de Xbox.
Tiveram Super Nintendo e PS1, PS2.

Por isso eles não vão ser parciais, assim como nós não somos, isso fica evidente no resultado das reviews.

Eles podem dar 10 pra jogo de Xbox e 6 pra jogo de PS? Podem

Mas a chance de acontecer o contrario é 90/10.
 

Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,213
13,489
Belo Horizonte
Engraçado que todo mundo fala isso, mas os números mostram o contrário.

Nos últimos 13 anos, o Metacritic faz um levantamento sobre as melhores publishers de cada ano, compilando as médias dos lançamentos de cada ano e tal. Sabe qual o placar entre Microsoft e Sony? 8 a 5 pra Microsoft (isso que a Bethesda é contada de forma separada). Em 13 anos, a Microsoft teve médias superiores a dos jogos lançados pela Sony em oito. Tópico do ano passado falando sobre o assunto e mostrando o ranking de 2021, no ranking do ano passado a Sony ficou na frente, a Microsoft nem apareceu por lançar menos jogos do que o necessário.

Outra coisa: nesta geração, pegando os 10 maiores lançamentos de cada plataforma (desconsiderando coletâneas ou versões definitivas), a média não é lá tão diferente assim, só um ponto a mais, pouco para justificar uma suposta superioridade clara e larga. O top 5 dos jogos abaixo tem 2 jogos de PS e 3 de Xbox.

Média first party PlayStation: 87,4


Média first party Xbox: Média: 86,2



Eu falo repetidas vezes essas coisas pra destruir o argumento de que a mídia odeia o Xbox? Não, essa é uma luta perdida e eu reconheço que não tem o que fazer, o discurso está enraizado e acredito que muita gente até prefere/deseja que siga sendo assim. Sabe a história da torcida que não quer/não gosta de ver o time ganhar jogando bonito, tem que ser sofrido e roubado, com um 1x0 de escanteio na chuva aos 53' do segundo tempo, com o juiz amigo jogando contra, pênalti mal anulado, dois expulsos e tal? É tipo isso.

Mas falo pra ver se, aos poucos, mais e mais pessoas parem de olhar para as narrativas construídas pela turma do flame (que fazem isso seguir fomentando e proporcionando a sua própria existência) e passem a se atentar ao que realmente acontece. Passem a valorizar a plataforma que possuem e defendem, ao invés de só falar que se fosse de outra, seria melhor - isso sendo dito repetidas vezes também ajuda a construir a imagem percebida de que o lado de lá tem jogos melhores. Passar a mostrar esses números na cara dos "sonystas" pode ser inclusive muito mais efetivo no dia a dia, pra quem gosta de se envolver nesse tipo de assunto.
Te copiando com o paralelo com o futebol, Cruzeiro de 1974 não perdeu o título nacional pro Vasco pela nota excelente do time celeste, mas pela influência em volta. Continuo achando que no final das contas a media das notas se diluem e refletem com certa assertividade a realidade MAS na hora de apontar qual quer ou uma mini passadinha de pano o clubismo grita.

Lista de indicados a GOTY no The Game Awards.
2014 - Sony 0 - Xbox 0
2015 - Sony 1 - Xbox 0
2016 - Sony 1 - Xbox 0
2017 - Sony 2 - Xbox 0
2018 - Sony 2 - Xbox 0
2019 - Sony 1 - Xbox 0
2020 - Sony 3 - Xbox 0
2021 - Sony 2 - Xbox 1 (Deathloop era exclusivo playstation)
2022 - Sony 3 - Xbox 0
 
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