Concordo com a galera que falou que não adianta ter IPs se não tem estúdios First para fazer novos games das IPS e se os estúdios Secound estão dando calote.
Mas isto tem solução e já falei em outro post....é questão de política interna da Microsoft e basta duas atitudes para isto:
1ª) parar de fazer jogos enormes com centenas de horas de jogatina, multiplayer para tudo quanto é lado e coisas do tipo open word. Aí foca em games de 6 a 12 horas de gameplay, focado em modo story e com fases e jogatina mais harmônicas e candências. Ou seja, jogos com menos ou nenhum tiro e mais uso de outras mecânicas e generos de jogatina como bet'up e aventura. O que faz um jogo ser amado são história, mecânica, gráficos e fator replay e isto não tem nada haver com games gigantescos.
2ª) estabelecer cronograma alternado de produção de games dentro da Firsts. Por exemplo, 343 Industries só precisa produzir Halo? Coalition só presica produzir Gears? Turn 10 só precisa produzir Forza? Rare só precisa produzir lixos...kkkkk? Não nhé gente. É só alternar... 343 produziu Halo, entregou o game, então o próximo será Perfect Dark e aí so volta a produzir outro Halo ora que entregar Perfect Dark.... Coalition entregou Gears, então agora vai produzir Brute Force e só depois volta a produzir outro Gears. Turn 10 produziu Forza então agora vai produzir Rallisport. Rare produziu um Batlletoads, então depois se dedicar ao Banjo e depois o próximo é um Conker e ai depois volta no Batlletoads e por aí vai. Iron Galaxy terminou Killer, então o próximo será um Kakuto Chojin para a Microsoft também ter um franquia de luta 3D e aí vai alternando.
Com estas duas ações era para todos os estúdios internos da Microsoft produzirem games todo ano.
Mas o que impera hoje em dia em termos de produção de games é megalomania. Ai não tem jeito, cada game leva 4 anos para serem produzidos, gasta milhões e ainda corre o risco de serem um fracasso de vendas. Antigamente os games evoluíam a cada edição, homeopaticamente, mas evoluíam e isto agrada a galera.
Falando de IPs, para mim a Microsoft tem excelentes IPs , lança continuações de Blue Dragon, Batlletoads, Banjo, Conker, Perfect Dark, Brute Force, Kakuto Chojin, Tao Feng, Kung Fu Chaos, Infinite Undiscovery, Los Odysey, Rallysport, N3, Ryse entre outros para ver se a galera não da retorno.