Analista diz: Prejuízos devem acabar com a indústria de consoles (será que ele tá certo ?)

Jorge Moita

Jogador
Fevereiro 21, 2011
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Prejuízos devem acabar com a indústria de consoles, diz analista


Muito se fala sobre o fato de Nintendo, Sony e Microsoft perderem dinheiro a cada venda de seus consoles, na expectativa de reverterem esse prejuízo no longo prazo. Mas você sabe o que exatamente isso significa? O veterano Ben Cousins, que já passou por estúdios como Electronic Arts e Lionhead, elucidou essa questão em números: US$ 8 bilhões em perdas desde o lançamento do Xbox 360 e PlayStation 3.
Segundo ele, Sony e Microsoft gastaram, até hoje, muito mais dinheiro do que obtiveram com as vendas de seus dois principais aparelhos. Mesmo com mais de 70 milhões de video games vendidos em todo o mundo, a estratégia de esperar que o investimento em desenvolvimento e distribuição seja revertido em vendas de jogos, acessórios e dispositivos pode colocar em cheque o futuro dos consoles de mesa como os conhecemos.

A principal fonte de retorno das empresas são os licenciamentos, contratos realizados entre as fabricantes e desenvolvedoras para o lançamento de games nos consoles e cobrados a cada unidade vendida. Para que o investimento fosse reposto, uma insana quantidade de jogos, nas palavras de Cousion, teriam que ser comercializados.
De acordo com o artigo de Cousins, a Microsoft gastou cerca de US$ 2,9 bilhões no desenvolvimento, produção, distribuição e oferta de conteúdo para o Xbox 360. Já a Sony investiu US$ 4,9 bilhões no PlayStation 3. Só que desde 2003, escolhido por Cousins para iniciar suas análises, ambas tem tido dificuldade para fechar o ano no azul, acumulando prejuízos sucessivos.

Cortes de preço, cortes de lucro
As recentes reduções nos preços de consoles, apesar de serem vistas por muitos como uma das salvações da indústria, pode ser justamente o que está acabando com ela. Segundo Cousins, dados internos apontam que cerca de 40% da base atual do PlayStation 3 e Xbox 360 foram adquiridos após cortes de preço. O que significa uma margem ainda maior para ser reposta por meio de softwares.
Para o futuro, o especialista vê uma divisão clara do mercado. De um lado, estarão os jogadores casuais e seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones, jogando títulos mais simples. De outro, os hardcores e seus PCs turbinados, uma fatia que será menor mas com crescimento constante devido à distribuição digital e jogos gratuitos ou independentes.
E os consoles, nesse ensejo, passarão a ser uma mera relíquia do passado. Um mundo com uma única plataforma, o PC. É isso que Ben Cousins espera para o futuro. Você concorda com essa visão?


Fonte: http://www.baixakijogos.com.br/noti...77374777454_656996_187102014764990#f3cfca8f78
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Pra mim, tudo especulação...Li outro dia q a industria de games anda lucrando mais que a do cinema!
Especialistas falam o que querem pra conseguir atenção!
 
M

MASTER JNO

Visitante
Todo negócio tem prejuizo (ou quase todo) e o que conta no final e a somatória de tudo onde você descobre se tem lucro ou não.

Prejuizo real é quando não há retorno e não é isso que vem acontecendo com o mercado de games, muito pelo contrário e a maior prova disso está no fato de que tem mais duas empresas entrando nesse mercado (Valve e NVidia) fora o fato dos constantes investimentos por parte de quem já está nela. MS é muquirana, se não fosse um bom negócio ela já teria pulado fora portanto, use a MS como forma de você saber se o mercado está bom ou não, se ela continuar investindo é porque vale apena com certeza !lol

Esse mercado vai ficar ainda maior!
 

Ion

Jogador
Novembro 13, 2011
156
0
[quote1357647191=MASTER JNO]
Todo negócio tem prejuizo (ou quase todo) e o que conta no final e a somatória de tudo onde você descobre se tem lucro ou não.

Prejuizo real é quando não há retorno e não é isso que vem acontecendo com o mercado de games, muito pelo contrário e a maior prova disso está no fato de que tem mais duas empresas entrando nesse mercado (Valve e NVidia) fora o fato dos constantes investimentos por parte de quem já está nela. MS é muquirana, se não fosse um bom negócio ela já teria pulado fora portanto, use a MS como forma de você saber se o mercado está bom ou não, se ela continuar investindo é porque vale apena com certeza !lol

Esse mercado vai ficar ainda maior!
[/quote1357647191]

Enquanto lia a matéria pensei exatamente nesse argumento de novas empresas interessadas nesse mercado. Ora, como um mercado a beira da falência pode atrair investimentos de empresas grandes como Valve e Nvidia?

Talvez no estudo completo desse consultor seja possível encontrar o "malabarismo metodológico" utilizado para tirar essas conclusões estranhas.
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
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Embu das Artes - SP
Esse Cara é loko !dodge

Uma rápida pesquisa no google, e...



Os Vingadores - The Avengers

Os Vingadores, maior bilheteria de estreia de todos os tempos, faturou “apenas” US$ 200 milhões nos 3 primeiros DIAS de exibição.


Black Ops II (O título FPS mais criticado no PXB)

Faturou aproximadamente US$ 500 milhões NAS PRIMEIRAS 24 horas.

Fonte http://www.tecmundo.com.br/jogos/32...k-ops-2-fatura-us-500-milhoes-em-24-horas.htm



200 Milhões / 3 = US$ 66,666,66 por dia

contra

500 Milhões nas primeiras 24h, uma diferença de 7,5x (66,666.66 x 7,5 = 499,995) :p




!dodge

O Cara é loko, é a idade!





!a!​
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
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1,574
realmente se Sony e MS dependessem só da venda de consoles para manter esse negócio, elas estavam perdidas. Mas todos sabemos que vídeo-game dá lucro com a venda de jogos...e isso eles tem. Não por outro motivo, o combate ferrenho contra jogos usados e a prática quase promíscua de lançar jogos incompletos que necessitam de DLC para se ter proveito em 100%.
 

alisson_traldi

Jogador
Março 15, 2007
415
0
Até parece, é uma somatória de tudo, venda de consoles, jogos, licenciamentos, mensalidades da Live e da PSN, venda de dlcs, tanta coisa a venda nas redes onlines. Nunca que é um mercado em decadência e que os consoles vão acabar, o mercado de games só cresce e melhora! Não é a toa que a indústria da TV e Cinema, temem tanto o mercado de games.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
[quote1357662781=MASTER JNO]
Todo negócio tem prejuizo (ou quase todo) e o que conta no final e a somatória de tudo onde você descobre se tem lucro ou não.

Prejuizo real é quando não há retorno e não é isso que vem acontecendo com o mercado de games, muito pelo contrário e a maior prova disso está no fato de que tem mais duas empresas entrando nesse mercado (Valve e NVidia) fora o fato dos constantes investimentos por parte de quem já está nela. MS é muquirana, se não fosse um bom negócio ela já teria pulado fora portanto, use a MS como forma de você saber se o mercado está bom ou não, se ela continuar investindo é porque vale apena com certeza !lol

Esse mercado vai ficar ainda maior!
[/quote1357662781]

Negócio bem planejado não tem prejuízo, nunca.

Voces não podem analisar o mercado de jogos fazendo conta de padeiro, o negócio é muito mais completo do que a imensa maioria das pessoas imagina.

Quanto a Sony e a Microsoft, eu garanto para voces que nenhuma delas gosta de levar ferro em início de geração. A Nintendo já pulou fora desse ciclo, e se virem que Valve e nVidia podem ter uma boa penetração no mercado, elas vão seguir para o mesmo caminho.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Ele tem razão em muita coisa. Essa geração vai ser decisiva para MS e Sony que podem não aguentar uma nova geração de prejuízos severos como foi essa atual, especialmente a Sony que já anda capenga e com um console recente aí se arrastando para sobreviver no mercado (Vita). Com a entrada da Valve, Nvidia, a força dos indies e dispositivos móveis, essa geração vai ter muita concorrência o que pode contribuir ainda mais para a redução da margem de lucro de Sony e MS. Não é à toa que a MS vai se direcionando muito mais ao mercado de media centers.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
É uma piada isso aí? O mercado de jogos hoje só perde para a industria bélica e automotiva. É uma industria que está no momento decolando e não em decadência. Se ele enxerga o fim da indústria de games, o que será que ele deve pensar sobre a indústria da música, que a anos sofre com os novos modelos de mercado e a diminuição de consumidores de álbuns físicos.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
[quote1357664681=bburgarelli]
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
[/quote1357664681]

O pior é que isso está no título.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
[quote1357664666=bburgarelli]
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
[/quote1357664666]

Não cara, beleza, eles podem até perder dinheiro na venda dos consoles, más idaí?

Entende?Imagina quanto somente a LIVE Gold,e a PSN+ lucra por mês?

E ainda mais, imagina o lucro dos milhares de jogos vendidos.

Por isso é sem fundamento, uma coisa ultrapassa a outra, sendo assim o lucro ainda é imensamente maior que a perda.

Resumindo, não , consoles não vão acabar.

Essa matéria tentou focar nos consoles como sendo a base do lucro,quando na verdade não é.

Se essa perda fosse maior que o lucro, empresas não estariam nesse mercado até hoje
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
[quote1357665138=bburgarelli]
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
[/quote1357665138]


Eu não sabia que a industria de consoles é diferente da de games, eu achava que ela tinha uma boa fatia de participação, mas se eu estiver errado, desculpe pelo meu erro.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
[quote1357666719=MaxSilva]
[quote1357665138=bburgarelli]
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
[/quote1357665138]


Eu não sabia que a industria de consoles é diferente da de games, eu achava que ela tinha uma boa fatia de participação, mas se eu estiver errado, desculpe pelo meu erro.
[/quote1357666719]

É claro que tem uma grande fatia do mercado, mas a indústria de jogos não se resume a consoles.
 
M

MASTER JNO

Visitante
[quote1357667491=bburgarelli]
[quote1357662781=MASTER JNO]
Todo negócio tem prejuizo (ou quase todo) e o que conta no final e a somatória de tudo onde você descobre se tem lucro ou não.

Prejuizo real é quando não há retorno e não é isso que vem acontecendo com o mercado de games, muito pelo contrário e a maior prova disso está no fato de que tem mais duas empresas entrando nesse mercado (Valve e NVidia) fora o fato dos constantes investimentos por parte de quem já está nela. MS é muquirana, se não fosse um bom negócio ela já teria pulado fora portanto, use a MS como forma de você saber se o mercado está bom ou não, se ela continuar investindo é porque vale apena com certeza !lol

Esse mercado vai ficar ainda maior!
[/quote1357662781]

Negócio bem planejado não tem prejuízo, nunca.

Voces não podem analisar o mercado de jogos fazendo conta de padeiro, o negócio é muito mais completo do que a imensa maioria das pessoas imagina.

Quanto a Sony e a Microsoft, eu garanto para voces que nenhuma delas gosta de levar ferro em início de geração. A Nintendo já pulou fora desse ciclo, e se virem que Valve e nVidia podem ter uma boa penetração no mercado, elas vão seguir para o mesmo caminho.
[/quote1357667491]

Toda empresa faz uma avalição de "fator de risco" de qualquer empreendimento que pretendam criar, ainda mais quando o investimento é altíssimo.

Sony não esperava a dor de cabeça teve com o PS3 e agora com o Vita e, a MS não esperava ter dor de cabeça com o Xbox 360, mas tiveram mesmo assim.

O ser humano não é infalivel, lembrando disso sei que por mais bem palnejado que possa ser uma estratégia de negócios no final das contas todos os envolvidos contam com uma dose de sorte para que os imprevistos que possam surgir não atrapalhem os interesses deles no que diz respeito aos ganhos que querem ter. Por mais que não admitam e queiram parecer seres superiores, todos contam com a danda da sorte, nem que seja um pouquinho :D

Claro, é só uma humilde opinião de quem nada entende de um cenário complexo como o mundo do games onde as coisas oscilam muito por conta das inumeras variaveis existentes. !thumbsup
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
2,139
Embu das Artes - SP
[quote1357671528=Johannes]
[quote1357666719=MaxSilva]
[quote1357665138=bburgarelli]
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
[/quote1357665138]


Eu não sabia que a industria de consoles é diferente da de games, eu achava que ela tinha uma boa fatia de participação, mas se eu estiver errado, desculpe pelo meu erro.
[/quote1357666719]

É claro que tem uma grande fatia do mercado, mas a indústria de jogos não se resume a consoles.
[/quote1357671528]

É verdade, o foco é console de jogos. Bom, ai fica difícil dizer algo, ele tem acesso a números e estatisticas que não temos, vendo por este ponto, acho q ele tem uma baita margem de acerto.

Mas a indústria de console quer o que? O console de jogos não faz o que uma geladeira faz ou o que um fogão faz, por isso console de jogos não está nas 5 Bilhões de residencias q existe no planeta !dodge




!a!​
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1357674264=Johannes]
[quote1357666719=MaxSilva]
[quote1357665138=bburgarelli]
Voces tem que seriamente melhorar a interpretação de textos de voces... A matéria refere-se aos consoles, e não a indústria de games.
[/quote1357665138]


Eu não sabia que a industria de consoles é diferente da de games, eu achava que ela tinha uma boa fatia de participação, mas se eu estiver errado, desculpe pelo meu erro.
[/quote1357666719]

É claro que tem uma grande fatia do mercado, mas a indústria de jogos não se resume a consoles.
[/quote1357674264]
Mas a maior fatia do bolo com certeza é dos consoles. Não é a toa que os jogos são planejados para eles, não é a toa que são os consoles que ditam o mercado, caso contrário, os jogos de PC já estariam em um nível muito maior e com uma discrepância (que já é grande) muito maior também.

O fato é que, os consoles movem esse mercado. Se extinguir os consoles, muitas desenvolvedoras quebram, não conseguem manter seus negócios.

Os jogos de PC não conseguem manter o mercado sozinho, os jogos de dispositivos móveis também. Sempre, SEMPRE haverá demanda para consoles. Pode ser que as gerações fiquem ainda maiores, que as próximas não invistam tanto quanto estamos vendo recentemente, pode não haver mudanças significativas de um ciclo para o outro, pode ser que as concorrentes de hoje, não sejam a de amanhã (já vimos acontecer), mas o fato é que, desde o Atari a demanda por consoles existe e é imensa.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Não sei Diego, do jeito que a tecnologia avança, uma máquina dedicada a jogos e de arquitetura fechada pra mim é um conceito bastante ultrapassado e acredito que no futuro será perfeitamente possível que a indústria de jogos sobreviva e muito bem sem consoles. Não vejo toda essa dependência que você fala.
 

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