Fazer uma comparação de benchmarks entre as GPUs presentes nos consoles de nova geração da Microsoft e da Sony não devia ser uma tarefa tão difícil já que as duas peças de hardware levam a estampa da AMD. Acontece, entretanto, que o Xbox One tem sua eSRAM para ser levada em consideração, e ela impacta na performance do console de diferentes maneiras. Mas isso não impediu entusiastas de tentarem, o gráfico comparativo segue abaixo.
O WCCFTech, que fez a comparação, colocou a banda da eSRAM em 192 GB/s, o valor que, segundo eles, a Microsoft alega ser o maior que o XOne alcança. As barras de performance para o console, entretanto, mostram dois cenários que não acontecem na prática. A primeira se refere a apenas eSRAM, ou seja, a performance do vídeo game sem contar o uso da DDR3. A segunda, seria o desempenho do XOne sem a eSRAM, usando apenas a DDR3, o que é fisicamente impossível até. A performance ótima, que vemos na prática, é o uso das duas memórias ao mesmo tempo, uma espécie de "fusão" das barras.
Então isso significa que na prática é só juntar as duas barras e vermos que o Xbox One supera de longe o PS4? Não. É impossível unir o uso dos dois tipos de memória de maneira ótima, sem perdas. O desempenho conseguido depende da capacidade dos programadores, sendo possível até alcançar os 1080p, mas o ganho nunca será máximo (23 + 27= 50). Segundo o WCCFTech, a performance máxima absoluta que você pode esperar do uso dessas duas memórias, daria uma média entre 32 e 35 "pontos relativos" (mostrados no gráfico), que ficam ainda abaixo dos 40 "pontos relativos" do PS4. E isso se deve à maior quantidade de processadores Stream presentes no console da Sony, o "coração" do poder da GPU, segundo o site.
E como é impossível falar de benchmarks e não falar de PCs, o site disponibilizou um gráfico extra, comparando a performance dos consoles com GPUs de entrada a topo de linha da AMD. Tirem suas próprias conclusões...
Via: adrenaline/uol
O WCCFTech, que fez a comparação, colocou a banda da eSRAM em 192 GB/s, o valor que, segundo eles, a Microsoft alega ser o maior que o XOne alcança. As barras de performance para o console, entretanto, mostram dois cenários que não acontecem na prática. A primeira se refere a apenas eSRAM, ou seja, a performance do vídeo game sem contar o uso da DDR3. A segunda, seria o desempenho do XOne sem a eSRAM, usando apenas a DDR3, o que é fisicamente impossível até. A performance ótima, que vemos na prática, é o uso das duas memórias ao mesmo tempo, uma espécie de "fusão" das barras.
Então isso significa que na prática é só juntar as duas barras e vermos que o Xbox One supera de longe o PS4? Não. É impossível unir o uso dos dois tipos de memória de maneira ótima, sem perdas. O desempenho conseguido depende da capacidade dos programadores, sendo possível até alcançar os 1080p, mas o ganho nunca será máximo (23 + 27= 50). Segundo o WCCFTech, a performance máxima absoluta que você pode esperar do uso dessas duas memórias, daria uma média entre 32 e 35 "pontos relativos" (mostrados no gráfico), que ficam ainda abaixo dos 40 "pontos relativos" do PS4. E isso se deve à maior quantidade de processadores Stream presentes no console da Sony, o "coração" do poder da GPU, segundo o site.
E como é impossível falar de benchmarks e não falar de PCs, o site disponibilizou um gráfico extra, comparando a performance dos consoles com GPUs de entrada a topo de linha da AMD. Tirem suas próprias conclusões...
Via: adrenaline/uol