[Análise] Titanfall.

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Análise – Titanfall (Xbox One).
Respawn Entertainment, Electronic Arts, e diz o conto da carochinha, exclusivo da Microsoft.

Já vou iniciar o primeiro parágrafo chutando tudo e todos. Titanfall para Xbox One é Flappy Bird desse início de geração para a plataforma da Microsoft.
Eu nunca consegui entrar no hype train de Titanfall. Talvez porque o trem sempre já estivesse cheio das viúvas de Call of Duty Modern Warfare, talvez porque já tem muito tempo que a minha preferência tenha sido mais para Battlefield e jogos de outros estilos por completo, mas a verdade, é que eu nunca cheguei a marcar dia 11 de Março de 2014 no calendário com canetinha rosa e fazendo coraçõezinhos ao redor. Geralmente o que mais convence a esperar algo de algum game, é justamente sua história, sua ambientação... Pra bom entendedor, meia palavra basta.
O jogo meramente é uma arena multiplayer, ele se foca nisso e aparentemente não sente vergonha de ser o que é. Sim, você está pagando o preço cheio por um jogo que não tem todo o conteúdo que você esperaria de um Call of Duty ou Battlefield novos, você não tem história, não tem modo off-line, são poucos jogadores dentro da mesma partida e ainda por cima colocaram alguns bots pra fazer volume. O problema é que possivelmente é o melhor shooter online que já passou na minha mão. E a menos que você seja um fã incondicional de Battlefield e sua dinâmica diferenciada, vai concordar comigo.

GRÁFICOS
Vamos começar já distribuindo as lambadas da parte técnica. Quem fizer alguma análise elogiando o visual de Titanfall, ou precisa seriamente consultar um oftalmologista, ou passou um tempo muito grande longe de qualquer computador que seja capaz de rodar algum jogo. Nem digo um jogo atual, pois Titanfall não tem desculpa para não rodar em um PC de 2008.
O jogo roda em uma resolução relativamente baixa, a 792p. Os produtores dizem que existe a possibilidade de aumentarem essa resolução posteriormente, porém acredito que isso atenda pelo nome de balela. As texturas são aceitáveis. Uso este termo especificamente, pois não vi texturas feias, porém também não vi texturas bonitas.
A direção de arte compensa boa parte dessa limitação. Achei muito interessante como eles construíram os mapas visualmente, e a ambientação do jogo é fortemente beneficiada por essa qualidade.
A movimentação é muito, muito boa, contribui muito para a excelente jogabilidade, porém não é nenhum mérito da Respawn. Com gráficos medíocres, mérito seria se o jogo não tivesse um framerate rápido e constante.

SOM
[Insira efeitos sonoros genéricos aqui] [Insira música de guerra genérica aqui] [Insira voice act de filme pornô aqui].
O som é muito bem feito e produzido, mas sofre com o fator genérico constante em shooters. Bote um fone de ouvido, desligue a TV, e você vai se sentir em Call of Duty e Battlefield. Não que seja um demérito de Titanfall. Se você fizer a mesma coisa com Call of Duty ou Battlefield, vai se sentir ouvindo Titanfall igualmente.

JOGABILIDADE e MULTIPLAYER
Finalmente algo positivo, refinado, e que você pode perceber o esforço que a Respawn colocou no desenvolvimento desse jogo! É a jogabilidade de Titanfall que faz o jogo como um pacote completo, ser tão competente como realmente é apesar da maioria dos seus componentes singulares não ser excepcional.
Geralmente, eu não escrevo sobre a jogabilidade e o Multiplayer de um jogo sob o mesmo guarda-chuva, pois acredito que em um divisão por tópicos permite ao leitor uma melhor compreensão dos aspectos individuais do produto final. Porém, não consegui desvincular a jogabilidade do multiplayer de Titanfall.
Então, já vamos deixar claro alguns aspectos técnicos a respeito do jogo. O jogo roda em servidores dedicados, da própria Microsoft. O jogo não tem modo off-line. O jogo não te permite iniciar uma partida apenas com Bots. O jogo não tem multiplayer off-line. Se você não estiver conectado a Xbox Live, não consegue nem chegar a tela inicial do jogo.
Outro fator importante, é a campanha. Ou a falta dela. A campanha meramente é um playlist de mapas e modos de jogo. Você joga contra humanos no outro time sempre, e não importa se vence ou perde, vai progredir na campanha. Provavelmente é um modo de jogo que você vai fazer só para destravar os outros Titans nas batalhas.
Tecnicamente falando, a jogabilidade é ótima. Os comandos são rápidos, a ação é fluída, e mesmo com relativamente poucos combatentes na sala (6vs6), os NPCs populam bem a partida. Sempre vai ter alguma coisa passando na frente da sua mira, o que é legal para a dinâmica do jogo. O jetpack e o parkour também são simples, basta pular em direção a uma parede para correr por ela e coisas similares. É muito fácil e divertido andar pelo mapa, buscando rotas diferentes e tenta também possibilidades verticais. Algumas decisões de design na jogabilidade eu particularmente não curti muito, como o ataque melee ser um chute, por exemplo, mas são particularidades minhas (faca, faca, faca!!!).
Você escolhe dois Loadouts para a partida, o do piloto e do Titan separadamente. Não que um vá influenciar o outro, mas a jogabilidade é muito parecida. A diferença é que o Titan não pula, tem movimentos mais limitados, é muito mais poderoso e resistente durante a batalha, e mantê-lo vivo de forma eficiente geralmente define o rumo da partida.
Conforme você acumula pontos durante a partida, é disponibilizado um Titan para você utilizar. Ele é seu, particular, para desesperos dos ladrões de veículos de Battlefield. Você pode utilizá-lo mesmo sem pilotá-lo diretamente, em modos em que ele entra em combate de forma autônoma. E as vezes lutar ao lado do seu Titan é uma forma eficiente de encarar os inimigos. Exceto no modo Sobrevivência de Titans, você pode solicitar quantos Titans conseguir liberar durante o desenrolar das partidas.
Burncards são a novidade de Titanfall, aonde você ganha e utiliza cartas que melhoram algum ponto específico das suas habilidades durante a partida. Algumas são efeitos permanentes, outras substituem as armas que você está usando por versões melhoradas, outras substituem as habilidades do piloto ou melhoram alguma do Titan, são vários tipos e modalidades, para alegria dos viciados em Fifa Ultimate Team. Lembre de usar periodicamente suas cartas. Você pode ter no máximo 30, e se não tiver espaço sobrando, deixa de ganhar novas cartas.
A sua progressão do jogo lembra totalmente Call of Duty, até na possibilidade de reiniciar o seu progresso depois do nível 50 para se gabar para as menininhas com uma insígnia diferenciada. Porém, a quantidade de equipamento é relativamente limitada. Sinceramente, não me fez falta 25 SMGs, 47 metralhadores, 22 rifles de precisão, mas de qualquer forma, é um pouco limitada sim a variedade das armas para pilotos e Titans. Mas é só a variedade que poderia melhorar, já que as armas para os pilotos são muito bem balanceadas e equilibradas, e você vai acabar optando pela que melhor se encaixa com o seu estilo de jogo. Já as armas dos Titans, apenas a metralhadora e o canhão de 40mm me agradaram.

VEREDITO
Lembra da analogia com Flappy Birds? Gráficos simples, som simples, mas você não conseguia (ou consegue) parar de jogar enquanto deveria estar fazendo algo de útil ou importante. Esse é Titanfall.
Não existe motivo técnico além da excelente jogabilidade que explique porque estamos todos aqui, na escola ou no trabalho, esperando chegar aquele momento mais tarde aonde vamos encontrar os amigos nos servidores de Titanfall para trocar uns tiros, chutes e porradas dos Titans.

09/10.

Porra Burga, fala mal do jogo todo, menos da jogabilidade, e dá nota 9? Como isso? Simples meus caros barraqueiros metidos a Watson, se tudo fosse memorável em Titanfall, a avaliação seria completamente fora da marca, e teríamos o novo Benchmark pra avaliar shooters pela próxima década. Ah se essa porra tivesse saído com a Cry Engine...

Atenção usuários da NET, ou de outros ISPs que utilizem e a infraestrutura da Embratel. O roteamento faz uma rota lusitana para chegar até o servidor nacional do jogo, impactando muito nossa experiência multiplayer em Titanfall. Acompanhem e contribuam com este tópico: http://www.pxb.net.br/comunidade/fo...-no-brasil-mas-ping-da-net-muito-alto-solução
 

ZeroCool BR

Guerreiro
Setembro 16, 2008
1,904
358
Excelente Burga, sobre o Som, era de se esperar com todo respeito ao compositor e ao time de Sound Design da Respawn, mas hoje estamos nos games vivendo a mesma ditadura de Hans Zimmer que no Cinema, ou seja, trilhas geniais com as de Half Life do Kelly Bailey não são mais vistas em jogos AAA hoje em dia, tudo que se quer é o mesmo som grandioso e orquestral, mesmo quando ele não cabe na cena.

Mas é isso que os devs gostam, é isso que o povo gosta(ou não liga pelo menos), então estamos caminhando a passos largos para ter clones de Hans Zimmer dominando as trilhas de Games nessa década :(
 

Mortega91

Jogador
Março 22, 2011
981
106
Ótima análise Burgarelli. Acho interessante citar na parte vermelha lá embaixo, para usuários de internets mais lentas (1, 2, 4 mb) darem uma testada no jogo antes de adquiri-lo. Simplesmente não consigo entrar no jogo, e estou encontrando por aí muita gente com o mesmo problema, e o que todos temos em comum é o fato de não termos uma internet boa. Juntando isso ao fato de não lançarem o jogo na Africa por conta da internet deles não ser suficiente, só posso chegar nessa conclusão...

Então quem mora no interior, e só tem acesso a internets porcas, é bom testar o jogo antes de fazer uma aquisição de 200 reais. E se sempre rodou qualquer jogo sem problemas, ou até mesmo o Beta do Titanfall rodou liso, não interessa, é bem provável que não consiga sair do loading infinito do Titanfall.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Mandou bem na análise Burga, eu fui uma das pessoas que não estavam dando a mínima pro jogo, até testar a beta em uma loja de jogos que tem perto do meu trabalho. Estou jogando todo dia, deixei até o AC4 de lado, estou dividindo meu tempo entre o Titan e tentar pegar os 1000G no Ground Zeroes rsrs.

Pro primeiro game da Respawn, ele mandaram super bem, agora é só eles ajustarem e adicionarem algumas coisas bobas que ficaram faltando.
 

João Saleme

Novato
PXB Gold
Junho 18, 2013
274
314
Wellington
Perfeita a análise. É exatamente isso que acho do jogo. Gráficos e som medianos, mas extremamente viciante. Jogabilidade simples e fluida e até seres humanos normais, que trabalham e tem outros afazeres, como eu, conseguem algumas vezes terminar como o melhor da partida.

Sobre a NET, já abri reclamação, esperando o retorno deles para ver o que dizem.
 

fporto

Guerreiro
Setembro 23, 2006
1,518
1,385
Planeta Terra
Uma excelente análise, que serviu perfeitamente para mostrar o motivo de não ter comprado esse título na pressa. Acho que o hype (e o preço nacional) de Titanfall não se justificaram. Não tenho pressa nenhuma de adquirí-lo e pra mim, que não gosto de comprar títulos digitalmente, dou preferência a pegar uma cópia trazida da Gringolândia através de algum amigo.

Até minha cópia chegar, muita gente vai estar em níveis avançados e eu serei o eterno n00b...
 

Mr. Cloud

Guerreiro
PXB Gold
Abril 16, 2008
1,596
41
Manaus
Parabéns, Burga. Excelente análise. De longe, sóbria!
Realmente não há muito o que tentar explicar no que diz respeito à capacidade do jogo em te viciar e prender na frente da TV por horas.
Espero que os DLC's não sejam somente mapas e armas. Modos de jogo e extensão da "campanha" são conteúdos muito bem vindos.
 

Pirikkito

Casual
Maio 6, 2013
632
120
Americana - SP
Muito boa sua analise !
Eu acho que a RESPAWN tem que tomar cuidado com o jogo, principalmente se tivermos um novo jogo adiante.

Não tenho do que reclamar no jogo em relação a gráfico, o jogo é muito rápido e você não tem muito tempo para isso no momento do combate, porém quando você está escalando algo, se movimento vc consegue reparar vários cenários diferentes show de bola com resolução baixa como eles falaram.

A parte de tomar cuidado e não deixar o jogo parado sem atualização, mesmo que seja DLC pagas temos que ter coisas novas dentro do jogo que façam a galera não parar de jogar (Ex: Battlefield ) o jogo tem muito que melhorar ainda em vários sistemas, o sistema de arma é excelente, poucas armas e bem diferentes não precisa de 200 armas como você está disse.
 
Março 19, 2014
1,223
398
Burgarelli ótima análise !!

Gostaria de tirar uma dúvida. Alguém poderia me dizer se o modo Treino/Tutorial é offline?
Obrigado.
 
Março 19, 2014
1,223
398
Obrigado Burgarelli ! Resolveu minha dúvida. Sem internet nem menu do jogo : ( Estou pensando se compro ele, mas nada, nada, offline é fogo. Minha internet é bacana, mas as vezes ocorre aquelas famosas manutenção e fico sem sinal... hehe
 
Março 19, 2014
1,223
398
Acabei comprando ontem o jogo !! E adorei ele, que jogo, mesmo só possuindo modo campanha online o jogo é ótimo !!
Jogo viciante ! hehe
 

Anti-Paladino

Novato
Agosto 7, 2011
562
736
Excelente análise bburgarelli, olha já tive uma experiência com jogo assim, MAG no PS3, 256 pessoas online, somente modo online, nem história tinha, o máximo eram alguns vídeos divulgados pela produtora como se fosse um jornal de TV informando a mudança de eventos no campo de batalha de forma genérica. E olha, passei mais de 300h jogando ele sem parar, simplesmente viciante, os gráficos, bem, não chegavam nem perto do Battlefield Bad Company 2, mas isso não impediu de ser considerado por mim um dos melhores FPS que já joguei até hoje. Gosto bastante da série BF, inclusive tenho ele com o Premium no PS3, mas não resisti ao TitanFall, li a análise e senti que minha opinião é bem parecida com a sua, acabei pegando ele ontem (digital). Deixei baixando hoje e espero chegar a noite com ele pronto para ser jogado.
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,621
5,634
Vinhedo
Baita jogão mesmo! Nada muito espetacular, mas extremamente divertido. Valeu ter pego o One no início da geração.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Uma dica importante pra quem quer fazer todas as Regenerações. Não basta apenas chegar ao nível 50, mas tem de completar alguns Desafios de armas e jogabilidade pré determinados a cada regeneração. Então é bom vocês consultarem quais desafios precisam ser cumpridos, pois alguns são bem ingratos.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)