Já de antemão, eu me considero um veterano em jogos de automobilismo, e participo desde o meu antigo 286, com minha querida cópia de Indianápolis 500 que veio acompanhada da primeira placa de som que tive contato. Tratando-se de Forza Motorsport, já organizei campeonatos, já participei de campeonatos e comunidades incríveis que o tempo restrito me fazem ficar afastado, para minha infelicidade e saudade dos companheiros de jogo.
Genericamente, faço parte daquele povo que as pessoas normais chamam de Gear Head ou Petrol Head, aquele cara que quando você faz uma pergunta sobre algum carro, o cara te devolve outra indagação, “o que você quer saber?”. Dentro da minha cabeça levemente desregulada, sincronia de válvulas e sistemas de dupla embreagem chamam tanto meu interesse quanto gadgets e outros brinquedos tecnológicos.
E dito tuuuudo isso, quando eu tenho dúvidas sobre carros, pergunto pro Porto, óbvio,
Por isso, digo com toda a sinceridade, se você gosta de carros e de como eles reagem, você TEM de jogar Forza Motorsport 5.
GRÁFICOS.
Rodando a constantes e fluídos 1080p e 60fps, o jogo está muito, muito bem feito. Os modelos dos carros estão estelares, e certamente são o destaque gráfico. As pistas e o restante dos gráficos, parecem muito bem feitos e polidos, porém não estão no padrão que eu esperaria para o Xbox One e todo o alarde feito pela produtora. O que falta? Sinceramente, não sei. Talvez explosões com shaders moderníssimos e naves espaciais se espatifando no chão. Na verdade, quem já esteve em um autódromo sabe como a realidade visual dele é monótona.
A minha única crítica é relacionada a um vício meu. Como sempre fui acostumado a jogar com volantes especiais, seja Forza ou outros jogos, nunca consegui me adaptar a visão interna dos jogos, do cockpit, pois a visão do volante na tela sempre me irritava. Afinal, eu já estava com o volante do carro em minha frente. A minha crítica é o excesso de reflexos no capô dos carros. Os reflexos são lindos, detalhadíssimos. Tão detalhados que eu acabo ficando tonto, com os reflexos girando no capô do carro em direção oposta ao que estou fazendo na pista...
O elemento que mais faz falta, e que poderia estar em Gráficos ou Jogabilidade nesta análise, é a falta de um ciclo completo de tempo, e de efeitos atmosféricos. Corridas noturnas, na chuva ou na neve, esqueçam, não tem no jogo.
E SIM, no jogo tem mecânicos! Ficam lá, todos parados olhando para o seu carro, consertando e trocando os pneus telepaticamente. E OUTRO SIM, os cones e placas tem sombras!
SOM.
Padrão Forza Motorsport. Muito bom, muito bem feito, com ótima definição e blá blá blá, escapamento de corrida!
Uma coisa irritante no som do jogo. Eu odeio jogar com música durante a corrida. Porém, se você desabilita a música durante a corrida, ela fica só nos menus do jogo. E é só nos menus do jogo mesmo. O tempo que você fica vendo as suas estatísticas após cruzar a linha de chegada, vendo as animações do carro estacionar até os seus pontos e dinheiro ser computado, completo silêncio. Podem chamar do que quiser, eu chamo de software apressado.
JOGABILIDADE.
Agora sim! Lembram que eu disse que vocês TEM de jogar Forza Motorsport 5? É por causa da jogabilidade.
O controle do carro e a física aparente nas reações dele são muito similares a Forza 4, o que para mim é um ponto positivo. Realmente gostava da física de FM4, convincente o suficiente para permitir uma pilotagem decente, sem ter a paranoia física de alguns simuladores para PC e suas comunidades fanáticas.
Porém o novo controle dá um toque na jogabilidade de Forza que é fabuloso. Claro, tem coisas que não prezam pela realidade, como o acelerador tremer quando o carro está destracionando, mas a vibração dos freios travados, ou mesmo da ação do ABS, estão ótimos. E mesmo a vibração no acelerador, te dá uma percepção do controle do carro, que pouquíssimos volantes são capazes.
Se a Microsoft não aparecer com algum volante com feedback regulável nos pedais, nem precisa se dar o trabalho de aparecer com um volante. No momento, o console transmite a pilotagem através do controle de uma forma fantástica e sem igual em um joypad até hoje.
Os Drivatars são outra novidade que Forza Motorsport 5 adicionou para apimentar a jogabilidade. Sai a IA dos jogos anteriores, e entram os Drivatars de seus amigos e jogadores com colocação parecida de outros lugares do mundo. Eles tendem a dirigir de forma mais ou menos parecida com o que os seus amigos de verdade costumam jogar, isso inclui bater na sua traseira na entrada de uma curva, rodar o seu carro e te fechar agressivamente. De certo modo, é muito legal, tirou a monotonia do jogo individual que existia nos outros títulos da série, porém deixou o jogo muito fácil. Se você tem o mínimo de habilidade em volantes virtuais, pode tacar a dificuldade dos Drivatars para o máximo sem medo algum, pois provavelmente você ainda vai estar ganhando as corridas com vantagens dignas de Vettel.
Também está muito mais demorado para ganhar dinheiro no jogo, e quem quiser botar a mão no Lotus F1 vai ter de suar bastante a camisa para conseguir.
CONTEÚDO.
Menos carros, menos pistas. Podem utilizar o argumento que quiserem, é um desapontamento. Mesmo que não tenha 23 versões diferentes da perua Nissan que só foi vendida em 2 anos só em uma cidade no nordeste do Japão.
Claro, isso somado ao agravante de DLCs no dia do lançamento, com o arquivo já dentro do jogo que você baixa da Xbox Live.
Lista de Pistas. http://www.forzamotorsport.net/en-us/games/fm5/tracks
Lista de Carros. http://www.forzamotorsport.net/en-us/games/fm5/cars
MULTIPLAYER.
Está mais organizado, com lobbies definidos desde o início com qual nível de carros você quer competir. Os Rivais estão de volta, levemente renovados, mas tudo é muito parecido e familiar com Forza Motorsport 4, então os veteranos não terão dificuldade alguma.
Claro que não tem tantos jogadores nas partidas online, mas não tem dificuldade em fechar um grid com vários pilotos para disputar uma corrida. Também é possível verificar uma nova função do Xbox One, peça um lobby no Menu Multiplayer, e vá fazer outra coisa no jogo. Quando for localizada uma partida, uma mensagem vai aparecer na tela te alertando que um jogo foi encontrado.
Se você não tem um carro elegível para a partida, tem de alugar um. Nem todos os carros estão disponíveis para serem alugados, e apesar do aluguel ser gratuito, você não ganha experiência e nem XP com o carro alugado.
Até aonde pude jogar, as corridas são fluídas, sem lags, carros pulando e outras coisas exóticas que só quem joga esse tipo de jogo online sabe o que é.
VEREDITO.
Se fosse avaliar só a jogabilidade, os gráficos, a sensação fantástica que eu tive ao jogar, seria um fácil 10/10 no meu livro. Mas considerando que o jogo tem um déficit de conteúdo, a sacanagem do DLC no mesmo dia do lançamento, e aquela sensação de software apressado que a falta de música ou efeitos sonoros pós corrida passa, seria 06/10 com boa vontade. Então vou me contentar com um 08/10, na média de ambos os extremos que o jogo apresenta.
Season Pass com 6 pacotes de 10 carros cada está disponível por R$ 99,00 na Xbox Live, incluindo o DLC LaFerrari, disponível desde o lançamento. Há ainda o pacote VIP disponível por mais R$ 39,00.
Genericamente, faço parte daquele povo que as pessoas normais chamam de Gear Head ou Petrol Head, aquele cara que quando você faz uma pergunta sobre algum carro, o cara te devolve outra indagação, “o que você quer saber?”. Dentro da minha cabeça levemente desregulada, sincronia de válvulas e sistemas de dupla embreagem chamam tanto meu interesse quanto gadgets e outros brinquedos tecnológicos.
E dito tuuuudo isso, quando eu tenho dúvidas sobre carros, pergunto pro Porto, óbvio,
Por isso, digo com toda a sinceridade, se você gosta de carros e de como eles reagem, você TEM de jogar Forza Motorsport 5.
GRÁFICOS.
Rodando a constantes e fluídos 1080p e 60fps, o jogo está muito, muito bem feito. Os modelos dos carros estão estelares, e certamente são o destaque gráfico. As pistas e o restante dos gráficos, parecem muito bem feitos e polidos, porém não estão no padrão que eu esperaria para o Xbox One e todo o alarde feito pela produtora. O que falta? Sinceramente, não sei. Talvez explosões com shaders moderníssimos e naves espaciais se espatifando no chão. Na verdade, quem já esteve em um autódromo sabe como a realidade visual dele é monótona.
A minha única crítica é relacionada a um vício meu. Como sempre fui acostumado a jogar com volantes especiais, seja Forza ou outros jogos, nunca consegui me adaptar a visão interna dos jogos, do cockpit, pois a visão do volante na tela sempre me irritava. Afinal, eu já estava com o volante do carro em minha frente. A minha crítica é o excesso de reflexos no capô dos carros. Os reflexos são lindos, detalhadíssimos. Tão detalhados que eu acabo ficando tonto, com os reflexos girando no capô do carro em direção oposta ao que estou fazendo na pista...
O elemento que mais faz falta, e que poderia estar em Gráficos ou Jogabilidade nesta análise, é a falta de um ciclo completo de tempo, e de efeitos atmosféricos. Corridas noturnas, na chuva ou na neve, esqueçam, não tem no jogo.
E SIM, no jogo tem mecânicos! Ficam lá, todos parados olhando para o seu carro, consertando e trocando os pneus telepaticamente. E OUTRO SIM, os cones e placas tem sombras!
SOM.
Padrão Forza Motorsport. Muito bom, muito bem feito, com ótima definição e blá blá blá, escapamento de corrida!
Uma coisa irritante no som do jogo. Eu odeio jogar com música durante a corrida. Porém, se você desabilita a música durante a corrida, ela fica só nos menus do jogo. E é só nos menus do jogo mesmo. O tempo que você fica vendo as suas estatísticas após cruzar a linha de chegada, vendo as animações do carro estacionar até os seus pontos e dinheiro ser computado, completo silêncio. Podem chamar do que quiser, eu chamo de software apressado.
JOGABILIDADE.
Agora sim! Lembram que eu disse que vocês TEM de jogar Forza Motorsport 5? É por causa da jogabilidade.
O controle do carro e a física aparente nas reações dele são muito similares a Forza 4, o que para mim é um ponto positivo. Realmente gostava da física de FM4, convincente o suficiente para permitir uma pilotagem decente, sem ter a paranoia física de alguns simuladores para PC e suas comunidades fanáticas.
Porém o novo controle dá um toque na jogabilidade de Forza que é fabuloso. Claro, tem coisas que não prezam pela realidade, como o acelerador tremer quando o carro está destracionando, mas a vibração dos freios travados, ou mesmo da ação do ABS, estão ótimos. E mesmo a vibração no acelerador, te dá uma percepção do controle do carro, que pouquíssimos volantes são capazes.
Se a Microsoft não aparecer com algum volante com feedback regulável nos pedais, nem precisa se dar o trabalho de aparecer com um volante. No momento, o console transmite a pilotagem através do controle de uma forma fantástica e sem igual em um joypad até hoje.
Os Drivatars são outra novidade que Forza Motorsport 5 adicionou para apimentar a jogabilidade. Sai a IA dos jogos anteriores, e entram os Drivatars de seus amigos e jogadores com colocação parecida de outros lugares do mundo. Eles tendem a dirigir de forma mais ou menos parecida com o que os seus amigos de verdade costumam jogar, isso inclui bater na sua traseira na entrada de uma curva, rodar o seu carro e te fechar agressivamente. De certo modo, é muito legal, tirou a monotonia do jogo individual que existia nos outros títulos da série, porém deixou o jogo muito fácil. Se você tem o mínimo de habilidade em volantes virtuais, pode tacar a dificuldade dos Drivatars para o máximo sem medo algum, pois provavelmente você ainda vai estar ganhando as corridas com vantagens dignas de Vettel.
Também está muito mais demorado para ganhar dinheiro no jogo, e quem quiser botar a mão no Lotus F1 vai ter de suar bastante a camisa para conseguir.
CONTEÚDO.
Menos carros, menos pistas. Podem utilizar o argumento que quiserem, é um desapontamento. Mesmo que não tenha 23 versões diferentes da perua Nissan que só foi vendida em 2 anos só em uma cidade no nordeste do Japão.
Claro, isso somado ao agravante de DLCs no dia do lançamento, com o arquivo já dentro do jogo que você baixa da Xbox Live.
Lista de Pistas. http://www.forzamotorsport.net/en-us/games/fm5/tracks
Lista de Carros. http://www.forzamotorsport.net/en-us/games/fm5/cars
MULTIPLAYER.
Está mais organizado, com lobbies definidos desde o início com qual nível de carros você quer competir. Os Rivais estão de volta, levemente renovados, mas tudo é muito parecido e familiar com Forza Motorsport 4, então os veteranos não terão dificuldade alguma.
Claro que não tem tantos jogadores nas partidas online, mas não tem dificuldade em fechar um grid com vários pilotos para disputar uma corrida. Também é possível verificar uma nova função do Xbox One, peça um lobby no Menu Multiplayer, e vá fazer outra coisa no jogo. Quando for localizada uma partida, uma mensagem vai aparecer na tela te alertando que um jogo foi encontrado.
Se você não tem um carro elegível para a partida, tem de alugar um. Nem todos os carros estão disponíveis para serem alugados, e apesar do aluguel ser gratuito, você não ganha experiência e nem XP com o carro alugado.
Até aonde pude jogar, as corridas são fluídas, sem lags, carros pulando e outras coisas exóticas que só quem joga esse tipo de jogo online sabe o que é.
VEREDITO.
Se fosse avaliar só a jogabilidade, os gráficos, a sensação fantástica que eu tive ao jogar, seria um fácil 10/10 no meu livro. Mas considerando que o jogo tem um déficit de conteúdo, a sacanagem do DLC no mesmo dia do lançamento, e aquela sensação de software apressado que a falta de música ou efeitos sonoros pós corrida passa, seria 06/10 com boa vontade. Então vou me contentar com um 08/10, na média de ambos os extremos que o jogo apresenta.
Season Pass com 6 pacotes de 10 carros cada está disponível por R$ 99,00 na Xbox Live, incluindo o DLC LaFerrari, disponível desde o lançamento. Há ainda o pacote VIP disponível por mais R$ 39,00.