Acclaim: que destino tiveram seus jogos?

Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,167
2,476
Salvador
Estava relembrando os meus jogos de N64 e me dei conta de que duas grandes franquias que eu adorava (Turok e Shadow Man) pertenciam a ela... Sei que ela faliu, mas o que aconteceu depois?
1) Alguém sabe se pretendem reviver esses jogos ou até fazer um remake dos antigos?
2) Quem jogou Shadow Man? Adorei o jogo na época. História ótima, clima tenso, jogabilidade boa e não linear... A quem pertence a propriedade intelectual agora?

Abs!
 
  • Curtir
Reações: Noble Vick

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Old school hein, brother?
Que eu lembre, alguma outra comprou as IPs, que depois foram compradas por uma empresa coreana e sei-la mais o que. Certamente tem alguma empresa sentada em cima das franquias.
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua

Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,167
2,476
Salvador
Old school hein, brother?
Que eu lembre, alguma outra comprou as IPs, que depois foram compradas por uma empresa coreana e sei-la mais o que. Certamente tem alguma empresa sentada em cima das franquias.
Hahaha Verdade Victal. Resgatei aí!
Essas franquias não deveriam ficar esquecidas nas mãos de empresas sem chance de resgatá-las. São boas demais! :D
 

Raphael

Pharael is my name
Outubro 28, 2014
407
177
Pernambuco
Cara eu joguei durante muito tempo um MMO publicado pelo ocidente da Acclaim , 2 Moons e adorava cara. Tinha um Bagi e uma Segnale. Altas horas na madruga negociando preço de joias. Nostalgia na veia !
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,653
Rio Grande do Sul
O mesmo destino desta aqui:


Tava lendo sobre a Acclaim agora.
A empresa que a gente gostava nos anos 80-90 era a Acclaim Entertainment, e faliu em 2004. Quando quebrou, uma publisher canadense (Throwback) comprou várias das IPs da empresa, e a Activision comprou o nome Acclaim.
Em 2006, ressurgiu então como Acclaim Games, mas aí com outro foco: MMORPG.
Em 2010, foi comprada por uma tal Playdom em março. Pouco depois, a Disney comprou essa Playdom por mais de US$ 700 milhões. :eek::eek::eek:
Logo após, em agosto, a divisão Acclaim foi fechada de vez.
Um pouco antes, em julho, uma empresa da Coreia do Sul comprou algumas IPs, como Re-Volt.

Infelizmente, não achei nada relacionado a com quem estão os direitos de alguns dos jogos clássicos, como Turok e Shadow Man.

Alguns links:
> http://www.ign.com/articles/2004/08/30/acclaim-to-file-for-bankruptcy
> http://www.gamasutra.com/view/news/30126/Acclaim_Shuts_Down_Games_After_Playdom_Transition.php
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: psicojg

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
1,976
771
Brasil, Brasília - DF
esse tópico me despertou a curiosidade para ver a situação de outras empresas, vejam aki o q encontrei (coloquei as mais conhecidas, por exceção da SEGA q acho q a maioria conhece o histórico):

ATARI
Ela que começou com consoles mas saiu rápido da cena se resumindo a produção de jogos…Ruins (Enter The Matrix e Path of Neo por Exemplo), foi comprada, absorvida, renomeada até que percebeu que já estava feio a Situação.

Midway
Os mais saudosistas vão se lembrar desta que fazia os jogos do Mortal Kombat, mas sendo realistas, Só era bom os MK 1, 2 e 3. A partir daí, só tem porcaria sendo Produzida, Mortal Kombat com jogabilidade de Tekken um atrás do outro fez ela desaparecer do Mapa tendo suas franquias compradas por outras empresas e fazendo algo Relevante (Obrigado Warner Games!)

SNK (quase)
Posso dizer que eu durante um tempo achei que não tinha empresa que soubesse fazer jogos de luta 2D tão bonitos quanto a SNK, Ai eu joguei Guilty Gear feito pela Arc System Works e mudei de Ideia!
SNK foi sempre muito única nos seus jogos, The King of Fighters era uma franquia forte e jogos muito bons. Mas também não soube se adaptar as mudanças e perdeu dinheiro pra caramba e chegando ao ponto de The King of Fighters nem ter força frente os outros games de luta atuais, até tentaram transformar o KOF em 3D…mas acho melhor não falarmos disso!
A SNK acabou sendo comprada pela Playmore e tem produzido jogos Ruins um atrás do outro, manchando a história da empresa que tinhas os jogos de luta mais adorados mundo.

Square
Essa se resumi a Final Fantasy, franquia de maior nome dela.
Final Fantasy 7 é considerado um dos melhores jogos da História e colocou o nome da Square no topo. Daí foram fazer um filme da franquia (The Spirits Within) que acabou levando todo o dinheiro da empresa que foi forçada a se Unir com a Enix e daí surgiu a Square Enix que para mim, fez um dos meus jogos favoritos que é o The 3rd Birthday.
Mas um jogo só não salva uma empresa (que já vinha de queda antes), se você pesquisar bem, vai ver que mesmo com a união das 2 empresas eles ainda estão na lama.

Clover Studio (2004-2007)
Games populares
: Okami / Viewtiful Joe
O que houve: Muitos se perguntam porque, parece mentira, como alguém que morreu cedo demais e ainda tinha muito pra dar! Pois é, a Clover era promissora, mas não deu. O estúdio foi criado para se dedicar à sequencia da série Viewtiful Joe e a criar novas franquias para a Capcom, o que foi feito, mais dois jogos do Joe foram lançados e o aclamado, amado e lindo Okami saiu.
Porém, apesar do sucesso enorme Okami não vendeu o que a Capcom esperava (Pirataria? Capcom querendo demais? Os números só não foram bons? Eis a questão) e o estúdio ficou na corda bamba. Sua sequencia God Hand vendeu menos ainda, sem poder andar lado a lado com as principais franquias da chefona e sentindo a pressão, a Clover se foi.
A Capcom queria absorver o estúdio para si novamente, mas seus membros se recusaram e saíram, o estúdio então foi definitivamente fechado em 2007, mas não fique triste! Os talentos da Clover ainda estão aí na ativa, alguns deles por exemplo foram para a Platinum Games que desenvolveu grandes títulos como Bayonetta, Vanquish e Metal Gear Rising: Revengeance.

Sega Studios San Francisco (Secret Level) (1999-2010)
Jogos populares:
Golden Axe: Beast Rider / Iron Man
O que houve: O futuro do clássico Golden Axe, que participou da infância de muitas pessoas nos anos 90, é incerta. Isso porque a Secret Level, estúdio da Sega em São Francisco foi fechada. Eles que fizeram Golden Axe: Beast Rider, o primeiro jogo 3D da série.
O estúdio também fez os jogos dos filmes do Homem de Ferro 1 e 2, adaptaram alguns jogos de uma plataforma para outra e criaram títulos originais como Magic: The Gathering – Battlegrounds.
A Sega sabia que tinha um estúdio muito competente em mãos, mas segundo ela mesma, assim como no time de Londres, não havia um novo trabalho para dar segmento e o estúdio teve que ser fechado

Rockstar Vancouver (antes Barking Dog)
Jogos populares:
Max Payne 3
O que houve: O que a Rockstar Vancouver fez de mal para ser fechada? Na realidade nada, ela fez um excelente game, isso sim! Max Payne 3 (Eles tambem fizeram Bully para PS2, que saiu posteriormente para Wii, PC e 360) apesar dos atrasos foi um sucesso de crítica.
Bom, a Rockstar fechou a filial de Vancouver, pois queria se concentrar na Rockstar Toronto no Canadá (que foi para um local maior em Oakville, Ontario), já que essa não havia feito uma franquia central desde Warriors, em 2005.
Mas o trabalho deles não foi em vão, a Rockstar sabia da equipe competente que tinha em mãos e ao fechar o estúdio de Vancouver ofereceu aos 35 funcionários despachados empregos em Oakville.

THQ (1989 (comoTrinity Acquisition Corporation) – 2013)
Jogos populares:
Darksiders / UFC Undisputed 3 / Saints Row e muitos outros
O que houve: Uma gigante que caiu, a THQ (Toy Head-Quarters) tinha muitos títulos conhecidos e é mais uma empresa que surpreendeu ao ser tombada. Além de suas franquias, possuía jogos licensiados de outros canais de entretenimento como a Nickelodeon, Disney e WWE.
Em seu domínio estavam também diversos estúdios espalhados pelos EUA, Europa e Ásia. Podemos considerar o início de sua queda em 2011 com o lançamento de Homefront, que nao teve a recepção esperada começando a trazer prejuízos enormes para a empresa, o que resultou no fechamento do Kaos Studios, que desenvolveu o jogo. Posteriormente as franquias Red Faction e MX vs ATV também foram abandonadas pela empresa acompanhadas do fechamento de seus estúdios.
A THQ decidiu também que pararia de lançar jogos licensiados de outras marcas para se concentrar na criação de franquias originais. Em 2012 os prejuízos foram muitos maiores do que os esperados e aí começou a melar tudo, de reunião com acionistas à venda de algumas franquias a empresa não via nada além do chão em um vôo rasante solo abaixo.

LucasArts (1982-2013)
Jogos populares:
Jogos Star Wars / Franquia Monkey Island / Full Trhottle
O que houve: Mais um caso de compra e absorção. A The Walt Disney Company (que parece querer dominar o mundo do entretenimento tendo comprado a Pixar em 2006 e a Marvel Entertainment em 2009) comprou a Lucasfilms, que vinha com a LucasArts no pacote em 2012 (reparem, uma aquisisação em animação, uma em quadrinhos e uma em cinema e games).
Tudo parecia bem e a LucasArts estava inclusive em fase avançada de desenvolvimento de dois jogos (Star Wars 1313 e First Assault) e com outros em projeto, incluindo um jogo com serviço online que eles diziam que revolucionaria a indústria. Mas aí para minimizar riscos (sejam eles quais fossem) a Disney simplesmente resolveu fechar a LucarArts, mais de 100 empregados perderam o emprego, alguns projetos foram cancelados e outros foram pegos para serem desenvolvidos pela Disney interactive Studios.
Bom, espero que pelo menos em um futuro Kingdom Hearts tenha um planeta dos Adventure Games da LucasArts (Monkey Island, Full Throtle, etc) pra compensar.

Hudson (1973-2012)
Jogos populares:
Bomberman
O que houve: O apuros começou quando em 1997 o Hokkaido Takushoku Bank (Banco de Exploração de Hokkaido) faliu. Esse era o principal banco da empresa e agora ela precisava de um novo jeito de se financiar, sendo assim, em 2001 entrou para a Bolsa de Valores de Osaka podendo ter diversos investidores. E é aí que entra a Konami.
As duas empresas tem um bom relacionamento desde os anos 80, quando a Konami fazia jogos para o PC Engine (TurboGrafx-16 no ocidente), console da Hudson, que por sua vez adaptou Pooyan – um jogo de arcade da Konami de 1985 – para o Family Computer (NES no ocidente, Nintendinho no Brasil).
A Konami comprou a maioria das ações e se tornou sócia majoritária da Hudson, com o passar dos anos foi tomando mais e mais, até que em 2012 a Hudson deixou de existir, sendo absorvida pela Konami. Sim, isso mesmo, não foi exatamente falência, mas uma absorção. A Hudson não existe mais, mas tudo que pertencia a ela agora é parte da Konami.


Referencias:
Empresas de games que Faliram (ou quase)
10 empresas de games que decretaram falência!
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,653
Rio Grande do Sul
esse tópico me despertou a curiosidade para ver a situação de outras empresas, vejam aki o q encontrei (coloquei as mais conhecidas, por exceção da SEGA q acho q a maioria conhece o histórico):

ATARI
Atari: faz camisetas :p
50%20marinho-500x500.jpg

Tirando a zoadinha, show a contribuição, psico.

Só dois pitacos:

> A Square-Enix pode ainda não estar bem das pernas, mas eles tem feito jogos excelentes. Gostei muito do Hitman Absolution, o último Tomb Raider, Deus Ex Human Revolution (que estou jogando atualmente) e, pelo crédito, vou jogar Sleeping Dogs este ano.
> A falta mais sentida, pra mim, é a da Lucas Arts. É um pedaço da infância que se vai, junto com seus belos adventure games. E eu estava bem esperançoso também para o Star Wars 1313. O pouco que sabia era muito promissor.
 
  • Curtir
Reações: DariusMKN

Janaína

Jogador
Janeiro 23, 2007
784
60
Aliás, vocês sabiam que a Acclaim e Activision foram criadas de funcionários que sairam da Atari, e que esse nome foi dado pra que o número deles saísse antes da Atari no catálogo telefônico? Na época, era exibido em ordem alfabética.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Atari: faz camisetas :p
50%20marinho-500x500.jpg

Tirando a zoadinha, show a contribuição, psico.

Só dois pitacos:

> A Square-Enix pode ainda não estar bem das pernas, mas eles tem feito jogos excelentes. Gostei muito do Hitman Absolution, o último Tomb Raider, Deus Ex Human Revolution (que estou jogando atualmente) e, pelo crédito, vou jogar Sleeping Dogs este ano.
> A falta mais sentida, pra mim, é a da Lucas Arts. É um pedaço da infância que se vai, junto com seus belos adventure games. E eu estava bem esperançoso também para o Star Wars 1313. O pouco que sabia era muito promissor.
eu tenho essa camisa
 

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
O que eu não sabia e descobri por meio de um livro bem legal chamado "Replay: The History of Vídeo Games", é que o Steve Jobs trabalhou na Atari. E foi com base num protótipo do jogo Breakout, desenvolvido pelo Steve Wozniak, que eles decidiram fabricar seu próprio computador, o Apple I. Montaram a Apple em 1976 e o resto é história... [emoji5]️
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Shadow Man eu não sei, mas Turok chegou a sair um "novo" em 2009 para Xbox 360. Que me lembre, uma bosta...
O Turok do 360 não era assim tão ruim, se comparado com o Turok Revolution do Cube, esse sim era uma merda, o índio pulava de um banquinho e perdia 90% do life, isso quando não morria e os inimigos se rendiam direto, é o único Turok que não tenho na minha coleção.
Realmente sinto falta de um bom Turok como nos tempos do N64, mais pelo jeito acho que não deve sair mais nenhum novo.
Por falar em jogo sumido alguém sabe se vai sair um novo Prey, pois gostei muito do jogo mais até hoje não teve continuação.
 
  • Curtir
Reações: User 1422

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
O Turok do 360 não era assim tão ruim, se comparado com o Turok Revolution do Cube, esse sim era uma merda, o índio pulava de um banquinho e perdia 90% do life, isso quando não morria e os inimigos se rendiam direto, é o único Turok que não tenho na minha coleção.
Realmente sinto falta de um bom Turok como nos tempos do N64, mais pelo jeito acho que não deve sair mais nenhum novo.
Por falar em jogo sumido alguém sabe se vai sair um novo Prey, pois gostei muito do jogo mais até hoje não teve continuação.
Legal!
Pô Prey tb é outra novelinha. O Prey 2 que saiu na E3 de 2011 acabou nem saindo. A Bethesda falou que o baguio tava zuado. Era pra ser um FPS mas estava com a maior cara de RPG, tipo Deus Ex.
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Legal!
Pô Prey tb é outra novelinha. O Prey 2 que saiu na E3 de 2011 acabou nem saindo. A Bethesda falou que o baguio tava zuado. Era pra ser um FPS mas estava com a maior cara de RPG, tipo Deus Ex.

Então foi isso que aconteceu com ele, uma pena pois gostei muito e o final com a cara de "Continua..." vai ficar por isso mesmo.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)