Claro que Battlefield dispensa qualquer apresentação, pois, vem sendo o FPS definitivo no quesito multiplayer online, mas vale a pena fazer uma breve análise do porque é um game com uma experiência completa na nova geração.
Pontos fortes:
- A engine gráfica da DICE, a Frostbite 3, só mostra seu real poder nos consoles next-gen e PC.
- Greatest Hits: BF4 é uma compilação de tudo o que de melhor foi lançado na série até hoje.
- Multiplayer robusto, com diversos modos interessantes, e com possibilidade de 64 jogadores na sala na nova geração.
- Som como sempre impecável, e o jogo está totalmente localizado com dublagem.
- A destruição de cenários está excelente, principalmente no multiplayer
Pontos fracos:
- Campanha como sempre é secundária. Diverte, mas é curta e irrelevante.
- O game apresenta uma boa quantidade de bugs, que não haviam em BF3. A DICE prepara mais um grande patch.
Campanha:
Sinopse:
A campanha de Battlefield 4 ocorre em 2020, seis anos depois do seu antecessor. As tensões entre a Rússia e os Estados Unidos estão num ponto muito elevado, devido a um conflito que já dura à seis anos. Para mais, a China também está prestes em entrar em guerra, com os planos de Almirante Chang de retirar o actual governo chinês do poder; e se for bem sucedido, os russos terão todo o apoio dos chineses, incluindo assim a China na guerra com os Estados Unidos.
O jogador controla Sgt. Daniel "Reck" Recker, um membro do "Grupo de Combate 'Tombstone'" (Lápide). Os seus colegas incluem: o líder do grupo Sgt. Dunn, o segundo em comando Sgt. Kimble "Irish" Graves e o médico no terreno Sgt. Clayton "Pac" Pakowski. Muito cedo na campanha, junta-se à Tombstone o operacional da CIA Laszlo W. Kovic, e a agente dos serviços secretos chineses Huang "Hannah" Shuyi.
Com um roteiro pra lá de batido, (que nunca foi o forte da série), BF 4 compensa sua campanha na adrenalina visual. O jogo trás sequências fantásticas de destruição, fuga e etc, e é visualmente muito agradável. A jogabilidade flui tão bem, que é difícil não gostar de jogar, porém, você dificilmente se sentirá envolvido com a história, ou seus personagens pouco carismáticos. A campanha serve mesmo como um treino para ficar afiado para o multiplayer, e inclusive destrava algum conteúdo para o modo. A duração é de 4 a 5 horas, dependendo da dificuldade escolhida, e apesar do game oferecer 3 finais diferentes, isso não será decidido ao longo da campanha e sim, no momento final do jogo.
"Eu não vou morrer ouvindo essa música" Irish dentro do carro afundado, se referindo a Total Eclipse of Heart
Jogabilidade e Multiplayer.
A jogabilidade teve várias alterações se comparadas ao antecessor BF 3, e isso incluem novas funcionalidade de armas, e um binóculo infra-vermelho que pode ser usado na campanha para detectar e marcar alvos. Para além disso, no multi-jogador, foram adicionados novidades como submergir na água para se esconder de inimigos, combate ao ser pego em um melle- atack qe antes era mortal, novas armas e movimentação mais fluída, além do retorno do modo "comander", visto a última vez em Battlefiled 1942. Esse modo, permite que um jogador por equipe dê ordens aos demais jogadores, além de ter uma visão total do mapa e de cada jogador, podendo arquitetar estratégias.
Quando eu disse que Battlefield 4 é um greatest hits da DICE, não foi a toa. O game tenta trazer tudo o que de melhor foi visto na série até então. Campanha, veículos, caças e etc de BF3, o modo comander de BF 1942, e um time mais engraçado, além é claro da destruição soberba de cenários de Battlefield: Bad Company, e o jogo cumpre bem tudo isso. É um jogo com um multiplayer fantástico, viciante e que traz centenas de horas de gameplay tranquilamente para os mais empenhados. Os famosos modos Conquest (até 64 jogadores) Team deathmach, Rush, domination estão presentes, além dos novos moddos Obliteration e defuse.
64 jogadores é gente pra car%#¨$@
A busca de jogos é impressionantemente rápida. Você coloca uma partida rápida e em questão de segundos está jogando, e isso se deve claro a grande quantidade de jogadores permitidos por sala. Eu tive pouquíssimo lag, e tudo está funcionando a todo vapor. A grande quantidade de consoles vendidos na primeira semana, tem mantido o multiplayer aquecido e balanceado, e é sempre divertido. Para além disso, essa versão do game trás mudanças climáticas impressionantes. Você pode estar jogando de repente o gigante cenário é atacado por uma tempestade repentina, que dificulta a sua visão. Em uma tela de neve, pode começar uma nevasca e seu soldado fcar vulnerável se muito tempo exposto ao frio. Isso é sensacional. Para além disso, o ambiente altamente destrutível, oferece estratégias diversas para encurralar seus oponentes, fora os ruídos como encostar em um carro e o alarme disparar entregando sua posição. Abaixo, segue um vídeo explicativo do pessoal da EA sobre as novidades:
[youtube]?v=iVuUWyylDVM[/youtube]
Gráficos:
Claro que dificilmente os gráficos impressionarão os jogadores de PC, que já jogavam o BF 3 no máximo, em uma máquina potente, até porque o salto gráfico não foi tão grande assim de um game para o outro, visto que o jogo já tinha um visual avassalador, então a DICE resolveu investir nos detalhes. Efeitos de partículas, chuva, poeira, destruição e etc, tudo com um nível monstruoso, e para quem vem dos consoles, é extremamente impactante. A esmagadora quantidade efeitos não é possível nos consoles atuais, e por isso eu mencionei que só os consoles next-gen e PC trarão a experiência definitiva, e essa diferença é realmente assutadora. Abaixo um vídeo comparativo das versões, só para se ter uma idéia:
[youtube]?v=UdIpSpJyWSY[/youtube]
Som:
O som como sempre é excelente, principalmente quanto aos efeitos sonoros de tiro e cenário, como sempre foi exemplar o trabalho da DICE. A dublagem cumpre bem seu papel, e pela primeira vez temos um jogo da EA, totalmente localizado, destaque para o dublador de Irish, André Ramiro, mais conhecido pelo seu papel como Matias em Tropa de Elite. A dublagem nacional é bem feita, e despojada, que lembra muito a do próprio filme, com palavrões em excesso e muita gíria. Foi um trabalho bem feito e sem dubladores brasileiros de Miami...rs
"Falei que ia dar mierda"
Veredito:
A franquia de fato dispensa comentários, quando o assunto é multiplayer online. Muitas opções de modos para todos os gostos, variações de jogabilidade, gráficos de topo e 64 jogadores online, são apenas alguns dos quesitos que tornam esse game o melhor no gênero. Posso dizer tranquilamente que BF 4 é uma experiência mais do que recomendada para os early adopters da next-gen. O game vem em toda sua magnitude, com conteúdo que apenas os PC Gamers até então tinham acesso. O trabalho da DICE a cada versão, é exemplar, e sempre traz mudanças significativas em relação ao anterior, e visto que o seu antecessor foi lançado em 2011, esse é um game de grande duração e investimento, que lhe garantirá muitas horas de diversão, nesse inicio escasso de geração. Mais do que recomendado!
Pontos fortes:
- A engine gráfica da DICE, a Frostbite 3, só mostra seu real poder nos consoles next-gen e PC.
- Greatest Hits: BF4 é uma compilação de tudo o que de melhor foi lançado na série até hoje.
- Multiplayer robusto, com diversos modos interessantes, e com possibilidade de 64 jogadores na sala na nova geração.
- Som como sempre impecável, e o jogo está totalmente localizado com dublagem.
- A destruição de cenários está excelente, principalmente no multiplayer
Pontos fracos:
- Campanha como sempre é secundária. Diverte, mas é curta e irrelevante.
- O game apresenta uma boa quantidade de bugs, que não haviam em BF3. A DICE prepara mais um grande patch.
Campanha:
Sinopse:
A campanha de Battlefield 4 ocorre em 2020, seis anos depois do seu antecessor. As tensões entre a Rússia e os Estados Unidos estão num ponto muito elevado, devido a um conflito que já dura à seis anos. Para mais, a China também está prestes em entrar em guerra, com os planos de Almirante Chang de retirar o actual governo chinês do poder; e se for bem sucedido, os russos terão todo o apoio dos chineses, incluindo assim a China na guerra com os Estados Unidos.
O jogador controla Sgt. Daniel "Reck" Recker, um membro do "Grupo de Combate 'Tombstone'" (Lápide). Os seus colegas incluem: o líder do grupo Sgt. Dunn, o segundo em comando Sgt. Kimble "Irish" Graves e o médico no terreno Sgt. Clayton "Pac" Pakowski. Muito cedo na campanha, junta-se à Tombstone o operacional da CIA Laszlo W. Kovic, e a agente dos serviços secretos chineses Huang "Hannah" Shuyi.
Com um roteiro pra lá de batido, (que nunca foi o forte da série), BF 4 compensa sua campanha na adrenalina visual. O jogo trás sequências fantásticas de destruição, fuga e etc, e é visualmente muito agradável. A jogabilidade flui tão bem, que é difícil não gostar de jogar, porém, você dificilmente se sentirá envolvido com a história, ou seus personagens pouco carismáticos. A campanha serve mesmo como um treino para ficar afiado para o multiplayer, e inclusive destrava algum conteúdo para o modo. A duração é de 4 a 5 horas, dependendo da dificuldade escolhida, e apesar do game oferecer 3 finais diferentes, isso não será decidido ao longo da campanha e sim, no momento final do jogo.
"Eu não vou morrer ouvindo essa música" Irish dentro do carro afundado, se referindo a Total Eclipse of Heart
Jogabilidade e Multiplayer.
A jogabilidade teve várias alterações se comparadas ao antecessor BF 3, e isso incluem novas funcionalidade de armas, e um binóculo infra-vermelho que pode ser usado na campanha para detectar e marcar alvos. Para além disso, no multi-jogador, foram adicionados novidades como submergir na água para se esconder de inimigos, combate ao ser pego em um melle- atack qe antes era mortal, novas armas e movimentação mais fluída, além do retorno do modo "comander", visto a última vez em Battlefiled 1942. Esse modo, permite que um jogador por equipe dê ordens aos demais jogadores, além de ter uma visão total do mapa e de cada jogador, podendo arquitetar estratégias.
Quando eu disse que Battlefield 4 é um greatest hits da DICE, não foi a toa. O game tenta trazer tudo o que de melhor foi visto na série até então. Campanha, veículos, caças e etc de BF3, o modo comander de BF 1942, e um time mais engraçado, além é claro da destruição soberba de cenários de Battlefield: Bad Company, e o jogo cumpre bem tudo isso. É um jogo com um multiplayer fantástico, viciante e que traz centenas de horas de gameplay tranquilamente para os mais empenhados. Os famosos modos Conquest (até 64 jogadores) Team deathmach, Rush, domination estão presentes, além dos novos moddos Obliteration e defuse.
64 jogadores é gente pra car%#¨$@
A busca de jogos é impressionantemente rápida. Você coloca uma partida rápida e em questão de segundos está jogando, e isso se deve claro a grande quantidade de jogadores permitidos por sala. Eu tive pouquíssimo lag, e tudo está funcionando a todo vapor. A grande quantidade de consoles vendidos na primeira semana, tem mantido o multiplayer aquecido e balanceado, e é sempre divertido. Para além disso, essa versão do game trás mudanças climáticas impressionantes. Você pode estar jogando de repente o gigante cenário é atacado por uma tempestade repentina, que dificulta a sua visão. Em uma tela de neve, pode começar uma nevasca e seu soldado fcar vulnerável se muito tempo exposto ao frio. Isso é sensacional. Para além disso, o ambiente altamente destrutível, oferece estratégias diversas para encurralar seus oponentes, fora os ruídos como encostar em um carro e o alarme disparar entregando sua posição. Abaixo, segue um vídeo explicativo do pessoal da EA sobre as novidades:
[youtube]?v=iVuUWyylDVM[/youtube]
Gráficos:
Claro que dificilmente os gráficos impressionarão os jogadores de PC, que já jogavam o BF 3 no máximo, em uma máquina potente, até porque o salto gráfico não foi tão grande assim de um game para o outro, visto que o jogo já tinha um visual avassalador, então a DICE resolveu investir nos detalhes. Efeitos de partículas, chuva, poeira, destruição e etc, tudo com um nível monstruoso, e para quem vem dos consoles, é extremamente impactante. A esmagadora quantidade efeitos não é possível nos consoles atuais, e por isso eu mencionei que só os consoles next-gen e PC trarão a experiência definitiva, e essa diferença é realmente assutadora. Abaixo um vídeo comparativo das versões, só para se ter uma idéia:
[youtube]?v=UdIpSpJyWSY[/youtube]
Som:
O som como sempre é excelente, principalmente quanto aos efeitos sonoros de tiro e cenário, como sempre foi exemplar o trabalho da DICE. A dublagem cumpre bem seu papel, e pela primeira vez temos um jogo da EA, totalmente localizado, destaque para o dublador de Irish, André Ramiro, mais conhecido pelo seu papel como Matias em Tropa de Elite. A dublagem nacional é bem feita, e despojada, que lembra muito a do próprio filme, com palavrões em excesso e muita gíria. Foi um trabalho bem feito e sem dubladores brasileiros de Miami...rs
"Falei que ia dar mierda"
Veredito:
A franquia de fato dispensa comentários, quando o assunto é multiplayer online. Muitas opções de modos para todos os gostos, variações de jogabilidade, gráficos de topo e 64 jogadores online, são apenas alguns dos quesitos que tornam esse game o melhor no gênero. Posso dizer tranquilamente que BF 4 é uma experiência mais do que recomendada para os early adopters da next-gen. O game vem em toda sua magnitude, com conteúdo que apenas os PC Gamers até então tinham acesso. O trabalho da DICE a cada versão, é exemplar, e sempre traz mudanças significativas em relação ao anterior, e visto que o seu antecessor foi lançado em 2011, esse é um game de grande duração e investimento, que lhe garantirá muitas horas de diversão, nesse inicio escasso de geração. Mais do que recomendado!