Tópico Oficial Taverna PXB

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,584
75,566
Rio Grande do Sul
Antigamente a industria era bem menor, mas tenho a sensação que era mais facil em termos de produção criar um game, tivemos por exemplo uma trilogia interira de Donkey Kong, ja no fim da vida do super nintendo, e ate a geração do PS3 e Xbox 360, consiguimos ver franquias nascendo e se desenvolvendo na mesma geração, exemplo de Gears e Uncharted. São só alguns exemplos, para eu poder definir eu ponto.
Criar jogos era mais fácil por conta das tecnologias envolvidas: quanto mais complexas, mais pessoas e mais tempo são necessários. As franquias que citou exemplificam muito bem isso: Gears of War teve quatro jogos principais no Xbox 360 (a trilogia clássica e um prequel), dois no Xbox One (4 e 5) e, bobeando, vai ter um só no Series X|S - e estamos falando de uma equipe (Coalition) com competência técnica reconhecida no mercado.

Hoje em dia, não sei se é apenas a minha bolha, ou se a conversa é essa mesmo, mas tudo gira em torno de graficos e FPSs, ja se avalia e se da o veredito de um jogo por um trailer que graficamente não alcançou as expectativas dos jogadores, exemplo Halo Infinity, ou a informação de por quantos quadros por segundo o jogo vai rodar.
Tem que se levar em consideração também o alcance que redes sociais possuem hoje em dia e como essas redes aproximaram pessoas e construíram comunidades em volta dos assuntos que curtem, sejam esses assuntos falar bem de algo que gostam ou mal do que não gostam. A própria lógica de funcionamento das redes faz com que todos sintam-se na obrigação de ter uma opinião, que todos precisam falar que gostaram ou não gostaram de algo, o que tá muito longe da realidade mas que é incentivado pelas próprias redes: quem não fala acaba caindo na prioridade do algoritmo, então, fala qualquer abobrinha pra pelo menos aparecer.

Com isso vemos cada vez mais uma demora gigantesca no lançamento de jogos, e uma dificuldade maior em um estudio triplo A arriscar mais em novos estilos de jogos. Meio que qualquer coisa fora da caixa voce deve buscar em jogos Indies.
Com a quantidade de desenvolvedores que falam sobre o quão arriscado é experimentar e propor novas ideias hoje em dia, boa parte da criatividade e desse pensamento fora da caixa se encontram em jogos independentes. Projetos menores, de equipes menores, criados de forma um pouco mais saudável/sustentável e que não precisam de um sucesso estrondoso para se pagar.

O mercado AAA nunca foi tão focado na parte de "negócios" do que atualmente, e isso acaba gerando um peso muito grande na balança. De um lado, desenvolvedores que gostariam de arriscar ou fazer algo um pouquinho fora da curva; do outro, publishers bilionárias, com capital aberto e análises de mercado mostrando como jogar seguro pode gerar mais dinheiro.

E a cada geração fica maior o tempo de desenvolvimento e maior a exigencia grafica. Mas qual sera o ponto final dessa exigencia, É possivel a cada geração se exigir melhores graficos e ao mesmo tempo exigir uma maior frequencia em lançamento de jogos ditos de grande orçamento? As vezes me pego pensando, o que um jogo deve ter pra ser divertido?
Diversão é uma palavra que definiu os videogames por muitos anos. Hoje, não saberia dizer qual, mas diversão não é. Boa parte dos jogos segue tanto uma planilha indicando o que deve ser feito para agradar a maior parte do público que a originalidade e criatividade do estúdio podem se perder. São poucos os casos de jogos grandes que a gente olha e pensa que o estúdio arriscou fazer algo novo e diferente, mas que pode desagradar uma parcela dos fãs.

A nintendo consegue se manter jogando fora desse sistema de jogos onde o grafico e performace é o que primeiro se avalia em um jogo.
A própria indústria tentando ser reconhecida como mais séria acabou colocando a diversão mais pra baixo no ranking de prioridades. Muita gente cita Zelda Breath of the Wild e Tears of the Kingdom como exemplos do que o mercado poderia ter tentado nos últimos anos: imagina o que daria pra fazer em termos de interação com o cenário, física e agência do jogador em um hardware do Xbox ou PlayStation se menos atenção fosse dada para a parte visual e mais para as mecânicas de jogo - afinal, é um videogame. O problema é que o grande público, aparentemente, quer essa aproximação cada vez maior com a realidade.

Estamos nos Rumores de Gears 6, e se caso os graficos não alcancem o desejo da comunidade, isso vai tornar ele um jogo pior? vai fazer vender menos por isso? mas gears 1 é um maravilhoso, mas os graficos com certeza serão muito inferiores ao do 6, mas isso não invalida o quao bom ele é, efim apenas um devaneio da minha parte, gostaria de um topico sobre isso , o Futuro dos Graficos dos jogos, mas não sou muito bom com as palavras e as vezes confuso.
Provavelmente, não vai fazer um jogo pior porque a parte gráfica sempre avança, Gears 5 ainda é um jogo bem bonito até hoje e a Coalition é competente pra ir além. Só não vejo como algo que vai fazer o jogo vender mais ou menos, é um aspecto técnico que vai ficando cada vez mais próximo de um limite aceitável em termos de energia dispendida para alcançar o melhor resultado possível.
 

Shrek Realista

Guerreiro
Abril 4, 2020
317
498
São Paulo
Meio off, mas estava querendo montar um PC gamer esses dias, porque vou começar a trabalhar mais em casa com edição de vídeo e softwares mais pesados para programar. Fui em alguns sites, mas foquei na Pichau, Terabyte e Kabum, que foi o que me recomendaram no fórum do Adrena por serem sites mais baratos. Peguei umas peças seguindo algumas listas de recomendações, para ver quanto saía um PC bacana para jogar os lançamentos mais atuais gastando o mínimo possível. Mesmo caçando os menores preços, o total deu 6,6k, e tinha peça que eu nem estava pegando das melhores marcas. E pasmem, não era um PC nem para 4k, era para 1080p - 1440p batendo 60fps e ainda com quedas dependendo da otimização do jogo para jogar no médio - alto os lançamentos e os jogos mais antigos no ultra.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,254
19,035
Manaus
Diversão é uma palavra que definiu os videogames por muitos anos. Hoje, não saberia dizer qual, mas diversão não é. Boa parte dos jogos segue tanto uma planilha indicando o que deve ser feito para agradar a maior parte do público que a originalidade e criatividade do estúdio podem se perder. São poucos os casos de jogos grandes que a gente olha e pensa que o estúdio arriscou fazer algo novo e diferente, mas que pode desagradar uma parcela dos fãs.
Penso que uma parte considerável da indústria AAA concentrou muitos recursos em tornar o jogo mais apresentável e belo tecnicamente (muito por conta de interesses de marketing), e menos em tornar o jogo bom de fato para jogar. Daí a sensação que se tem em vários jogos de "nossa, que jogo bonito e bem feito, mas... não clicou!".
 
  • Curtir
Reações: CaioNF e ronabs

andersonflira

Guerreiro
Março 14, 2018
459
572
São Paulo
No meu ponto de vista, o foco hoje do jogador mais antenado nas redes sociais e mais barulhento, em boa parte das vezes é se preocupar mais com o que o jogo não têm. Do que com o que ele têm.

Então começa, resolução, fps, tempo de jogo, opções gráficas, e por ae vai. Aquela magia de pegar o jogo, descobrir o que os caras fizeram pra gente já ficou pra trás.

Antigamente a propaganda do jogo era, ou uma revista Gamer ou a própria arte da fitinha, kkk. E claro, as indicações dos amigos.

Os jogos tinham também os seus defeitos, não tinha essa de ficar recebendo patchs, mas também eram jogos mais simples.
Todas as gerações tiveram jogos incríveis e criativos, destaco aqui a geração SNES e PSX pra mim. Essas 2 foram como ir para outra dimensão, claro que as seguintes foram muito boas também, mas ali no início tudo era novidade.

Então resumindo pra mim, falta aquela antiga vibe de sentar e descobrir por si mesmo. Esquecer os defeitos, e se apegar as coisas boas. Mas acho que isso nunca vai voltar, só dá pra cada um escolher a sua própria forma de avaliar o jogo.

Ainda mais hoje, com a internet, os sites, as redes sociais, os influenciadores, fica cada vez mais difícil a pessoa ter uma experiência própria e genuína.

Tem ainda as expectativas criadas pelos desenvolvedores, o pessoal do marketing (pagos para venderem ilusões), a imaginação humana que não tem limite, pronto, a merda tá feita, kkk.

Quanto a produzirem mais jogos 3As, a conta não parece fechar. Menos pessoas virando gamers de consoles, custos mais altos, mais tempo de desenvolvimento, maiores expectativas sobre o game, se algo não mudar não sei se iremos muito longe.
Acho que sinto um certo saudosismo da minha parte em olhar para o que é a industria dos games hoje e não sentir mais aquela sensação de outra hora que sentia, onde não consigo compreender o motivo de tanto debate para coisas que pra mim não faz sentindo, como eu disse sempre fui consolista, nunca tive PC gamer, meu negocio e TV e sofa ligar e jogar, ate hoje não consigo ver diferença entre 30 e 60FPS e me sinto um imbecil por não conseguir entender porque alguem deixaria de jogar algum jogo por isso , ou diminuiria sua nota por isso. Como dei o exemplo do Halo , quando vi o trailer no show case eu achei maravilhoso, derrepente começou a pipocar os videos sobre os graficos ruins que me fez questionar o quanto eu sou levado por opiniões alheias, quantas vezes já me peguei reproduzindo argumentos que escutei, sem nem saber ao certo se concordo com eles, apenas para ficar na conversa e se mostrar conhecedore do assunto.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Acho que sinto um certo saudosismo da minha parte em olhar para o que é a industria dos games hoje e não sentir mais aquela sensação de outra hora que sentia, onde não consigo compreender o motivo de tanto debate para coisas que pra mim não faz sentindo, como eu disse sempre fui consolista, nunca tive PC gamer, meu negocio e TV e sofa ligar e jogar, ate hoje não consigo ver diferença entre 30 e 60FPS e me sinto um imbecil por não conseguir entender porque alguem deixaria de jogar algum jogo por isso , ou diminuiria sua nota por isso. Como dei o exemplo do Halo , quando vi o trailer no show case eu achei maravilhoso, derrepente começou a pipocar os videos sobre os graficos ruins que me fez questionar o quanto eu sou levado por opiniões alheias, quantas vezes já me peguei reproduzindo argumentos que escutei, sem nem saber ao certo se concordo com eles, apenas para ficar na conversa e se mostrar conhecedore do assunto.
É mano, interagir demais com as pessoas e informações técnicas tem as suas vantagens e desvantagens.
Ás vezes ali na nossa "ignorância", vamos nos sentir mais felizes e realizados.
Eu vejo muito isso com relação aos animes, vários que eu curti, foram jogados no lixo pelos perfis de análise técnica.

Dae eu me pergunto, adianta alguma coisa eu ficar vendo os defeitos que eu não notava, só pra poder bancar o entendido?!
O meu prazer agora, depois de enxergar as falhas só reduziu.

Talvez essa nostalgia que sentimos, tenha mais relação com a falta de preocupação que a gente tinha. Talvez até mesmo da própria vida pela idade menor, mas também porque a nossa principal razão de ter VG, era jogar.
 

Lizard Devil I

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 7, 2008
1,244
1,649
Ilhota - SC
No meu ponto de vista, o foco hoje do jogador mais antenado nas redes sociais e mais barulhento, em boa parte das vezes é se preocupar mais com o que o jogo não têm. Do que com o que ele têm.
O pior que acho que isso é um mal das nossas redes sociais atuais, eu percebo que o que é ruim chama mais atenção e dá mais engajamento.

Eu seguia no YT um canal que falava de carros, era divertido e eu aprendia bastante com ele, só que não tinha muitos seguidores. De repente o conteúdo dele começou a ficar "piores carros para comprar", "mercado de carros vai implodir", e, por incrível que pareça, com este tipo de conteúdo ele tem hoje mais de um milhão de seguidores no YT.

É um mal de nossos tempos atuais, mais impressionante é que a galera que reclama nem jogou pra dizer se ficou bom ou ruim, pessoal já tá dando o julgamento final só de ler a respeito. Ter uma opinião formada e, se possível, controversa é a ordem.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,655
3,402
Meio off, mas estava querendo montar um PC gamer esses dias, porque vou começar a trabalhar mais em casa com edição de vídeo e softwares mais pesados para programar. Fui em alguns sites, mas foquei na Pichau, Terabyte e Kabum, que foi o que me recomendaram no fórum do Adrena por serem sites mais baratos. Peguei umas peças seguindo algumas listas de recomendações, para ver quanto saía um PC bacana para jogar os lançamentos mais atuais gastando o mínimo possível. Mesmo caçando os menores preços, o total deu 6,6k, e tinha peça que eu nem estava pegando das melhores marcas. E pasmem, não era um PC nem para 4k, era para 1080p - 1440p batendo 60fps e ainda com quedas dependendo da otimização do jogo para jogar no médio - alto os lançamentos e os jogos mais antigos no ultra.
Com 6k você não consegue montar pc para rodar 4k e 60fps. Pelo menos com esse orçamento 4k/60 não é o foco.
Agora 1080p, todos os jogos você roda 60fps no ultra sem queda de frame.
E pasmem, no pc a grande maioria joga em 1080p. Essa onda que todos que tem pc o foco é alta resolução é só conversa fiada.
 

citizenfranca

Em um relacionamento abusivo com games de esporte
Junho 13, 2020
2,339
4,038
Minas Gerais
Vantagem do mês grátis de Paramount+ sumiu mesmo, né? Vou ter que recorrer ao meu amigo Jack Sparrow pra ver o Cruzeiro na quinta-feira pela Sul-americana
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,584
75,566
Rio Grande do Sul
Vantagem do mês grátis de Paramount+ sumiu mesmo, né? Vou ter que recorrer ao meu amigo Jack Sparrow pra ver o Cruzeiro na quinta-feira pela Sul-americana
Tiraram antes da hora mesmo, no final de março. Originalmente, marcava pra ser resgatado nas vantagens do GPU até o dia 7 de abril e utilizado no site do Paramount+ até 10 de maio. Até quem tinha resgatado entre as vantagens mas não tinha utilizado no site se lascou porque sumiu da aba de recompensas também.

E os 30 dias eram válidos apenas para o plano padrão (full HD, duas telas), não englobava o plano premium (4K, HDR, Dolby Vision/Atmos, etc.). No fim, eu nem usei, peguei 7 dias grátis do plano premium pra assistir Halo e alguns filmes.
 

LucianoSousa

Guerreiro
Novembro 3, 2015
1,052
1,344
Rio de Janeiro
Com 6k você não consegue montar pc para rodar 4k e 60fps. Pelo menos com esse orçamento 4k/60 não é o foco.
Agora 1080p, todos os jogos você roda 60fps no ultra sem queda de frame.
E pasmem, no pc a grande maioria joga em 1080p. Essa onda que todos que tem pc o foco é alta resolução é só conversa fiada.
Quem tem máquina forte, acaba usando QuadHD. 4K Ultra é só pra RTX4090 mesmo.
Por isso, os consoles atuais rodarem jogos a 4K 60fps com configurações Ultra (mesmo com FSR e frame generation) fica como uma bela utopia.

Mas com 6K você monta um PC que toda tudo em FullHD 60 fps, e até consegue alguns notebooks que conseguem também (vai precisar baixar as configurações, e da ajuda do FSR/DLSS e frame generation).
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Como a procura no fórum não está funcionando pra mim, vai aqui mesmo.

[ EA desmente rumor ]​

Remake de Dead Space 2 supostamente arquivado após vendas ‘sem brilho’ do primeiro jogo​

A EA DISSE ESTA SEMANA QUE O DESENVOLVEDOR MOTIVE ESTÁ TRABALHANDO EM IRON MAN E BATTLEFIELD


Segundo o rumor , o resultado não teria sido satisfatório e o projeto voltou para a geladeira.
 
Última edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Guerreiro
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
300
847
Hell
Como a procura no fórum não está funcionando pra mim, vai aqui mesmo.

Remake de Dead Space 2 supostamente arquivado após vendas ‘sem brilho’ do primeiro jogo​

A EA DISSE ESTA SEMANA QUE O DESENVOLVEDOR MOTIVE ESTÁ TRABALHANDO EM IRON MAN E BATTLEFIELD


Segundo a EA, o resultado não foi satisfatório e o projeto voltou para a geladeira.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,992
12,499
Barbacena
Como a procura no fórum não está funcionando pra mim, vai aqui mesmo.

Remake de Dead Space 2 supostamente arquivado após vendas ‘sem brilho’ do primeiro jogo​

A EA DISSE ESTA SEMANA QUE O DESENVOLVEDOR MOTIVE ESTÁ TRABALHANDO EM IRON MAN E BATTLEFIELD


Segundo o rumor , o resultado não teria sido satisfatório e o projeto voltou para a geladeira.
Que notícia ruim. Curti de mais o remake do primeiro. É foda!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)