64% das pessoas não conseguem ver diferenças gráficas entre PC/PS4/XONE

DariusMKN

Dovahkiin
Junho 24, 2014
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Porto Alegre
Mas uma coisa eu digo na minha televisão de 32 polegadas, que eu jogo bem de perto(60~90cm) pra ter uma "imersão" maior, eu consigo perceber facilmente a diferença entre 720p e 1080p que é diga-se de passagem, bizarra.
Quando é 900p a única porem existente diferença é que a imagem fica borrada.
Dá aquela sensação de "sonho"?Enfim , é estranho mas é muito parecido com 1080p então tá tudo certo.
Também jogo numa 32 polegadas ligada no PC, e ficando a 90cm os pixels ficam aparentes mesmo jogando em 1080p. Acho que pra esse tamanho de tela, em 1080p, o mínimo ideal é 1,2m~1,3m. A 720p realmente deve ficar meio grosseiro dessa distância.
 
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Bruno Lourenço

Jogador
Julho 16, 2010
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Sou um desses 64%. No meu caso, para um jogo ter gráficos "bonitos", eu só tenho que olhar para tela e falar "Uau, que jogo lindo". Não imortando se está rodando no Play, Xbox, WiiU ou até mesmo num PS2...

Somos dois!

Também fico feliz em saber que estou com a maioria, e não tenho problemas de visão.

Simplesmente não vejo diferença alguma entre jogos multiplataformas num console ou outro. Seja em relação a 1080p/720p ou 60fps/30fps.

Queria ver um dia um dos que fazem parte dos 34% ver 3 telas (sem especificação alguma de qual console ou PC) e acertar qual gráfico pertence a qual plataforma (dado o "princípio" que PC > PS4 > XOne).

Há algum tempo vi um vídeo comparando Metal Gear Ground Zeroes entre PS4/XOne/360/PS3 (tudo na mesma tela)... Só vi (um pouco de) diferença mesmo entre old e next gen. Mas entre as plataformas eram absolutamente iguais. Mas o efeito placebo levava muita gente a dizer que PS4/PS3 era melhor :rolleyes:.

Esses dias que estava jogando The Order 1886, notei gráficos lindos! Mas era do mesmo nível gráfico que Ryse para mim. Acho ambos os jogos com melhores gráficos até o momento.

Enfim, em geral gráfico/fps é o que importa menos para mim na hora de escolher um jogo.
 
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Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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Algumas considerações.

Não vou entrar no vespeiro do resolutiongate, isso já foi discutido à exaustão e é deveras chato. Deve-se reconhecer que entre VGs, mesmo que existam diferenças, elas são geralmente sutis e ainda variam de jogo para jogo, em alguns é mais evidente e em outros é extremamente difícil de apontar, seja na geração passada seja nessa. É raro encontrar um game onde a experiência é claramente e indiscutivelmente inferior se comparado a outra plataforma, como foi por exemplo Bayonetta no PS3.

Outro fato relevante é que vídeos online sofrem compressão e diminuem a qualidade da imagem, o que esconderia diferenças mais aparentes entre consoles. O jornalista inclusive alertou sobre isso e reconheceu que é algo que afetaria o resultado final de qualquer pesquisa sobre o assunto. Mesmo assim ele disponibilizou para quem quisesse baixar, 3+ gigas de vídeos no google drive para ter acesso direto à captura direct feed sem qualquer compressão. Agora, quantos dos 2700 fizeram isso? Não se sabe, provavelmente poucos devido ao tamanho dos arquivos que exigiam vários minutos ou horas para download, versus simplesmente assistir às imagens no player da página instantaneamente. E se o ponto central é auferir a a percepção dos entrevistados quanto à qualidade gráfica de diferentes plataformas, me parece que o mais correto seria utilizar um meio que não piorasse justamente o ponto à ser pesquisado, inclusive o jornalista reconhece isso ao final do vídeo ao considerar um possível teste futuro. Entretanto, isso é relevante apenas à console vs. console. Mesmo em qualquer player ao redor da net não ver diferença gráfica entre PC e VG é osso. Seria um caso de jogar o PC no lixo ou ir no oftalmologista? Provavelmente não.

Isso tem mais a ver com percepção e familiaridade do que biologia ou hardware. A pesquisa diz que apenas 36% conseguiram identificar corretamente quando a imagem estava sendo rodada no PS4, XB1 e PC, mas quando instruídas para apontar qual imagem estava rodando num PC dentre às três disponíveis, os acertos aumentaram para 58%. Isso só prova uma única coisa, que 42% nunca tiveram contato com um PC de jogo, seja em sua própria casa, seja na casa de amigos e por isso mesmo não sabem nem o que esperar. O mais comum hoje em dia são notebooks, tablets ou simplesmente smartphones, distantes são os dias de um desktop familiar, ainda mais um desktop próprio para games. A alguns anos atrás se quis propagar a falácia de que o olho humano não enxerga nada além de 30fps, e que por isso mesmo, jogos rodando à 60fps são indistintos dos rodando à menos quadros....e não existe abobrinha maior do que essa em termos de gráficos. O foco é entender o conceito de fluidez. Para PC gamers isso é algo usual, inerente, é a busca eterna pelos 60fps, suave igual manteiga, mais liso que bundinha de bebê :D

Qualquer jogador exclusivo de console, se for dada a oportunidade de jogar um jogo num PC gamer de verdade durante uns poucos minutos, configurações máximas, 1080p e principalmente 60fps, e depois voltar para o VG que for e jogar o mesmo game, absolutamente nunca mais terá problema em apontar quando algo está rodando num PC ou num VG. Entender o que realmente significa fluidez é o tipo de conhecimento que não tem volta, pode ter 7 graus de miopia, pode ser sua avó, não faz a menor diferença. E eu afirmo isso sem desmerecer qualquer plataforma, todas possuem seus pontos fortes e fracos. Existem aqueles que percebem as diferenças, existem aqueles que não percebem, existem os que se importam com gráficos acima de qualquer outro fator, existem aqueles para quem gráfico pouco importa; e estas são todas possibilidades válidas e dignas de respeito, logo cabe a cada um de nós avaliar qual, dentre as várias plataformas disponíveis, atende as necessidades particulares de cada indivíduo, merecendo assim o seu dinheiro suado.
 
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BiGR1pp3r

Casual
Junho 12, 2009
149
83
Vitória
Algumas considerações. Primeiro que a pesquisa se propõe a analisar jogos exclusivamente no quesito gráfico e sua percepção pelo espectador, e escolher uma plataforma por esse princípio é plenamente válido. Outros preferem

Não vou entrar no vespeiro do resolutiongate, isso já foi discutido à exaustão e é deveras chato. Deve-se reconhecer que entre VGs, mesmo que existam diferenças, elas são geralmente sutis e ainda variam de jogo para jogo, em alguns é mais evidente e em outros é extremamente difícil de apontar, seja na geração passada seja nessa. É raro encontrar um game onde a experiência é claramente e indiscutivelmente inferior se comparado a outra plataforma, como foi por exemplo Bayonetta no PS3.

Outro fato relevante é que vídeos online sofrem compressão e diminuem a qualidade da imagem, o que esconderia diferenças mais aparentes entre consoles. O jornalista inclusive alertou sobre isso e reconheceu que é algo que afetaria o resultado final de qualquer pesquisa sobre o assunto. Mesmo assim ele disponibilizou para quem quisesse baixar, 3+ gigas de vídeos no google drive para ter acesso direto à captura direct feed sem qualquer compressão. Agora, quantos dos 2700 fizeram isso? Não se sabe, provavelmente poucos devido ao tamanho dos arquivos que exigiam vários minutos ou horas para download, versus simplesmente assistir às imagens no player da página instantaneamente. E se o ponto central é auferir a a percepção dos entrevistados quanto à qualidade gráfica de diferentes plataformas, me parece que o mais correto seria utilizar um meio que não piorasse justamente o ponto à ser pesquisado, inclusive o jornalista reconhece isso ao final do vídeo ao considerar um possível teste futuro. Entretanto, isso é relevante apenas à console vs. console. Mesmo em qualquer player ao redor da net não ver diferença gráfica entre PC e VG é osso. Seria um caso de jogar o PC no lixo ou ir no oftalmologista? Provavelmente não.

Isso tem mais a ver com percepção e familiaridade do que biologia ou hardware. A pesquisa diz que apenas 36% conseguiram identificar corretamente quando a imagem estava sendo rodada no PS4, XB1 e PC, mas quando instruídas para apontar qual imagem estava rodando num PC dentre às três disponíveis, os acertos aumentaram para 58%. Isso só prova uma única coisa, que 42% nunca tiveram contato com um PC de jogo, seja em sua própria casa, seja na casa de amigos e por isso mesmo não sabem nem o que esperar. O mais comum hoje em dia são notebooks, tablets ou simplesmente smartphones, distantes são os dias de um desktop familiar, ainda mais um desktop próprio para games. A alguns anos atrás se quis propagar a falácia de que o olho humano não enxerga nada além de 30fps, e que por isso mesmo, jogos rodando à 60fps são indistintos dos rodando à menos quadros....e não existe abobrinha maior do que essa em termos de gráficos. O foco é entender o conceito de fluidez. Para PC gamers isso é algo usual, inerente, é a busca eterna pelos 60fps, suave igual manteiga, mais liso que bundinha de bebê :D

Qualquer jogador exclusivo de console, se for dada a oportunidade de jogar um jogo num PC gamer de verdade durante uns poucos minutos, configurações máximas, 1080p e principalmente 60fps, e depois voltar para o VG que for e jogar o mesmo game, absolutamente nunca mais terá problema em apontar quando algo está rodando num PC ou num VG. Entender o que realmente significa fluidez é o tipo de conhecimento que não tem volta, pode ter 7 graus de miopia, pode ser sua avó, não faz a menor diferença. E eu afirmo isso sem desmerecer qualquer plataforma, todas possuem seus pontos fortes e fracos. Existem aqueles que percebem as diferenças, existem aqueles que não percebem, existem os que se importam com gráficos acima de qualquer outro fator, existem aqueles para quem gráfico pouco importa; e estas são todas possibilidades válidas e dignas de respeito, logo cabe a cada um de nós avaliar qual, dentre as várias plataformas disponíveis, atende as necessidades particulares de cada indivíduo, merecendo assim o seu dinheiro suado.

Lindo Texto Marcus, ainda sim me veio a imagem na minha cabeça, da minha mulher falando quando comprei o Xone: "Não vi diferença nenhuma do 360, Tem o jogo do Mário?". kkkkkkkk
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Algumas considerações.

Não vou entrar no vespeiro do resolutiongate, isso já foi discutido à exaustão e é deveras chato. Deve-se reconhecer que entre VGs, mesmo que existam diferenças, elas são geralmente sutis e ainda variam de jogo para jogo, em alguns é mais evidente e em outros é extremamente difícil de apontar, seja na geração passada seja nessa. É raro encontrar um game onde a experiência é claramente e indiscutivelmente inferior se comparado a outra plataforma, como foi por exemplo Bayonetta no PS3.

Outro fato relevante é que vídeos online sofrem compressão e diminuem a qualidade da imagem, o que esconderia diferenças mais aparentes entre consoles. O jornalista inclusive alertou sobre isso e reconheceu que é algo que afetaria o resultado final de qualquer pesquisa sobre o assunto. Mesmo assim ele disponibilizou para quem quisesse baixar, 3+ gigas de vídeos no google drive para ter acesso direto à captura direct feed sem qualquer compressão. Agora, quantos dos 2700 fizeram isso? Não se sabe, provavelmente poucos devido ao tamanho dos arquivos que exigiam vários minutos ou horas para download, versus simplesmente assistir às imagens no player da página instantaneamente. E se o ponto central é auferir a a percepção dos entrevistados quanto à qualidade gráfica de diferentes plataformas, me parece que o mais correto seria utilizar um meio que não piorasse justamente o ponto à ser pesquisado, inclusive o jornalista reconhece isso ao final do vídeo ao considerar um possível teste futuro. Entretanto, isso é relevante apenas à console vs. console. Mesmo em qualquer player ao redor da net não ver diferença gráfica entre PC e VG é osso. Seria um caso de jogar o PC no lixo ou ir no oftalmologista? Provavelmente não.

Isso tem mais a ver com percepção e familiaridade do que biologia ou hardware. A pesquisa diz que apenas 36% conseguiram identificar corretamente quando a imagem estava sendo rodada no PS4, XB1 e PC, mas quando instruídas para apontar qual imagem estava rodando num PC dentre às três disponíveis, os acertos aumentaram para 58%. Isso só prova uma única coisa, que 42% nunca tiveram contato com um PC de jogo, seja em sua própria casa, seja na casa de amigos e por isso mesmo não sabem nem o que esperar. O mais comum hoje em dia são notebooks, tablets ou simplesmente smartphones, distantes são os dias de um desktop familiar, ainda mais um desktop próprio para games. A alguns anos atrás se quis propagar a falácia de que o olho humano não enxerga nada além de 30fps, e que por isso mesmo, jogos rodando à 60fps são indistintos dos rodando à menos quadros....e não existe abobrinha maior do que essa em termos de gráficos. O foco é entender o conceito de fluidez. Para PC gamers isso é algo usual, inerente, é a busca eterna pelos 60fps, suave igual manteiga, mais liso que bundinha de bebê :D

Qualquer jogador exclusivo de console, se for dada a oportunidade de jogar um jogo num PC gamer de verdade durante uns poucos minutos, configurações máximas, 1080p e principalmente 60fps, e depois voltar para o VG que for e jogar o mesmo game, absolutamente nunca mais terá problema em apontar quando algo está rodando num PC ou num VG. Entender o que realmente significa fluidez é o tipo de conhecimento que não tem volta, pode ter 7 graus de miopia, pode ser sua avó, não faz a menor diferença. E eu afirmo isso sem desmerecer qualquer plataforma, todas possuem seus pontos fortes e fracos. Existem aqueles que percebem as diferenças, existem aqueles que não percebem, existem os que se importam com gráficos acima de qualquer outro fator, existem aqueles para quem gráfico pouco importa; e estas são todas possibilidades válidas e dignas de respeito, logo cabe a cada um de nós avaliar qual, dentre as várias plataformas disponíveis, atende as necessidades particulares de cada indivíduo, merecendo assim o seu dinheiro suado.
Tentei curtir duas vezes mas não consegui.
[emoji1]
 
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Reações: Marcus_007

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