Prejuízos devem acabar com a indústria de consoles, diz analista
Muito se fala sobre o fato de Nintendo, Sony e Microsoft perderem dinheiro a cada venda de seus consoles, na expectativa de reverterem esse prejuízo no longo prazo. Mas você sabe o que exatamente isso significa? O veterano Ben Cousins, que já passou por estúdios como Electronic Arts e Lionhead, elucidou essa questão em números: US$ 8 bilhões em perdas desde o lançamento do Xbox 360 e PlayStation 3.
Segundo ele, Sony e Microsoft gastaram, até hoje, muito mais dinheiro do que obtiveram com as vendas de seus dois principais aparelhos. Mesmo com mais de 70 milhões de video games vendidos em todo o mundo, a estratégia de esperar que o investimento em desenvolvimento e distribuição seja revertido em vendas de jogos, acessórios e dispositivos pode colocar em cheque o futuro dos consoles de mesa como os conhecemos.
A principal fonte de retorno das empresas são os licenciamentos, contratos realizados entre as fabricantes e desenvolvedoras para o lançamento de games nos consoles e cobrados a cada unidade vendida. Para que o investimento fosse reposto, uma insana quantidade de jogos, nas palavras de Cousion, teriam que ser comercializados.
De acordo com o artigo de Cousins, a Microsoft gastou cerca de US$ 2,9 bilhões no desenvolvimento, produção, distribuição e oferta de conteúdo para o Xbox 360. Já a Sony investiu US$ 4,9 bilhões no PlayStation 3. Só que desde 2003, escolhido por Cousins para iniciar suas análises, ambas tem tido dificuldade para fechar o ano no azul, acumulando prejuízos sucessivos.
Cortes de preço, cortes de lucro
As recentes reduções nos preços de consoles, apesar de serem vistas por muitos como uma das salvações da indústria, pode ser justamente o que está acabando com ela. Segundo Cousins, dados internos apontam que cerca de 40% da base atual do PlayStation 3 e Xbox 360 foram adquiridos após cortes de preço. O que significa uma margem ainda maior para ser reposta por meio de softwares.
Para o futuro, o especialista vê uma divisão clara do mercado. De um lado, estarão os jogadores casuais e seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones, jogando títulos mais simples. De outro, os hardcores e seus PCs turbinados, uma fatia que será menor mas com crescimento constante devido à distribuição digital e jogos gratuitos ou independentes.
E os consoles, nesse ensejo, passarão a ser uma mera relíquia do passado. Um mundo com uma única plataforma, o PC. É isso que Ben Cousins espera para o futuro. Você concorda com essa visão?
Fonte: http://www.baixakijogos.com.br/noti...77374777454_656996_187102014764990#f3cfca8f78
Muito se fala sobre o fato de Nintendo, Sony e Microsoft perderem dinheiro a cada venda de seus consoles, na expectativa de reverterem esse prejuízo no longo prazo. Mas você sabe o que exatamente isso significa? O veterano Ben Cousins, que já passou por estúdios como Electronic Arts e Lionhead, elucidou essa questão em números: US$ 8 bilhões em perdas desde o lançamento do Xbox 360 e PlayStation 3.
Segundo ele, Sony e Microsoft gastaram, até hoje, muito mais dinheiro do que obtiveram com as vendas de seus dois principais aparelhos. Mesmo com mais de 70 milhões de video games vendidos em todo o mundo, a estratégia de esperar que o investimento em desenvolvimento e distribuição seja revertido em vendas de jogos, acessórios e dispositivos pode colocar em cheque o futuro dos consoles de mesa como os conhecemos.
A principal fonte de retorno das empresas são os licenciamentos, contratos realizados entre as fabricantes e desenvolvedoras para o lançamento de games nos consoles e cobrados a cada unidade vendida. Para que o investimento fosse reposto, uma insana quantidade de jogos, nas palavras de Cousion, teriam que ser comercializados.
De acordo com o artigo de Cousins, a Microsoft gastou cerca de US$ 2,9 bilhões no desenvolvimento, produção, distribuição e oferta de conteúdo para o Xbox 360. Já a Sony investiu US$ 4,9 bilhões no PlayStation 3. Só que desde 2003, escolhido por Cousins para iniciar suas análises, ambas tem tido dificuldade para fechar o ano no azul, acumulando prejuízos sucessivos.
Cortes de preço, cortes de lucro
As recentes reduções nos preços de consoles, apesar de serem vistas por muitos como uma das salvações da indústria, pode ser justamente o que está acabando com ela. Segundo Cousins, dados internos apontam que cerca de 40% da base atual do PlayStation 3 e Xbox 360 foram adquiridos após cortes de preço. O que significa uma margem ainda maior para ser reposta por meio de softwares.
Para o futuro, o especialista vê uma divisão clara do mercado. De um lado, estarão os jogadores casuais e seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones, jogando títulos mais simples. De outro, os hardcores e seus PCs turbinados, uma fatia que será menor mas com crescimento constante devido à distribuição digital e jogos gratuitos ou independentes.
E os consoles, nesse ensejo, passarão a ser uma mera relíquia do passado. Um mundo com uma única plataforma, o PC. É isso que Ben Cousins espera para o futuro. Você concorda com essa visão?
Fonte: http://www.baixakijogos.com.br/noti...77374777454_656996_187102014764990#f3cfca8f78