Polêmicas do lançamento
O jogo foi lançado em meio a muita polêmica e confusão. Quem comprou na pré-venda na Xbox Live teve acesso já no lançamento a todos os personagens (12 hunters e 3 monstros), pulando a etapa de progressão do jogo. É importante lembrar que todo mundo, independente de ter comprado na pré-venda ou season pass, possui todos os personagens já lançados, só é necessário jogar para ir desbloqueando o restante.
Foram disponibilizados também DLCs “day one” com pacotes e mais pacotes de skins para armas e monstros, porém essas DLCs são apenas cosméticas, não alteram em nada a experiência de jogo. As versões à venda incluem a versão “normal”, “season pass” (para hunters e monstros futuros) e “deluxe” (que inclui o season pass + 3 skins “magma” para os monstros). Vale destacar que DLCs de mapas novos serão todos gratuitos, não dividindo a base de jogadores.
Cace em grupo ou mate sozinho
Deixando as polêmicas de lado, vamos ao que interessa. A principal característica do jogo é ser multiplayer “assimétrico”, ou seja, mais pessoas em uma equipe do que na outra, nesse caso 4 X 1. Pode ser jogado solo (com a A.I. assumindo o controle dos demais personagens, hunters e/ou o monstro), multiplayer competitivo (4 jogadores como hunters e 1 jogador como monstro) ou coop (4 jogadores como hunters e a A.I. controlando o monstro).
Se você é do tipo que prefere caçar em grupo, basta escolher seu hunter e levar o espírito de equipe à sério.
Agora se você curte jogar sozinho, provocar o caos e matar suas vítimas sem dó nem piedade, jogue de monstro e seja feliz.
Todos os monstros começam a partida mais frágeis, na fase 1, devendo evoluir (daí o nome do jogo) até a fase 3, se tornando extremamente fortes. Goliath é o monstro que possui a maior resistência, focado na força bruta com ataques de curta distância. O Kraken tem o poder de voar, com ataques à distância focados em magias. Já o Wraith/Espectro é focado na velocidade e furtividade. No início somente Goliath está liberado, seguindo a sequência Goliath > Kraken> Wraith/Espectro de liberação.
Modos de jogo
Hunt
O objetivo dos hunters é caçar o monstro. Como monstro você deve matar todos os hunters ou destruir uma fonte de energia em um determinado ponto do mapa, que só é possível sendo fase 3.
Rescue
O objetivo dos hunters é resgatar sobreviventes no mapa antes que o monstro os mate.
Defend
O Objetivo é defender as fontes de energia do monstro e seus “minions” (verões menores do Goliath). Esse modo lembra o estilo “tower defense”.
Nest
O objetivo é destruir os ovos do monstro pelo mapa. Como monstro você deve defende-los e tem a opção de chocá-los, criando assim um “minion” (versão menor do Goliath).
Evacuation
Funciona como uma espécie de campanha e conta com todos os modos de jogo. A historia é que o planeta Shear esta sendo dominado por monstros e vocês terão 5 dias, que funcionam como rounds, para vencer ou perder a batalha. Cada um dos dias é um modo de jogo diferente e os hunters ou o monstro obtêm alguma vantagem se venceram a luta do dia anterior.
O ponto em comum entre todos os modos é que se os Hunters matarem o monstro é fim de partida.
Minha opinião
Evolve foge do lugar comum dos FPS’s da forma como conhecemos e nos coloca em uma situação onde o trabalho de equipe é essencial.
À primeira vista as pessoas podem estranhar, justamente pela proposta diferente, mas uma vez que você entende como o jogo funciona e aprende toda a dinâmica das partidas, se torna uma experiência muito prazerosa e viciante. Perto do jogos que temos por aí, Evolve se arriscou em fazer algo diferente e pelo menos para mim foi bem sucedido. O jogo pode ser jogado sozinho offline, mas a graça está justamente em jogar com outras pessoas, sem nenhuma A.I. e de preferência com amigos.
Som
Cumpre bem o seu papel, com trilhas dramáticas e os efeitos sonoros da fauna te fazem achar que realmente está em uma caçada cheia de animais selvagens, contribuindo bastante na imersão.
Gráficos
Não é nada de outro mundo, mas achei competentes e bonitos, com um estilo de arte bem bacana, com destaque para as mudanças climáticas (chuva, neve, etc.).
Jogabilidade
Achei os controles e os comandos bem acertados. A troca de armas/equipamentos é bem fácil e você irá efetuar muitas trocas durante os momentos de ação. Vale mencionar o recarregamento de armas passivo, onde o reload da arma não é cancelado se você trocar de arma/equipamento durante o processo.
Considerações finais
Achei o jogo bem balanceado entre os hunters e os monstros. Joguei com todas as classes de hunters e mesmo tendo as minhas preferidas, posso dizer que é divertido jogar com qualquer uma e todas as funções são importantes. Se alguém não cumpre seu papel direito ou morre, faz uma tremenda diferença. Quanto aos monstros, não existe um que seja melhor que o outro, existem na verdade bons e maus jogadores. O lance é jogar com aquele em que o estilo você se dá melhor.
Por fim acho uma pena toda a polêmica que foi gerada. Muitas pessoas nem cogitaram experimentar o jogo simplesmente por não concordar com as DLCs (muitas vezes sem entender de fato como funcionam) e podem estar perdendo um grande jogo.
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