Olha, na verdade, em tese, é pra rodar tão bem quanto possível em 60 fps, nesse hardware.
Mas se você coloca qualquer jogo em 30, você dá o dobro de recursos para a GPU gastar. Qualquer jogo pode ficar mais bonito se você baixar de 60 para 30 (pelo menos, na foto). Se você vai preferir jogar a 30, são outros quinhentos.
O que acontece é que, no PC, por exemplo, dificilmente um jogo vai ser criado para que o máximo de recursos gráficos dele seja obtido na melhor placa.
Não vão fazer um jogo para rodar a 30 fps numa RTX 3090. Vão fazer pra rodar a 30, no ultra, numa 3070. Logo, as placas mais fortes vão pegar esse mesmo jogo e rodar a 60 ou mais.
Só que no console o range de configurações é menor. E muda mais devagar (antigamente, nem mudava).
Não dá pra fazer hardware de 500 dólares que vai rodar as coisas "no máximo" quando existem no mercado placas de PC de mais de mil dólares, só a placa de vídeo.
Pense que um
Series X tem capacidade semelhante a uma RTX 2080 super. Mas já tem no mercado a linha 3000 da Nvidia e as novas placas AMD estão chegando com quase do dobro de capacidade do
Series X. E os jogos vão ter que reservar algum mimo para os donos dessas placas. Definir que um console como o
Series X será "o máximo" gráfico do jogo é dizer que os donos das novas placas só vão poder jogar o jogo com taxas de frames mais altas, sem nenhum benefício visual adicional. Eu não acho justo.