Dá pra entender.
Lembra quando uma galera se preocupou que a Microsoft levar jogos first party para consoles concorrentes poderia fazer com que o console
Xbox encolhesse cada vez mais e se tornasse menos atrativo para as desenvolvedoras lançarem jogos? Ainda não deu tempo disso acontecer porque a decisão é recente, mas é esse tipo de coisa que o pessoal se refere. Estúdios e publishers, por livre e espontânea vontade, abrindo mão total ou parcialmente da plataforma.
O
Xbox já tem a menor base instalada entre todas as plataformas (PC, PlayStation e Switch) - o que significa que, para a imensa maioria dos jogos, as vendas serão menores do lado de cá. Se você é um desenvolvedor como a Jyamma, criando seu primeiro jogo para consoles, o que é melhor:
- Lançar o jogo 3-4 meses depois, simultaneamente em todas as plataformas, mesmo que isso represente um certo sufoco no orçamento?
- Priorizar o lançamento em duas plataformas com chances de gerar mais retorno, fazendo com que o dinheiro comece a entrar mais cedo, deixando a que tem o menor público pra depois?
Sei que é chato falar isso, mas essa é a realidade do
Xbox. Se dependesse apenas dos desenvolvedores, pode acreditar que todos adorariam lançar seus jogos pra tudo. Mas quem manda é o dinheiro, se aqui gera menos do que lá, lá vai ter prioridade.