Análise - Tom Clancy's The Division

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
1,263
926
Belo Horizonte
Bacana sua análise, burga!
Também estou gostando muito do jogo. O nível de detalhes é absurdo. Fico imaginando se a cidade seria realmente assim (alguém para conferir o Google Street view?).
Ainda estou no nível 16 e tem muita coisa pra fazer ainda. Estou jogando mais sozinho, e esporadicamente com grupos. Não tenho do que reclamar.
Testei várias armas e acabei escolhendo um kit "pau pra toda obra". Ando na mochila com um rifle de assalto, uma metranca leve para suprimir os inimigos, uma escopetinha e um sniper. A escopeta e a metranca leve servem para limpar a sala quando tem muito inimigo perto.
Estou dando prioridade para os atributos de dano (armas de fogo), mas no geral estou bem equilibrado.
Eu acredito que nos DLCs possam vir mais áreas da ilha de Manhattan, para ampliar o mapa.
Jogo bem equilibrado, divertido, desafiador, bonito e detalhista.
Mereceu cada centavo que paguei nele. Pelo menos, até sair os DLCs, como disse o burga. Vamos ver se o nível de qualidade se mantém.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Maldita análise...pq fui ler isso...
Tenho uma duvida importante....Tenho internet em casa, aqueles modem 4g da vivo..
Minha franquia já era...agora só dia 06/04...se eu pegar o jogo, consigo jogar offline? Vou conseguir progredir, ou não adianta, melhor esperar a internet voltar para pegar o jogo?
Estou com a grana na mão, aval da patroa, porém to sem internet e jogando mad max....O que devo fazer?
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Maldita análise...pq fui ler isso...
Tenho uma duvida importante....Tenho internet em casa, aqueles modem 4g da vivo..
Minha franquia já era...agora só dia 06/04...se eu pegar o jogo, consigo jogar offline? Vou conseguir progredir, ou não adianta, melhor esperar a internet voltar para pegar o jogo?
Estou com a grana na mão, aval da patroa, porém to sem internet e jogando mad max....O que devo fazer?
Não, tem de estar online, e acho que tem de ter Xbox Live e PSN+, mesmo pra jogar sozinho. Infelizmente não tenho como testar.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Não, tem de estar online, e acho que tem de ter Xbox Live e PSN+, mesmo pra jogar sozinho. Infelizmente não tenho como testar.
Bom vou ser consciente e segurar mais um pouco para comprar o jogo...afinal 20 dias não vão me matar...Enquanto isso desbravo mad max.
Aproposito, falta sua foto lá no topico, quem é vc 2.0...rs..
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Pelo menos a campanha tinha que ter a possibilidade de jogar Offline, mas como está tudo conectado em si , não é possível.

Bom, todos os dias estão saindo notas no Metacritic e o jogo está se mantendo entre 80-85 Metascore. Acho uma média válida , pois o jogo apesar de ser bom não é uma Brastemp.

Tirando o pessoal que costumo jogar, até agora não encontrei nenhuma outra pessoa do PXB perdido na Zona Cega ou nos esconderijos. Vou passar a faca nesses bandoleiros do PXB.
 

O Desenhista

Novato
Março 26, 2014
216
225
Eu estava assistindo a análise deste tal Zangado...

Eu costumo ver os vídeos do Zangado e sempre gosto da maneira como ele passa o jogo, mas nesse em específico tive a impressão que ele foi muito, digamos, rancoroso... rs
Me pareceu que ele ficou tão indignado com o sucesso de vendas mesmo com o jogo tendo o downgrade gráfico, que ele resolveu pegar os defeitos do jogo e intensificá-los... rs

Os pontos que o Zangado bateu com força:

- A maneira como a história é contada
eu não esperava que a história tivesse várias cutscenes nem momentos ultra marcantes como um jogo linear costuma ter.
e já não esperava, pois isso não é uma característica desse tipo de jogo.

- Bugs de ficar preso, de não levantar, etc.
ele falou como se isso fosse extremamente frequente. Estou jogando desde o lançamento e comigo não aconteceu nenhuma vez.
então suponho que não é tão frenquente assim.
(para poder falar mal neste ponto e evitar pessoas falando "comigo isso não acontece Zangado", ele repete várias vezes no vídeo que, caso você o veja depois, pode ser que já tenham corrigido esses problemas... assim podendo falar mal e sair isento... rs)

- Gráfico
mesmo com o downgrade, ainda assim acho o gráfico fantástico (principalmente iluminação)
existe aquilo sim que ele falou de atirar num vidro ou pneu e nada acontecer, mas isso não me parece aquele absurdo todo que ele coloca no vídeo pois não afeta de maneira alguma a experiência do jogo.

- Jogabilidade
achei muito boa, muito viciante e bem desafiadora.

enfim,
ele fala de cada problema do jogo com tanta indignação, com tanta intensidade, e isso que me fez achar que ele foi muito parcial na análise.... rs
Eu estou adorando o jogo e a opnião do @bburgarelli é exatamente a minha.



falowww galera
 
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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Então @O Desenhista , ontem vi esse vídeo que o Robson postou a noite e achei tudo muito forçado demais.

Eu já vi outros vídeos dele e sempre teve bom senso em suas análises, mas neste vídeo deve ter rolado um ressentimento sei lá com quê :p

Todos nós sabemos que o jogo não é uma Brastemp, mas o jogo é bom. Não é à toa que o jogo vem mantendo um Metascore entre 80-85 no Metacritic com 29 críticas.
 
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O Desenhista

Novato
Março 26, 2014
216
225
Então @O Desenhista , ontem vi esse vídeo que o Robson postou a noite e achei tudo muito forçado demais.

Eu já vi outros vídeos dele e sempre teve bom senso em suas análises, mas neste vídeo deve ter rolado um ressentimento sei lá com quê :p

Todos nós sabemos que o jogo não é uma Brastemp, mas o jogo é bom. Não é à toa que o jogo vem mantendo um Metascore entre 80-85 no Metacritic com 29 críticas.

rss

bem isso mesmo,
nesse caso ele estava realmente com alguma mágoa do jogo ou da Ubisoft... rs
 

Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,212
13,485
Belo Horizonte
Bacana e concordo com 99%... Não achei o jogo feio, gostei bastante dos gráficos... só as cutscenes que achei horríveis graficamente... Engraçado que usam a engine do jogo nessas cenas...

Sobre o som, me lembrou muito jogando Mass Effect na hora das batalhas...
 

Gularr

Casual
Outubro 28, 2009
329
176
Belo Horizonte-MG
Division esta com um jogo 70% melhor desenvolvido e elaborado que destiny na minha opnião.
A começar pela historia que no caso EXISTE em division, no Destiny NAO EXISTE no jogo (a mens que gastemos horas lendo o bendito grimorio etc...). Como as expansoes estao chegando Division tem tudo para ficar lidar nesse mercado e deixar a Bungie chupando o dedo.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Bom, estou jogando o game - e só ele - a mais ou menos duas semanas quase todos os dias.
Tô no nível 22 na "campanha" e nível 12 na Zona Cega que entrei só pra dar uma olhadinha.

Terminei a primeira parte do mapa ontem, fazendo todas secundárias, pegando todos coletáveis que pretendo assistir e ouvir tudo assim que pegar todos, pois ouvi dizer que eles te aprofundam na história.

Dito isso, só tenho uma conclusão a fazer:
P - Q - P que jogo foda! Vou passar muito tempo nele ainda.

Bom, vamos a minha mini análise dividida em 5 partes:
1. Gráficos / Ambientação
2. Som / Trilha Sonora
3. Jogabilidade / Interatividade
4. História
5. Modo Online

GRÁFICOS / AMBIENTAÇÃO

Essa parte do jogo tá de encher os olhos. A ambientação do jogo é incrível, parece que cada detalhezinho foi colocado estrategicamente em cada lugar, a ponto de você chegar num prédio, entrar em um apartamento, observar o ambiente e ver que ali existe uma história óbvia apenas olhando a disposição das peças no ambiente. Essa mesma impressão, se tem até mesmo em ruas com carros dispostos de alguma forma, onde você vê placas indicando o caminho e só de olhar você pensa: "caramba, eu sei o que pode ter acontecido aqui", isso dá uma imersão absurda ao ambiente do game. Não tem como em nenhum minuto você esquecer que Manhattan está passado por uma apocalipse localizado.
Um level design competente principalmente nas áreas internas de prédios, casa, etc. Extremamente dispensável esse "mimimi" de downgrade, pois o jogo é tão lindo que pode ser facilmente colocado entre os games mais lindos da geração. Fácil.
GRÁFICOS / AMBIENTAÇÃO: 10/10

SOM / TRILHA SONORA

Esse é um dos pontos fracos de quase todos jogos da Ubisoft.
Claramente os efeitos sonoros, como passos, tiros, explosões são reaproveitados de jogos antigos. Não que isso seja uma coisa errada do estúdio, obviamente mais empresas reaproveitam muitas coisas de jogos antigos e o som seria obviamente uma delas, mas parece que a Ubisoft não dá aquele "tapa" nos efeitos, uma remasterizada, uma incrementada em alguns aspectos faria bem para os games mais atuais, claro que isso é uma opinião muito pessoal, mas acho que um capricho aqui seria interessante.
Outr ponto inexistente em jogos da Ubisoft é a falta de trilha sonora durante o gameplay. Ou ela é inexistente ou muito básica, isso em todos os jogos, mas no caso de The Division essa falta de musica ao fundo assustadoramente faz muito bem ao jogo, pois dá aquele ar "solitário" ao ambiente devastado de Nova York.
A dublagem em PT-BR está ok, como a maioria dos jogos da Ubi no Brasil, eles tem se dedicado bastante a isso. Uma sacada genial pelo menos no PlayStation 4, foi colocar audio constantemente saindo do controle, pois como indicado no jogo os sons são reproduzidos no relógio de pulso dos soldados da The Division, e reproduzir esse áudio no controle é bem interessante, mas prepare-se para passar raiva com a bateria acabando mais rápido que qualquer jogo.
SOM / TRILHA SONORA: 7/10

JOGABILIDADE / INTERATIVIDADE

A jogabilidade de The Division é muito boa. O sistema de cover do jogo é excelente e funciona muito bem, a movimentação do personagem é bem real, principalmente quando você apenas caminha analisando a linda paisagem de uma cidade destruída. Os controle também são interessantes e fáceis, apesar de ser um pouco demorado de se acostumar, principalmente quando o cover do game é completamente diferente do padrão dos jogos que usam esse mesmo tipo de ferramente, mas é uma questão de costume mesmo.
Existe muita cosa pra se aprender no jogo além dos controles: mapas, missões, upgrades, vantagens, talentos, compra de itens, venda de itens, construção de itens, anexos as armas, itens de personalização... Uma infinidade de coisas a se aprender que eu mesmo ainda não sei o que algumas fazem principalmente na base, mas no geral são ferramentas que após usadas uma vez, impossível esquecer pra que servem, no geral apesar de muita coisa, todas funcionam muito bem.
JOGABILIDADE / INTERATIVIDADE: 9,5/10

HISTÓRIA

Eis aqui um quesito muito pessoal, pois sempre dividem opiniões, e com The Division não foi diferente.
Já vi muitas pessoas criticando a falta de um enredo sólido, uma história que tivesse sentido, como inicio, meio e fim, mas eu não senti essa falta com a temática do jogo. A história que se precisa saber está óbvio: um ataque bio terrorista > sociedade cai > governo tem que tomar medidas extremas > A Divisão é acionada como última tentativa de restabelecer a ordem, e ponto final.
Você não está ali como detetive para descobrir quem foi o culpado, você está ali para fazer missões pontuais que a população e os líderes das áreas te pedem, e missões essas que não são nem interligadas entre si formando um único contexto, cada missão tem sua história e durante o jogo elas são bem contadas com vídeos que vão para seu inventário ao serem concluídas. No decorrer do gameplay você acaba descobrindo áudios, vídeos, textos que ajudam a entender como foi do inicio da epidemia até então, mas é só. Como um soldado, você tem que ajudar o agora e não desvendar o passado, a proposta do jogo é essa e pra mim a história é bem mais que o suficiente.
HISTÓRIA: 9/10

MODO ONLINE

Eis aqui um dos pontos fortíssimos do jogo.
Bom, vamos por partes: pra começar o jogo é 100% online, você precisa de conexão a toda hora, mesmo jogando na "campanha". Não se preocupe, os servidores estão dando conta do recado, além disso o máximo que vai encontrar alguns jogador online são nas áreas seguras e quando tiver jogando coop. Isso é meio frustante na verdade, pois o game apesar de 100% online, não te coloca frente a frente com nenhum agente no mapa da campanha, sei que por razões óbiva cada um tem sua missão a fazer, poderiam implementar um sistema de invasão como o de Watch_Dogs, mas calma, estamos só na camapanha ainda.
O coop do mapa principal é bem satisfatória. Seus amigos podem entrar facilmente no seu esquadrão, até mesmo quando você está no meio de uma missão. O sistema verifica o seu level e o dele e faz uma balanceamento do nível dos inimigos para ambos caso os níveis forem muito diferentes.
Saindo do mapa principal e entrando na Dark Zone, é aqui que a coisa fica mais viciante do que já era. Na Dark Zone ou Zona Cega, você encontrará jogadores a todo momento, e deverá decidir se confia ou não nele a ponta de ajudar, ou ser ajudado. Aqui você pode num piscar de olhos virar alvo. Essa área é de longe a mais divertida e viciante de todo game. Só experimentando pra ver.
MODO ONLINE: 9,5/10

Considerações finais:

É um excelente jogo. Como todos problemas que a Ubisoft vinha tendo, adiar The Division foi uma sabia manobra e acaba por nos entregar um game que tem potencial para ser um dos games mais jogados do ano. Recomendadíssimo para qualquer pessoa que goste do tema. É tudo que vocês precisavam.

NOTA FINAL: 9/10
 
Última edição:

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Parabéns pela análise Burga!
Te vejo direto jogando mais ainda não estou LVL 30 ai nem te chamo pra grupo rsrs....

Comprei a pouco mais de 2 semanas o The Division e que jogo meus amigos! A ambientação é muito foda, pra quem joga com fone de ouvido principalmente, os sons do ambiente te dão uma imersão absurda. Estou jogando com calma e estou nível 24, já fechei uns 3 mapas e só vou pra zona cega quando coletar TUDO e está ai o ponto positivo do game estou conseguindo alternar entre as missões principais e secundárias numa boa sem perder o sentido do jogo pois quando eu não tenho nível para fazer a missão principal da pra ir fazendo as secundárias e limpando o mapa até chegar no nível da missão então a coleta dos coletáveis e missões secundárias acaba sendo natural.

O enredo do jogo está lá mas é claro que podiam ter caprichado mais, o personagem principal que somos nós não solta uma palavra o jogo todo, não tem personagens marcantes e raramente tem um "CG" entre uma missão e outra. O que achei legal é que se você coletar e ouvir todos os áudios e arquivos da pra entender em partes como a cidade foi entrando em colapso.

O jogo cumpre as expectativas e com as DLCs a caminho vai ter muitas horas de jogatina pela frente, só darei uma pausa nele quando chegar meu Quantum Break.
 
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