Xbox Developer_Direct 24 - 18 de janeiro, 17h - ARA, Avowed, Indiana Jones, Senua's Saga: Hellblade 2

Qual o melhor jogo apresentado no Xbox Developer_Direct 24?


  • Total voters
    56

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,041
12,648
Barbacena
Mais incrível ainda, é ver a história dos estúdios e ver que agora é que eles estão rindo atoa, tão felizes como pinto no lixo.
Antes do Xbox, era fazer um jogo do jeito que desse, torcer para vender um pouco e quem sabe sobreviver. Muito do dinheiro disponível, era conseguido através de " vaquinhas online".

Hoje não, tudo que eles precisam é fazer os seus jogos com criatividade e tranquilidade, sem se preocupar se amanhã vão estar fechando as portas.

InXile, Obsidian, Ninja Theory, Double Fine e até a Bethesda que se saiu melhor ao longo do tempo, tinham esse tipo de preocupação.

Pessoal se quer sabe, que a MS pode ter salvo equipes de renome e de qualidade, de terem ido para o Limbo.
Mas não, tem que fazer correndo e tem que ser muito bom, viu! Só porque eu quero, kkk

O estúdio do Callisto Protocol fez um jogo, e tchau, rs.
Exatamente, embora com certeza existam métricas que eles devem cumprir, MS não se tornou uma empresa trilionária atoa ou sendo boazinha... de toda forma, não podemos esquecer das pessoas que dedicam suas vidas a nós dar esse entretenimento que curtimos deitadinhos no sofá, de perna pro ar e ainda procurando defeitos em cada polígono. É um trabalho mto grande fazer um jogo, ainda mais um AAA.

O próprio The Calisto Protocol, entregaram um jogo bom e mesmo assim não foi o suficiente pra manter o estúdio de pé. É um mercado voraz e com pouca margem pra erro.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
376
954
Hell
Acho que li em algum lugar que são quase 2500 pessoas trabalhando só com COD. São quase 20 Ninja Theorys, ou 25 Compulsions ?
Ainda tem esse fator: tamanho do estúdio. Não é como se todo estúdio tivesse a mesma quantidade de funcionários. Em novembro mesmo o Klobrille tava postando que a Compulsion estava com uns 100 funcionários, pelo Linkedin.



Claro, tem ajuda de terceirizados e tudo mais, mas mostra que o estúdio é pequeno. Eles não vão entregar AAA rápido, ou mesmo um AA mais parrudo. É natural que demorem pra lançar jogo, mesmo. A Insomniac mesmo tem mais de 500 funcionários. Naughty Dog tem 400-500 funcionários. Tão aí só entregando remaster faz tempo, ja. Acabaram de cancelar o Factions. Boa parte dos estúdios que a Microsoft comprou são menores e fazem jogos de menor orçamento: Obsidian, Compulsion, Undead Labs, Inxile, Double Fine, Arkane, entre outros. Não é como se esses estúdios fossem acostumados a lançar super jogos AAAAA. Parece que a Microsoft tá focada em aumentar as equipes e o orçamento dos projetos, ou seja, é algo que faz demorar mais ainda. Ontem o cara tava desenvolvendo Hellblade como um indie, hoje ele tá desenvolvendo um jogo com escopo muito maior e talvez nem esteja tão acostumado com isso.

Pessoal acha que desenvolver jogo é fácil. A empresa fica 5 anos fazendo nada, tomando cafezinho, aí em uma semana eles desenvolvem o jogo e lançam.
 
Última edição:

corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
4,483
9,067
Fortaleza
Tá chegando

giphy.webp
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,041
12,648
Barbacena
Parece que a 343i tá ajudando no Indiana Jones.



Fã de Halo


Uma quase confirmação de que o jogo vem em primeira pessoa. Com certeza, preferia ele em terceira, mas vamos ver o que vem por aí.

Temos aí Dying Light, Mirrors Edge que executam com mestria essa parte de plataforma em primeira pessoa.

É uma forma de fugir um pouco do que foi estabelecido pelas franquias de Uncharted e Tomb Raider.

Aguardar né... Espero que surpreenda!
 

Macedo992

Jogador
Maio 27, 2023
197
223
Brasil
Pois é. Falam como se os estúdios não estivessem fazendo coisa alguma. Os estúdios acabaram de ser comprados, teve uma pandemia aí no meio. Não é todo estúdio que é uma Insomniac da vida e lança um monte de jogo. Pela lógica dele, a Rockstar só deve ter gente preguiçosa, porque é um jogo por geração.

Compulsion foi adquirida e provavelmente passou um tempo crescendo de tamanho, já que a Microsoft contratou bastante. Tá trabalhando em IP nova, provavelmente é o primeiro AAA dos caras. Pelos rumores tá trabalhando em um segundo jogo, também. E AAA leva 5 anos, mesmo. Demora. Acontece. Rare tá trabalhando em Sea of Thieves e tá desenvolvendo Everwild, não é como se estivesse parada. Ninja Theory tá fazendo Hellblade 2, Project Mara e já entregou aquele Bleeding Edge. The Initiative é um estúdio criado do zero, esse aí que vai demorar mesmo. Normal. Tão trabalhando lá em Perfect Dark. Undead Labs ficou um bom tempo trabalhando no State 2, e se pah o jogo ainda recebe atualizações. E, claro, fazendo o terceiro. Turn10 acabou de lançar seu jogo, logo, estava trabalhando. Isso porque os estúdios muitas vezes ajudam outros, também. Hoje mesmo teve noticia de que ID, 343 e Tango ajudaram no desenvolvimento do Indiana. ID também ajudou no desenvolvimento do Starfield. Então não é porque um estúdio não lançou jogo em 5 anos, que ele não tá trabalhando. Pode estar trabalhando em um GAAS, pode estar ajudando outro jogo (Turn10 e Playground vivem se ajudando, por exemplo) e por aí vai.

Entendo a frustração de certos jogos demorarem, mas a galera exagera. Por essa lógica quase ninguém na indústria inteira tá trabalhando, afinal, demoram 4, 5 anos pra entregar jogo. Os maiores trabalhadores da indústria são os desenvolvedores de Cod e Fifa. Podemos até falar que a administração da Microsoft é precária ou que tem muito a melhorar (e tem mesmo, 2022 foi ridiculo), mas disso pra "ninguém trabalha" é outro nível. Falo porque eu tambem reclamava bastante disso, mas hoje vejo que desenvolver jogos não é essa facilidade toda. Fora que ficam apressando os estúdios, aí os jogos chegam capados como Halo, Redfall, Forza (ou boa parte dos jogos, mesmo multis de hoje em dia) e ainda reclamam. Agora eu tô de boa. Que levem o tempo que precisar pra desenvolver. O Xbox não tá carente de jogos, de qualquer forma. Agora tem jogo de sobra lançando todos os anos, sejam First ou não.
Eu questiono é o combo, passar 5-6 anos pra desenvolver um jogo pro mesmo vir com falta de conteúdo, ser de qualidade mediana-baixa em aspectos cruciais, ter bugs, e por ae vai.

Halo infinite tem um mundo aberto mais genérico que jogo da ubisoft e o multi no lançamento tava bem básico. Forza Motorsport também veio com falta de conteúdo e IA precária. Mesma coisa pro sea of thieves e Gears 5 no lançamento. Parece que quando um jogo lança redondinho não é por uma boa gestão da microsoft, mas sim por uma ótima competência do estúdio (hi-fi rush, starfield, forza horizon 5). Enfim, tem um problema grave de gestão, metas e funcionários capacitados ali dentro, os últimos três anos provaram isso, isso só não é um problema grave pq tem tanto estúdio que nunca mais vai faltar jogo e pelo menos 1-2 vai ser bom.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
376
954
Hell
Eu questiono é o combo, passar 5-6 anos pra desenvolver um jogo pro mesmo vir com falta de conteúdo, ser de qualidade mediana-baixa em aspectos cruciais, ter bugs, e por ae vai.

Halo infinite tem um mundo aberto mais genérico que jogo da ubisoft e o multi no lançamento tava bem básico. Forza Motorsport também veio com falta de conteúdo e IA precária. Mesma coisa pro sea of thieves e Gears 5 no lançamento. Parece que quando um jogo lança redondinho não é por uma boa gestão da microsoft, mas sim por uma ótima competência do estúdio (hi-fi rush, starfield, forza horizon 5). Enfim, tem um problema grave de gestão, metas e funcionários capacitados ali dentro, os últimos três anos provaram isso, isso só não é um problema grave pq tem tanto estúdio que nunca mais vai faltar jogo e pelo menos 1-2 vai ser bom.

Pra você ver como é dificil desenvolver jogo. Os caras ficam 5 anos pra desenvolver e o jogo ainda vem incompleto. Não é nem um problema da Microsoft, é da indústria mesmo. Cyberpunk, que é um dos meus jogos favoritos da geração passada tá aí recebendo update há 3 anos, e update massivo. E é arriscado dizer que o jogo nem tá "pronto" ainda, porque tem coisa prometida que não chegou.

Como falei: se formos considerar que só trabalha quem entrega jogos:
- Sem bugs
- Completo de conteúdo no lançamento
- Em pouco tempo (3 ou 4 anos?)

podemos considerar que uns 90% da indústria não trabalha. Aí vai da pessoa se adaptar pra não ficar sofrendo. Conheço gente que desistiu de lançamentos, porque comprar lançamento hoje em dia é quase que certamente comprar jogo incompleto. Até o jogo que vem recheado de conteúdo vem incompleto. Por exemplo, o Street 6 veio redondinho, bastante conteúdo single e com um bom online, eu me divirto bastante, mas eu paguei quase 300 reais. Eu sei que daqui a uns 3 anos vai ter gente pagando uns 50 reais no mesmo jogo com o dobro de personagens, bugs corrigidos, mais cenários, mais músicas, mais conteúdo e por aí vai. Não tem como fugir, estamos na "era dos GAAS".
Eu paguei 350 reais pra jogar Baldur 3 no lançamento, no PS5. Quando zerei o jogo, o jogo já tava recebendo conteúdo novo. O jogo é magnifico, meu jogo favorito de 2023, mas tava EXTREMAMENTE BUGADO. O ato 3 é um festival de bugs, meu PS5 crashou 4 vezes durante o jogo, era personagem da party sumindo, batalha que travava e me fazia resetar o console, eu tive que refazer a batalha final do jogo duas vezes, porque bugou e só na terceira eu consegui chegar no boss. E olha que batalha grande de BG3 é demorada, então imagina ficar mais de uma hora lutando contra dezenas de inimigos em um RPG lento e tático pra luta acabar e o jogo bugar, travando seu progresso. E mesmo assim é o "jogo do ano", o mais premiado, e eu realmente adorei. Quem pegar esse mesmo jogo daqui a 3 anos vai pagar mais barato, vai pegar praticamente sem bugs e com muito mais conteúdo, porque o jogo continua recebendo conteúdo. Eu zerei mais de 10 jogos lançados em 2023, e Baldur's Gate 3 só não foi pior que Redfall, eu acho. De resto, foi o mais bugado. Nem Starfield, nem Forza, nem qualquer outro lançamento bugou tanto comigo. E mesmo com Redfall ta equilibrado, porque os bugs do Redfall eram mais visuais, eu zerei o jogo bem de boa, sem crashar e sem ele impedir meu progresso. Então dá até pra dizer que os bugs do BG3 foram piores sim.

Quer outro exemplo? Returnal. Jogo sensacional, da sensacional Housemarque. Exclusivo de PS5 que depois chegou pro PC. Eu peguei esse jogo e nem foi "tão no lançamento assim", eu até demorei um pouco pra jogar. Mas enfim, eu joguei o jogo quando ele tava bugado pra caramba, sem save (não podia sair no meio da run) e zerei, me diverti muito. Crashou sei la quantas vezes, numa delas perdi run de quase 2h. Deu uns meses o jogo ganhou photo mode, ganhou save, ganhou um modo coop gratuíto. Ou seja, paguei mais caro por menos conteúdo e pra jogar bugado. MK 1 é outro que eu joguei recentemente e zerei esse ano, não curti tanto e desinstalei. Paguei metade do preço, joguei a versão basiquinha, fiz as torres e o modo historia apenas. Daqui a 2 anos por menos de 100 tu pega a versão Ultra Turbo Remix Alpha Suprema com o dobro de personagens, com bugs corrigidos e com mais conteúdo. É a vida.

Claro que tem empresa que alopra, como foi com Cyberpunk e o próprio Redfall, mas tirando um jogo ou outro, quase tudo vem incompleto e vai precisar de updates, de DLC, de conserto com o tempo.

Então tá longe de ser algo "da Microsoft". É algo que se tornou padrão na industria. Aí ou você continua jogando lançamentos e "aceita", ou passa a jogar quando sair a Ultimate GOTY Deluxe edition uns 3 anos depois.
 
Última edição:

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,871
18,430
Juiz de fora
Pra você ver como é dificil desenvolver jogo. Os caras ficam 5 anos pra desenvolver e o jogo ainda vem incompleto. Não é nem um problema da Microsoft, é da indústria mesmo. Cyberpunk, que é um dos meus jogos favoritos da geração passada tá aí recebendo update há 3 anos, e update massivo. E é arriscado dizer que o jogo nem tá "pronto" ainda, porque tem coisa prometida que não chegou.

Como falei: se formos considerar que só trabalha quem entrega jogos:
- Sem bugs
- Completo de conteúdo no lançamento
- Em pouco tempo (3 ou 4 anos?)

podemos considerar que uns 90% da indústria não trabalha. Aí vai da pessoa se adaptar pra não ficar sofrendo. Conheço gente que desistiu de lançamentos, porque comprar lançamento hoje em dia é quase que certamente comprar jogo incompleto. Até o jogo que vem recheado de conteúdo vem incompleto. Por exemplo, o Street 6 veio redondinho, bastante conteúdo single e com um bom online, eu me divirto bastante, mas eu paguei quase 300 reais. Eu sei que daqui a uns 3 anos vai ter gente pagando uns 50 reais no mesmo jogo com o dobro de personagens, bugs corrigidos, mais cenários, mais músicas, mais conteúdo e por aí vai. Não tem como fugir, estamos na "era dos GAAS".
Eu paguei 350 reais pra jogar Baldur 3 no lançamento, no PS5. Quando zerei o jogo, o jogo já tava recebendo conteúdo novo. O jogo é magnifico, meu jogo favorito de 2023, mas tava EXTREMAMENTE BUGADO. O ato 3 é um festival de bugs, meu PS5 crashou 4 vezes durante o jogo, era personagem da party sumindo, batalha que travava e me fazia resetar o console, eu tive que refazer a batalha final do jogo duas vezes, porque bugou e só na terceira eu consegui chegar no boss. E olha que batalha grande de BG3 é demorada, então imagina ficar mais de uma hora lutando contra dezenas de inimigos em um RPG lento e tático pra luta acabar e o jogo bugar, travando seu progresso. E mesmo assim é o "jogo do ano", o mais premiado, e eu realmente adorei. Quem pegar esse mesmo jogo daqui a 3 anos vai pagar mais barato, vai pegar praticamente sem bugs e com muito mais conteúdo, porque o jogo continua recebendo conteúdo. Eu zerei mais de 10 jogos lançados em 2023, e Baldur's Gate 3 só não foi pior que Redfall, eu acho. De resto, foi o mais bugado. Nem Starfield, nem Forza, nem qualquer outro lançamento bugou tanto comigo. E mesmo com Redfall ta equilibrado, porque os bugs do Redfall eram mais visuais, eu zerei o jogo bem de boa, sem crashar e sem ele impedir meu progresso. Então dá até pra dizer que os bugs do BG3 foram piores sim.

Quer outro exemplo? Returnal. Jogo sensacional, da sensacional Housemarque. Exclusivo de PS5 que depois chegou pro PC. Eu peguei esse jogo e nem foi "tão no lançamento assim", eu até demorei um pouco pra jogar. Mas enfim, eu joguei o jogo quando ele tava bugado pra caramba, sem save (não podia sair no meio da run) e zerei, me diverti muito. Crashou sei la quantas vezes, numa delas perdi run de quase 2h. Deu uns meses o jogo ganhou photo mode, ganhou save, ganhou um modo coop gratuíto. Ou seja, paguei mais caro por menos conteúdo e pra jogar bugado. MK 1 é outro que eu joguei recentemente e zerei esse ano, não curti tanto e desinstalei. Paguei metade do preço, joguei a versão basiquinha, fiz as torres e o modo historia apenas. Daqui a 2 anos por menos de 100 tu pega a versão Ultra Turbo Remix Alpha Suprema com o dobro de personagens, com bugs corrigidos e com mais conteúdo. É a vida.

Claro que tem empresa que alopra, como foi com Cyberpunk e o próprio Redfall, mas tirando um jogo ou outro, quase tudo vem incompleto e vai precisar de updates, de DLC, de conserto com o tempo.

Então tá longe de ser algo "da Microsoft". É algo que se tornou padrão na industria. Aí ou você continua jogando lançamentos e "aceita", ou passa a jogar quando sair a Ultimate GOTY Deluxe edition uns 3 anos depois.
Aquele textão que sempre vale a pena ler.
Volto a dizer, me parece que muito dessas cobranças e expectativas altíssimas vêm do excesso de jogos , e até mesmo das promessas dos estúdios.

Mas como foi dito, é algo normal e poucos jogos estão fora da curva. Ou aproveita as coisas boas que têm no jogo, ou volta depois de algum tempo.

Galera da antiga, que jogava um jogo novo quando chegava na locadora num sábado, 7:00 da manhã, e disputava para pegar algo conhecido sabe como é isso. Quando não conseguia, era pegar um jogo desconhecido e tentar entender algo pela capinha do mesmo.
Eram jogos cheios de falhas, mas ainda sim a gente se divertia e por vezes conhecia um estilo novo.

Mas assim, cada um que fique a vontade para julgar como quiser o que deve esperar.
Mas eu vejo muita gente frustrada em vários tipos de mídia, porque primeiro o cara vai buscar os defeitos, para só depois ver se acha o conteúdo divertido.

Comecei a jogar o Lords of The Fallen, começou legal, apareceu um monte de defeitos, ia dropar mas insisti. Agora já estou achando o jogo muito foda, kkk.
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,081
2,591
Mais incrível ainda, é ver a história dos estúdios e ver que agora é que eles estão rindo atoa, tão felizes quanto pinto no lixo.
Antes do Xbox, era fazer um jogo do jeito que desse, torcer para vender um pouco e quem sabe sobreviver. Muito do dinheiro disponível, era conseguido através de " vaquinhas online".

Hoje não, tudo que eles precisam é fazer os seus jogos com criatividade e tranquilidade, sem se preocupar se amanhã vão estar fechando as portas.

InXile, Obsidian, Ninja Theory, Double Fine e até a Bethesda que se saiu melhor ao longo do tempo, tinham esse tipo de preocupação.

Pessoal se quer sabe, que a MS pode ter salvo equipes de renome e de qualidade, de terem ido para o Limbo.
Mas não, tem que fazer correndo e tem que ser muito bom, viu! Só porque eu quero, kkk

O estúdio do Callisto Protocol fez um jogo, e tchau, rs.
Dessa galera toda a Ninja Theory foi a que mais se beneficiou da aquisição. O estúdio estava literalmente fechando as portas, com a galera espalhada (porque tiveram que sair pra sobreviver), quem ficou estava pegando sub trabalhos de outras devs para manter o pão de cada dia e agora estão para entregar um dos maiores games do Xbox dos últimos tempos.

Lembro de ter lido um post de um dos devs do estúdio no GAF ou Era (ou outro) na época da aquisição onde meteram malha nos caras pelo acordo com a MS e o cara responde mais ou menos assim: "Legal ver que vcs preferiam que o estúdio fechasse e que ficássemos desempregados só pra não ferir o ego de vcs."

Desejo que tenham sucesso na empreitada deles e que Hellblade 2 seja realmente um inferno de bom.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)