Resumo 2023, O Ano do Xbox! - Resumo da Semana Xbox #227 (9 a 13/jan)

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,727
76,212
Rio Grande do Sul
Oi, pessoal.

Como está o novo ano de vocês? O do Xbox tem tudo pra ser “O” ano - e parece que dessa vez, de verdade mesmo. Com pelo menos oito jogos first party confirmados para 2023, teremos aí bastante coisa pra jogar, fora o que aparecer de surpresa. Mas, enquanto isso não chega, vamos olhar para o que aconteceu nos últimos dias.


Abaixo, está a lista de tópicos abordados, para ler uma notícia em específico, é só clicar no link e ir direto para ela.

.
.
.


  1. Game Pass começa com poucas novidades, mas o ano promete
  2. Xbox Developer_Direct, novo evento anunciado para 25 de janeiro, às 17h
  3. Arkane explica as referências utilizadas na criação de Redfall
  4. Ubisoft adia Skull and Bones (mais uma vez) e cancela três jogos não anunciados
  5. Deals with Gold com saldões de add-ons, RPGs ID@Xbox e Última Chance
  6. Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests - novas atividades semanais
  7. Lançamentos da semana (9 a 13/jan)
  8. Lançamentos da próxima semana (16 a 20/jan)
  9. Links recomendados

.
.
.





GAME PASS COMEÇA COM POUCAS NOVIDADES, MAS O ANO PROMETE
TW_Coming-Soon_01.10.2023-8154e42e362c8575f3bf.jpg

Com apenas duas adições nos últimos 30 dias praticamente (Mortal Shell Enhanced Edition e Stranded Deep na semana passada) e nenhuma nesta, o Xbox Game Pass teve enfim sua estiagem. Não só por conta do baixo número de novos jogos, mas também pelo silêncio da comunicação mesmo, sem falar com a comunidade. Por exemplo: o update desta semana serviu apenas para oficializar coisas que já sabíamos, desde as adições dos jogos acima como também as remoções. O lado positivo é que o ano de 2023 promete ser muito bom para o serviço, com dezenas de jogos confirmados, e também porque o Xbox fará um evento daqui a duas semanas, então, novos jogos podem aparecer por lá.

Indo pra algo prático então, esses são os jogos que serão removidos no dia 15 de janeiro, todos para console, PC e cloud: Danganronpa: Trigger Happy Havoc, Nobody Saves The World, Pupperazzi, The Anacrusis, We Happy Few, Windjammers 2. Caso você estranhe em ver We Happy Few ali, já que é um título first party feito por um estúdio da Microsoft (Compulsion Games), o jogo em si é publicado pela Gearbox, então, é ela quem diz onde e como o jogo será comercializado.

Pra acompanhar essas e outras movimentações futuras do catálogo, recomendo bastante acompanhar os dois tópicos que temos aqui no PXB (Xbox Game Pass e PC Game Pass), com todas as informações que você precisa para conhecer o serviço e conferir quais jogos estão disponíveis em cada plataforma. Os jogos por streaming estão agrupados junto no tópico de console, e podem ser filtrados pesquisando pelo termo “Xcloud” na tabela, assim como é possível filtrar também os jogos com suporte a controle em telas de toque com o termo “touch”.
(Xbox Wire)


MICROSOFT ANUNCIA O PRIMEIRO XBOX DEVELOPER_DIRECT - 25 DE JANEIRO, 17H
Developer-Direct-Hero-Image-c2c90fd9cb208553599b.jpg

Confirmando um rumor que começou a circular durante a semana, a Microsoft foi rápida em já se pronunciar pra ter controle da mensagem. Sendo assim, no dia 25 de janeiro, às 17h, será realizada a primeira edição do Xbox Developer_Direct, um evento conjunto de Xbox e Bethesda criado para dar mais detalhes sobre os próximos jogos que chegarão em breve ao Xbox, PC e Game Pass. O “Developer” no meio se explica por ser um evento sem um apresentador em si, mas sim os próprios desenvolvedores falando sobre os jogos, com bastante gameplay e os profissionais falando sobre o que está acontecendo. Mas e quais jogos estarão presentes? Estes abaixo:
  • Forza Motorsport - A equipe da Turn 10 vai mostrar mais gameplay e novos detalhes do novo jogo da franquia Motorsport, o primeiro desde 2017.
  • Minecraft Legends - A Mojang vai detalhar mais a experiência multiplayer PvP de Minecraft Legends, o próximo action-RPG do estúdio. O lançamento acontecerá no outono deste ano.
  • Redfall - A equipe da Arkane Austin preparou muitos minutos de gameplay tanto single quanto multiplayer, mostrando como nós e nossos amigos poderemos derrotar os vampiros da ilha de Redfall: combate, customização, chefes, mundo aberto e mais.
  • The Elder Scrolls Online (ZeniMax Online) - O diretor Matt Firor vai falar sobre o maior update do ano de Elder Scrolls Online, incluindo uma nova região jogável de Tamriel, além de uma grande e nova funcionalidade. Assim que o evento do Xbox terminar, vai começar um especial chamado ESO Chapter Reveal Event, com ainda mais detalhes do que for mostrado um pouco antes.
Sentiu falta de algo? Tipo, Starfield? Então, neste caso, a Microsoft anunciou que para que o jogo tenha o tempo necessário para um aprofundamento aos jogadores, está sendo preparando um evento apenas para Starfield. Ficamos no aguardo. Ah, uma última informação: o evento terá, aproximadamente, 43 minutos de duração, então, quem quiser se preparar pra assistir já sabe quanto vai tempo precisar reservar.
(Xbox Wire)


REDFALL - PARA A ARKANE, É MENOS “LEFT 4 DEAD” E MAIS “FAR CRY”
1151729.jpg

Por vários anos, a Arkane tem se destacado pela criatividade de seus jogos, graças ao grande peso dado à criação do mundo, ao storytelling ambiental e às situações emergentes que acontecem quando as regras dos jogos colidem. Redfall, porém, representa novos ares para o estúdio. Desde o anúncio, muita gente compara Redfall a Left 4 Dead, e o diretor criativo Ricardo Bare entende o motivo: "tem quatro personagens jogáveis, você pode jogar cooperativamente, você luta contra mortos-vivos. Mas, em termos do que você vai jogar e a experiência de Redfall, não é nada parecido com esses jogos. Redfall é mais como se fosse Far Cry". Ou seja: paisagens exóticas, paraísos perdidos - no caso, uma cidade turística decadente. Para Harvey Smith, diretor da Arkane, a ideia foi se afastar um pouco das construções anteriores de mundo (a cidade de Dunwall, a estação espacial Talos I ou a ilha de Blackreef) e partir para algo mais familiar, que as pessoas pudessem reconhecer facilmente.

O destaque que todos esperam, porém, não é apenas em relação ao mundo, mas a como será o jogo em si. Como o DNA da Arkane vai se sair em um mundo aberto e cooperativo ao mesmo tempo? A ideia é ser diferente de outros jogos similares: enquanto estes seguem missões lineares com amigos, enfrentando hordas de inimigos até chegar no final, Redfall tem objetivos maiores, dadno liberdade de lutar ou desviarmos quando quisermos. Existe uma base onde podemos conversar com NPCs, iniciar missões paralelas ou de história, mas também dá pra só sair da cidade e explorar onde quiser. O mundo aberto é o maior já feito pela Arkane, mas não pensem que será um mundo aberto comparável a outros grandes jogos do gênero, já que o estúdio preferiu preencher o espaço com elementos que garantem a criação de situações emergentes, como nos outros jogos da equipe. Segundo Smith, "eu acho que nós, eventualmente, vamos voltar para ambientes imersivos de simulação. Mas apenas uma vez, queríamos saber como é navegar por um mundo aberto da Arkane e ver cada caminho que pode ser percorrido". Sendo assim, o jogador terá mais liberdade ainda para decidir como quer encarar os objetivos de Redfall. Sobre o mundo aberto, algo que tranquiliza alguns jogadores por ele não ser grande demais é que não temos veículos no jogo. É um mundo aberto feito para ser explorado a pé, com todos os perigos e oportunidades que isso coloca na mesa.

Com dois distritos, ciclos de dia e noite que modificam bastante cada cenário e o comportamento dos inimigos e, claro, muitos vampiros à espreita só esperando uma bobeira para fazer uma refeiçãozinha com nosso personagem, Redfall é um dos maiores lançamentos do ano da Microsoft e tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023 no Xbox Series X|S e Game Pass.
(Gamesradar+)


UBISOFT ADIA SKULL AND BONES (DE NOVO) E CANCELA TRÊS JOGOS NÃO ANUNCIADOS
ubisoft-e1609507324912-1024x582.jpg

A maré de azar da Ubisoft parece não ter fim e os projetos que dão errado parecem ser muito superiores aos que dão certo e chegam a ser lançados. Lembra de Beyond Good and Evil 2, que foi reapresentado em 2017 (depois de ser anunciado em 2009) só pra sumir do mapa? Ou do remake de Prince of Persia que recebeu tanto hate na apresentação que já tá uns dois anos atrasado, pelo menos? Nesta semana, a publisher francesa anunciou um novo adiamento de Skull and Bones (deve ser o que, o quarto ou quinto já) e o cancelamento de outros três jogos que nem tinham sido anunciados. Segundo a empresa, a justificativa é que a Ubisoft está “enfrentando muitos desafios à medida que a indústria continua a migrar para mega-marcas e títulos duradouros que podem alcançar jogadores ao redor do mundo, em várias plataformas e modelos de negócios”. Neste tópico, a empresa ainda afirma que passou os últimos quatro anos tentando adaptar suas principais franquias (Assassin’s Creed, Far Cry, Ghost Recon, Rainbow Six e The Division) para essas tendências de mercado. No entanto, os jogos decorrentes destes investimentos ainda serão lançados no futuro, enquanto os lançamentos mais recentes não performaram como o esperado. Skull and Bones, por exemplo, surgiu como uma expansão de Assassin’s Creed IV: Black Flag (de 2013!!!) e agora está com expectativa de lançamento entre março e abril de 2024. Sobre os cancelamentos, eles se somam a outros recentes, como Ghost Recon Frontline, Splinter Cell VR e outros dois que também não haviam sido anunciados.

Em seus resultados financeiros, a Ubisoft ainda informou que pretende lançar Assassin’s Creed Mirage, Avatar: Frontiers of Pandora e outro jogo premium ainda não anunciado no ano fiscal 2023-2024 (ou seja, do segundo semestre deste ano até o primeiro semestre do ano que vem). E é isso. Por um tempo, a Ubisoft foi uma das publishers mais queridas do mercado, soltando diversos jogos diferentes com grande orçamento e qualidade, mas a espiral de erros é tão grande que eles até parecem estar sondando o mercado sobre possibilidades de uma venda só pra receber vários “nãos” na cara, tendo em um problema sua grande estrutura de mais de 20 mil pessoas. Quando tudo estava indo bem, isso era excelente: muita gente de qualidade, espalhada em diversos países, lançando bons jogos uns atrás do outro. Agora que a maré virou, o que era qualidade vira um fardo complicado de carregar. Tomara que a Ubi se recupere disso logo.
(Video Games Chronicle)


DEALS WITH GOLD COM SALDÕES DE ADD-ONS, RPGS ID@XBOX E ÚLTIMA CHANCE
apps.23737.13519620360616545.9ae79907-2b24-4c3a-bfdd-b2a4b4eead62.b86a0523-7d46-44ec-8e16-b1813cb9f549

Até terça-feira, quase 950 itens estão em oferta na Xbox Store como parte do Deals with Gold, as tradicionais promoções semanais com descontos extras para assinantes Xbox Game Pass Ultimate ou Xbox Live Gold:
  • Countdown Add-On - Jogou um jogo, curtiu e quer mais dele? Esse saldão é pra você, já que contempla muitos conteúdos adicionais para jogos como Assassin's Creed, Cuphead, Far Cry 6, Forza Horizon 4 e 5, Ghostrunner, Lego, Resident Evil e muitos outros.
  • ID@Xbox RPG - Lista composta por RPGs independentes, como Citizen Sleeper, Divinity: Original Sin, Pillars of Eternity, e outros nem tão RPG assim mas que possuem elementos, tipo Rogue Legacy 2.
  • Última Chance - Jogos com os últimos dias de grandes descontos, como BioShock, Gotham Knights, Judgment, Little Nightmares II, Mafia II e III, Marvel's Midnight Suns e muito mais.
Pra acessar a lista completa de ofertas, é só clicar no link abaixo, lembrando que ao comprar pelos links do PXB, uma parte do valor volta como comissão pra custear a manutenção do fórum.
(PXB)


MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO SEMANAL
0d4b6e43-4705-4170-8d39-65b63dcc2244.png

As novas solicitações semanais do Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests estão valendo até a madrugada e a tarde de terça-feira, respectivamente. Pra quem talvez não tenha acompanhado, na primeira semana de janeiro, tivemos novidades em relação aos pontos: uma atividade semanal envolvendo jogo pulou de 25 para 250 pontos, enquanto outra diminuiu de 25 para 5; as quatro atividades mensais de jogos (com 75 pontos cada) foram removidas; e a atividade de 1.000 pontos mensais foi atorada pela metade (agora, ela dá 500 pontos). No fim das contas, a mudança até é positiva (bem pouquinho) em termos de pontos dados. Pra saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, todos os detalhes dos programas, as atividades disponíveis pra começar a ganhar pontos, dicas de como resolver as solicitações e mais estão em nosso tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB.

Xbox Game Pass Quests - Semanais, até 17 de janeiro, 13h59min

  • Dishonored 2 - (250 pontos) - Obter 17 eliminações furtivas.
  • Star Wars Jedi: Fallen Order (5 pontos) - Jogar Star Wars Jedi: Fallen Order.
  • Conclua três solicitações diárias (10 pontos) – Fazer três solicitações diárias na semana (jogar um jogo do Xbox Game Pass em três dias diferentes).
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.

Microsoft Rewards - Semanais, até 17 de janeiro, 00h59min

  • As Dusk Falls (10 pontos) - Só clicar no card de As Dusk Falls
  • Inicializador de Aplicativos 40 pontos) - Abrir o app do Microsoft Rewards em três dias diferentes.
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer 50 buscas no Bing.


LANÇAMENTOS DA SEMANA (9 A 13/JAN)


LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (16 A 20/JAN)
Terça, 17
  • RE:CALL (Maitan69/Whitethorn Games)
Quarta, 18
Quinta, 19
Sexta, 20

LINKS RECOMENDADOS
  • 23 jogos brasileiros para ficar de olho em 2023 - O mercado de jogos brasileiros está cada vez mais aquecido, com diversos títulos sendo lançados para as mais variadas plataformas. Muitos ficam só no PC, mas outros tantos também chegam aos consoles. Essa lista tem 23 jogos no geral, torcendo pra que também saiam para Xbox. - Terra
  • 20(22) Games You Should Have Played [vídeo] - O ano de 2022 já era, mas sempre tem um ou outro jogo que acaba passando batido. Esse vídeo traz alguns deles (vários do Game Pass, inclusive). | Adam Millard - The Architect of Games
  • A criação de Fable, um dos exclusivos mais importantes do Xbox - Não, não é o da Playground, mas o original da Lionhead. Este longo artigo é um bom retrato de uma outra época do desenvolvimento de jogos, onde as empresas estavam dispostas a assumir riscos para criar coisas novas. | Time Extension
  • Capcom detalha performance de Monster Hunter Rise nos consoles Xbox - A Capcom anunciou a resolução de Monster Hunter Rise nos consoles Xbox: Series X - 4K/60 fps ou 1440p/120fps; Series S - 1440p/60 fps; One x - 4K/60 fps; One - 1080p/60 fps. O jogo será lançado semana que vem, 20 de janeiro, direto no Game Pass. | Capcom
  • Gears of War vai virar card game - A Steamforged, empresa que publica jogos de tabuleiro e que fez, recentemente, versões de Dark Souls e Elden Ring, anunciou que a próxima franquia a receber o tratamento é Gears of War. A empresa não anunciou detalhes, mas dando zoom em imagens de divulgação, parece que a cobertura, tradicional mecânica dos videogames, farão parte do jogo físico também. É pra ser lançado ainda em 2023. | GamesRadar+
  • Google e Nvidia leavantam preocupações sobre a compra da Activision junto ao FTC - Mais duas empresas deram um parecer cauteloso quando questionadas sobre como enxergam a aquisição da Activision pela Microsoft. A Nvidia não chegou a se opor ao negócio em si, mas reforçou a importância de que os jogos da publisher pernameçam acessíveis a todas as empresas. Nada muito novo no front. | Bloomberg
  • How Master Chief Became An Accidental Icon [vídeo] - Master Chief é um dos personagens mais icônicos dos videogames. Sua armadura verde consegue se destacar em meio a algo que tem tudo para ser genérico (elementos militares) e o fato de servir como um “avatar” dos jogadores ajudam a explicar o sucesso do “rosto” favorito de Halo. | Nerdstalgic Gaming
  • Joint Fire é o novo evento gratuito de Halo Infinite - Na terça (17), inicia um novo evento gratuito em Halo Infinite, onde será possível desbloquear novos itens cosméticos de Halo: Reach (JFO), além de jogar o novo modo Covert One Flag (uma equipe defende a bandeira e a outra precisa atacar, mas quem ataca tem camuflagem ativa e quem defende tem sensores de ameaças ilimitados). | Halo
  • Maverick Games é o novo estúdio formado por ex-membros da Playground Games - Alguns líderes da Playground, entre eles Mike Brown (diretor de Forza Horizon 5), saíram do estúdio para formar uma nova equipe, chamada Maverick Games. Atualmente, os 10 desenvolvedores estão trabalhando em um AAA de mundo aberto para consoles e PC, e a intenção é crescer para 140 profissionais. | Games Industry
  • SkyBox Labs é adquirida pela NetEase - A chinesa NetEase fez mais uma aquisição envolvendo videogames: agora, foi a vez a SkyBox Labs, equipe bastante atuante como estúdio de suporte em títulos como Age of Empires, Halo e Minecraft. Em 2019, lançaram Stela, seu primeiro grande projeto solo. Apesar da compra, o estúdio seguirá dando suporte a outros desenvolvedores e faz parte da expansão da NetEase nos mercados de jogos AAA para consoles e PC. | NetEase
  • The History of Dragon Age | Documentary [vídeo] - Com o novo Dragon Age quase dobrando a esquina, é uma boa hora para relembrar ou até conhecer a história da franquia. Este vídeo traz um bom compilado dos jogos e seus processos de desenvolvimento. | GVMERS
  • The Rise and Fall of Condemned [vídeo] - Jogos de terror estão voltando com tudo, mas este vídeo se aprofunda em um jogo que fez bastante sucesso mas teve uma sequência fraca que matou a franquia bem rápido. Condemned foi sem paralelo na época de seu lançamento (2005), e o recente ressurgimento do gênero joga um ar de esperança de, talvez, termos novos jogos deles no futuro. | GVMERS


.
.
.


E, para o primeiro resumo do ano, é isso. Joguem Infernax pra participar do Clube PXB Game Pass de janeiro e participem da Batalha do Backlog VII também. Tenham todos um excelente final de semana.

weareback-wereback.gif
 
Última edição:

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,082
2,593
Levantei cedo como de costume, fiz meus exercícios e vim tomar meu café lendo o resumo. E foi um resumo mesmo.
Nem terminei a primeira chícara e já hava terminado de ler tudo.

Primeiras coisas primeiro: Parece que o ronabs tá muito empolgado com "O ano do Xbox". Eu só acredito vendo. Não dá pmais pra criar hype por nada relacionado à MS Game Studios e suas aquisições.

Falando nisso, nenhuma palavrinha sobre o processo da FTC e sobre "preocupação" do Google e Nvidia que vão ganhar concorrência e de peso, diga-se de passagem, só um link. Mas sendo a MS há grandes chances dela estragar tudo, esses caras nem precisam se preocupar.

Li pela internet sobre a saída dos caras da equipe de FH assim: "Several developers leaving Microsoft Playground Studios" (mais ou menos isso no inglês) e quando leio de uma fonte confiável, ou seja, de mim mesmo (ronabs é meu clone), foram só 10 devs que saíram e esse diretor aí que saiu nem fede nem cheira depois de 4 "copy and paste". E lembro de ter lido da mesma fonte (mesmo site e jornalista) algo bem diferente quando David Jeff saiu da Santa Mônica...um peso, duas medidas.

Pra quem gostou de Condemned, há um link recomendado que é altamente recomendado. Um game promissor que não vingou, infelizmente.

"Ceja bem-vindo de volta @ronabs. Entre e exprimente e linguiça"
 
  • Curtir
  • Haha
Reações: ronabs e Shivan

JCS

Guerreiro
Julho 15, 2015
2,318
3,100
Brasil
Segundo a empresa, a justificativa é que a Ubisoft está “enfrentando muitos desafios à medida que a indústria continua a migrar para mega-marcas e títulos duradouros que podem alcançar jogadores ao redor do mundo, em várias plataformas e modelos de negócios”.
A reunião deles falando desse assunto:
Nossa, enquanto precisamos lançar 549 jogos para alcançar o lucro X. Fortinite faz isso lançando skins. Realmente complexo.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,727
76,212
Rio Grande do Sul
Primeiras coisas primeiro: Parece que o ronabs tá muito empolgado com "O ano do Xbox". Eu só acredito vendo. Não dá pmais pra criar hype por nada relacionado à MS Game Studios e suas aquisições.
Foi mais pela piada mesmo. kkkk


Falando nisso, nenhuma palavrinha sobre o processo da FTC e sobre "preocupação" do Google e Nvidia que vão ganhar concorrência e de peso, diga-se de passagem, só um link. Mas sendo a MS há grandes chances dela estragar tudo, esses caras nem precisam se preocupar.
Esse foi como link porque nem tinha muito o que desenvolver. Ambas as empresas aparentemente levantaram alguns pontos, mas do Google não se sabe o quê e da Nvidia foi só aquilo de achar importante os jogos ficarem disponíveis pra todos.

A reunião deles falando desse assunto:
Nossa, enquanto precisamos lançar 549 jogos para alcançar o lucro X. Fortinite faz isso lançando skins. Realmente complexo.
O caso da Ubisoft é bom de ser estudado, porque a estrutura sempre foi cara. Quando tudo tava indo bem, show de bola; quando começa a balançar, e vem balançando há muito tempo, aí vira um negócio difícil de gerenciar. O que é uma pena porque a Ubisoft em certo momento foi a publisher AAA que mais investia em jogos diferentes uns dos outros, tinha um portfólio bem diverso.
 
  • Curtir
Reações: JCS

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)