Análise – Titanfall (Xbox One).
Respawn Entertainment, Electronic Arts, e diz o conto da carochinha, exclusivo da Microsoft.
Já vou iniciar o primeiro parágrafo chutando tudo e todos. Titanfall para Xbox One é Flappy Bird desse início de geração para a plataforma da Microsoft.
Eu nunca consegui entrar no hype train de Titanfall. Talvez porque o trem sempre já estivesse cheio das viúvas de Call of Duty Modern Warfare, talvez porque já tem muito tempo que a minha preferência tenha sido mais para Battlefield e jogos de outros estilos por completo, mas a verdade, é que eu nunca cheguei a marcar dia 11 de Março de 2014 no calendário com canetinha rosa e fazendo coraçõezinhos ao redor. Geralmente o que mais convence a esperar algo de algum game, é justamente sua história, sua ambientação... Pra bom entendedor, meia palavra basta.
O jogo meramente é uma arena multiplayer, ele se foca nisso e aparentemente não sente vergonha de ser o que é. Sim, você está pagando o preço cheio por um jogo que não tem todo o conteúdo que você esperaria de um Call of Duty ou Battlefield novos, você não tem história, não tem modo off-line, são poucos jogadores dentro da mesma partida e ainda por cima colocaram alguns bots pra fazer volume. O problema é que possivelmente é o melhor shooter online que já passou na minha mão. E a menos que você seja um fã incondicional de Battlefield e sua dinâmica diferenciada, vai concordar comigo.
GRÁFICOS
Vamos começar já distribuindo as lambadas da parte técnica. Quem fizer alguma análise elogiando o visual de Titanfall, ou precisa seriamente consultar um oftalmologista, ou passou um tempo muito grande longe de qualquer computador que seja capaz de rodar algum jogo. Nem digo um jogo atual, pois Titanfall não tem desculpa para não rodar em um PC de 2008.
O jogo roda em uma resolução relativamente baixa, a 792p. Os produtores dizem que existe a possibilidade de aumentarem essa resolução posteriormente, porém acredito que isso atenda pelo nome de balela. As texturas são aceitáveis. Uso este termo especificamente, pois não vi texturas feias, porém também não vi texturas bonitas.
A direção de arte compensa boa parte dessa limitação. Achei muito interessante como eles construíram os mapas visualmente, e a ambientação do jogo é fortemente beneficiada por essa qualidade.
A movimentação é muito, muito boa, contribui muito para a excelente jogabilidade, porém não é nenhum mérito da Respawn. Com gráficos medíocres, mérito seria se o jogo não tivesse um framerate rápido e constante.
SOM
[Insira efeitos sonoros genéricos aqui] [Insira música de guerra genérica aqui] [Insira voice act de filme pornô aqui].
O som é muito bem feito e produzido, mas sofre com o fator genérico constante em shooters. Bote um fone de ouvido, desligue a TV, e você vai se sentir em Call of Duty e Battlefield. Não que seja um demérito de Titanfall. Se você fizer a mesma coisa com Call of Duty ou Battlefield, vai se sentir ouvindo Titanfall igualmente.
JOGABILIDADE e MULTIPLAYER
Finalmente algo positivo, refinado, e que você pode perceber o esforço que a Respawn colocou no desenvolvimento desse jogo! É a jogabilidade de Titanfall que faz o jogo como um pacote completo, ser tão competente como realmente é apesar da maioria dos seus componentes singulares não ser excepcional.
Geralmente, eu não escrevo sobre a jogabilidade e o Multiplayer de um jogo sob o mesmo guarda-chuva, pois acredito que em um divisão por tópicos permite ao leitor uma melhor compreensão dos aspectos individuais do produto final. Porém, não consegui desvincular a jogabilidade do multiplayer de Titanfall.
Então, já vamos deixar claro alguns aspectos técnicos a respeito do jogo. O jogo roda em servidores dedicados, da própria Microsoft. O jogo não tem modo off-line. O jogo não te permite iniciar uma partida apenas com Bots. O jogo não tem multiplayer off-line. Se você não estiver conectado a Xbox Live, não consegue nem chegar a tela inicial do jogo.
Outro fator importante, é a campanha. Ou a falta dela. A campanha meramente é um playlist de mapas e modos de jogo. Você joga contra humanos no outro time sempre, e não importa se vence ou perde, vai progredir na campanha. Provavelmente é um modo de jogo que você vai fazer só para destravar os outros Titans nas batalhas.
Tecnicamente falando, a jogabilidade é ótima. Os comandos são rápidos, a ação é fluída, e mesmo com relativamente poucos combatentes na sala (6vs6), os NPCs populam bem a partida. Sempre vai ter alguma coisa passando na frente da sua mira, o que é legal para a dinâmica do jogo. O jetpack e o parkour também são simples, basta pular em direção a uma parede para correr por ela e coisas similares. É muito fácil e divertido andar pelo mapa, buscando rotas diferentes e tenta também possibilidades verticais. Algumas decisões de design na jogabilidade eu particularmente não curti muito, como o ataque melee ser um chute, por exemplo, mas são particularidades minhas (faca, faca, faca!!!).
Você escolhe dois Loadouts para a partida, o do piloto e do Titan separadamente. Não que um vá influenciar o outro, mas a jogabilidade é muito parecida. A diferença é que o Titan não pula, tem movimentos mais limitados, é muito mais poderoso e resistente durante a batalha, e mantê-lo vivo de forma eficiente geralmente define o rumo da partida.
Conforme você acumula pontos durante a partida, é disponibilizado um Titan para você utilizar. Ele é seu, particular, para desesperos dos ladrões de veículos de Battlefield. Você pode utilizá-lo mesmo sem pilotá-lo diretamente, em modos em que ele entra em combate de forma autônoma. E as vezes lutar ao lado do seu Titan é uma forma eficiente de encarar os inimigos. Exceto no modo Sobrevivência de Titans, você pode solicitar quantos Titans conseguir liberar durante o desenrolar das partidas.
Burncards são a novidade de Titanfall, aonde você ganha e utiliza cartas que melhoram algum ponto específico das suas habilidades durante a partida. Algumas são efeitos permanentes, outras substituem as armas que você está usando por versões melhoradas, outras substituem as habilidades do piloto ou melhoram alguma do Titan, são vários tipos e modalidades, para alegria dos viciados em Fifa Ultimate Team. Lembre de usar periodicamente suas cartas. Você pode ter no máximo 30, e se não tiver espaço sobrando, deixa de ganhar novas cartas.
A sua progressão do jogo lembra totalmente Call of Duty, até na possibilidade de reiniciar o seu progresso depois do nível 50 para se gabar para as menininhas com uma insígnia diferenciada. Porém, a quantidade de equipamento é relativamente limitada. Sinceramente, não me fez falta 25 SMGs, 47 metralhadores, 22 rifles de precisão, mas de qualquer forma, é um pouco limitada sim a variedade das armas para pilotos e Titans. Mas é só a variedade que poderia melhorar, já que as armas para os pilotos são muito bem balanceadas e equilibradas, e você vai acabar optando pela que melhor se encaixa com o seu estilo de jogo. Já as armas dos Titans, apenas a metralhadora e o canhão de 40mm me agradaram.
VEREDITO
Lembra da analogia com Flappy Birds? Gráficos simples, som simples, mas você não conseguia (ou consegue) parar de jogar enquanto deveria estar fazendo algo de útil ou importante. Esse é Titanfall.
Não existe motivo técnico além da excelente jogabilidade que explique porque estamos todos aqui, na escola ou no trabalho, esperando chegar aquele momento mais tarde aonde vamos encontrar os amigos nos servidores de Titanfall para trocar uns tiros, chutes e porradas dos Titans.
09/10.
Porra Burga, fala mal do jogo todo, menos da jogabilidade, e dá nota 9? Como isso? Simples meus caros barraqueiros metidos a Watson, se tudo fosse memorável em Titanfall, a avaliação seria completamente fora da marca, e teríamos o novo Benchmark pra avaliar shooters pela próxima década. Ah se essa porra tivesse saído com a Cry Engine...
Atenção usuários da NET, ou de outros ISPs que utilizem e a infraestrutura da Embratel. O roteamento faz uma rota lusitana para chegar até o servidor nacional do jogo, impactando muito nossa experiência multiplayer em Titanfall. Acompanhem e contribuam com este tópico: http://www.pxb.net.br/comunidade/fo...-no-brasil-mas-ping-da-net-muito-alto-solução
Respawn Entertainment, Electronic Arts, e diz o conto da carochinha, exclusivo da Microsoft.
Já vou iniciar o primeiro parágrafo chutando tudo e todos. Titanfall para Xbox One é Flappy Bird desse início de geração para a plataforma da Microsoft.
Eu nunca consegui entrar no hype train de Titanfall. Talvez porque o trem sempre já estivesse cheio das viúvas de Call of Duty Modern Warfare, talvez porque já tem muito tempo que a minha preferência tenha sido mais para Battlefield e jogos de outros estilos por completo, mas a verdade, é que eu nunca cheguei a marcar dia 11 de Março de 2014 no calendário com canetinha rosa e fazendo coraçõezinhos ao redor. Geralmente o que mais convence a esperar algo de algum game, é justamente sua história, sua ambientação... Pra bom entendedor, meia palavra basta.
O jogo meramente é uma arena multiplayer, ele se foca nisso e aparentemente não sente vergonha de ser o que é. Sim, você está pagando o preço cheio por um jogo que não tem todo o conteúdo que você esperaria de um Call of Duty ou Battlefield novos, você não tem história, não tem modo off-line, são poucos jogadores dentro da mesma partida e ainda por cima colocaram alguns bots pra fazer volume. O problema é que possivelmente é o melhor shooter online que já passou na minha mão. E a menos que você seja um fã incondicional de Battlefield e sua dinâmica diferenciada, vai concordar comigo.
GRÁFICOS
Vamos começar já distribuindo as lambadas da parte técnica. Quem fizer alguma análise elogiando o visual de Titanfall, ou precisa seriamente consultar um oftalmologista, ou passou um tempo muito grande longe de qualquer computador que seja capaz de rodar algum jogo. Nem digo um jogo atual, pois Titanfall não tem desculpa para não rodar em um PC de 2008.
O jogo roda em uma resolução relativamente baixa, a 792p. Os produtores dizem que existe a possibilidade de aumentarem essa resolução posteriormente, porém acredito que isso atenda pelo nome de balela. As texturas são aceitáveis. Uso este termo especificamente, pois não vi texturas feias, porém também não vi texturas bonitas.
A direção de arte compensa boa parte dessa limitação. Achei muito interessante como eles construíram os mapas visualmente, e a ambientação do jogo é fortemente beneficiada por essa qualidade.
A movimentação é muito, muito boa, contribui muito para a excelente jogabilidade, porém não é nenhum mérito da Respawn. Com gráficos medíocres, mérito seria se o jogo não tivesse um framerate rápido e constante.
SOM
[Insira efeitos sonoros genéricos aqui] [Insira música de guerra genérica aqui] [Insira voice act de filme pornô aqui].
O som é muito bem feito e produzido, mas sofre com o fator genérico constante em shooters. Bote um fone de ouvido, desligue a TV, e você vai se sentir em Call of Duty e Battlefield. Não que seja um demérito de Titanfall. Se você fizer a mesma coisa com Call of Duty ou Battlefield, vai se sentir ouvindo Titanfall igualmente.
JOGABILIDADE e MULTIPLAYER
Finalmente algo positivo, refinado, e que você pode perceber o esforço que a Respawn colocou no desenvolvimento desse jogo! É a jogabilidade de Titanfall que faz o jogo como um pacote completo, ser tão competente como realmente é apesar da maioria dos seus componentes singulares não ser excepcional.
Geralmente, eu não escrevo sobre a jogabilidade e o Multiplayer de um jogo sob o mesmo guarda-chuva, pois acredito que em um divisão por tópicos permite ao leitor uma melhor compreensão dos aspectos individuais do produto final. Porém, não consegui desvincular a jogabilidade do multiplayer de Titanfall.
Então, já vamos deixar claro alguns aspectos técnicos a respeito do jogo. O jogo roda em servidores dedicados, da própria Microsoft. O jogo não tem modo off-line. O jogo não te permite iniciar uma partida apenas com Bots. O jogo não tem multiplayer off-line. Se você não estiver conectado a Xbox Live, não consegue nem chegar a tela inicial do jogo.
Outro fator importante, é a campanha. Ou a falta dela. A campanha meramente é um playlist de mapas e modos de jogo. Você joga contra humanos no outro time sempre, e não importa se vence ou perde, vai progredir na campanha. Provavelmente é um modo de jogo que você vai fazer só para destravar os outros Titans nas batalhas.
Tecnicamente falando, a jogabilidade é ótima. Os comandos são rápidos, a ação é fluída, e mesmo com relativamente poucos combatentes na sala (6vs6), os NPCs populam bem a partida. Sempre vai ter alguma coisa passando na frente da sua mira, o que é legal para a dinâmica do jogo. O jetpack e o parkour também são simples, basta pular em direção a uma parede para correr por ela e coisas similares. É muito fácil e divertido andar pelo mapa, buscando rotas diferentes e tenta também possibilidades verticais. Algumas decisões de design na jogabilidade eu particularmente não curti muito, como o ataque melee ser um chute, por exemplo, mas são particularidades minhas (faca, faca, faca!!!).
Você escolhe dois Loadouts para a partida, o do piloto e do Titan separadamente. Não que um vá influenciar o outro, mas a jogabilidade é muito parecida. A diferença é que o Titan não pula, tem movimentos mais limitados, é muito mais poderoso e resistente durante a batalha, e mantê-lo vivo de forma eficiente geralmente define o rumo da partida.
Conforme você acumula pontos durante a partida, é disponibilizado um Titan para você utilizar. Ele é seu, particular, para desesperos dos ladrões de veículos de Battlefield. Você pode utilizá-lo mesmo sem pilotá-lo diretamente, em modos em que ele entra em combate de forma autônoma. E as vezes lutar ao lado do seu Titan é uma forma eficiente de encarar os inimigos. Exceto no modo Sobrevivência de Titans, você pode solicitar quantos Titans conseguir liberar durante o desenrolar das partidas.
Burncards são a novidade de Titanfall, aonde você ganha e utiliza cartas que melhoram algum ponto específico das suas habilidades durante a partida. Algumas são efeitos permanentes, outras substituem as armas que você está usando por versões melhoradas, outras substituem as habilidades do piloto ou melhoram alguma do Titan, são vários tipos e modalidades, para alegria dos viciados em Fifa Ultimate Team. Lembre de usar periodicamente suas cartas. Você pode ter no máximo 30, e se não tiver espaço sobrando, deixa de ganhar novas cartas.
A sua progressão do jogo lembra totalmente Call of Duty, até na possibilidade de reiniciar o seu progresso depois do nível 50 para se gabar para as menininhas com uma insígnia diferenciada. Porém, a quantidade de equipamento é relativamente limitada. Sinceramente, não me fez falta 25 SMGs, 47 metralhadores, 22 rifles de precisão, mas de qualquer forma, é um pouco limitada sim a variedade das armas para pilotos e Titans. Mas é só a variedade que poderia melhorar, já que as armas para os pilotos são muito bem balanceadas e equilibradas, e você vai acabar optando pela que melhor se encaixa com o seu estilo de jogo. Já as armas dos Titans, apenas a metralhadora e o canhão de 40mm me agradaram.
VEREDITO
Lembra da analogia com Flappy Birds? Gráficos simples, som simples, mas você não conseguia (ou consegue) parar de jogar enquanto deveria estar fazendo algo de útil ou importante. Esse é Titanfall.
Não existe motivo técnico além da excelente jogabilidade que explique porque estamos todos aqui, na escola ou no trabalho, esperando chegar aquele momento mais tarde aonde vamos encontrar os amigos nos servidores de Titanfall para trocar uns tiros, chutes e porradas dos Titans.
09/10.
Porra Burga, fala mal do jogo todo, menos da jogabilidade, e dá nota 9? Como isso? Simples meus caros barraqueiros metidos a Watson, se tudo fosse memorável em Titanfall, a avaliação seria completamente fora da marca, e teríamos o novo Benchmark pra avaliar shooters pela próxima década. Ah se essa porra tivesse saído com a Cry Engine...
Atenção usuários da NET, ou de outros ISPs que utilizem e a infraestrutura da Embratel. O roteamento faz uma rota lusitana para chegar até o servidor nacional do jogo, impactando muito nossa experiência multiplayer em Titanfall. Acompanhem e contribuam com este tópico: http://www.pxb.net.br/comunidade/fo...-no-brasil-mas-ping-da-net-muito-alto-solução