Achei uma palinha para os amigos que não possuem prática no inglês. É uma pequena matéria de um site português. Fala realmente bem pouco, um grão de área do que os caras falam mas acho que vale à pena conferir.
"Num podcast da IGN, Peter Moore, atualmente COO da EA e antigo chefe da divisão
Xbox no início da geração passada, relembrou os enormes problemas de hardware que existiram nos primeiros anos de vida da
Xbox 360. Para aqueles que não sabem ou não se lembram, pouco tempo depois do lançamento da
Xbox 360 em 2005, começaram a surgir bastantes relatos de problemas de hardware. Esses problemas eram assinalados com o aparecimentos de umas luzes vermelhas em formato de anel, e por isso, passaram a ser conhecidos de Red Ring of Death.
Mas estes problemas tornaram-se tão graves que em 2007 a Microsoft destinou 1.15 bilhões de dólares para reparar rapidamente as consolas avariadas, e estendeu a garantia para três anos. Oito anos depois, Moore conta algumas das coisas que se passaram nessa altura na
Xbox.
- Nós estávamos a ver as taxas de avarias e a começar a receber relatos do serviço de apoio ao cliente. Não conseguíamos perceber bem o que estava a acontecer. Sabíamos que tínhamos um problema. Lembro-me de ir ter com o Robbie Bach, o meu chefe, e dizer que pensava que tínhamos um enorme problema nas mãos. À medida que começamos a analisar o que se estava a passar, estávamos a receber as consolas defeituosas. Foi um problema desafiante para os nossos engenheiros, e não conseguíamos perceber bem qual era o causador. Sabíamos que tinha algo a ver com o calor.
Moore, juntamente com a sua equipa financeira, analisou os factos e chegou à conclusão que seriam necessários 1.15 bilhões de dólares para trocar as consolas defeituosas. Moore conta também que teve de ganhar coragem para contar a Steve Ballmer, CEO da Microsoft naquele tempo, qual o valor necessário para reparar este grande problema.
- O momento que nunca esquecerei; eu disse ao Robbie que tínhamos uma reunião de negócios com o Steve Ballmer. Eu disse-lhe que tínhamos de contar ao Steve o nosso plano: precisamos de enviar uma caixa da FedEx ao consumidor que tiver um problema, o consumidor liga-nos com a morada de envio, vamos buscar a caixa e devolvemos a consola reparada. Calculei com a minha equipa financeira, que seriam precisos cerca de 1.15 bilhões de dólares. Lembro-me que 240 milhões de dólares foi para a FedEx. As ações deles devem ter disparado nas duas semanas seguintes.
- Na reunião, estou a tremer diante do Steve, uma pessoa que adoro mas que consegue ser bastante intimidadora. O Steve disse “ok, explica-me tudo”. Eu disse: “se não fizermos isto, a marca morre”. Ele disse: “quanto vai custar?”. Lembro-me de respirar fundo, de olhar para o Robbie e dizer “penso que vai custar 1.15 bilhões de dólares”. Ele respondeu “faz isso”. Sem hesitações.
- Foi essa decisão que Steve Ballmer tomou que eu nunca esquecerei. Ele nem precisou de pensar duas vezes em gastar 1.15 bilhões de dólares para proteger uma marca que hoje em dia é capaz de valer três ou quatro vezes mais. A Xbox One nunca teria existido, disso tenho certeza.
O
podcast do IGN, que também conta com a participação de Phil Spencer, atual chefe da
Xbox, e de Seamus Blackley, um dos criadores da
Xbox original, é interessante e vale bem a pena uma vista de olhos."