[Análise] Rare Replay.

João Luiz

Guerreiro
Agosto 25, 2014
224
125
Belo Horizonte


Complicado fazer uma análise de Rare Replay. São 30 anos compilados em alguns jogos desenvolvidos pela Rare que foram inclusos no pacote, então a estrutura geral que eu sigo não caberia muito para esse título. Sinceramente não vejo propósito em analisar gráfico e som de Solar Jetman ou de Underwurlde, ambos jogos que já podem encher a cara e comprar um maço de cigarros.

Não, desta vez farei uma análise diferente, sobre o propósito dessa coleção e da execução desse propósito.

E afinal, o que é Rare Replay? Colocando de uma forma extremamente bruta, é uma coletânea de jogos que a imensa maioria dos jogadores nem lembra mais, ou que não daria a mínima atenção de qualquer forma, mesmo quem diz que Banjo Kazooie é o melhor jogo de plataforma do universo mas não suporta mais ficar errando o último pulo pra pegar mais uma peça do quebra cabeça. De uma forma mais sutil, Rare Replay define um novo patamar que coletâneas, remakes e afins devem se espelhar.

30 games, 30 bucks.

Estão disponíveis, por ordem de lançamento:
Jetpac; Lunar Jetman; Atic Atac; Sabre Wulf; Underwurlde; Knight Lore; Gunfright; Slalom; R.C. Pro Am; Cobra Triangle; Snake Rattle n Roll; Solar Jetman; Digger T. Rock; Battletoads; R.C. Pro Am 2; Battletoads Arcade; Killer Instinct Gold; Blast Corps; Banjo Kazooie; Jet Force Gemini; Perfect Dark; Banjo Tooie; Conker’s Bad Fur Day; Grabbed by the Ghoulies; Kameo; Perfect Dark Zero; Viva Piñata; Jetpac Refuelled; Viva Piñata TiP; Banjo Kazooie N&B.

Alguns jogos da coleção rodam por retrocompatibilidade pelo Xbox 360. Para os caçadores de conquistas, apesar de ser anunciado como tendo 10.000GS, os jogos para Xbox 360 não são cumulativos. Se você já fez as conquistas anteriormente, elas vão aparecer como já concluídas.

Conteúdo.

Aqui Rare Replay passa a ganhar importância e relevância dentro de nossa geração recheada de remakes e remaster. Os jogos mais antigos não apenas estão presentes, além de sua jogabilidade tradicional, o botão LT no controle tem uma excelente função de voltar alguns segundos no jogo. Quem não quiser utilizar, a maioria dos jogos tem um cheat embutido de vidas infinitas. Para quem quiser pular ambos, ainda tem slots para salvar os jogos de forma imediata.

Para os barbudos e barrigudos que já estão fazendo as contas para a aposentadoria, o botão de retroceder e as vidas infinitas pode ser um sacrilégio, mas é uma forma singela da Rare deixar claro que a intenção é que os jogos sejam aproveitados por todos. E confessem, talvez 1% de nós conseguiria terminar Battletoads sem essas facilidades, e mesmo assim só depois de passar uma quantidade pornográfica de tempo para praticar e treinar.

Para os jogos mais antigos, recomendo fortemente utilizar o filtro de tela, que deixa um aspecto das antigas TVs. Sim, geração leite com pera, antigamente TV 3D era a TV que tinha mais profundidade do que largura.

Não apenas os jogos mais antigos foram beneficiados, como Jet Force Gemini também foi muito beneficiado na jogabilidade. Para quem não lembra ou não era nascido na época, houve um tempo em que os controles tinham apenas um direcional analógico! E Jet Force Gemini para Nintendo 64 tinha essa limitação. Isso foi prontamente reproduzido no lançamento de Rare Replay e o resultado foi injogável por alguns dias. Depois de uma atualização foi adicionado um esquema de controle mais moderno para o jogo, que ainda é diferente do que estamos habituados nos últimos 15 anos, mas funciona bem para o jogo.

Os jogos que já haviam sido convertidos para Xbox 360 não tiveram adições ou alterações a sua jogabilidade. Os jogos são tratados de maneira individual, e você pode até entrar nesses jogos sem iniciar o Rare Replay antes. Instalação e execução independentes.

Voltando aos jogos mais antigos da coleção, agora temos os snapshots, uma série de desafios específicos para cada jogo. Uma ideia muito legal, mas de execução extremamente simplista nesse primeiro momento. Algumas são bem legais, outras maçantes, mas de qualquer forma espero que nas atualizações do Rare Replay sejam adicionados mais desafios Snapshots para todos os jogos.

Ao completar esses desafios de snapshots e as conquistas, você vai desbloqueando tickets que aumentam o seu nível dentro do Rare Replay. Esses tickets liberam vídeos com documentários, jogos que foram cancelados durante o desenvolvimento, como foi o desenvolvimento desses jogos e o desenvolvimento do Rare Replay em si. Tudo muito, muito bem feito, muito bem produzido. Empregados atuais, empregados que já não fazem mais parte do quadro da Rare, todos participam para falar dos jogos em que trabalharam, com histórias e causos dos bastidores do desenvolvimento da empresa. O que eu achei mais legal é que realmente parece que não há marketing nesse conteúdo, citam sem medo outros consoles, computadores, bugs e coisas legais que eles conseguiam fazer na época. Obviamente não desbloqueei todos os vídeos ainda, mas parece que há mais de 4 horas de documentários incluso. Nada mal.

E os jogos?

Sem delongas aqui, alguns jogos são uma bosta. Eram uma bosta no lançamento e continuam bosta hoje. Outros permanecem estranhamente atuais e outros tantos envelheceram mal, mas ainda tem o seu valor. Mas isso é questão de opinião, particular a cada jogo. Você pode não gostar de Banjo Kazooie e o seu colega de trabalho sacrificaria uma ninhada de filhotes pra salvar um cartucho do jogo. Se perguntarem a minha sincera opinião, a imensa maioria dos jogadores pouco vai ligar para os jogos anteriores ao N64, no máximo vão entrar uma vez ou talvez para pegar as conquistas.

Recomenda?

Sim. Preço bom, jogos bons, conteúdo de primeiríssima linha.

Veredito.
08/10.


Como eu comecei o texto, Rare Replay é uma lufada de dignidade na nossa geração de remasters. O trabalho e dedicação são notáveis quando você está jogando, de uma forma que as outras desenvolvedoras vão ter de trabalhar muito para não passar vergonha. Esse é o real propósito do jogo, e a execução foi precisa.

Depois de sermos vítimas de cretinices como Prototype e Prototype 2, Rare Replay é o novo patamar, virou o The Witcher 3 para os remasters e coletâneas.

Além disso, eu demorei mais de 20 anos pra terminar Battletoads, e consegui na semana passada. Valeu Rare Replay, agora me reembolsem os controles do Phantom System que voaram pela janela.



Mestre Buga, Minhas condolências
 

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
1,976
771
Brasil, Brasília - DF
eu ñ vejo problema em jogar games clássicos, afinal vc só compra um jogo para o seu PC se ele usar todo o hardware da sua maquina? Ou vc deixa de jogar games do celular ou portatil pq ele ñ oferecem uma qualidade gráfica do nível da nova geração?
Afinal, qual a sua prioridade ao jogar um game, ver os gráficos mais belos ou se divertir?
 

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
1,976
771
Brasil, Brasília - DF
já zerei o primeiro Banjo-Kazooie com 98% do game feito (falta agora só uns itens secretos q aparecem depois q zera) mas já comecei a jogar o Conker Bad Fur Day, dei um pincelada rápida em cada game e as vezes jogo um pouco de Viva Piñata
 
  • Curtir
Reações: Burga

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
2,648
1,954
Porto Alegre / RS
Achei a coletânea muito boa, embora o grande proveito sejam os games de 64 mesmo. O que me intrigou foi que alguns games como viva pinata aparecem duas vezes na biblioteca do XOne, uma como X360 da retrocompatibilidade e outro como "X360 Rare Replay". Isso me incomoda um pouco já que na nova dashboard não se pode ocultar os games indesejados... também gostaria de ter a opção de ver duas bibliotecas, uma para os retrocompativeis e outra exclusiva do XOne, facilitaria um pouco...
 

Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,212
13,483
Belo Horizonte
Achei a coletânea muito boa, embora o grande proveito sejam os games de 64 mesmo. O que me intrigou foi que alguns games como viva pinata aparecem duas vezes na biblioteca do XOne, uma como X360 da retrocompatibilidade e outro como "X360 Rare Replay". Isso me incomoda um pouco já que na nova dashboard não se pode ocultar os games indesejados... também gostaria de ter a opção de ver duas bibliotecas, uma para os retrocompativeis e outra exclusiva do XOne, facilitaria um pouco...
Vai ser evolução natural no app de jogos e apps... aproveita e vota no user voice q vc quer isso! http://xbox.uservoice.com/forums/25...on-to-sort-xbox-360-games-from-xbox-one-games
 
  • Curtir
Reações: Ferreiraces

dinhoPXB

Usar o tema escuro do PXB é um caminho sem volta.
Janeiro 5, 2007
708
536
Brasília
Eu ainda vou pegar o meu, mas apenas quando estiver por 50 Dilmas.

Meu interesse primordial é Conker e os Banjos. O restante jogaria mais por já estar no pacote do que por querer mesmo.
 
  • Curtir
Reações: Ferreiraces

Dmsharry

Guerreiro
Dezembro 1, 2015
634
428
Cotia - SP
Eu tenho os 2 banjos no 360! Zerei 100% os dois o pior que comprei eles alguns dias antes de sair a noticia do rare replay, depois que saiu me arrependi de ter comprado separado em vez de ter comprado o blunde! Mais mesmo assim valeu apena Banjo é muito top, eu me divirto com os sons dos personagens até hoje!
Ica Boca!
 
  • Curtir
Reações: psicojg

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
1,492
772
esses dias chegou meu rare replay, nao cheguei a jogar muito, mas o pouco que joguei ja me agradou

tem varios nomes famosos que a 10~15 anos atras ja foram "jogo do ano", mas obviamente hj em dia esses jogos ja sao tudo antigos e viraram jogos casuais pra jogar só de vez em quando. Entao esses jogos sao uma boa ideia pra relembrar os velhos tempos, mas levem em conta que eles nunca vao substituir um jogo atual tipo Halo 5 e etc

to falando isso pq tem gente que nao entende a ideia do Rare Replay (geralmente a pirralhada de 12~14 anos que nunca viu um nintendo 64) e ai o cara vem falando que eh tudo "jogo lixo". E sim, hj em dia esses jogos sao ruins mesmo pq eles ja sao ultrapassados com grafico ruim e tem jogo muito melhor por ai, mas a ideia do Rare Replay eh trazer esses classicos de volta pra quem ta querendo relembrar os velhos tempos, e nao pra competir com GTA 5, Call of Duty ou coisa do tipo
 
  • Curtir
Reações: jcNogueira e Burga

jcNogueira

.
PXB Gold
Abril 13, 2011
399
301
esses dias chegou meu rare replay, nao cheguei a jogar muito, mas o pouco que joguei ja me agradou

tem varios nomes famosos que a 10~15 anos atras ja foram "jogo do ano", mas obviamente hj em dia esses jogos ja sao tudo antigos e viraram jogos casuais pra jogar só de vez em quando. Entao esses jogos sao uma boa ideia pra relembrar os velhos tempos, mas levem em conta que eles nunca vao substituir um jogo atual tipo Halo 5 e etc

to falando isso pq tem gente que nao entende a ideia do Rare Replay (geralmente a pirralhada de 12~14 anos que nunca viu um nintendo 64) e ai o cara vem falando que eh tudo "jogo lixo". E sim, hj em dia esses jogos sao ruins mesmo pq eles ja sao ultrapassados com grafico ruim e tem jogo muito melhor por ai, mas a ideia do Rare Replay eh trazer esses classicos de volta pra quem ta querendo relembrar os velhos tempos, e nao pra competir com GTA 5, Call of Duty ou coisa do tipo

Concordo com vc, tem muita gente mais nova que não sacou a ideia do Rare Replay, são jogos antigos para serem jogados como foram feitos, não é nenhum "remaster" dessa geração.
Uma coisa que discordo é q não são "jogos ruins" como vc disse e sim são "jogos antigos", há muitos jogos bons nessa coletânea. Os gráficos e a jogabilidade são ultrapassados, não há como comparar com jogos lançados esse ano, mas isso que faz a diversão do Rare Replay, jogar os clássicos como eram na época. Dá até pra colocar um filtro para parece que é uma tv de tubo antiga:p

;)
 

WinXb

Novato
Dezembro 9, 2015
23
5
São Paulo
Quando fui comprar meu XOne esse jogo já me chamou atenção, queria um jogo bacana e barato no momento (acabei pegando Ryse mesmo).
Ai vem as noticias aqui da comunidade sobre a RARE, e que ela pretende lançar um MMO ano que vem. Pesquisei os games, e olha tem uns muito bacanas até. Em mídia física não encontrei por menos de 70 reais, mas se na promo de terça estiver baratinho EU PEGO! haha
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)