Anthem - Impressões de um jogador solo
Coloquei em ordem que penso sobre
Anthem e sobre a questão de reviews.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Antes de falar sobre o jogo preciso discutir sobre review. Percebo uma certa confusão sobre isto, vejo pessoas depositando o poder de decisão de compra para os responsáveis pelos reviews como se fosse uma regra definida.
O papel de um bom review é apresentar aquilo que o jogo tem de qualidade e tem de defeito. Quando falamos de defeito entendemos dois tipos, técnicos como corromper save, cair a conexão de servidores , problemas de frame e temos os defeitos que aqui vou chamar de "pessoal". Podemos citar repetição , pouca variedade de inimigos e assim por diante.
Posso aqui citar diversos jogos que ficaram com média abaixo dos 70 pontos que adorei . The Order 1886, Lords Of the Fallen e por aí vai. A lista é grande. O fato de eu ter gostado de tais jogos significam que os reviews estavam errados? Não , muito pelo contrário, diversos defeitos em tais jogos foram constatados por mim, mas como a experiência é pessoal e o que foi massante para uns não foi para mim.
Anthem ficou abaixo dos 70 pontos, li alguns motivos como repetição, pouca variedade de inimigos, NPC sem qualidade e assim por diante. A repetição é real, a estrutura de missão, missão de agente e contrato possuem uma estrutura semelhante entre elas, na verdade acho que nem daria para fugir disso, mas isso o torna ruim? Depende, pois isto é pessoal. Spiderman tem muita repetição de eventos de rua e ainda assim para mim foi prazeroso , outro usuário aqui mesmo do portal no tópico do Spiderman reclamou disso e escreveu que é massante e largou mão. Um peso e duas medidas diferentes.
Reviews são apenas informações complementares, nada mais que isso, no final quem bate o martelo mesmo é você e como diria alguns "o dinheiro é seu e faça o que quiser".
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Eu estou jogando solo. No caso no PS4 Slim e infelizmente o sistema da Sony não marca horas jogadas como no
Xbox, mas acredito que já joguei mais de 10 horas. Então vamos lá:
- NPC's
Alguns reviews citam as conversas com os
NPC's no forte taxando-as como "sem profundidade". Estão errados? Não e depende, pois para mim está sendo bem válida as conversas. Percebi que existe uma progressão nas conversas para cada
NPC e devem variar de acordo com os seus conselhos. Apesar de ser simples, remete diretamente ou indiretamente a história principal do jogo e nem toda conversa precisa ser necessariamente séria.
Apesar dos conselhos não interferir no gameplay do jogo, me sinto atraído pelas conversas para ver o desfecho de cada uma.
Aqui uma crítica relacionada as conversas com os
NPC's de um determinado review.
"After talking to everyone I could in Fort Tarsis, only a handful of conversations really felt like they added anything valuable. There were a few instances, like a small plot line of a spy organization existing in the fort. There are also some characters from the main story like Haluk, a bitter freelancer that has seen some sh*t, that were interesting to follow. However, it’s a far cry from the deep conversations you would get into with squadmates from previous games like Mass Effect."
- REPETIÇÃO
A maioria dos jogos apresentam uma certa estrutura de eventos repetidos, alguns mais e outros menos. O fato que o peso da repetição é diferente para cada jogo e para cada jogador.
A repetição em
Agents of Mayhem para mim foi exaustiva, mas não senti o peso da repetição em
Spiderman. Apesar do PS4 não mostrar a quantidade de horas jogadas, acredito que joguei mais de 10 horas.
Não sinto o pesar da repetição em Anthem , estou dando prioridade para as missões secundárias (missões de agente e contrato) e intercalando com modo livre. Então para cada missão prioritária, faço pelo menos 3 ou mais missões além do modo livre para dar continuidade nas missões prioritárias.
- ENREDO
As pessoas cobram demais enredos com direito a OSCAR. Fechei recentemente o
DmC Definitive Edition e um enredo simples, filhos de anjo com um demônio e .... Simples , personagens excelentes e jogo muito bacana.
Anthem tem um enredo simples, pelo menos inicialmente é perceptível ver uma questão religiosa, longe de ter personagens marcantes, mas tudo cumpri bem o seu papel. Temos informações vindo de conversas, documentos e por aí vai. Nada de novo e isto não significa que seja ruim.
- JOGABILIDADE/COMBATE
Ponto forte do jogo, é prazeroso percorrer o mapa devido a jogabilidade e o combate também é bacana, temos uma certa variação de estratégia de acordo com a lança utilizada. Apesar de estar jogando no normal dificilmente eu sou derrotado com o Colossus, mas já fui derrotado diversas vezes com a lança Tempestade. É preciso se reinventar no combate e isso é bacana porque temos que mudar a forma de jogar de acordo com as lanças. Outra coisa a citar que você sente o peso de cada lança.
Não vou entrar no assunto combo, para isto desenvolver mesmo tem que estar jogando em equipe.
- GRÁFICOS/SONS
Jogando no PS4 Slim e em uma TV 1080p, o jogo é bonito. O sons nem se fala, quando estou caminhando com o Colossus ouço perfeitamente as engrenagens ali rangendo , diferente de jogar com a lança Tempestade que é algo inovador e leve. Neste ponto não tenho muito que acrescentar, tudo muito competente.
- CONEXÃO
Infelizmente ainda não é 100% estável, isto vai depender também da conexão de cada pessoa, mas acontece da conexão cair de 2 a 4 vezes em algumas hora de jogo.
- EVOLUÇÃO DOS PERSONAGENS
Acho que o ideal é ter algumas mudanças ao longo do tempo , porque em algumas situações vejo um item de level mais baixo ter a mesmo especificação de um item level maior. Dependendo do item muda apenas o bônus. Para quem pretende fazer
grind pode ser problema, ficar naquela expectativa e ficar muito massante conseguir itens melhores. Assunto para pós
endgame.
- INIMIGOS/IA
Estou jogando no normal e mesmo assim o jogo apresenta alguns desafios. Não dá para simplesmente ficar parado , não interessa se a lança é um Colossus ou outra, se ficar parado é derrota certa. Você tem um tempo de carga, sua munição acaba fácil e inimigos vem de todos os lados , Anthem é um jogo muito movimentado.
A IA está OK, a variação dos inimigos estão dentro do esperado , alguns reviews citaram isto como negativo. Temos os animais hostis, titãs, ursix , temos bandidos, insetos que imitam humanos, os dominions , máquinas e assim por diante. Eu não consigo citar um jogo sequer que tenha uma quantidade de inimigos tão grande em relação a
Anthem. Fico pensando em
The Witcher 3 e quem sabe
Fallou 3. Pensando em
Anthem consigo contar pelo menos 20 tipos de inimigos até agora.
O jogo apresenta um inimigo principal, por enquanto ele apareceu duas vezes. Com toda certeza algum momento iremos enfrentá-lo, mas espero que até lá o mesmo apareça mais vezes e explique melhor suas reais motivações .
- CONCLUSÃO
Anthem para mim está sendo uma experiência prazerosa e viciante, já fui pego de surpresa algumas vezes no jogo, já me diverti com as conversas com os NPC's , jogabilidade e combate excelente e para mim até o presente momento tem mais qualidade que muitos outros jogos que tiveram avaliações melhores pela critica especializada. Ressalva aqui porque estou analisando numa visão apenas single player. Não sei quanto tempo vai render o jogo para mim, pelo andar da carruagem aposto que será mais de 30 horas.
Então é isso, boa jogatina aos freelancers.