[Análise] Far Cry 4

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
É perfeitamente possível começar uma análise de Far Cry 4 citando seu maior problema: ele vem depois de Far Cry 3.

Se por um lado é verdade que um jogo deve ser apreciado segundo seus próprios méritos, e que comparações tendem a ser injustas, é impossível analisar uma sequência de uma mesma franquia (ainda que não haja ligação direta entre as histórias) sem analisar a franquia na qual está inserida.

E nesse caso, vamos tentar fazer um breve resumo da história de Far Cry 3: você é um jovem que por por razões alheias a sua vontade se encontra preso em uma ilha no Sul da Ásia por um vilão desequilibrado emocionalmente. Você acaba sendo resgatado por nativos que são os responsáveis por uma rebelião contra a tirania do vilão e de seu grupo. Você, “naturalmente”, alia-se a esse grupo de rebeldes que acabou de conhecer e torna-se um dos líderes do movimento, fazendo-o avançar contra o inimigo na medida em que libera torres de comunicação que permite mapear a região ao redor, derruba o controle de seu inimigo na região através da conquista de bases nas diversas áreas do jogo ao mesmo tempo em que a trama principal se desenvolve através de missões específicas e você ganhar recursos, experiências e destrava outros benefícios através da realização de desafio e missões secundárias que envolvem, entre outras coisas, assassinar líderes inimigos, caçar animais ou encontrar itens espalhados pelo mapa.

Vamos, agora, fazer um breve resumo da história de Far Cry 4: você é um jovem que por por razões alheias a sua vontade se encontra preso em uma região montanhosa da Ásia central por um vilão desequilibrado emocionalmente. Você acaba sendo resgatado por nativos que são os responsáveis por uma rebelião contra a tirania do vilão e de seu grupo. Você, “naturalmente”, alia-se a esse grupo de rebeldes que acabou de conhecer e torna-se um dos líderes do movimento, fazendo-o avançar contra o inimigo na medida em que libera torres de comunicação que permite mapear a região ao redor, derruba o controle de seu inimigo na região através da conquista de bases nas diversas áreas do jogo ao mesmo tempo em que a trama principal se desenvolve através de missões específicas e você ganhar recursos, experiências e destrava outros benefícios através da realização de desafio e missões secundárias que envolvem, entre outras coisas, assassinar líderes inimigos, caçar animais ou encontrar itens espalhados pelo mapa.

PaganMin-gameinfo-portrait.jpg


Para um jogador que não teve a oportunidade de ter contato com Far Cry 3, seu sucessor apresenta as mesmas e aprimoradas qualidades que fizeram de Far Cry 3 um dos melhores jogos de tiro da geração passada. Para quem já teve a oportunidade de jogar o terceiro jogo da série, contudo, Far Cry 4 pode ser mais bonito, pode ser maior, pode ter mais missões, mas o contexto, o enredo, a história, até as motivações e mesmo grande parte das missões, parecem ou literalmente copiadas ou diretamente derivadas de conteúdo similar de Far Cry 3, e isso praticamente neutraliza um dos principais componentes de qualidade de qualquer jogo, que é a capacidade de surpreender o jogador.

É evidente neste jogo que a Ubisoft seguiu a máxima de que em time que está ganhando não se mexe. Após ter sofrido críticas com o modelo de jogo apresentado em Far Cry 2, o sucesso de Far Cry 3 acabou afetando e contrangendo seu sucessor.

far-cry-4-fighting-familiarity-with-friends_cpbb.1920.jpg


Mas esse é o principal defeito do jogo. O outro defeito digno de nota é a lamentável quantidade de erros e defeitos gráficos que o jogo apresenta, que vão desde problemas risíveis com a física do jogo, passando por quedar abruptas de framerate, lentidão no carregamento de textura, além de outras irregularidades que comprometem a imersão do jogo. Ainda que se dê um desconto a problemas similares em função da dimensão do jogo, o nível de investimento e dedicação recebido por um jogo desse calibre não poderia permitir ser assolado por erros tão banais.

Dito isto, contudo, o jogo preserva e aprimora muitas qualidades de seu antecessor.

Ainda está presente, em grande medida, o universo aberto com amplo espaço par exploração e desbravamento pelo jogador. Não se trata, também, de uma exploração vazia, mas recheada de conteúdo, com uma quantidade realmente impressionante de missões, objetivos itens e objetos a serem encontrados, colecionados, cumpridos e atingidos pelo jogador, suficiente para ocupar semanas, ou até meses, de qualquer jogador mais dedicado e interessado em descobrir todo o conteúdo que o jogo tem a oferecer.

A dedicação da equipe de produção em tornar o universo do jogo bastante vivo está presente em diversos momentos. Seja em detalhes mesmo nas missões mais secundárias que o jogo pode oferecer (e.g. assassinar um capitão que matou o pai de um npc e no caminho para completar a missão encontrar o corpo do pai assassinado na forma descrita pelo filho), ou ainda no conteúdo didático do universo, como os diários do pai do protagonista ou de cartas e outros itens que são encontrados no decorrer do jogo.

0x6002.jpg


Assim como no jogo anterior, há uma preocupação elogiável em enriquecer o conteúdo do jogo com informações “meta-jogo” tais como descrições dos animais encontrados, das áreas e locais descobertos pelo jogador.

A interpretação de voz dos personagens do jogo novamente é um show a parte em qualidade, e o jogo ainda conseguiu aprimorar as já diversas abordagens e estratégias possível para o jogador completar cada uma das missões que o jogo oferece, conferindo um gratificante sentido de liberdade e recompensa que poucos jogos de tiro em primeira pessoa (ou até em outros gêneros) conseguem proporcionar.

2624180-fc4_gamescom_ow_rhinos.jpg


A jogabilidade e o manuseio do personagem no gamepad é bastante adequada, ainda mais levando-se em consideração a quantidade de ações e escolhas que estão à disposição do jogador em face das limitações de um gamepad. Surpreendentemente, essa boa utilização das limitações do gamepad não se reproduz no teclado e mouse, gerando a frustração em qualquer jogador de PC de como foi mal adaptado o manuseio do inventário e da interface na versão para computador.

Apesar dos defeitos gráficos apresentados e da repetição de conteúdo e mecânica de jogo de seu antecessor, Far Cry 4 segue a tendência da franquia de demonstrar todas as possibilidades que um jogo de tiro em primeira pessoa pode ter, e provar, uma vez mais, que é possível desenvolver um jogo de altíssima qualidade nesse gênero, repleto de recheio e de enredo, sem abrir mão de tamanho, conteúdo ou mesmo qualidade técnica. Fica apenas a torcida que nos próximos jogos da franquia a Ubisoft consiga pensar um pouco mais fora da caixa e mostrar ainda mais possibilidades para o gênero, e não apenas repetir a prova do que pode ser feito.
 

SonicSM

Casual
PXB Gold
Agosto 4, 2009
723
633
Conceição dos Ouros - MG
Parabéns @caddelin. Novamente excelente análise. Estou jogando a versão do one, existem realmente alguns bugs de movimentação, uma vez fiquei preso em um local do cenário e tive que usar a viagem rápida pra sair de lá. Mas em relação a outros jogos de lançamento, este jogo está bem mais polido, vide AC unity . O que notei que existem missões em que os bugs wao em grande número, mostrando que o polimento foi maior em partes do jogo. Outra coisa que me incomodou bastante foi a a visão de longe, muitas vezes parecia ser um animal e quando se aproximava um pouco o ambiente mudava pra uma planta. Em outro momento parecia ser um rio, chegango um pouco mais próximo se tornava uma estrada.
Mas as qualidades do jogo são excelentes, há muito tempo um jogo não me prende tanto, estou jogando até muito tarde, apesar de trabalhar cedo.
Desculpe alguns erros de digitação, pois estou escrevendo pelo celular.
 

Helton Campos

Guerreiro
Outubro 28, 2014
228
152
Minas Gerais
Realmente o jogo segue a mesma linha da versão anterior. Estou no começo do jogo ainda mas tudo parece muito previsível. Em certo momento tem que escolher quem ajudar, entretanto, não senti empatia e conexão em ajudar as personagens do jogo. É tipo: "o Rambo chegou, resolve a guerra aí prá nós fera"
Os gráficos estão muito bonitos e também gostei da dublagem. Tem muita coisa para fazer no jogo, mas isso já é de praxe nos jogos da ubi.
Não sei se é impressão mas parece que os inimigos estão mais fortes (tem que sapecar balas para caírem) e a mira muito instável. Os animais também estão mais agressivos. (em comparação com o game antecessor)
O pior que encontrei até o momento é a questão de "loadings" demorados e as vezes bugados. Em certo momento travou em loading eterno.

Esperava mais deste jogo.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Ótimo texto @caddelin, parabéns.

Eu não joguei, mas percebi algo bem parecido com o seu ponto de vista observando as análises e opiniões de amigos que jogaram o 3, e agora estão jogando o 4.

Mesmo não sendo um jogo 100% inovador para franquia, todos os meus amigos/conhecidos estão gostando bastante.

Alguns podem achar essa intensa inspiração no FC3 algo ruim, que no caso pode até ser. Mas quando olhamos para o players, vemos que todos estão contentes jogando seu game, mesmo que não tenham encontrado tanta coisa nova, mesmo que a receita do bolo ainda seja do sabor Farcry 3.

E vendo por esse lado, podemos dizer que a Ubi acertou a mão no game. Pegou o fã antigo, usando uma fórmula conhecida por ele, e colocando algumas singelas novidades. Ao mesmo tempo atingindo o player novo na franquia, apresentando a ele um vasto mundo aberto recheado de tudo que fez FarCry 3 um sucesso e outras cositas mais.

Provavelmente, o melhor título AAA que a Ubi lançou esse ano, assim que tiver oportunidade eu o comprarei.
 
  • Curtir
Reações: SonicSM

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Estou com 40% no jogo e não me lembro ao certo quantas horas, mas já passam de 10h.
O jogo me prendeu muito, principalmente pq as missões secundárias são muito divertidas de serem feitas.
Meu maior foco no jogo até agora foram as missões secundárias e ontem joguei literalmente o dia todo...
De fato a historia não prende tanto quanto a historia do FC3, mas mesmo assim o jogo continua interessante.
Rumo a platina.
 
  • Curtir
Reações: PauloEB e SonicSM

AyPyCy

Jogador
Fevereiro 12, 2007
1,093
143
México
Excelente análise.
Gostei tanto do Far Cry 3 que se fosse lançado um remake dele no One eu compraria, então certamente gostarei do 4. Comprei na semana passada, aguardando chegar...
 

Douglas Lopes

Guerreiro
Janeiro 27, 2007
200
67
Estou com um problema neste jogo, simplesmente não consigo selecionar armas.
Abro o menu de armas com LB, vou até a arma ou isca que quero com o analógico direito, mas não consigo selecionar.
Alguém sabe o que devo fazer após isso? Já tentei clicar com o analógico direito e apertar todos os botões, mas nada acontece.
 

PauloEB

Novato
Setembro 3, 2008
597
344
Estou com 40% no jogo e não me lembro ao certo quantas horas, mas já passam de 10h.
O jogo me prendeu muito, principalmente pq as missões secundárias são muito divertidas de serem feitas.
Meu maior foco no jogo até agora foram as missões secundárias e ontem joguei literalmente o dia todo...
De fato a historia não prende tanto quanto a historia do FC3, mas mesmo assim o jogo continua interessante.
Rumo a platina.
Também estou com pouco mais de 40% e mais de 10hs de jogo, o jogo é tão bom que dá dó de terminar! :D
Por falar em terminar, é possível continuar jogando após finalizar a campanha?
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Também estou com pouco mais de 40% e mais de 10hs de jogo, o jogo é tão bom que dá dó de terminar! :D
Por falar em terminar, é possível continuar jogando após finalizar a campanha?
Sim é possivel...Porém para certas conquistas é melhor fazer enquanto não termina o jogo, pois se for igual ao 3 o número de inimigos diminui após o final
 
  • Curtir
Reações: PauloEB

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Tô um pouco desanimado com FC4. Sei-la, tô achando as missões de campanha muito longe, dá até preguiça chegar nelas. Ainda se as atividades que surgem para se fazer no caminho fossem interessantes, mas é só aqueles karmas genéricos.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Tô um pouco desanimado com FC4. Sei-la, tô achando as missões de campanha muito longe, dá até preguiça chegar nelas. Ainda se as atividades que surgem para se fazer no caminho fossem interessantes, mas é só aqueles karmas genéricos.
Cara não gostaria de me ajudar com os trofeus de CO-OP?
Faltam apenas 2 para a platina e achar alguem online nessa budega é impossivel.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
O jogo é bom, mas como o @caddelin disse, é muito parecido com o FC3.

Até mesmo os cenários são parecidos, apesar de se passarem em extremos opostos. FC3 uma ilha paradisíaca e FC4 nas montanhas do Himaláia. Mas o que se senti é que tiraram somente as praias e voilá, FC4 está pronto.

De qualquer forma, é um bom jogo. Fosse ele lançado em 2013 acho que não teria gostado. Mas o fato de não estar anualizado, ainda, foi um ponto positivo para o game, já que o intervalo deu para dar saudade do jogo. Se ele anualizar e mantiver a mesma estrutura, vai cair como franquia e se banalizar.
 

Gularr

Casual
Outubro 28, 2009
329
176
Belo Horizonte-MG
O jogo nao esta longe de se chamar DLC de Far Cry 3. Mas tem muitos bugs chatinhos mesmo, inimigos que derrepente lhe detectam do nada, falhando mapa que lhe deixam preso, etc....

Acho que eles precisavam inovar mais, fico um gostinho de "Esperaca Mais" mesmo
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)